Baixe em PDF Baixe em PDF

Um arco é uma porção de uma circunferência ou círculo. [1] O comprimento de um arco é a distância entre um ponto final do arco até o outro ponto. Para calcular essa medida, é preciso conhecer um pouco sobre a geometria de um círculo. Como o arco é uma porção de uma circunferência, se você souber em qual porção dos 360 graus o ângulo central do arco se encontra, é possível encontrar seu comprimento facilmente.

Método 1
Método 1 de 2:

Usando a medida do ângulo central em graus

Baixe em PDF
  1. A fórmula é , onde equivale ao raio do círculo, e equivale à medida do ângulo central do arco, em graus. [2]
  2. Essa informação deverá ser fornecida; caso contrário, você deverá ser capaz de medi-la. Lembre-se de substituir esse valor pela variável .
    • Por exemplo, se o raio do círculo mede 10 cm, a fórmula vai ficar da seguinte forma: .
  3. Essa informação deverá ser fornecida; caso contrário, você deverá ser capaz de medi-la. Ao usar essa fórmula, é preciso trabalhar com graus, e não radianos. Substitua a medida do ângulo central por na fórmula.
    • Por exemplo, se o ângulo central do arco mede 135 graus, a fórmula ficará assim: .
  4. Se não estiver usando uma calculadora, você pode usar a aproximação nas contas. Reescreva a fórmula usando esse novo valor, que representa a circunferência do círculo. [3]
    • Por exemplo:


  5. Como um círculo tem um total de 360 graus, esse cálculo fornece qual porção do círculo todo é representada pelo setor. Usar essa fórmula permite que você descubra a porção da circunferência representada pelo comprimento do arco.
    • Por exemplo:

  6. O resultado vai ser o comprimento do arco.
    • Por exemplo:


      Portanto, o comprimento do arco de um círculo com raio de 10 cm, e um ângulo central de 135 graus, é cerca de 23,55 cm.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Usando a medida do ângulo central em radianos

Baixe em PDF
  1. A fórmula é , onde equivale à medida do ângulo central do arco em radianos, e equivale ao comprimento do raio do círculo.
  2. É preciso saber o comprimento do raio para usar este Método. Lembre-se de substituir o comprimento do raio pela variável .
    • Por exemplo, se o raio do círculo mede 10 cm, a fórmula vai ficar da seguinte forma: .
  3. É preciso saber essa medida em radianos. Caso saiba a medida do ângulo apenas em graus, então não é possível usar este Método.
    • Por exemplo, se o ângulo central do arco mede 2,36 radianos, a fórmula vai ficar assim: .
  4. O produto será o comprimento do arco.
    • Por exemplo:


      Portanto, o comprimento do arco de um círculo com raio de 10 cm, e um ângulo central de 23,6 radianos, é cerca de 23,6 cm.
    Publicidade

Dicas

  • Caso saiba o valor do diâmetro do círculo, você pode encontrar o comprimento do arco. As fórmulas para calcular o comprimento do arco usam o raio do círculo. Como o raio mede metade do diâmetro de um círculo, basta dividir o diâmetro pela metade para calcular o raio. [4] Por exemplo, se o diâmetro de um círculo mede 14 cm, para encontrar o raio basta dividir 14 por 2:
    .
    Sendo assim, o raio do círculo mede 7 cm.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 85 148 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade