Baixe em PDF Baixe em PDF

Por diversas razões, você talvez precise definir o valor máximo ou mínimo de uma determinada função quadrática. É possível encontrar esse valor se a função original estiver escrita em forma genérica, , ou padrão, . Finalmente, você também pode usar conceitos de Cálculo básico para definir o valor máximo ou mínimo de qualquer função quadrática.

Método 1
Método 1 de 3:

Começando com a forma genérica da função

Baixe em PDF
  1. A função quadrática é aquela que possui um termo . Ela pode ou não conter um termo sem expoente. Nesse caso, não deve haver expoente maior que 2. A forma genérica é . Se necessário, combine termos similares e reordene-os para adequar a função à forma genérica. [1]
    • Por exemplo, suponha que você tenha começado com . Combine os termos e os termos para obter a equação em sua forma genérica:
  2. Uma função quadrática resulta no gráfico de uma parábola, que pode se abrir para cima ou para baixo. Se , o coeficiente do termo , for positivo, a parábola estará voltada para cima. Se, por outro lado, for negativo, ela estará voltada para baixo. Observe os exemplos seguintes: [2]
    • Para , , de modo que a parábola se abre para cima.
    • Para , , de modo que a parábola se abre para baixo.
    • Para , , de modo que a parábola se abre para cima.
    • Se a parábola estiver voltada para cima, você encontrará seu valor mínimo. De outro modo, caso esteja voltada para baixo, o valor máximo será encontrado.
  3. O valor de representa o valor do vértice da parábola. Quando a função quadrática está escrita em sua forma genérica , use os coeficientes e da seguinte maneira:
    • Para uma função , e . Logo, para encontrar o valor do vértice:
    • Como segundo exemplo, considere a função . Nesse exemplo, e . Logo, para encontrar o valor x do vértice:
  4. Insira o valor de x recém-calculado na função para encontrar o valor correspondente de f(x). Ele representará o máximo ou mínimo da função.
    • Para o exemplo acima, , você calculou o valor x para o vértice como sendo . Insira no da função para determinar o valor máximo.
    • Para o segundo exemplo acima, , você determinou que o vértice estava em . Insira no da função para determinar o valor máximo:
  5. Revise a questão feita. Se foram pedidas as coordenadas do vértice, é necessário anotar tanto os valores de quanto de (ou ). Se, no entanto, foi pedido apenas o valor máximo ou mínimo, basta escrever o valor (ou ). Volte à definição do coeficiente para certificar-se da existência de um valor máximo ou mínimo.
    • Para o primeiro exemplo, , o valor de é positivo, de modo que você escreverá o valor mínimo. O vértice se encontra em e o valor mínimo é .
    • Para o segundo exemplo, , o valor de é negativo e, por isso, você escreverá o valor máximo. O vértice se encontra em e o valor máximo é .
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Usando a forma padrão ou do vértice

Baixe em PDF
  1. Essa forma, chamada de forma padrão ou do vértice, pode ser escrita da seguinte forma: [3]
    • Se a sua função já foi dada nessa forma, basta reconhecer as variáveis , e . Se a função começa na forma genérica , você deve completar o quadrado para reescrevê-la na forma do vértice.
    • Para revisar como completar o quadrado leia este artigo.
  2. Assim como na função quadrática escrita em forma genérica, você saberá a direção da parábola observando o coeficiente . Se , nessa forma padrão, for positivo, a parábola estará voltada para cima. Se, por outro lado, for negativo, ela estará voltada para baixo. Observe os seguintes exemplos: [4]
    • Para , , positivo, de modo que a parábola se abre para cima.
    • Para , , negativo, de modo que a parábola se abre para baixo.
    • Se a parábola estiver voltada para cima, você encontrará seu valor mínimo. Se, por outro lado, estiver voltada para baixo, o valor máximo será encontrado.
  3. Quando a função é escrita em forma padrão, para encontrar o valor máximo ou mínimo, basta reconhecer o valor da variável . Para os dois exemplos dados acima, esses valores são:
    • Para , . Esse é o valor mínimo da função, pois a parábola se abre para cima.
    • Para , . Esse é o valor máximo da função, porque a parábola se abre para baixo.
  4. Se forem pedidas as coordenadas do valor máximo ou mínimo, o ponto será . No entanto, observe que, na forma padrão, o termo da equação que fica entre parênteses será , sendo necessário o sinal oposto do número que acompanha o .
    • Para , o termo entre parênteses é , podendo ser reescrito como . Logo, . Dessa forma, as coordenadas do vértice dessa função serão .
    • Para , o termo entre parênteses é . Logo, . As coordenadas do vértice serão .
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Usando Cálculo para derivar o valor mínimo ou máximo

Baixe em PDF
  1. Escreva a função quadrática na forma genérica . Se necessário, você talvez tenha que combinar termos semelhantes e reordená-los para o formato adequado. [5]
    • Inicie com a função de exemplo .
  2. Com noções de Cálculo básico, você encontrará a primeira derivada da função quadrática geral como sendo . [6]
    • Para a função de exemplo , encontre a derivada:
      • .
  3. Lembre-se de que a derivada de uma função indica sua inclinação naquele ponto específico. O mínimo ou máximo de uma função existe no ponto em que a inclinação é igual a zero. Logo, para saber onde ele se encontra, iguale a derivada a zero. Continue com o problema de exemplo acima: [7]
  4. Use as regras básicas da Álgebra para reordenar a função e encontrar o valor de x, quando a derivada for igual a zero. Essa solução indica a coordenada x do vértice da função, que é onde o máximo ou mínimo estará. [8]
  5. O valor mínimo ou máximo da função será o valor de na posição selecionada. Insira o valor de na função original e resolva para encontrar o mínimo ou máximo. [9]
    • Para a função , em ,
  6. A solução dá a você o valor do vértice, ou o ponto máximo ou mínimo. Nessa função de exemplo, , o vértice se encontra em . O coeficiente é positivo e, desse modo, abre para cima. Logo, o valor mínimo da função está no eixo y do vértice, que é igual a . [10]
    Publicidade

Dicas

  • O eixo de simetria da parábola é .
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 138 674 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade