Baixe em PDF
Baixe em PDF
Com o tempo e após ficar guardada durante os meses fora da temporada de pesca, sua linha de pesca se gastará e desenvolverá uma "memória" por estar enrolada em volta do carretel, tornando a montagem mais difícil e sendo mais provável o problema de emaranhar. Para melhores resultados, substitua a linha de pesca pelo menos uma vez por temporada. Esse artigo mostrará como fazer isso corretamente.
Passos
-
Recarregue um molinete. É aquela coisa que fica pendurada abaixo da vara.
- Verifique a direção em que a bobina gira. Algumas rodam em sentido horário, outras em sentido anti-horário, dependendo da marca. Agora olhe o novo rolo e verifique a direção que a nova linha desenrola do rolo.
- Para cada molinete se certifique de que a rotação da bobina e o desenrolar do rolo combinam. Em outras palavras, se sua bobina gira no sentido horário, certifique-se de que a linha saindo do rolo saia em sentido anti-horário. Esse procedimento ajudará a minimizar torções na linha.
- Se o desenrolar do rolo não combina com a rotação da bobina, simplesmente vire o rolo.
-
Amarre a nova linha no molinete. Levante o braço da alça de distribuição de linha e passe a ponta da nova linha através dos passadores da vara até o molinete. Amarre a linha como se segue:
- Passe a linha em volta do molinete.
- Com a ponta livre, amarre um nó simples em volta da linha principal.
- Amarrar um segundo nó simples perto da ponta da linha livre evita que ele se desfaça.
- Aperte o nó em volta do molinete e corte o excesso de linha perto da ponta.
- Nota: se você estiver usando uma linha muito fina e não quiser o volume do nó, use uma fita isolante para prender a linha ao molinete.
- Feche a alça de distribuição de linha.
-
Segure a linha entre dois dedos para mantê-la esticada à medida que você enrola alguns centímetros no molinete.
-
Pare de enrolar e afunde a vara no chão em direção à bobina. Confirme que o rolo de linha está sendo enrolado no molinete de maneira igual. Se a linha estiver correta, vá em frente e termine. Se não, volte e repita os passos até a linha que sai do rolo de linha se enrole na bobina do molinete na mesma direção.
- Para um molinete, uma boa forma de enrolar a linha é pegar um tecido de algodão macio e segurar a linha no tecido na altura do primeiro passador. Coloque uma grande quantidade de tensão, assim a linha não se enrola de forma frouxa e você pode girar tão rápido quanto quiser.
-
Encha o molinete só até que a linha esteja a cerca de 2,5 cm da borda.Publicidade
-
Coloque um lápis dentro do novo rolo e peça alguém para segurá-lo. Também serve um apoio de enchimento de bobina que você pode comprar em uma loja de equipamento de pesca — o importante é segurar o rolo de linha.
-
Enrole até chegar a 2,5 cm da borda externa. Mantenha um pouco de pressão sobre a linha. Assim, ela não laça ou embola.Publicidade
-
Desparafuse a tampa. Antes que você possa enrolar a linha, você precisará amarrá-la no molinete.
-
Verifique a direção em que a bobina gira. Dependendo da marca, algumas rodam em sentido horário, outras em sentido anti-horário. Agora olhe o novo rolo e verifique a direção que a nova linha desenrola do rolo.
- Para cada molinete, você deve garantir que a rotação da bobina e o desenrolar do rolo combinam. Em outras palavras, se sua bobina gira no sentido horário, deixe a linha sair do rolo em sentido anti-horário. Esse procedimento ajudará a minimizar torções na linha.
- Se o desenrolar do rolo não combina com a rotação da bobina, simplesmente vire o rolo.
-
Passe a linha através do buraco frontal da tampa. Depois, prenda a nova linha no molinete. Levante o braço da alça de distribuição de linha e passe a ponta da nova linha através dos passadores da vara até o molinete. Amarre a linha como se segue:
- Passe a linha em volta do molinete.
- Com a ponta livre, amarre um nó simples em volta da linha principal.
- Amarrar um segundo nó simples perto da ponta da linha livre evita que ele se desfaça.
- Aperte o nó em volta do molinete e corte o excesso de linha perto da ponta.
- Nota: se você estiver usando uma linha muito fina e não quiser o volume do nó, use uma fita isolante para prender a linha ao molinete.
-
Aparafuse a tampa de volta sobre o molinete antes de continuar.
-
Segure a linha entre dois dedos para mantê-la esticada à medida que você enrola alguns centímetros no molinete.
-
Pare de enrolar e enfie a vara no chão em direção à bobina. Confirme que o rolo de linha está sendo enrolado no molinete de maneira igual. Se a linha estiver correta, vá em frente e termine. Se não, volte e repita os passos para se certificar de que a linha saindo do rolo de linha está enrolando na bobina do molinete na mesma direção.
- Uma boa forma de enrolar a linha é pegar um tecido de algodão macio e segurar a linha no tecido na altura do primeiro passador. Coloque uma grande quantidade de tensão, assim a linha não se enrola de forma frouxa, e você pode girar tão rápido quanto queira.
Publicidade
Dicas
- Molinetes fechados não cabem muita linha, por isso certifique-se de desparafusar a tampa vez ou outra para conferir quanto de linha ainda tem lá dentro.
- Para prender a nova linha à bobina, você pode amarrar com um nó direito, mas certifique-se de fazer o nó firme sobre a bobina, assim ele não escorrega. Um esparadrapo sobre a bobina do molinete realmente ajuda com o problema da linha escorregando.
- Passe a nova linha através de uma lista telefônica antiga para manter a pressão na linha e deixar a mão livre (especialmente com uma linha multifilamento!).
- Se tiver um monte de torções na sua linha, retire a isca e simplesmente deixe um monte de linha solta atrás do barco à medida que você segue em frente. Isso retirará as torções.
- Coloque a linha antiga em uma caixa de reciclagem de linhas. Você pode encontrá-las na maioria das lojas de equipamento de pesca.
- Se estiver usando linha multifilamento, certifique-se de colocar, primeiro, uma fita de tecido ou uma camada de monofilamento no molinete. De outra forma, a linha escorregará em volta da bobina e não será capaz de firmar o anzol.
- Para evitar laçadas enquanto você pesca, mantenha a tensão sobre a linha enquanto enrola. Se precisar, segure a linha entre seu dedão e indicador na frente do molinete.
- Se você gosta de usar uma linha o máximo de tempo possível, enrole a linha antiga em outro rolo, depois enrole-a de volta novamente. Assim o fio usado fica embaixo, na base, e a linha mais nova fica em cima, onde você a usa.
- Se você não tem um barco, simplesmente retire a isca e amarre a linha a um poste. Ande em frente, desenrolando a linha atrás de você. Agora peça a alguém para cortar a ponta da linha assim você pode enrolá-la de novo, mas mantenha a tensão com seus dedos.
- Usar um condicionador de linha para tratar as bobinas antes de encher a bobina do molinete ajudará a linha a se enrolar no molinete com menos torções. O uso regular de um condicionador de linha antes e depois de pescar protegerá sua linha e ajudará para que elas durem mais tempo e fará com que você tenha os lançamentos mais longos mais acurados.
Publicidade
Avisos
- NUNCA descarte a linha antiga jogando-a no chão ou dentro da água. Pássaros e peixes se enrolam em linhas antigas e morrem.
- Morder a linha pode lascar ou quebrar seu dente.
Publicidade
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 62 292 vezes.
Publicidade