PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Tratar torções, deslocamentos e fraturas nos dedos dos pés com bandagem é o jeito mais simples e barato de se enfrentar o problema. [1] Os profissionais da saúde como médicos esportivos, fisioterapeutas, podólogos e quiropráticos usam este tipo de tratamento nos consultórios, mas você pode aprender e fazer em casa. Quando feito corretamente, o curativo protege, dá suporte e ajuda a realinhar as articulações feridas. Mesmo depois de colocar a bandagem, fique atento se surgirem complicações no ferimento como sangramento, infecções ou perda do movimento das articulações.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Enfaixando o pé machucado

PDF download Baixe em PDF
  1. Os dedos dos pés estão sujeitos aos machucados e às fraturas causadas por batidas bruscas, tropeço em móveis ou chutes em bola de futebol, por exemplo. Na maioria das vezes, você percebe na hora qual dedo está machucado, já em alguns casos é preciso examinar atentamente para ter certeza de qual está ferido. Vermelhidão, hematomas, inchaço, inflamação, dor localizada, dificuldades de movimentos, e dedos tortos que podem estar deslocados ou quebrados, são sinais de uma lesão leve ou moderada. O dedo mindinho (o quinto) e o dedão (o primeiro) são os mais atingidos nos acidentes. [2]
    • A bandagem pode também ser usada em casos de machucados nos pés, como fraturas simples ou causadas por estresse, mas fique atento pois se o problema for mais sério pode precisar ser corrigido com cirurgia. [3]
    • Pequenas fraturas, contusões (hematomas), e entorses nas juntas não são considerados problemas muitos sérios, mas fique atento aos acidentes que causam esmagamento dos dedos (machucado com sangramento) ou fraturas expostas (quando o osso fica para fora da pele), pois você pode necessitar de intervenção médica imediata, principalmente se o ferimento estiver no dedão do pé.
  2. Você precisa pensar em como vai colocar a bandagem para proteção. O método mais seguro é colocar a faixa em dois dedos, o machucado e o que está imediatamente ao lado para que o curativo fique firme. Por exemplo, quando o segundo dedo do pé está ferido é mais fácil enfaixar junto com o terceiro, pois eles têm quase o mesmo tamanho. Pense que o dedão é usado como apoio na hora de andar, então não é uma boa ideia o imobilizar. Escolha com atenção o dedo de apoio para a bandagem, evite enfaixar junto os dedos machucados, pois pode piorar as coisas. Em alguns casos, a melhor solução é usar uma bota ortopédica.
    • Quando o quarto dedo está ferido, o melhor é enfaixa-lo junto do terceiro, pois eles têm tamanhos e comprimento parecidos.
    • As pessoas com diabetes ou doença arterial periférica devem evitar enfaixar os dedos dos pés em caso de ferimento, pois a bandagem reduz a circulação do sangue e há o risco de ocorrer necrose (gangrena ou morte dos tecidos). [4]
  3. Agora que já sabe qual o dedo machucado, pegue uma faixa médica (ou cirúrgica) ou esparadrapo e envolva o dedo machucado com o dedo saudável de forma que o curativo fique firme. Tenha cuidado para não apertar demais, ou você pode diminuir a circulação do sangue nos dedos do pé, causando inchaço e piorando o ferimento. [5] Usar gaze de algodão é o mais indicado para envolver os dedos e prevenir lesões e bolhas na pele. Este tipo de ferimento deixa a pele exposta às infecções causadas por bactérias.
    • Os pés com o curativo devem caber nos sapatos, portanto, não exagere na quantidade de esparadrapo ou faixa. Usar muita bandagem esquenta o local e faz o pé transpirar em excesso.
    • Para unir os dedos para o curativo, você pode usar materiais como esparadrapo cirúrgico que deixa a pele respirar, ataduras de algodão (gaze ou faixa) e bandagens adesivas de algodão ou borracha, e imobilizador com velcro, por exemplo. [6]
    • Para deixar o curativo mais firme e auxiliar o dedo machucado, você pode usar uma tala de madeira ou metal para sustentar o dedo junto com a bandagem. Palitos de sorvete (picolé) funcionam bem como apoio para os dedos, apenas se certifique de não a madeira não tem arestas ou farpas que podem ferir a pele.
  4. As bandagens usadas por médicos ou profissionais de saúde geralmente são à prova de água, neste caso você pode ficar com ela pelo menos após um banho. Mas, trocar o curativo após se lavar é recomendado; assim, você pode checar a evolução do ferimento e detectar sinais de irritação na pele ou infecção. [7] Lesões, bolhas e calos aumentam os riscos de infecções na pele, por isto é importante lavar os dedos dos pés, secar bem, e refazer o curativo com a bandagem escolhida. Desinfetar os dedos com algodão embebido de álcool é uma boa ideia.
    • Fique atento: inchaço, vermelhidão, dor latejante, e presença de pus são sinais de infecção na pele.
    • Você deve manter o dedo do pé machucado imobilizado, dependendo da gravidade, por cerca de quatro semanas, neste caso vai ganhar experiência em colocar e trocar a bandagem.
    • Quando o dedo enfaixado dói logo após a troca o curativo, é sinal de que algo está errado. Remova a bandagem e comece tudo de novo, e se certifique de que não está apertado.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Entendendo complicações mais graves

PDF download Baixe em PDF
  1. A necrose é a morte dos tecidos por falta de oxigênio no sangue. Machucados, principalmente fraturas ou deslocamentos, podem danificar as veias (vasos sanguíneos), por isto tenha muito cuidado para não impedir a circulação do sangue dos dedos dos pés com o curativo. Quando isso ocorre acidentalmente, os dedos do pé vão começar a latejar, ficar avermelhados até a pele estar arroxeada. [8] Para ter certeza de que o sangue está circulando bem nos dedos dos pés, é importante checar durante cerca de meia hora após fazer o curativo, mesmo que a maioria dos tecidos sobreviva algumas horas sem oxigênio (em sua maioria) é melhor não correr riscos.
    • As pessoas com diabetes têm menos sensibilidade nos dedos e nos pés, e tendência a má circulação sanguínea, por isso devem evitar colocar bandagens nos dedos feridos.
    • Quando ocorre a necrose nos dedos dos pés, a pessoa deve ser submetida a uma amputação cirúrgica para evitar que a infecção se espalhe para o restante do pé ou para a perna.
    • O médico provavelmente vai receitar antibióticos orais durante duas semanas, para prevenir uma infecção causada por bactéria, caso você tenha sofrido fratura exposta.
  2. Quando a lesão é simples o curativo feito em casa pode ajudar, mas há casos que precisam de socorro médico. Dedos dos pés com esmagamento ou fraturas expostas (quando o osso sai da pele) não devem ser enfaixados. Se for o caso, vá ao pronto-socorro imediatamente para ter atendimento médico e, se necessário, passar por uma cirurgia.
    • Os sintomas mais comuns de um dedo do pé quebrado incluem: dor aguda, inchaço, rigidez no local, além do aparecimento imediato de manchas roxas devido à hemorragia interna. É muito difícil andar, correr ou pular, pois a dor é extremamente forte.
    • A causa dos ferimentos nos dedos dos pés podem estar relacionados a ossos fracos, e doenças como câncer ósseo, infecções nos ossos, osteoporose ou diabetes crônica. [9]
  3. Quando os dedos estão feridos, eles ficam mais suscetíveis a machucados e acidentes. Procure usar um calçado confortável que os mantenha protegidos (entre duas a seis semanas). Escolha sapatos com a forma mais larga, que sejam confortáveis para os pés enfaixados ou inchados. Calçados resistentes e com solado duro dão suporte melhor para os pés, e são melhores que chinelos. Não use salto por alguns meses após o machucado ficar curado, pois dificultam a circulação do sangue.
    • As sandálias sem salto e com a ponta aberta podem ser usadas quando os dedos machucados estão inchados, mas tenha cuidado ao caminhar, pois elas não protegem o pé como um sapato fechado.
    • Os trabalhadores da construção civil, bombeiros, policiais ou paisagistas devem usar botas com bico de aço para garantir proteção extra até o que ferimento esteja completamente curado.
    Publicidade

Dicas

  • Fazer curativos com bandagens ou faixas é uma ótima ideia para cuidar dos dedos machucados, mas lembre-se de descansar os pés para cima e de colocar gelo. As duas técnicas reduzem a inflamação e a dor.
  • Você não precisa ficar totalmente parado só porque machucou os dedos, mas prefira atividades que não pressionem os pés, como nadar, andar de bicicleta ou praticar levantamento de pesos.
Publicidade

Avisos

  • Procure o médico se suspeitar que o dedo do pé está quebrado. Bandagens são eficientes para tratar machucados mais simples por um período curto, já as fraturas sempre precisam de atenção médica.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 82 826 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade