Baixe em PDF Baixe em PDF

Muitas pessoas conseguem enrolar a língua. [1] Essa habilidade é condicionada por fatores ambientais e genéticos. [2] Se você faz parte da minoria que não consegue fazer o truque, não se preocupe: [3] há algumas formas de resolver o problema — que, embora não sejam sempre eficazes, ainda podem ajudar bastante!

Método 1
Método 1 de 3:

Fazendo um "U" com a língua

Baixe em PDF
  1. O soalho é a parte da boca que fica debaixo da língua, onde ela pode descansar. Você só precisa usar a região para aprender. O soalho próximo aos dentes e aos seus lábios tem uma superfície ideal para o "U".
  2. Tente tocar os três lados (à exceção da parte de trás) da boca ao mesmo tempo. Estique a língua para fazer pressão em cada região. Talvez você sinta que ela está debaixo dos seus dentes.
  3. Agora, tente mexer cada ponta separada com a língua achatada. Faça pressão em todos os lados; relaxe um deles e, depois, curve-o para cima. Por exemplo: quando fizer pressão do lado esquerdo, tente tocar os dentes com o lado direito; depois, tente tocar o céu da boca. Por fim, troque de lado e repita o processo.
  4. Você vai ficar mais habilidoso conforme aprende a mexer cada lado individualmente. Achate a língua e curve um lado para cima; depois, faça o mesmo do outro lado. Agora, você vai achatá-la, enquanto todos os lados estão tocando os dentes. Olhe no espelho para ver o início do seu progresso.
    • Se você se olhar no espelho e a sua língua não estiver achatada, continue treinando cada lado individualmente. Nesse exercício, você está usando os músculos do meio da língua para levantá-la. São eles que a imobilizam no soalho bucal.
  5. Depois que você abrir a boca, vai começar a ver o "U" se formando. Continue a fazer pressão conforme estende a língua (colocando a parte inferior dela contra os seus dentes dianteiros inferiores). Nesse momento, use os lábios para controlar a forma.
    • Pode ser mais fácil envolver a língua com algo, como um canudo, enquanto a tira da boca. Ponha os lados da língua contra os lados do acessório; se você sentir que a parte inferior dela está afastando o objeto, comece de novo. Continue tentando até não precisar mais de ajuda.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Fazendo um trevo de duas folhas com a língua

Baixe em PDF
  1. Tente tocar os três lados (à exceção da parte de trás) da boca ao mesmo tempo. Estique a língua para fazer pressão em cada região. Talvez até pareça que ela está debaixo dos seus dentes. Deixe-a bem achatada enquanto treina a forma do trevo.
  2. Se não conseguir, comece a treinar até conseguir fazer sem precisar de ajuda. Assim, se você ainda tiver que usar os lábios para fazer o "U", é porque não está pronto.
  3. Aqui, o seu objetivo deve ser mexer a ponta independentemente das partes do lado e do meio. Comece tocando a ponta na parte de baixo dos dentes da frente. Tente deixar os lados virados para o céu da boca. Você pode ter que pressionar os lados contra o céu para segurar a forma.
    • Só toque a base dos dentes dianteiros com a ponta da língua. Se outra parte tocar, comece de novo. Treine para começar a diferenciar os músculos da língua (da frente, dos lados etc.).
  4. Não mexa os lados e nem os leve para perto da garganta. Se acontecer, comece de novo. Você só vai terminar mesmo quando dobrar a língua no meio.
    • Essa vai ser a parte mais difícil e demorada de aperfeiçoar. Se você não conseguir, vai ser por causa dela.
    • Se tiver dificuldade, mexa toda a parte dianteira da sua língua, em vez da ponta. Pode ser difícil. Se você sentir os lados da parte dianteira se mexendo, pare e comece de novo. Eles têm que estar relaxados, ou vão atrapalhar todo o processo.
  5. Provavelmente, os lados da sua boca ainda vão estar contendo os lados da língua e talvez você esteja até usando os dentes de cima para manter a forma. Treine estender a língua além da boca sem desfazer o progresso. Com bastante treino, vai conseguir dobrá-la sem usar os dentes.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Fazendo um trevo de três folhas com a língua

Baixe em PDF
  1. Comece esticando-a ao máximo. Você pode tentar pressioná-la contra o soalho bucal, mas vai precisar se dedicar para fazer o trevo de três folhas.
  2. Se você não conseguir deixá-la dobrada por mais tempo, não tente usar esta técnica, ou só vai ficar frustrado. Além disso, você precisa das técnicas anteriores para fazer esta.
  3. De preferência, use o indicador, com o lado da impressão virado para a língua em si. Independentemente do que usar, você tem que ter força suficiente para resistir à pressão. Você vai pressioná-la contra o dedo para formar o trevo. Não precisa colocá-lo nos lábios, mas é bom deixá-lo bem próximo para não estiver a língua sem mexer o dedo.
  4. Não use a boca para segurar a forma. Mexa o dedo, aproximando-o bastante dos lábios — mas sem tocá-los. Você vai precisar de espaço para mexer a língua para frente e para trás enquanto aprende o truque.
    • Uma das melhores formas de posicionar o dedo é esticar a língua na forma de "U". Ponha o dedo debaixo dela e na direção de cima. Deixe a unha sob a ponta da língua. Retraia a língua e solte o dedo; depois, imobilize-o.
  5. Durante o truque do trevo de duas folhas, você relaxou os músculos à direita e à esquerda do dedo; faça o mesmo aqui. A ponta em "U" deve ficar virada para o teto, criando uma terceira folha. Essa é a parte mais difícil e, dependendo da sua habilidade, você pode não conseguir avançar.
    • Se você ainda não conseguir fazer o trevo de duas folhas, treine-o. Para fazer o de três folhas, vai precisar de mais destreza e habilidade para manipular as pontas individualmente.
  6. Quanto mais você treinar essa rolagem, mais fácil ela vai ficar. Você vai ter que fazer o trevo sem ajuda. Tire o dedo da língua sem desfazer a forma. Tente quantas vezes forem necessárias.
    • Faça um intervalo se os músculos da sua língua ficarem fadigados. Não exagere, ou vai ser impossível mexer neles depois.
    Publicidade

Avisos

  • Quem tem a língua presa não consegue fazer o truque, já que há um pedaço de tecido chamado frênulo — que conecta a parte de baixo da língua ao soalho bucal —, o que dificulta o movimento. [4] Muitas pessoas fazem cirurgias ainda jovens para reparar o problema e melhorar a dicção.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 58 129 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade