PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Se um livro tiver um editor, você vai conseguir encontrar essa informação nas primeiras páginas dele, antes do índice ou do primeiro capítulo. Essa informação geralmente fica na página de direitos autorais, mas o nome do editor pode estar na página de agradecimentos ou na folha de rosto. Se um livro não tiver informações de impressão ou os créditos ao editor não foram dados, talvez você tenha que fazer uma pesquisa ou entrar em contato com o autor para obter essas informações editoriais. Para entrar em contato com um editor, procure a editora dele ou use o site profissional ou pessoal dele para poder se comunicar com ele. Lembre-se de sempre ser educado se quiser uma resposta para a sua carta, mensagem ou ligação!

Método 1
Método 1 de 3:

Identificando o editor de um livro comum

PDF download Baixe em PDF
  1. Alguns livros terão uma página em branco, já outros terão materiais de marketing ou citações. Romances muitas vezes vão listar os outros livros do mesmo autor. Vá virando as páginas até encontrar a folha de rosto, que terá o título do livro em letras grandes no meio ou na parte superior da página. Olhe abaixo do nome do autor, na parte inferior, para ver se há o nome do editor. [1]
    • O nome do editor quase sempre será impresso em uma fonte menor que a do nome do autor.
    • Se for uma antologia, livro didático acadêmico, compilação de pesquisa ou um conjunto de dissertações, o nome do editor estará na folha de rosto na maioria dos casos.
    • Alguns livros mais recentes usam fontes minimalistas bem pequenas na folha de rosto. Não vire as páginas muito rapidamente ou você não vai ver essas informações.
    • Alguns livros não têm editores, outros têm editores fantasmas, que nunca são mencionados nos créditos. Alguns editores preferem manter seus nomes fora dos créditos dos livros.
  2. Geralmente ela é impressa no verso da folha de rosto. A página de direitos autorais quase sempre usa uma fonte menor que o resto do livro e costuma ficar alinhada com a margem inferior da página, em vez de alinhar com a do topo. Ela conterá informações da editora, citações, a data, local e informações usadas para catalogar um texto. [2]
    • Se vir vários símbolos de direitos autorais, você está na página certa. Elas também incluem o ISBN (International Standard Book Number ou número padrão internacional) do livro. Esse número tem de 10 a 13 dígitos e só é impresso na página de direitos autorais ou no painel traseiro.
    • A página de direitos autorais vem antes da página de dedicatórias ou de agradecimentos, se houver uma. Caso contrário, a página de direitos autorais virá antes do sumário, índice ou epígrafe.
  3. Estas páginas podem ser formatadas de formas diferentes, mas elas costumam começar com a editora, a data e o local da publicação. Preste atenção em cada linha para encontrar a que menciona o editor. O editor (ou grupo de editores) geralmente é mencionado no meio, abaixo das informações da editora, mas acima do país e do número da impressão. [3]
    • O nome do editor muitas vezes é colocado junto com os créditos de arte da capa e de qualquer fotógrafo que tenha imagens no livro.
    • Isso é mais comum em livros mais antigos, coleções e traduções com vários autores.
  4. Se um autor trabalhou junto com o editor durante o processo de escrita, ele pode colocar o nome dele na página de agradecimentos. Esta página geralmente tem algumas linhas centralizadas em uma folha em branco e vem após a página de direitos autorais. Leia para ver se o editor é mencionado. [4]
    • Alguns livros não têm página de agradecimentos.

    Dica: A editora pode fazer um pouco de edição no livro, mas raramente recebem crédito por edição. Programas universitários muitas vezes podem receber créditos de edição se os alunos da graduação de um professor fizeram a edição de uma publicação universitária.

  5. Vire o livro e olhe a lombada dele (a lateral onde as páginas estão grudadas à capa). Se encontrar vários nomes na lombada, eles sempre estão ordenados. O nome do autor vem primeiro e o do editor, depois. Na maioria dos livros, o nome do editor será menor para que as pessoas possam bater o olho e saber quem é o autor. [5]
    • Se o livro for traduzido, o nome do tradutor geralmente aparecerá na lombada no lugar do nome do editor. Os tradutores muitas vezes tomam decisões de edição sozinhos e têm o trabalho verificado por um revisor.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Procurando editores que não foram mencionados nos créditos

PDF download Baixe em PDF
  1. O site da editora e as informações de contato provavelmente estarão impressos na parte superior ou inferior da página de direitos autorais. Caso não estejam, você pode pesquisar na internet. Entre em contato com a editora ligando ou mandando um e-mail para perguntar sobre o editor de um livro. As editoras têm registros detalhados de todas as suas publicações. Se tem alguém que pode encontrar o editor de um livro, são elas. [6]
    • As editoras não têm nenhuma obrigação legal de liberar informações sobre suas publicações, então seja educado ao entrar em contato com elas. Geralmente, elas não se importam de passar esse tipo de informação, mas pode haver resistência se você for grosseiro.
    • Grandes editoras, como a HarperCollins ou a Penguin, têm números de atendimento e endereços de e-mail onde você pode pedir informações sobre a publicação de um livro.

    Dica: a editora não vai divulgar o nome de editores fantasmas, que é um termo da área para editores que são pagos para fazer o trabalho sem receber os créditos dele. É difícil descobrir se um livro tem um editor fantasma. Eles muitas vezes são usados em livros escritos por pessoas famosas, ricas ou escritores que não são profissionais.

  2. Se um livro foi publicado de forma independente ou foi impresso por uma editora pequena, descobrir quem é o editor pode ser complicado. Porém, o autor do livro saberá quem foi que editou o trabalho dele! Pesquise na internet para encontrar o site do autor ou informações pessoais dele. A maioria dos sites de autores tem uma guia de contato com dados como endereço para envio de cartas ou endereços de e-mail. [7]
    • Seja educado na sua carta e peça as informações editorais. As chances do autor responder o contato será menor se você parecer exigir informações.
    • Clique em links universitários na sua pesquisa. Muitos autores dão aulas de técnicas de escrita e você poderá endereçar uma carta ou mandar um e-mail para o escritório dele na universidade.
  3. A Biblioteca Nacional possui um banco de dados das publicações feitas no Brasil. Acesse o site https://www.bn.gov.br/ e clique na barra de pesquisa. Digite o nome de um livro ou o do autor, se tiver. Veja os resultados até encontrar a versão do livro que está procurando. Clique no título para abrir a página de informações do livro procure o editor. [8]
    • O editor, às vezes, ficará na sua própria linha, mas também pode estar em parênteses após o nome do autor com uma nota explicando que ele é o editor do livro.
    • Se a pesquisa trouxer muitos resultados, veja se você consegue afunilar a busca usando os filtros disponíveis.
    • Isso ajuda bastante a encontrar editores de textos arcaicos ou não tradicionais.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Entrando em contato com um editor

PDF download Baixe em PDF
  1. Muitos editores profissionais prestam serviço autônomo ou usam seus sites para anunciar seu trabalho. Faça uma pesquisa simples na internet usando o nome do editor e procure um site profissional ou pessoal. Haverá informações para entrar em contato com os editores nos sites deles. [9]
    • Se estiver tentando confirmar que um editor trabalhou em um livro, procure um link do currículo dele. Geralmente ele estará no site pessoal do editor. O currículo vai mostrar quais trabalhos o editor fez recentemente.
    • Muitos autores e editores divulgam seus trabalhos pelas redes sociais, como o Linkedin. Se encontrar um perfil em uma rede social que o editor use, envie uma mensagem para ele para ver se recebe uma resposta.
  2. Talvez você consiga falar com um editor diretamente pedindo para falar com ele no trabalho. Mande uma carta formal ou faça uma ligação em tom amigável pedindo para falar com o editor. Tenha em mente uma explicação do assunto da ligação. Pratique antes de ligar. [10]
    • “Eu quero entrevistar o editor para o meu trabalho de faculdade” ou “Adorei o trabalho dele em um livro que acabei de ler e adoraria fazer algumas perguntas sobre o método de trabalho dele” são motivos para entrar em contato com um editor.
  3. O kit de imprensa é um conjunto de materiais de marketing que fornecem informações que costumam ser procuradas pelos repórteres, outros escritores e pelo público em geral. Procure uma guia no site da editora ou do editor onde esteja escrito “para a imprensa” e veja as informações no kit de imprensa para saber como entrar em contato com um editor. [11]
    • Se não encontrar uma forma de entrar em contato com o editor, use as outras informações de contato para descobrir como entrar em contato com o editor ou o departamento de relações públicas.

    Dica: revistas, periódicos e jornais geralmente usam kits de imprensa. Editoras menores e editores autônomos podem não ter esse tipo de material.

    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 7 270 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade