PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O ato de morder é uma etapa normal no desenvolvimento de um cão, e geralmente os filhotes recebem um retorno dos outros membros da "matilha", inclusive dos cães adultos, que os ensinam a moderar a intensidade das mordidas (a técnica da inibição de mordida). Não monitorar as mordidas do cãozinho pode levá-lo a apresentar problemas comportamentais quando adulto: uma mordida engraçadinha de um filhote de 5 kg pode se transformar em uma mordida séria de um cão adolescente de 35 kg.

Se você ou algum membro da família estiverem em uma situação de perigo ou com medo do filhote, procurem a ajuda de um adestrador experiente ou de um especialista em comportamento animal o mais rápido possível. [1] [2]

Método 1
Método 1 de 4:

Entendendo o comportamento de filhotes em relação às mordidas

PDF download Baixe em PDF
  1. Geralmente os cães novinhos não sabem que estão mordendo com força, então fazem isso para se divertir, sem entender como acabam afetando os outros. Eles costumam aprender que estão mordendo com força em brincadeiras com outros filhotes ou com os cães adultos. Cachorrinhos beliscam e mordem uns aos outros brincando, até que um cão adulto ou filhote leve uma mordida mais forte e dê um uivo estridente. O cão que levou a mordida vai parar de brincar, e o que mordeu também vai ficar assustado, parando com a brincadeira momentaneamente.
    • Na próxima vez em que o filhote for brincar, se ele morder com força e receber o troco na mesma proporção, ele vai começar a perceber que suas mordidas podem prejudicar de verdade os outros cãezinhos ou pessoas. O cachorrinho se vale desta situação para modificar o comportamento.
  2. Um cão adulto tolera razoavelmente bem o comportamento (às vezes impertinente) do filhotinho, mas ele se torna menos tolerante conforme o cãozinho cresce. É como se o cão adulto pensasse que o mais novo "já deveria ter aprendido." Assim, com o passar do tempo, a seriedade da correção do cão adulto aumenta, passando de uma simples mudança no jeito de brincar para uma mensagem rápida, que pode incluir um rosnado.
    • Em casos mais extremos de correção, um cachorro mais velho pode saltar sobre o filhote e derrubá-lo para ensinar uma lição de verdade; na maioria dos casos, isso não deve ser imitado pelo dono, a não ser que esteja sob a orientação e supervisão de um adestrador experiente.
    • Por conta deste progresso natural, o cãozinho geralmente aprende com cães adultos que morder é inaceitável antes de se tornar grande o bastante para causar danos a outros cães ou pessoas.
  3. Ao escolher uma técnica para treinar o cão, lembre-se do tempo que pode dedicar e se o método é apropriado para a situação.
    • Se tiver filhos, é importante que o filhote entenda que não pode mordê-los, mas não é recomendável que crianças participem do treinamento.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Ensinando a técnica da inibição de mordida

PDF download Baixe em PDF
  1. Quando ele fizer isto, dê um ganido estridente, imitando o uivo de um cão. Este som deve ser alto e agudo, como seria o de um cachorro. Levante-se e pare de brincar com ele para reforçar ainda mais que este comportamento não é aceitável.
    • Se utilizar um dispositivo sonoro no treino, dispare-o assim que ele retirar a boca da mão ou parar de pressioná-la.
  2. Puxar a mão para trás na hora da dor, muito embora seja um reflexo normal, pode incentivá-lo a morder ainda mais forte e continuar mordendo. Quando a mão se mexe, você o incentiva a pegar a presa, o que faz com que ele continue mordendo. Uma mão mole, por outro lado, é não é nada divertido para a brincadeira dele.
  3. Se ele começar a morder de novo, solte um uivo ou repreenda-o severamente e saia da brincadeira. Não repita estes passos mais do que 3 vezes em períodos de 15 minutos.
    • Treinar o filhote de maneira exaustiva por um longo período de tempo não vai passar uma mensagem clara. Ele não vai aprender a parar de morder e isto só vai fazer com que continue a agir assim.
  4. Entre os episódios de mordidas, caso ele dê uma lambida ou tente confortá-lo, destaque o comportamento e dê um agrado. O filhote deve ser recompensado e incentivado a dar um retorno positivo que não envolva mordidas.
  5. Quando o cão morder você, dê um ganido alto e retire a mão, para mostrar que parou com a brincadeira. Em seguida, ignore-o por uns 20 segundos. O isolamento físico da matilha passa uma mensagem forte para o cachorrinho, de que ele está agindo da maneira errada. [3] Se o filhote o morder novamente, levante-se e saia por 20 segundos.
    • Depois de passados os 20 segundos, volte e comece a brincar novamente. Você quer incentivar uma brincadeira suave e desencorajar brincadeiras brutas. Brinque com ele até que a situação aconteça de novo, então repita os passos de ignorá-lo/sair da brincadeira.
  6. Se começar ensinar que as mordidas fortes são inaceitáveis, o cachorro pode tentar dar mordidas mais suaves. Você deve passar a mensagem de que mordiscadas moderadas também são inaceitáveis. Continue desencorajando-o a dar mordidas menos fortes e assim por diante, até que ele consiga brincar com suas mãos com suavidade e controlar a pressão da mordida.
  7. Este processo pode demorar bastante, principalmente com filhotes que sejam especialistas em caça. O método deve funcionar de forma eficaz, mas você pode levar muitas mordidas ao longo deste caminho.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Ensinando bons hábitos

PDF download Baixe em PDF
  1. Brincar com cães vacinados é uma fase normal da infância de um cãozinho. E, assim como na sua própria infância, esta é uma época de exploração e aprendizado. Brincar regularmente com outros cães bem-educados, que não necessitem de lições para parar de morder, vai incentivá-lo a brincar direito com outros cachorros e com você. [4]
    • Pense na hipótese de matriculá-lo em aulas de treinamento para filhotes, onde ele vai poder aprender habilidades fundamentais enquanto se diverte.
  2. Pegue o brinquedo ou o osso e deixe o filhote mordê-los. [5] Assim, você o ensinará que deve morder um brinquedo ou um osso em vez de você.
  3. Brincadeiras brutas com as mãos são bem divertidas, mas podem passar ao cachorro uma ideia errada. Incentive outros modos de brincar que não estimulem o cão a morder os dedos, mãos, tornozelos e dedos dos pés.
    • Aprenda a jogar objetos para o cão apanhar. Atenha-se aos mesmos passos toda vez que brincar com ele.
    • Aprenda a brincar de cabo-de-guerra com ele. Atenha-se às mesmas regras para incentivá-lo a parar de abocanhar suas mãos.
    • Forneça vários brinquedos interessantes e novos para manter o cão entretido. Um cachorro entediado é muito mais propenso a buscar atenção por meio de mordidas. Troque sempre os brinquedos, para ter menos chances de entediá-lo.
    DICA DE ESPECIALISTA

    David Levin

    Adestrador Profissional
    David Levin é Proprietário da Citizen Hound, um serviço que oferece passeiso de cães em San Francisco. David possui mais de nove anos de experiência profissional como passeador e adestrador. O negócio de David foi eleito "O Melhor Serviço de Passeadores" pela Beast of the Bay em 2019, 2018 e 2017. A Citizen Hound também foi eleita o Serviço de Passeadores #1 pela SF Examiner e A-List em 2017, 2016 e 2015. A Citizen Hound se orgulha de seu atendimento, cuidado, habilidade e reputação.
    David Levin
    Adestrador Profissional

    Ensinar ao seu cachorro comandos básicos pode ajudá-lo a parar de morder. Se estiver com dificuldade, tente ser mais proativo e redirecionar o comportamento. Por exemplo, se já ensinou ao animalzinho alguns comandos, quando ele o morder, diga "senta" ou "deita" em um tom firme. Também é possível treinar o cachorro para que ele lamba ao invés de morder.

  4. Antes de começar a brincar com ele, borrife a substância em partes do corpo e das roupas que o cão gosta de morder. [6] Quando o cachorro começar a mordê-lo, pares e espere que ele reaja ao sabor da substância. Faça um elogio a ele e continue brincando quando ele soltá-lo.
    • Algumas opções de sprays inibidores são os de maçã amarga, [7] unguento de Vick Vaporub, óleo de melaleuca ou vinagre branco. Outra alternativa é espirrar um spray bucal para cães, pois ele também tem um gosto parecido com os outros sprays inibidores no momento da mordida.
    • Pulverize o spray inibidor no corpo e roupas (se o produto não estragar roupas) pelo menos durante duas semanas. Depois deste período, o cão provavelmente vai ter desenvolvido uma grande aversão por suas mãos e tornozelos.
  5. Um filhote bem exercitado (ao ponto se cansar) não costuma ser tão bruto ao brincar. Isso ajuda, antes de tudo, a não cultivar maus hábitos. Um cão cansado geralmente é bem comportado.
  6. Às vezes, é tentador querer puni-lo fisicamente dando tapas, batendo ou esfregando os dedos na cara do cãozinho. O problema é que estas reações podem ter dois resultados: podem incentivar o filhote a continuar a ser bruto nas brincadeiras, ou podem incentivá-lo a agir com agressividade para valer. Evite outros métodos de punição física que possam assustar ou intimidar o cachorrinho.
    • Se estiver considerando este tipo de retaliação, entre em contato com um treinador profissional ou veterinário comportamental para obter ajuda.
    DICA DE ESPECIALISTA

    David Levin

    Adestrador Profissional
    David Levin é Proprietário da Citizen Hound, um serviço que oferece passeiso de cães em San Francisco. David possui mais de nove anos de experiência profissional como passeador e adestrador. O negócio de David foi eleito "O Melhor Serviço de Passeadores" pela Beast of the Bay em 2019, 2018 e 2017. A Citizen Hound também foi eleita o Serviço de Passeadores #1 pela SF Examiner e A-List em 2017, 2016 e 2015. A Citizen Hound se orgulha de seu atendimento, cuidado, habilidade e reputação.
    David Levin
    Adestrador Profissional

    Nunca bata no seu cachorro! Se você precisar demonstrar consequências, tente fechar a boca dele com as mãos, mas de maneira gentil. Ensinar um cachorro a parar de morder exige repetição, não violência. No entanto, se estiver com dificuldade de ensinar ao cachorro que morder não é um comportamento aceitável, segure-o pela coleira e feche a boca dele. Os cachorros não conseguem abrir a boca quando você coloca um pouco de pressão na região, então feche-a por alguns segundos e solte-a. Repita o processo até que ele assimile a ação com a consequência.

  7. Você pode até não gostar de levar umas mordidas toda vez que sai para brincar com o animal de estimação, mas é claro que deseja criar um laço afetivo de verdade entre vocês dois, e a brincadeira é, em parte, a maneira certa de fazer isso. Não desista de brincar só porque o filhote não sabe ainda como ser sutil. Ensiná-lo a diferença entre o certo e o errado – e não abandonar completamente as brincadeiras – é o melhor para ambos.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Evitando brincadeiras com mordidas

PDF download Baixe em PDF
  1. Veja se ele está em dia com as vacinas antes de levá-lo a espaços públicos compartilhados com outros cachorros. [8] Não deixe de usar uma coleira para a segurança dele.
  2. Dê ao filhote a oportunidade de mastigar um brinquedo apropriado. Elogie-o quando ele aceitar brincar com isso.
    • Se o cãozinho não estiver muito seguro para morder o brinquedo, experimente passar um pouco de caldo de atum ou manteiga de amendoim no item para torná-lo mais atraente.
  3. Se ele começar a agir assim, pare um pouco de brincar, mesmo antes de tomar mordidas. [9]
    Publicidade

Dicas

  • É possível procurar a ajuda de um profissional caso os métodos acima não resultem em nenhuma mudança material.
  • Os dentes adultos começam a nascer em cerca de 4 meses. É melhor terminar o treinamento antes disso, já que estes dentes podem causar mais danos do que os de filhote. [10]
  • Mordidas de cães de raças menores podem machucar do mesmo jeito; não seja negligente e não deixe de treinar o seu cão só porque ele é pequeno.
  • Deixe que cães adultos bem educados corrijam o cãozinho por conta própria. Embora a correção de cães adultos possa parecer dura para humanos, eles são adeptos a ensinar o comportamento correto aos filhotes.
  • A hora da brincadeira no treinamento de filhotinhos pode ser uma ótima oportunidade de ensinar a inibição de mordida em um ambiente controlado.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 349 214 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade