Baixe em PDF
Baixe em PDF
O aço é uma liga de ferro usado em construção, em manufatura de instrumentos de metal e outras aplicações. Quando é muito exposto ao desgaste e ao rompimento, o aço deve ser endurecido e depois amenizado para que tenha novamente o nível de uso que deve ter. Com os instrumentos certos e um pouco de prática, você conseguirá endurecer aço rapidamente.
Passos
-
Comece com aço que tenha conteúdo suficiente de carbono. O endurecimento do aço faz com que a estrutura do carbono se cristalize, semelhante à forma como carvão e grafite mudam para diamante sob calor e pressão na terra. Sem outros metais ligados, o aço a ser endurecido precisa ter o conteúdo de carbono em 1%. Esse tipo de aço é chamado de aço de teor alto carbono ou instrumento de aço. (Ligas de aço como prata e placas de medição são aços de alto carbono.)
- Aços de médio teor carbono, com conteúdo em 0.7 a 0.8%, também podem ser endurecidos, mas esses aços precisam ter outros metais ligados com eles para que o aço seja completamente endurecido.
- Aços brandos, com conteúdo de carbono de 0.4% ou menos, não podem ser endurecidos diretamente. Porém, eles podem ser revestidos por outros materiais que o endurecem em um processo chamado de endurecimento externo.
-
Aqueça o aço. Aqueça lentamente a peça inteira de aço no começo. Depois, concentre o calor na área que deve ser endurecida, como o cinzel ou nas pontas da lâmina da fenda, até que a área fique vermelha com o calor.
-
Resfrie o aço em um fluido. Mergulhar o aço quente em um líquido ou gás o esfria rapidamente, endurecendo o material. Muitos fluidos podem ser usados para resfriar o aço.
- Água fresca é o líquido mais comumente usado para o resfriamento, mas também pode corroer o aço. Se forem formadas algumas bolhas, elas também podem desacelerar o processo de resfriamento e criar áreas mais moles no metal, então a água é geralmente agitada para evitar a formação de bolhas.
- Água salgada resfria o aço quente mais rapidamente do que água pura, porque o sal faz as bolhas estourarem mais rapidamente. Porém, deve ser lavada imediatamente, pois pode corroer o aço mais rápido que a água fresca.
- Óleo mineral, óleo de caroço de algodão e óleo de baleia resfriam o aço mais lentamente do que água. Aço resfriado em óleo pode não ficar tão duro quanto o aço resfriado na água, mas será menos quebradiço. Óleos de resfriamento podem causar fumaça e respingo e podem apresentar perigo de incêndio se não forem monitorados apropriadamente.
- Polímeros de glicol misturados com água estão em uma classe intermediária de resfriamento, entre água e óleo, dependendo da quantidade de glicol. Eles corroem o aço menos que a água e tem menos risco de pegar fogo do que óleo, mas a razão de polímero para água deve ser monitorada constantemente para garantir resultados consistentes.
- Resfriamentos criogênicos são usados para evitar a formação de áreas moles e quebradiças e forçam o aço a se tornar completamente endurecido. Esses resfriamentos são mais prováveis de ser usados com aços de alto teor de carbono do que médio teor de carbono.
-
Limpe o aço. Isso remove o fluido de resfriamento e prepara o aço para ficar mais consistente. Se um líquido além da água for usado para resfriar o aço, a água deve ser usada para enxaguar o aço. Se não, um abrasivo leve, como pano de esmeril, deve ser usado.
-
Aqueça o aço novamente. Esse segundo aquecimento dá mais consistência ao aço, ajudando na fragilidade criada pelo processo de endurecimento. O aço deve ser aquecido em uma fornalha ou em um banho de uma mistura de óleo, sódio e potássio ou chumbo. A temperatura na qual o aço deve ser aquecido durante essa fase determina o quanto ele ficará endurecido; quanto maior a temperatura, mais macio e mais resistente ficará.
- Durante esse processo de consistência, o aço aquecido mostra cores de óxidos na superfície, de acordo com a temperatura. As cores começam com uma cor de palha leve a cerca de 200 graus Celsius até roxo a cerca de 300 graus Celsius. Essas cores são usadas como guias para a temperatura da consistência, de acordo com a forma com que o aço será usado. Aços ligados requerem temperaturas mais altas para chegar a uma cor específica do que aços carbonados.
-
Deixe o aço esfriar. Dessa vez, diferente do processo rápido de resfriamento, o aço deve ser resfriado rápida ou lentamente, dependendo das propriedades desejadas para o aço finalizado. Ligas de aço sujeitas a se tornarem quebradiças novamente depois do processo de consistência devem ser resfriados lentamente.Publicidade
Avisos
- Furos feitos em aço antes do aquecimento e do processo de consistência devem ser perfurados completamente e depois conectados a fibras de asbestos para evitar que quebrem.
Publicidade
Referências
Publicidade