PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Está cansado de alternar sempre entre os mesmos nomes para os personagens de suas histórias? Você sente que há um apego aos nomes genéricos e até uma falta de inspiração para criar nomes novos? Há vários métodos para inventar novos e interessantes alcunhas para suas personas!

Método 1
Método 1 de 3:

Criando nomes únicos

PDF download Baixe em PDF
  1. Já que nomes e sobrenomes são característicamente diferentes (exceto talvez por Sílvia e Silva), quebrar esse costume destacará seu personagem drasticamente.
    • Por exemplo: Magno Claudio, Caio Roger, Ângela Clara
    • Essa abordagem é sutil e fará mais sentido em uma história que se desenvolva em um contexto sócio-histórico próximo do seu.
  2. Espere pelos créditos no final de sua série favorita ou filme, há uma porção de combinações estranhas e engraçadas neles. Quando estiver passeando por aí, preste atenção nos nomes das ruas. Talvez você queira usar o nome de uma cidade estrangeira (como Leiria, Portugal), ou de uma nebula (como Dumbbell) e até de uma planta (como Cucurbita Pepo)!
    • Este é um método bastante amplo e pode ser usado em vários gêneros, tanto para personagens masculinos, quanto para femininos.
  3. Procure em seus contatos, ou em um livro de nomes para bebês. Estes costumam ter exemplos e ideias ótimos, com nomes engraçados e diferentes.
    • Exemplos: Noah, Liam, Mattia, Aryan.
    • Dê uma olhada em livros de mitologia se quiser se inspirar para nome e para o personagem. Mas cuidado: a não ser que a intenção seja mostrar uma conexão óbvia com a mitologia escolhida (por exemplo, "Atena"), não use a nórdica, grega ou latina.
  4. Dizem que J.K. Rowling bolou os nomes de alguns de seus personagens fazendo suas descrições e embaralhando as letras das características que os descreviam depois. Dá para fazer diversas misturas desse jeito, por exemplo:
    • Misturar nomes comuns. "Paula" e "Ivone" virariam "Pavone", "Henrique" e "Rodrigo" formariam "Hendrigo", etc.
    • Use ortografias diferentes. Use Jouzé em vez de José, Kathya em vez de Kátia, etc.
    • Misture as letras do seu nome, ou de um amigo. Por exemplo, Rita pode ser Tari ou Tiar. Seu amigo Jarbas pode virar Sabjar, ou Rajabs. A Anabel pode virar Belana, etc.
    • Embaralhe palavras comuns. A palavra "risada" pode virar "Disara" e "saltar" pode se tornar Tarsal. Use essa técnica para inventar um nome que tenha a ver com a personalidade do personagem, assim Disara pode ser o nome de sua personagem engraçada e Tarsal pode ser o nome de um atleta.
  5. Para ter algo verdadeiramente único, pare de usar coisas que conhece para se inspirar e invente algo completamente novo. Em histórias de ficção científica e fantasia isso pode ser particularmente útil, já que o contexto cultural é distante o suficiente para justificar qualquer coisa.
    • Digite uma linha de letras aleatórias em um documento do word ou no bloco de notas e selecione conjuntos que pareçam mais sonoros, depois reorganize as letras até chegar a algo que goste.
    • Você pode recortar letras em uma revista, jogá-las para cima e criar um nome baseado na ordem que elas caírem.
  6. Mas tente não ser óbvio, a ideia não é copiar um nome famoso.
    • Por exemplo, se quiser homenagear o Sinhozinho Malta, não use o nome Sinhozinho Malta, pois além de ser ridiculamente igual, pode ser considerado plágio. Em vez disso, use só "Malta", pois é genérico, ou "Sinho".
    • Use nomes de celebridades para criar nomes novos. Por exemplo, Luana Piovani e Paloma Duarte poderiam virar Loluma ou Lupi Padu.
  7. Use um substantivo composto, ou um pedaço de frase, misture as letras e crie um nome novo.
    • Por exemplo, inverta a ordem de "desse modo" e faça "Messe Dodo", "Dod Omesse" ou "Mosdo Sede". Use outras combinações em um nome só, como "Desmodd".
    • Digite algumas frases de sua letra de música favorita e descubra combinações inusitadas. Por exemplo, "Como uma onda no mar" poderia virar "Daon Carmo" ou "Conoda" e ainda "Comuma Danomar".
  8. Use um nome masculino para uma personagem feminina ou um nome feminino para um personagem masculino.
    • Lembre-se de que nem todos os nomes têm um equivalente masculino ou feminino.
  9. Use um gerador de nomes (comumente utilizados para bebês e muito úteis para a literatura), talvez veja nomes que combinariam com seu personagem.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Use suas letras preferidas

PDF download Baixe em PDF
  1. Escolha uma letra favorita, se ainda tiver dúvidas. Por exemplo, um personagem com L e I no nome porque você gosta da sonoridade dessas letras juntas, ou porque acha que elas combinam com a personalidade dele.
  2. Terminações comuns em nomes femininos são: a, bella, na, ly, line, lia, belle, etc. Terminações comuns em nomes masculinos são: o, an, ano, el, etc. Escolha uma destas ou invente!
  3. Caso o nome disso não seja particularmente inspirador, pense em seus sinônimos.
    • Por exemplo, se você vê a lua, pense em um termo como “corpo celeste” e assim, o nome pode ser “Celeste”.
  4. Talvez você goste também das letras “o” e “a” e juntando com “n” e “h” , forma “Noah”.
    • Se ainda não chegar a um resultado satisfatório, use mais letras (sem exagerar).
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Um nome que combine com o personagem

PDF download Baixe em PDF
  1. Escolha nomes de personagens que correspondam ao mundo, época e/ou país onde se passa.
    • Nomes adequados ao contexto fazem com que a história seja verossímil. Por exemplo, uma história que se passa na China terá nomes diferentes de uma que acontece na África.
    • Uma técnica utilizada por John Braine, romancista britânico, consiste em usar os nomes de lugares que existem dentro da região em que acontece a história.
  2. A maioria dos leitores não tem paciência para decifrar o nome do personagem todas as vezes em que ele aparece. Um nome difícil pode quebrar o ritmo da leitura e distrair o leitor, em vez de ajudá-lo a ir mais fundo.
    • Procure nomes fáceis de pronunciar em voz alta, que saiam com facilidade.
    • Evite usar nomes muito estranhos, pois isso pode perturbar ou distrair o leitor.
  3. O significado do nome pode ajudar a relacioná-lo a um dos personagens, com base na personalidade dele. Pense em como o significado do nome reforça os atributos dele.
    • Use um nome que contraste a personalidade do personagem e o significado do nome. Por exemplo, um bully chamado Cadu Paz, uma menina durona chamada "Aninha" ou um moleque introvertido chamado "Johny Bacana".
    Publicidade

Dicas

  • Tente reorganizar as letras de uma palavra que descreva o personagem, como "inteligente" virar Gine Litenti" ou "paspalho" virar Papa Losh". Você pode adicionar ou tirar letras à vontade.
  • Faça combinações se quiser nomes para ficção científica. Há milhares de nomes por aí e você pode acabar inventando nomes que farão história na literatura!
  • Nomes como Ulisses, Sebastian e Brigitte combinam mais com histórias clássicas, enquanto André, Cauê ou Renan são mais apropriados para histórias contemporâneas.
  • Embaralhe um nome em formas mais interessantes. Por exemplo, Chris poderia virar Kryss, Kris, Chrys ou mesmo Crystal.
Publicidade

Avisos

  • Não dê o nome de um personagem que já existe, especialmente se os dois tiverem atributos similares, ou você poderá ser processado por plágio. Pesquise para descobrir se alguém já usou esse nome em uma obra publicada antes de batizar seu personagem.
  • Faça nomes possíveis para seus personagens, principalmente se a história for sombria e séria. É claro que você deve dar asas à sua imaginação, mas se nomear um persona de "Alteza Sorumbática" ou "Senhor Macambúzio" , pode ser difícil para o leitor levar qualquer coisa a sério.
  • Não use o nome imediatamente depois de criá-lo ou descobri-lo; mostre-o a uma pessoa imparcial antes. O que soa genial para você pode soar como nome de componente químico para a audiência.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 158 544 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade