PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Caso seu gato esteja desaparecido, existem diversas coisas que você pode fazer para encontrá-lo. Esses animais normalmente se escondem ao se perderem e muitas vezes não respondem nem mesmo aos chamados de seu dono. Foque seus esforços em procurar por ele em todos os esconderijos próximos, em divulgar o desaparecimento e a encorajar o gato a retornar por conta própria. Esses são os melhores modos de levar seu gato de volta para casa.

Método 1
Método 1 de 4:

Procurando corretamente

PDF download Baixe em PDF
  1. Caso você conduza uma busca extensiva assim que o gato desaparecer, há uma boa chance de que você o encontrará próximo do local onde ele se perdeu. [1] Quanto mais tempo passa, mais oportunidades o gato terá para se afastar de casa.
    • Mantenha a calma. É natural se sentir chateado, mas entrar em pânico não o ajudará em nada. Agir imediatamente pode diminuir essa ansiedade.
    • Caso você tenha se mudado recentemente, volte para sua casa antiga e procure pelo gato. Caso tenha se mudado para um lugar muito longe, peça que amigos, familiares e vizinhos que ainda morem na região procurem por ele. [2]
  2. A luz pode ajudá-lo a procurar em cantos escuros, além de refletir os olhos dos gato.
  3. Não presuma que ele responderá à sua voz normalmente, pois ele provavelmente estará assustado e não sairá do esconderijo. Chame por ele utilizando uma voz calma e discreta para não assustá-lo. [3]
  4. Um gato preso, machucado ou com fome normalmente miará, então não importa se está procurando sozinho ou em grupo, pare por alguns minutos e ouça atentamente para procurar o miado do gato.
  5. Outro gato na região pode ter perseguido o seu, principalmente se você tiver se mudado recentemente. [4] Peça que os outros mantenham seus animais de estimação dentro de casa enquanto procura por seu gato e prepare-se para aumentar o escopo da busca após examinar toda a região próxima de sua residência.
    • Caso você tenha cães, o entusiasmo deles pode assustar o gato durante a busca. Entretanto, caso ele goste de ajudar na procura ou responda ao comando "Ache o gato", ele pode ser útil.
  6. Tente deixá-lo bem visível, como se quisesse que o gato brincasse com você; isso pode diminuir o medo e fazer o animal sair do esconderijo.
  7. Instrua-os a permanecerem em silêncio e a evitarem movimentos bruscos ao avistar o gato para não assustá-lo. O ideal é que o dono aborde o animal, principalmente por ele estar assustado.
    • Troque informações de contato com todos os envolvidos na busca e forneça uma lanterna para cada um, mesmo durante o dia.
  8. Sempre que alguém passar por você, pergunte se essa pessoa viu o gato, mostrando uma foto se tiver uma.
    • Carteiros, crianças e outras pessoas que passam muito tempo nas ruas podem ser úteis.
    • Oferecer uma recompensa – mesmo uma relativamente pequena – aumenta a motivação. [5]
  9. Leve uma lanterna e chame calmamente pelo gato. Os gatos perdidos normalmente são mais propensos a sair dos esconderijos durante a noite, pois eles utilizam a escuridão como segurança.
  10. Pode ser possível captar o gato em uma das câmeras, o que pode ajudar a focar a busca.
  11. A maioria dos gatos se esconde em situações assustadoras. Por isso, alguns passam diversas semanas na região, indo de esconderijo para esconderijo durante a noite. Existem casos em que gatos foram encontrados após alguns meses desaparecidos.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Sabendo onde procurar

PDF download Baixe em PDF
  1. Quando um gato se perde e fica assustado, ele normalmente corre para o primeiro esconderijo que consegue encontrar. Procure em folhagens densas, debaixo de varandas, garagens e cabanas. Comece próximo do local onde ele se perdeu e expanda a procura.
    • Procure também em bueiros e dentro de canos e respiradouros.
  2. Muitos gatos se escondem por alguns dias até que respondem seus chamados. Volte para casa e peça que o dono do gato o chame.
  3. Até mesmo um gato sem garras pode escalar coisas, principalmente quando estiver assustado. Olhe em árvores e telhados. O gato pode ter escalado até a junção entre o telhado e as paredes, caso haja uma abertura.
  4. Seu gato pode ter se escondido atrás de um aquecedor, um respiradouro ou até mesmo em um motor de carro.
  5. Bata na porta de todas as casas e estabelecimentos próximos de onde o gato foi visto pela última vez e peça permissão para procurar em possíveis esconderijos.
    • Caso haja algum modo do gato adentrar em um dos locais, veja se o proprietário está disposto a procurar dentro de casa também. Caso a pessoa não possa, se ofereça para procurar pelo gato.
  6. Esses são alguns exemplos de locais onde eles normalmente ficam presos: [6]
    • Canteiros de obras normalmente contém poços, pedregulhos ou equipamentos que podem prender o gato.
    • Os vizinhos podem ter trancado o animal na garagem sem perceber. Ligue para vizinhos que viajaram recentemente ou que não estejam utilizando a garagem.
    • Seu gato pode ter pulado em um carro de entregas ou um carreto e foi levado embora. Isso é bem provável caso o animal goste de passear e de explorar veículos.
  7. O gato pode estar preso ou ferido debaixo de mobílias, trancado em um quarto ou armário ou em uma área que você visita raramente, como um porão. Ele pode até mesmo estar escondido, caso haja barulhos altos e desconhecidos na casa ou na vizinhança.
    • Procure em poltronas reclináveis, colchões, chaminés, gavetas, cortinas emaranhadas, atrás dos livros de uma estante e atrás de utensílios domésticos. [7]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Encorajando o retorno do gato

PDF download Baixe em PDF
  1. Chame o gato durante a noite . Tente tirá-lo do esconderijo chamando por ele enquanto chacoalha uma caixa com alimentos. O som de abertura de uma lata de ração o pode ajudá-lo. [8]
    • Os gatos perdidos normalmente são muito cautelosos para se aproximar de sons, mesmo os mais familiares, mas isso pode funcionar no meio da noite, quando se está escuro e não há ninguém por perto.
    • Pare e tente ouvir uma resposta após cada chamado.
  2. A caixinha de areia dele ou um brinquedo familiar pode ajudar o gato a ficar por mais tempo caso ele o visite durante a noite. Caso esses materiais não estejam disponíveis, tente deixar uma camiseta usada por você do lado de fora.
  3. Deixe alimentos com cheiros fortes – como ração, atum ou fígado – para atrair o gato, mas esteja ciente de que outros animais podem ser atraídos. Esse método é recomendado por diversos especialistas, mas você deve estar preparado para afastar animais selvagens.
    • Deixe metade da comida em um recipiente plástico fechado com alguns furos na tampa. Isso fará com que os animais (com sorte seu gato) cheirem a comida sem conseguir comê-la, o que pode fazer com que eles fiquem por perto mais um pouco. [9]
    • Use sardinhas. A comida de gato normal não funcionará. As sardinhas atrairão o gato. [10]
  4. Os gatos são altamente territoriais e gostam de voltar para casa de tempos em tempos. Entretanto, caso não haja ninguém para recebê-los, eles costumam ir embora novamente.
  5. Deixe o outro monitor ao lado de sua cama e aumente o volume para que consiga ouvir caso o gato mie.
  6. Muitos abrigos animais alugam ou emprestam armadilhas simples. Não se esqueça de colocar alimentos ou um pouco de nepenta na armadilha.
    • Confira a armadilha diariamente. Caso um animal selvagem seja preso, contate o controle de zoonoses imediatamente.
  7. Borrife odor de nepenta ou jogue algumas folhinhas em sua porta e arredores. Essa pode não ser uma boa opção caso seus vizinhos tenham gatos.
  8. Ele provavelmente estará cheio de pelos de gato e o cheiro deles pode ser familiar para o gato. Esvazie-o novamente a cada dez dias. [11]
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Espalhando a notícia

PDF download Baixe em PDF
  1. Caso seu gato esteja desaparecido há mais de algumas horas, converse com seus vizinhos e distribua folhetos nas caixas dos correios e debaixo das portas. Coloque suas informações de contato e uma foto do gato. Descreva quaisquer marcas distintas (como "mancha branca triangular no ombro") e escreva a cor do pelo caso os folhetos sejam monocromáticos.
    • Inclua informações relevantes sobre condições alimentícias ou médicas que o gato possa ter.
    • Peça que os vizinhos confiram suas garagens e porões. Os vizinhos mais próximos, com os quais o gato possa ter mais familiaridade, são bons lugares para conferir primeiro.
    • Oferecer uma recompensa pode ser um bom fator motivacional, mas não especifique valores no folheto, pois isso atrai enganadores e golpistas. [12]
    • Caso alguém diga que viu um gato que não bate com sua descrição, visite o local de qualquer modo. A percepção dos outros é diferente e as descrições deles podem não condizer com a sua.
    • Coloque datas nos folhetos para que as pessoas saibam se as situações e informações são atuais.
  2. A implantação é um procedimento comum e que só precisa ser feito uma vez. Um veterinário realiza a instalação acima da omoplata do gato e esse chip pode ser lido por um scanner em abrigos e agências de animais.
    • Quando o chip é implantado, o proprietário do animal fornece informações de registro que serão mantidas junto do fabricante do microchip até que o dono as altere.
    • O código do chip é associado às informações do proprietário através de um banco de dados. Quando o scanner lê o código, o fabricante do chip pode ser contatado e as informações do proprietário estarão disponíveis.
  3. O ideal é distribuir o máximo possível em um raio de 1,5 km de sua casa. Em um escopo maior, existem diversas estratégias para uma divulgação eficaz. Esses são alguns lugares que podem ser visitados: [13]
    • Distribua folhetos em veterinários para caso alguém leve seu gato para tratar de ferimentos ou iniciar o processo de adoção.
    • Distribua folhetos próximo de escolas e parquinhos, na altura dos olhos das crianças. As crianças normalmente são mais observadoras do que os adultos, principalmente no que tange aos animais.
    • Parques de animais, pet shops e lojas de rações são locais visitados por pessoas que amam animais e que podem ajudá-lo na busca.
    • Cole os folhetos em quadros de avisos de igrejas, mercearias ou outros estabelecimentos que permitam isso na vizinhança.
  4. Muitas pessoas que encontram animais perdidos buscam seus donos na Internet, então considere postar imagens do gato em sites especializados ou comunidades locais. Inclua informações de contato atualizadas sempre.
    • Alguns sites incluem Animais Achados e Perdidos e Pets Perdidos .
    • O Twitter e o Facebook podem ser utilizados para espalhar a notícia entre seus amigos. Lembre-se de incluir uma ou duas fotos.
    • Caso a associação de moradores de sua região possua um e-mail ou site, envie um aviso de gato desaparecido. Lembre-se de incluir o nome do animal, sua descrição e seu temperamento.
  5. Lembre-se de incluir uma descrição do animal e um telefone para contato. Quanto mais regional o jornal, melhor. Caso não haja nenhum em sua região, procure por boletins comunitários em uma delegacia ou prédio governamental.
  6. Grave uma nova mensagem para garantir que todas as pessoas deixem informações relevantes. Por exemplo, diga "Você ligou para (seu nome). Se está ligando por conta de meu gato perdido, por favor deixe uma mensagem com a data e o local onde o viu pela última vez, além de seu nome e telefone. Obrigado." [14]
  7. Normalmente, se uma pessoa encontra um gato perdido, ela entra em contato com a agência de proteção aos animais ou o controle de zoonoses. Ligue para um abrigo local e informe que seu gato foi perdido. Visite o abrigo diariamente até encontrar o gato, pois esses locais normalmente possuem muitos animais, o que dificulta a certeza de que seu animal foi encontrado.
    • Alguns abrigos mantem um registro de animais perdidos para que possam contatá-lo caso um animal similar surja. Seja amigável com os funcionários para que eles estejam cientes de sua situação e da descrição de seu animal.
  8. Caso seu gato tenha sido levado a um desses locais, ele provavelmente só terá algumas semanas antes de ser sacrificado. Ser conhecido pelos funcionários pode ajudá-lo a sair dessa. Peça que liguem caso encontrem um gato de acordo com sua descrição.
    • Confira os abrigos grandes pelo menos uma vez a cada dois dias, se possível.
  9. Algumas vezes a polícia é contatada por conta de animais encontrados, principalmente em regiões que não possuem abrigos. Os policiais que dirigem em patrulha também podem ter visto seu animal.
    • Não ligue para a emergência! Ligue para um número não emergencial apenas para ser atendido pelos policiais da delegacia. Seu gato perdido pode ser uma emergência para você, mas a polícia precisa priorizar os incidentes envolvendo humanos.
  10. Muitos abrigos possuem sites onde divulgam imagens de animais capturados e encontrados. Procure por "animais perdidos" + o nome de sua região para encontrar sites locais.
  11. Esses profissionais são especializados em encontrar animais de estimação perdidos.
    Publicidade

Dicas

  • Após encontrar o gato, informe as pessoas e remova os folhetos distribuídos. Agradeça todos que o ajudaram nas buscas.
  • Caso tenha oferecido uma recompensa, lembre-se de pagar as pessoas que foram instrumentais na localização do animal.
  • Após encontrar o gato, coloque nele uma coleira com identificação e instale um microchip se possível. Cubra encanamentos e respiradouros com telas.
  • Caso seu gato não seja castrado, realize o procedimento logo após localizá-lo. Os animais não castrados são mais propensos a fugir para acasalar. Caso uma fêmea não castrada tenha escapado, ela pode estar grávida. Leve-a até um veterinário imediatamente para realizar exames.
  • Entenda o temperamento do gato. Alguns gatinhos são muito sociáveis e podem ter sido convidados a entrar em outra casa. Sem identificação, a nova residência não tem como acessar suas informações imediatamente. Caso seu gato seja muito cauteloso, ele provavelmente ficará escondido por alguns dias. Continue procurando, pense como um gato e utilize todos seus recursos. Alguns gatos podem ser encontrados mesmo após semanas ou meses após terem desaparecido.
  • Uma opção alternativa para saber quando seu gato volta para casa é instalar um sensor de movimento sem fio e um receptor (algo também conhecido como alarme de garagem). Instale o sensor na altura do gato, de frente para uma tigela de comida ou outro item familiar. Coloque o receptor em seu quarto para ser acordado caso algum movimento seja identificado.
Publicidade

Avisos

  • Tome precaução extra para manter o gato seguro dentro de casa durante construções, tempestades, festas, desfiles e lançamentos de fogos de artifício. Os barulhos extras e o tráfego podem assustar os animais. Considere levar o gato para outro lugar, se necessário, para mantê-lo seguro.
  • Caso você (ou um familiar) esteja de mudança, tome cuidado para não prender o gato em uma caixa. Mantenha-o em outro ambiente enquanto estiver encaixotando suas coisas e coloque-o em uma cesta própria no dia da mudança antes que as pessoas cheguem para carregar os móveis e caixas. Evite perder o gato de vista durante esses eventos.
  • É possível que seu gato tenha sido atropelado. Contate o controle de zoonoses ou a companhia estadual de trânsito e pergunte se encontraram algum corpo que bata com a descrição de seu animal.
  • Não publique seu endereço nos folhetos ou na Internet. Sempre responda a um achado em um local público com amigos ou acompanhantes.
  • Tome cuidado com pessoas que dizem ter encontrado seu gato e peçam transferências de dinheiro. Omita algumas características que identifiquem o gato desses folhetos para que possa identificar o animal real.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 299 529 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade