Baixe em PDF
Baixe em PDF
Está chateado porque queria servir ensopado de carne no jantar, mas acabou preparando um caldo para lá de ralo? Não se preocupe! Existem diversas formas de engrossar um ensopado de carne em um piscar de olhos.
Passos
-
Cubra o bife com farinha antes de colocá-lo no ensopado . Na hora de dourar a carne, cubra-a com farinha antes de adicioná-la ao caldo.
- A farinha não apenas vai ajudar a caramelizar a carne, deixando-a mais saborosa, como também vai engrossar o ensopado mais para a frente, quando o amido se misturar com o caldo.
- Após dourar a carne, deglace a panela com vinho tinto, cerveja ou caldo de carne para dar mais sabor.
-
Misture a farinha com água para fazer o roux. Este é um dos métodos mais usados para engrossar ensopados de carne. A proteína primária da farinha é o glúten. Quando a farinha se mistura com a água, as cadeias do glúten se ligam umas às outras, formando uma rede proteica que deixa o caldo do ensopado mais grosso.
- Para fazer o roux, abaixe o fogo do ensopado e tire parte do líquido da panela. Aqueça duas colheres de sopa de manteiga, dependendo da quantidade de ensopado, ou a gordura de sua preferência em uma panela quente, em fogo médio. Adicione a farinha branca em uma quantidade correspondente em peso à manteiga. Mexa com um fouet para não queimar.
- Algumas receitas de roux pedem seis colheres de sopa de farinha e quatro de manteiga ou gordura da carne. [1] X Fonte de pesquisa
- A mistura formará uma pasta amarelada, que vai derreter nas bordas e borbulhar. Continue mexendo até escurecer mais um pouco. Quando mais escuro o roux ficar, mais sabor ele adicionará à receita, uma vez que a farinha cozida ganha um gosto acastanhado. Porém, ele também perderá parte da capacidade de engrossar o caldo. Logo, o ideal é que o roux fique clarinho.
-
Adicione o roux ao ensopado. Quando a pasta estiver com a consistência de um molho bem grosso, misture-a ao ensopado. Cozinhe o prato por mais cinco a dez minutos.
- Assim, o ensopado não ficará com gosto de farinha crua. Cozinhar o ensopado por muito mais tempo, porém, pode anular o propósito do roux.
- Lembre-se de que o roux vai reduzir um pouco a intensidade dos temperos usados. Prove o ensopado e ajuste os temperos antes de servi-lo. Você pode usar leite em vez de água para fazer o roux, só não se esqueça de que o leite gruda e queima com mais facilidade. A farinha branca também pode ser substituída por aveia ou farinha de arroz. [2] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Meça partes iguais de farinha e manteiga. Sove bem. [3] X Fonte de pesquisa
- A manteiga deve estar um pouco mole. Para 3 l de ensopado, use duas ou três colheres de sopa de manteiga e a mesma quantidade de farinha.
-
Leve à fervura imediatamente antes de servir.
-
Jogue uma colherada da beurre manié dentro do ensopado. Leve à fervura mais uma vez, mexendo constantemente.Publicidade
-
Adicione creme de leite ou créme fraiche para deixar o ensopado cremoso. Tempere a gosto. Você também pode usar batata, amido de arroz ou tapioca. [4] X Fonte de pesquisa
- Misture duas colheres de chá de qualquer um dos ingredientes acima com um pouco de água ou leite. Em seguida, adicione ao ensopado, mexendo lentamente. O amido da batata vai dar uma viscosidade diferente ao ensopado, deixando-o com uma consistência de sobremesa. [5] X Fonte de pesquisa
- Caso não tenha nenhuma das opções acima à mão, use a criatividade. Experimente usar purê de batata instantâneo, engrossa-molho instantâneo ou até mesmo bolachas trituradas. Não é o ideal, mas pode funcionar.
-
Faça o roux com maisena em vez de farinha. Passe parte do caldo do ensopado para uma vasilha média e deixe esfriar. O caldo quente vai cozinhar a maisena antes que você consiga misturá-la ao líquido, criando uma gosma encaroçada.
- Adicione entre uma colher de chá e uma colher de sopa de maisena ao caldo. Misture até dissolver totalmente. O ideal é usar uma batedeira de mão. Quando terminar, despeje o caldo de volta na panela e misture bem. A pasta também pode ser preparada com vinho. [6] X Fonte de pesquisa
- Aumente o fogo e continue mexendo. Mexa bem para que a mistura não forme caroços. A maisena funciona da mesma forma que a farinha para engrossar caldos. A goma guar é outro agente muito usado pela indústria de alimentos para engrossar molhos e outros produtos do tipo. Caso consiga encontrar goma guar para vender, use-a com parcimônia: a goma é um espessante oito vezes mais potente do que a maisena.
-
Experimente usar caldo de carne industrializado. Em uma vasilha, misture o produto com um pouquinho de água até dissolver totalmente.
- Um pacotinho de caldo é suficiente para engrossar duas xícaras de líquido. O caldo também vai dar um gostinho de carne a mais à receita.
- A maioria dos molhos industrializados é feito a base de maisena. Os efeitos são bem parecidos com os da pasta de maisena com água.
-
Aposte em uma alternativa sem glúten. A araruta é uma ótima alternativa sem glúten. Caso o ensopado tenha ficado ralo, adicione o espessante de araruta, meia colher de chá por vez, e misture até engrossar.
- Mexa lentamente, sem parar, em fogo médio. Não perca a paciência e jogue todo o espessante na panela de uma só vez!
- A araruta tem um sabor mais neutro do que a maisena. Ela também pode ser usada em diversas temperaturas sem perder o poder espessante, além de ser mais tolerante a ingredientes ácidos e de poder passar mais tempo no fogo. [7] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Aposte em vegetais carnudos. Dê preferência para verduras e legumes "carnudos", que engrossem e deem sabor ao caldo, como batatas, cenouras, aipo e repolho.
- Quando o caldo ferver, os vegetais vão se dissolver parcialmente, deixando o caldo com uma textura mais rica.
- Usar raízes também é uma boa ideia, principalmente batatas. Cozinhe as batatas junto com o ensopado para engrossar o caldo naturalmente.
-
Faça uma pasta de vegetais. Uma forma simples de engrossar um ensopado de carne é cozinhar vários vegetais, como batatas, cenouras, cebolas e aipo, na mesma panela que o ensopado.
- Depois que os legumes cozinharem e derem sabor ao caldo, tire-os da panela e faça uma pasta com caldo de carne ou o líquido de sua preferência. Separe parte das cenouras e batatas cozidas e amasse-a com um garfo ou um amassador de batatas. Devolva o purê ao ensopado e mistura para engrossar.
- Você também pode colocar uma batedeira de mão diretamente dentro do ensopado para bater parte dos ingredientes do caldo, engrossando-o. Misture após bater para dar consistência. Essa também é uma ótima forma de aumentar o teor de fibras do seu ensopado.
-
Pronto!Publicidade
Dicas
- Os molhos e caldos feitos com maisena mudam de consistência depois de congelados. Já os feitos com araruta tendem a reter a consistência mesmo após irem ao congelador.
- Para que o seu ensopado não fique ralo da próxima vez, reduza a quantidade de líquido, como água ou caldo de carne, usada na base da sopa. Em vez disso, frite a carne antes de colocá-la no ensopado para adicionar gordura e sabor ao prato.
- Você também pode usar alimentos ricos em amido para dar sabor e consistência ao seu ensopado. Experimente engrossar a receita com arroz, batata ou macarrão.
- Abaixe o fogo. O caldo vai ficar mais ralo em vez de engrossar se ferver por muito tempo. Experimente adicionar farinha para engrossá-lo.
- Mundo afora, é possível encontrar versões do roux que usam outros tipos de gordura que não a manteiga, incluindo manteiga de amendoim, banha, gordura de bacon e gordura de pato. [8] X Fonte de pesquisa Na culinária cajun, a farinha é misturada com óleo vegetal para fazer um roux bem escuro.
Publicidade
Materiais Necessários
- Gordura de carne.
- Uma panela antiaderente.
- Óleo.
- Um utensílio antiaderente para mexer.
- Farinha.
- Água.
- Um espessante, como araruta ou amido de batata.
- Água fria.
- Maisena.
Referências
- ↑ http://www.foodnetwork.com/recipes/white-roux-recipe.html
- ↑ http://food52.com/hotline/16905-using-oatmeal-flour-or-rice-flour-in-beef-stew-to-make-it-gluten-free
- ↑ http://www.finecooking.com/articles/thicken-stews-with-beurre-manie.aspx
- ↑ http://www.thekitchn.com/whats-the-difference-flour-cor-84371
- ↑ http://www.myrecipes.com/how-to/cooking-questions/constarch-substitutes
- ↑ http://dish.allrecipes.com/thickening-soups/
- ↑ http://theantidotelife.com/arrowroot-vs-cornstarch/
- ↑ http://www.jfolse.com/fr_rouxs.htm
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 7 716 vezes.
Publicidade