Baixe em PDF Baixe em PDF

A internet mudou muito nos últimos anos. Algumas pessoas não conseguem nem imaginar como eram os sites de antigamente. Você sabia que ainda é possível visitar sites antigos que nem existem mais? Quer esteja apenas curioso ou atrás de uma página que visitou um tempão atrás, neste artigo você vai aprender a usar diversas ferramentas para surfar na internet dos velhos tempos.

Método 1
Método 1 de 3:

Use o Wayback Machine.

Baixe em PDF
  1. Abra o navegador e vá para https://web.archive.org/ . O Wayback Machine é uma ferramenta superpopular de arquivamento de sites antigos . Porém, também é possível fazer buscas na ferramenta. Acesse o site para começar.
  2. A barra de busca do Wayback Machine fica na parte central superior da página. Você pode buscar tanto por uma URL específica quanto por palavras-chaves relacionadas ao site desejado.
    • A busca por palavras-chaves do Wayback Machine não é tão boa quanto a do Google ou a do Bing. O melhor é pesquisar por sites específicos. [1]
    • Para fazer uma busca mais abrangente no Wayback Machina, digite os termos desejados no Google seguidos por site: https://web.archive.org/ .
  3. O Wayback Machine retornará uma lista de sites com base na sua busca. Escolha uma página para continuar.
  4. No topo da página, você verá um gráfico de barras referente ao histórico do site. Passe o cursor do mouse por cima das barras para ver as datas e clique em uma delas para ver como o site era no passado.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Procure sites antigos no Google.

Baixe em PDF
  1. Para começar a sua viagem no tempo pela internet, faça uma busca no Google normalmente.
    • Caso esteja procurando uma página ou um artigo de um site específico, adicione site: e a URL desejada para conseguir bons resultados (ex.: site:wikihow.com). [2]
  2. A opção fica logo acima dos resultados da busca, perto do canto direito da barra de busca.
  3. Após clicar em Ferramentas , você verá três opções aparecerem do lado esquerdo da tela: Em qualquer idioma , Em qualquer data e Todos os resultados . Clique na opção do meio para acessar a velha internet.
  4. O Google oferece diversos filtros temporais para a busca. Caso esteja procurando algo recente, use as opções fornecidas pelo buscador. Porém, para realmente ir a fundo no passado da internet, selecione a opção Intervalo personalizado para voltar ainda mais no tempo.
  5. O seu intervalo temporal pode cobrir a extensão de tempo que você achar melhor. Adicione uma data de início e uma de fim e veja o que o Google tem para oferecer.
  6. Após definir o seu intervalo de tempo, clique no botão de Ir para modificar a sua busca.
    • Alguns sites, apesar de antigos, redirecionam todos os acessos para a versão mais recente. Contudo, ainda é possível dar uma olhada em versões antigas de vários sites, incluindo fóruns de discussão.
    • Em alguns casos, o Google guarda uma versão "Em cache" das páginas, mas ela não costuma ser muito antiga. Clique nos três pontinhos ao lado de um dos resultados e selecione a opção "Em cache" (se disponível) para ver uma versão mais antiga da página. Isto é ótimo para quando você precisa achar algo que passou por uma edição recente.
    • O Google retorna apenas páginas que ainda existem, mas que estão escondidas nas últimas páginas dos resultados por uma questão de tempo.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Encontre sites antigos com o Bing.

Baixe em PDF
  1. O Bing não é uma buscador tão popular quanto o Google, mas pode render resultados únicos.
  2. A opção fica no topo da página, mais ou menos na mesma posição que o ícone de "Ferramentas" do Google. Clique nela para abrir um dropdown.
  3. No menu, você verá diversas opções de filtros para a sua busca. Para voltar bastante no tempo, defina um Intervalo Personalizado.
  4. A sua busca será atualizada imediatamente para se adequar ao intervalo de tempo escolhido. Agora, é só navegar pela boa e velha internet!
    • O Bing retorna apenas páginas que ainda existem, mas que estão escondidas nas últimas páginas dos resultados por uma questão de tempo.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 8 692 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade