PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Um dos sinais mais evidentes do envelhecimento é a falta de firmeza da pele. À medida que o tempo passa, a pele perde a elasticidade que tinha quando éramos mais jovens, o que faz com que ela pareça frouxa e flácida. O efeito de tal processo é, com frequência, mais notável no rosto e no pescoço. Embora seja impossível reverter o fluxo do tempo, vários tratamentos caseiros e clínicos ajudam a enrijecer o pescoço novamente.

Método 1
Método 1 de 2:

Enrijecendo a pele do pescoço com mudanças do estilo de vida

PDF download Baixe em PDF
  1. Vários exercícios alongam e fortalecem tais músculos. Repita-os uma ou duas vezes por dia. Conforme o pescoço se fortalecer, a pele ficará cada vez mais firme.
    • Ponha uma mão na testa. Empurre a cabeça contra a mão, usando-a para impedir que a cabeça se mova para frente. Você notará os músculos do pescoço agindo. Mantenha essa posição por cerca de 10 segundos. Depois, entrelace os dedos atrás da cabeça e empurre-a para trás, contra as mãos, e mantenha a posição por 10 segundos.
    • Sente-se com as costas eretas. Levante a cabeça para trás, de modo que o queixo aponte para o teto. Deixe a boca fechada. Na sequência, faça um movimento de mastigação com a mandíbula. Você sentirá os músculos faciais e cervicais sendo trabalhados. Repita 20 vezes.
    • Mais uma vez, sente-se com as costas eretas, o queixo apontado para o teto e a boca fechada. Desta vez, forme um bico com os lábios, como se fosse dar um beijo. Repita o exercício duas vezes. Embora provoque uma sensação similar à do exercício acima, esse movimento trabalha diferentes grupos musculares do rosto e do pescoço.
    • Seja cuidadoso com o exercício a seguir, porque ele pode lesionar seu pescoço. Deite-se na cama com a cabeça para fora da borda do colchão. Lenta e cuidadosamente, use o pescoço para levantar a cabeça em direção ao tronco, depois abaixe a cabeça para voltar à posição inicial. Repita o exercício cinco vezes, e pare imediatamente se sentir alguma dor.
  2. Certos movimentos e expressões faciais, como inclinar a cabeça em desaprovação, podem enfraquecer alguns músculos. Para prolongar a firmeza do pescoço, tente descobrir se você abusa de algum gesto facial e evite-o.
    • Pequenos sulcos se formam sob a pele sempre que músculos faciais e cervicais são usados. Conforme fica menos elástica, a pele perde a capacidade de preencher tais sulcos, criando rugas e pregas permanentes no pescoço.
  3. Há evidências de que uma alimentação nutritiva e balanceada protege a pele. Evitar alimentos nocivos e junk foods diminui a perda da elasticidade e o surgimento de rugas.
    • Dietas ricas em gorduras e açúcares desaceleram a renovação das células, portanto, evite frituras e doces.
    • Alimentos ricos em vitamina A e betacaroteno — ou seja, frutas e verduras como cenoura e framboesa — facilitam a renovação celular, deixando a pele mais saudável.
    • Frutas e vegetais amarelos a alaranjados são ricos em vitamina A e betacaroteno. Tais substâncias, combinadas com o consumo adequado de água, melhoram a substituição das células, o que resulta numa pele mais saudável e menos sujeita à flacidez.
    • Alimentos ricos em ácidos graxos, como nozes e azeite de oliva, deixam as células mais hidratadas.
    • Ademais, o espaço ocupado por alimentos não saudáveis no seu cardápio poderia ser destinado a outros pratos mais ricos em vitaminas, antioxidantes e nutrientes essenciais para a saúde da pele.
  4. A pele bem hidratada parece mais saudável e firme, e está menos sujeita a ficar frouxa e enrugada. Sendo assim, consumir a quantidade apropriada de água todos os dias ajuda a enrijecer o pescoço.
    • Mulheres devem beber pelo menos nove copos d'água por dia para se manterem hidratadas, ao passo que homens precisam de 13. Atletas e mulheres grávidas podem precisar de até 16 copos por dia. [1]
    • Água pura é a melhor maneira de se hidratar, mas você também pode beber chá não cafeinado e suco. Bebidas livres de cafeína e de corantes, como refrigerante de gengibre, ajudam a aliviar a náusea.
    • Café e chás cafeinados podem ser consumidos, desde que em quantidade limitada — lembre-se de que a cafeína tem um discreto efeito desidratante.
  5. Escolha um produto repositor de colágeno e elastina, destinado ao seu tipo de pele. Manter o pescoço adequadamente hidratado o ajuda a continuar firme.
    • Mesmo as pessoas de pele oleosa precisam usar hidratante. A elas é recomendado o uso de um produto sem óleo e não-comedogênico.
    • Peça a ajuda de um dermatologista ou de um esteticista para determinar seu tipo de pele. Com essa informação, você poderá adquirir produtos de fórmulas específicas em farmácias, lojas de departamento, etc..
    • Muitos desses cosméticos, além de repor o colágeno e a elastina, têm componentes que melhoram a aparência da pele, como o silicone e o ácido hialurônico.
    • Dê preferência a hidratantes com proteção solar, que são ainda melhores para aumentar a firmeza da pele.
  6. Os raios ultravioleta, presentes na luz solar, provocam a ruptura das fibras de colágeno e elastina que garantem a firmeza da pele, acelerando o envelhecimento. Para refrear esse processo, reduza ou evite expor-se à luz solar.
    • Quando precisar ficar ao ar livre para ir ao trabalho ou para outras atividades, use um protetor de amplo espectro e de alto fator de proteção.
    • Para proteger ainda mais a pele do rosto, use um chapéu de abas largas.
    • Se você for à praia ou à piscina, passe o maior tempo que puder sob o guarda-sol.
  7. Pare de fumar. O tabagismo altera a circulação de sangue na superfície da pele e, assim como a exposição ao sol, acelera o envelhecimento. Largue o cigarro ou fume menos para reduzir tais efeitos e, por consequência, manter a firmeza natural da pele por mais tempo.
    • Diante de dificuldades para parar de fumar, fale com um médico. Ele poderá receitar um plano efetivo de abandono do tabagismo.
  8. . O aumento repentino de peso estica a pele. Quando esse peso é perdido rapidamente, a pele não tem tempo de se ajustar ao corpo e fica com um aspecto frouxo. Para evitar a flacidez no pescoço, mantenha seu peso atual ou emagreça devagar e gradativamente.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Enrijecendo a pele com tratamentos médicos

PDF download Baixe em PDF
  1. Derivados da vitamina A, os retinoides ajudam a combater pequenas rugas, manchas e aspereza. Tais medicamentos só podem ser comprados com receita médica e, se aplicados diretamente no pescoço, podem melhorar sua aparência e elasticidade. [2]
    • Tretinoína e tazaroteno são os dois tipos de retinoide mais frequentemente receitados por médicos. [3]
    • Uma vez que a receita é obrigatória, consulte-se com um médico para saber qual é a melhor opção para você. [4]
    • Lembre-se de que alguns planos de saúde não cobrem os custos de retinoides para uso cosmético.
    • Alguns cremes com retinoides são vendidos sem receita, mas têm uma concentração menor do ingrediente. Esteja ciente de que eles não são tão potentes quanto os de venda controlada, nem surtem efeitos tão notáveis a longo prazo. [5]
    • Tais medicamentos podem causar vermelhidão, ressecamento e queimaduras na pele. [6]
  2. Os três métodos estimulam a produção de colágeno, [7] substância que pode conferir mais firmeza à pele do pescoço.
    • Fototerapia e laserterapia destroem as camadas superficiais da pele e aquecem as camadas mais profundas para estimular a produção de colágeno. Durante o processo de cura, o corpo cria uma nova pele, mais lisa e firme. [8]
    • A recuperação de tais procedimentos pode levar vários meses, além de expor o paciente ao risco de formação de cicatrizes, embranquecimento ou escurecimento da pele. [9]
    • Considere a possibilidade de fazer um tratamento com laser não ablativo, menos agressivo, se a flacidez não for muito acentuada. [10]
    • Radiofrequência é outro tratamento não ablativo a se considerar. Embora não surta o mesmo efeito que o laser e a fototerapia, você notará um enrijecimento leve a moderado da pele. [11]
    • Lembre-se de que a maioria dos seguros de saúde não cobre tratamentos cosméticos.
  3. Existem tratamentos menos invasivos que os citados acima e que também removem as camadas superficiais da pele. Tal efeito pode ser obtido com peelings químicos, dermoabrasão e microdermoabrasão, que devolvem a elasticidade e melhoram a aparência da pele. [12]
    • O peeling químico consiste na queimadura sistemática da superfície da pele com um ácido, o que alivia rugas, linhas de expressão e sardas. [13] O período de recuperação dura várias semanas, e pode ser necessário repetir o procedimento várias vezes para obter resultados visíveis. [14]
    • Na dermoabrasão, a superfície da pele é desgastada com uma escova rotativa. [15] Isso estimula a produção de uma nova camada de pele, conferindo mais firmeza ao seu pescoço. [16] Curar-se totalmente de tal procedimento pode levar meses. [17]
    • A microdermoabrasão é similar à dermoabrasão, mas remove uma camada mais fina da epiderme. Ambos os procedimentos requerem várias sessões para manifestar algum resultado, mas o tempo de recuperação é menor do que o das demais alternativas. [18] A microdermoabrasão produz resultados discretos. [19]
    • Procure saber se o seu plano de saúde cobre os tratamentos citados acima para uso cosmético.
  4. A toxina botulínica tipo A, mais conhecida como Botox, impede a contração muscular, conferindo à pele um aspecto suave, menos enrugado. [20] Esse tratamento é indicado para casos de flacidez moderada. [21]
    • O efeito de cada aplicação de Botox dura de três a quatro meses. Para manter os resultados, há de se fazer repetidas aplicações. [22]
    • Um dos efeitos colaterais do tratamento é a inabilidade de mover os músculos do pescoço e da face — lembre-se de que isso pode diminuir sua capacidade de expressar emoções.
    • A maioria dos planos de saúde não cobre o uso do Botox para fins cosméticos.
  5. O preenchimento pode ser feito com vários materiais, entre eles gordura, colágeno e ácido hialurônico. Quando injetadas no pescoço, tais substâncias ajudam a rejuvenescer e firmar a pele. [23]
    • As injeções podem causar inchaço, vermelhidão e hematomas. [24]
    • Assim como o Botox ou a microdermoabrasão, o procedimento tem de ser refeito de tempos em tempos, uma vez que a maioria dos preenchimentos dura apenas alguns meses. [25]
    • A maioria dos planos de saúde não cobre preenchimentos faciais para fins cosméticos.
  6. Cirurgia plástica na face é uma boa opção para pessoas com flacidez acentuada no pescoço. Contudo, essa é a mais drástica de todas as medidas apresentadas neste artigo, e deve ser considerada apenas quando extremamente necessário ou se as outras opções não funcionarem.
    • Antes de fazer qualquer cirurgia cosmética, conheça os riscos envolvidos. Escolha um hospital e um médico confiáveis.
    • Na ritidectomia, o excesso de pele e de gordura do pescoço é removido e os músculos e tecidos conjuntivos sob eles são estendidos.
    • A cirurgia tem um grande período de convalescença, além de causar efeitos colaterais como hematomas e inchaço, que podem durar várias semanas. [26]
    • Os resultados se prolongam por cinco a dez anos. [27]
    • Lembre-se de que a maioria dos planos de saúde não cobre a ritidectomia para fins cosméticos.
    Publicidade
  1. http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/wrinkles/basics/treatment/con-20029887
  2. http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/wrinkles/basics/treatment/con-20029887
  3. http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/wrinkles/basics/treatment/con-20029887
  4. http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/wrinkles/basics/treatment/con-20029887
  5. http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/wrinkles/basics/treatment/con-20029887
  6. http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/wrinkles/basics/treatment/con-20029887
  7. http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/wrinkles/basics/treatment/con-20029887
  8. http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/wrinkles/basics/treatment/con-20029887
  9. http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/wrinkles/basics/treatment/con-20029887
  10. http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/wrinkles/basics/treatment/con-20029887
  11. http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/wrinkles/basics/treatment/con-20029887
  12. http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/wrinkles/basics/treatment/con-20029887
  13. http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/wrinkles/basics/treatment/con-20029887
  14. http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/wrinkles/basics/treatment/con-20029887
  15. http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/wrinkles/basics/treatment/con-20029887
  16. http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/wrinkles/basics/treatment/con-20029887
  17. http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/wrinkles/basics/treatment/con-20029887
  18. http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/wrinkles/basics/treatment/con-20029887

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 327 045 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade