Baixe em PDF
Baixe em PDF
É hora de repensar talento. Talentos podem ser artísticos ou técnicos, mentais ou físicos, pessoais ou sociais. Você pode ser um introvertido talentoso ou um extrovertido talentoso. Seus talentos não precisam ser lucrativos, úteis ou convencionais, mas podem ser todos próprios, uma parte da sua personalidade. Aprender a procurar pelos seus talentos nos lugares certos e transformá-los em habilidades e técnicas exigirá algum trabalho. Porém, abordar isso de maneira criativa permitirá que você explore suas habilidades naturais e a encontre seus talentos inatos.
Passos
-
Pare de esperar os talentos aparecerem. Você não pode saber se tem talento para música se nunca tentar pegar em um violão. O mesmo vale para outros instrumentos, para o tricô, para o badminton e para o canto gutural. Descubra o que tais atividades exigem e veja o que você consegue fazer. Você nunca vai saber se não tentar. Você não vai encontrar um talento sem procurá-lo. Você só pode encontrar suas habilidades e talentos naturais quando testar seus conhecimentos e procurar novas experiências ativamente. Encare obstáculos e procure desafios para ver quais habilidades inatas e técnicas estão escondidas em seu ser.
- Estabeleça o objetivo de experimentar uma coisa nova todas as semanas. Você pode descobrir que não é supertalentoso em determinada área, mas talvez aquele violão, pego em determinado dia, pareça ter se encaixado confortavelmente em suas mãos, levando-o a querer aprender mais sobre tal instrumento. Talvez você descubra uma habilidade de se conectar com animais num abrigo, causando uma sensação jamais sentida antes. Talvez você descubra que é um grande jogador de pinball. É assim que se encontra um talento. [1] X Fonte de pesquisa
- Saia de casa e dê a cara à tapa. Saia para se aventurar e para descobrir o mundo. Experimente diferentes esportes, hobbies naturais (como pescar , escalar e fazer trilhas) para descobrir se você tem talento para tais atividades.
-
Experimente coisas fáceis. O que vem naturalmente? O que consegue fazer sem pensar? O que ama? Observe suas obsessões e interesses para encontrar possíveis talentos. Se ama passar o dia cantarolando, lendo ou dançando, não há motivo para desperdiçar o tempo querendo aprender a cozinhar. Foque em seus talentos ao descobrir o que você faz com maior facilidade.
- Quando está na escola, quais tarefas parecem mais fáceis? Quais são as que menos preocupam você? Isso pode indicar seus talentos naturais.
- Preste atenção a o que outras pessoas podem ter notado em você. É comum que os outros consigam analisá-lo melhor do que você mesmo. Pergunta à família, aos amigos e aos seus professores quais talentos eles veem em você.
-
Experimente o que é difícil. O mundo da atuação assusta você? Talvez a oratória não o agrade? Escrever uma história e terminá-la? Pegue caneta e papel e comece a escrever. Faça aquilo que o aflige. Qual seria sua lista de atividades que causam ansiedade? O que você amaria fazer naturalmente, sem muito esforço? Encare esses desafios e descubra o que é preciso para ser bom neles.
- Comece a aprender tudo o que puder sobre diferentes talentos e habilidades para desmistificar o processo. Tocar uma guitarra como Hendrix pode parecer impossível; porém, se você não conseguir diferenciar um acorde de uma palheta, extremamente complicado descobrir o que é necessário para ser bom no mundo da música.
- James Earl Jones, a voz original do Darth Vader e um notável ator de peças de Shakespeare, com uma voz marcante e divina, sofria de gaguez na infância. Ele tinha horror de falar em sala de aula e só aprendeu a conversar apropriadamente ao encarar seu medo. Hoje, ele é amplamente reconhecido como um dos dubladores mais talentosos do mundo.
-
Siga suas obsessões. As pessoas estão cansadas de ouvir você falando sobre algum assunto em particular? Você precisa se conter para não falar de determinado tema? Use suas obsessões para descobrir talentos que podem estar escondidos.
- Mesmo que tenha obsessão por algo que seja difícil ligar a um talento, como assistir filmes ou televisão, dê um pouco de crédito a si. Talvez tenha um talento para contar histórias, ou analisar narrativas. Talvez tenha o talento de apreciar ângulos de câmera. Todo crítico de cinema começa pelo mesmo caminho. Canalize essa obsessão e transforme-a em aprendizado. Aprenda sobre história do cinema e filmagem.
-
Acompanhe seus pequenos sucessos. Caso se sinta sem talento, talvez isso ocorra pelo fato de você não conseguir analisar seus próprios sucessos. Tente prestar atenção aos sucessos, tanto os pequenos quanto os grandes, para identificar aqueles elementos que podem indicar seu talento. Pense criativamente em relação a como esses sucessos podem se conectar a talentos e habilidades significantes.
- Talvez você tenha feito uma grande festa. Isso pode não parecer um talento – porém, se você tem habilidades pessoais, capacidade de planejamento e capacidades organizacionais necessárias para construir uma boa festança, comemore seu sucesso. Talvez você tenha talento para liderar e habilidades administrativas que serão úteis futuramente.
-
Ignore a televisão. Shows como “America’s Got Talent” possuem definições estreitas em relação ao termo “talento”. Se não for um jovem atraente com uma história triste cuidadosamente produzida e uma voz de canto brilhante, esses shows afirmarão que não és talentoso. Ser talentoso não significa ser famoso, atraente ou um bom artista. Significa dedicação, pensamento criativo e atenção a detalhes. Significa que você tem uma curiosidade insaciável de transformar habilidades em técnicas. Você só precisa encontrar seus talentos.Publicidade
-
Faça um questionário de personalidade. Questionários normalmente são usados em agências de emprego para tentar descobrir quais suas habilidades naturais. Isso funciona da mesma forma com talentos. Aprender mais sobre suas tendências em relação a determinadas ideias, atitudes e comportamentos pode ajudá-lo a descobrir mais sobre seus talentos. Esses testes não identificam talentos em si, mas podem causar reflexões úteis para a resolução de seu enigma interno.
- O Myers-Briggs é, possivelmente, o mais famoso teste de personalidade, separando pessoas em dezesseis espécies de acordo com as respostas de várias questões e pesquisas elaboradas por Carl Jung. [2] X Fonte de pesquisa
- O Classificador de Temperamento de Keirsey separa pessoas em várias categorias, identificadas pelas suas respostas a vários cenários e questões. Pode ser encontrado online:
-
Converse com seus melhores amigos e familiares. Uma das melhores maneiras de descobrir quais talentos escondidos você tem é conversar com pessoas que o conhecem. Nós tendemos a desconsiderar nossas habilidades e esconder talentos, esquecendo nossas melhores características. Se você for sortudo o bastante para ter amigos e familiares que se importam com seu bem-estar, eles não hesitarão em apontar seus talentos.
-
Procure seus pontos fortes e fracos. Uma maneira de pensar sobre o talento é refletir sobre sua habilidade natural de fazer determinada coisa, executando atividades específicas com certa facilidade. Você também pode definir talento como a habilidade de superar certo obstáculo. Ray Charles era um pianista mais talentoso por ter aprendido a tocar cego? James Earl Jones era um ator melhor por ter gaguejado? Michael Jordan foi um melhor jogador de basquete por ter sido cortado de seu time?
- Não permita que desafios ou obstáculos o impeçam de experimentar coisas novas e de desenvolver talentos. Olhe para coisas que alguém pode ter identificado como “desafio” em sua personalidade. Se você for uma pessoa tímida, seria impressionante se seu talento o levasse a ser um cantor de rock? Se for baixinho, seria impressionante se seu talento o levasse a ser um ótimo jogador de basquete?
-
Defina talento por conta própria. Algumas pessoas acham que Hendrix é o melhor guitarrista de todos os tempos – porém, ele jamais conseguiria tocar uma música clássica de violão; afinal, Jimmy Hendrix não sabia ler partituras. Ele poderia aprender, se se esforçasse, mas um músico clássico pode achar que Hendrix é um guitarrista sem talento. Não permita que os outros denigram sua habilidade de andar de moto, ou que as pessoas digam que sua habilidade de fazer “hambúrgueres” não é um talento.Publicidade
-
Dedique-se a transformar seu talento em uma habilidade. Adriano Imperador era considerado um grande futuro jogador. Passam-se os anos, e Adriano é considerado um enorme embuste, jamais alcançando um alto nível. Ter talento não significa que, se você não se dedicar, não conseguirá cultivar habilidade.
- Quando encontrar um talento, pense que ele é uma semente. Você pode começar bem, mas terá de regá-la, adubá-la e remover ervas daninhas para garantir o crescimento saudável da planta. Isso exige trabalho.
-
Encontre outras pessoas talentosas. Já que ferro molda ferro, uma pessoa talentosa constrói outra. Se você tiver talento para algo, ou esperanças em desenvolver habilidades em determinado campo, cerque-se de pessoas talentosas e modele-se de acordo com os comportamentos delas. Entre numa rotina e tenha uma atitude em relação ao talento dos outros. Aprenda tudo o que puder de pessoas talentosas.
- Encontre um mentor que esteja disposto a mostrar como desenvolver suas novas habilidades. Guitarristas novatos precisam de bons professores. Cantores novatos precisam de outros para produzir música.
-
Respeite a complexidade de seu talento. Transformar o talento em habilidade será difícil. Quanto mais você aprende sobre um tema, uma tarefa, ou uma habilidade, mais complicada ela se torna. Dedique-se para aprender tudo que puder sobre seu campo e desafie-se a se tornar um mestre. Transforme seu talento em algo especial. Faça com que seu talento seja real.
- Jogar xadrez pode não ser tão fácil para Magnus Carlsen, mesmo se ele for um fenomenal jogador. Ele sabe o nível de complexidade do jogo. Quanto mais você aprender sobre um jogo, uma habilidade ou um campo, mais estudo terá de ser feito. Você jamais encontrará uma facilidade completa.
-
Pratique. Mesmo se você não tiver talento para guitarra, praticar duas horas por dia garantirá sua evolução. Alguém que pratica, seja um esporte, uma arte ou qualquer outra coisa, sempre será mais talentoso que aquele que jamais pegou num instrumento, num pincel ou em outros instrumentos de treino. O trabalho duro supera a habilidade o tempo todo.Publicidade
Dicas
- Jamais desista, mesmo quando falhar!
- Os três “E”’s da vida: Aproveite um “Evento” para fazer uma “Escolha” e “Evoluir”.
- Seja paciente . Descobrir o talento pode consumir muito tempo. Você derrapará várias vezes em obstáculos antes de encontrar seu verdadeiro talento.
- Exercite uma mente aberta em relação ao seu talento. Ele pode não ser aquilo que você espera.
- Experimente fazer muitas coisas diferentes e ler bastante. Se algo não agradar, siga em frente. Se agradar, explore-a mais profundamente.
Publicidade
Referências
Publicidade