Baixe em PDF
Baixe em PDF
Os periquitos são animais de estimação muito populares, pois são inteligentes, curiosos e fáceis de cuidar. Se quer criar uma relação com seu bichinho, mantendo-o estimulado e feliz, que tal ensiná-lo a falar? Esses bichinhos amam imitar aqueles ao redor, não importa se estão cercados por outros pássaros ou por humanos como você.
Passos
-
Controle o número de pássaros. Ter mais de um periquito pode ajudar no treino, pois eles desenvolvem o canto e a voz se comunicando entre si. Entretanto, ter muitos pássaros em casa também pode atrapalhar o processo, pois eles vão se concentrar na comunicação entre aves, ignorando você. [1] X Fonte de pesquisa
- Ter alguns pássaros em casa não deve limitar os treinos, mas o excesso certamente vai prejudicar o progresso..
- Se tem apenas um pássaro, você pode colocar um espelho na gaiola dele para que ele acredite que há outra ave no espaço. Isso vai ajudar na comunicação, mas você deve tirar o espelho antes das sessões de treino, ou o periquito pode se concentrar apenas no reflexo e não em você. [2] X Fonte de pesquisa
-
Deixe o pássaro confortável em sua presença. Forme um laço com o pássaro, falando com ele e mantendo-o confortável no lar de vocês. Trate-o como parte da família!
- Seu objetivo deve ser formar uma relação de confiança entre vocês. Se o pássaro não parecer interessado em interações, deixe ele. Se ele está com medo ou ignorando você, sinal de que o timing não está certo. Não desista, entretanto, pois você conseguirá formar um laço com a ave.
-
Escolha a hora certa para treinar o periquito. É importante que a ave esteja calma e pronta para se concentrar em você. Se ela estiver cansada ou distraída, o processo não vai funcionar como esperado. [3] X Fonte de pesquisa
- Aposte em treinar o pássaro logo cedo, repetindo palavras para ele antes mesmo de descobrir a gaiola dele pela manhã.
Publicidade
-
Repita uma palavra para a ave várias vezes. Fale lentamente e com um tom de voz, ensinando-os uma palavra por vez. Ele pode não conseguir repetir a palavra ainda, mas você não deve parar de repeti-la.
- Saiba que os periquitos conseguem pronunciar as consoantes d, t, q, p e b com mais facilidade. Evite frases que não as usem, pois a ave vai ter dificuldade para pronunciá-las.
- Não sabe qual palavra usar para começar? Experimente usar o nome da ave. Ela provavelmente já ouviu essa palavra algumas vezes e deve se sentir mais familiarizada com o som.
-
Recompense o bichinho sempre que ele repetir a palavra ensinada. A ideia é reforçar o comportamento e a relação entre vocês. As aves amam espigas de painço, aipo e cenouras. Além de ser uma boa recompensa, você vai estar fazendo um bem para a saúde do animal.
-
Separe alguns minutos para falar com o pássaro. A ideia não é treiná-lo por muito tempo, mas é bom falar com ele por pelo menos meia hora ao dia. Se passar disso, você corre o risco de entediar a ave e diminuir a vontade de aprender dela. [4] X Fonte de pesquisa
-
Não deixe que o pássaro se distraia durante os treinos. Cubra as laterais da gaiola com um tecido e fique parado na abertura para mantê-lo focado e ciente de que estão "conversando" a sós.
-
Aposte em treinos direcionados. Não passe para a segunda palavra se o periquito ainda não for capaz de repetir a frase corretamente pelo menos três vezes seguidas. Aguardar o progresso dele vai aumentar as chances de que o treino dê certo no futuro.
-
Tenha paciência e não tente forçar o pássaro a falar. É comum que muitos periquitos não aprendam a falar, mas isso não deve desencorajar você de tentar!
-
Avance para frases mais complexas. Assim que o pássaro tiver dominado algumas palavras, passe para frases completas, repetindo-as quando ele estiver tranquilo e disposto a se concentrar em você. Para garantir o foco do bichinho, fique a sós com ele no cômodo.
-
Ensine o periquito a repetir o nome de um objeto ou a cor dele. Segure o objeto enquanto diz uma palavra. Com o tempo, bastará segurar o objeto na frente do pássaro para que ele repita a palavra ensinada. Ele vai apenas repetir o som, mas parecerá que está identificando o objeto, o que é bem divertido e recompensador.Publicidade
Dicas
- Treine o periquito a falar ao mesmo tempo em que o ensina a ficar empoleirado em seu dedo. Para ensiná-lo a subir em sua mão, pressione o dedo (de leve) contra a barriga dele. Fale com a ave quando ela subir em você.
- Cante ou ouça músicas com os periquitos. É possível até mesmo que o bichinho aprenda a cantarolar a música.
- Repita os sons diariamente nos mesmos horários para reforçar o aprendizado do pássaro.
- Não se assuste caso tome uma bicada, pois é pouco provável que o ataque machuque pra valer. Em caso de bicada, diga "não" em um tom de voz firme, mas não grite, ou você pode assustar a ave e deixá-la agressiva.
- Se quer um periquito que fale, pegue-o ainda jovem, comprando-o de um criador respeitável. Assim, você saberá exatamente qual a idade da ave, facilitando o treino. Um pássaro mais velho provavelmente não aprenderá a falar, apenas a assobiar.
Publicidade
Avisos
- Não brigue com o pássaro e nem o assuste. Nem todas as aves da espécie conseguem falar, e você não deve ser maldoso pela decepção. Se notar que está se frustrando, interrompa o treino e não desconte a frustração no pássaro.
- Feche as janelas quando for tirar o periquito da gaiola, pois ele pode tentar fugir e se machucar gravemente.
Publicidade
Referências
Publicidade