Ensinar seu cachorro a sentar obedecendo a um comando é um dos comportamentos mais simples e geralmente o primeiro a ser dado no treinamento de obediência básico. Sentar pode ser útil em várias situações, mas o processo de treino também é o começo de um estabelecimento de papéis na relação entre você e seu cão. Depois que ele aprender a sentar obedecendo a um comando, você terá a atenção dele, o que tornará o treinamento futuro bem mais fácil. Certos métodos geralmente funcionam melhor com filhotes, enquanto outros são mais adequados para cães mais velhos e com menos energia.
Passos
-
Vá devagar. Os cães, especialmente os filhotes, têm um tempo de atenção limitado e se distraem facilmente. Lembre-se disso durante o processo e saiba que terá que ir devagar no começo. Dê pausas a seu cachorro para permitir a ele se focar totalmente durante as sessões de treino. [1] X Fonte de pesquisa
-
Selecione um ambiente adequado. Esse deverá ser uma área na qual o cão se sinta confortável e que seja relativamente livre de distrações.
- Um cômodo dentro de casa pode ser um lugar ideal, onde você terá mais controle sobre o nível de atividade do cachorro e pode confiná-lo para focalizar melhor a atenção dele.
- Informe às outras pessoas da cada que vai trabalhar com o cão para que elas evitem introduzir distrações que possam interferir com a sessão de treinamento.
-
Evite treinar ao ar livre, se possível. As sessões de treinamento ao ar livre oferecem um ambiente bem menos controlado e com muito mais distrações. O local também limita sua capacidade de confinar o cachorro e mantê-lo focado.
- Caso tenha que treinar ao ar livre, você precisará ou de um local seguro para evitar que o cachorro fuja ou de uma guia para controlá-lo. Esta pode limitar bastante a eficácia das técnicas de treinamento, tornando-o bem mais difícil.
-
Leia o humor do seu cão. Se ele iniciar a sessão de treinamento bem, ou seja, prestando atenção em você, respondendo aos comandos e participando, mas depois começar a se distrair, faça uma pausa, pois ele pode estar ficando sobrecarregado. Pode ser necessário encontrar um ambiente com menos distrações ou tornar as sessões de treinamento mais curtas para começar, com cinco minutos em vez de dez, por exemplo.Publicidade
-
Obtenha uma variedade de petiscos pequenos. Como dará vários desses ao cachorro durante o treinamento, você deve optar por petiscos bem pequenos. Você também pode usar alimentos humanos saudáveis que sejam bons para cães, como pedaços de maçã, cenoura, feijões verdes ou frango. [2] X Fonte de pesquisa Se o cachorro estiver acima do peso, pode ser que você consiga encontrar petiscos diet ou com menos calorias, ou até usar pedaços individuais de ração para cachorro diet.
- Sempre verifique se a comida humana pode ser dada a cachorros. Há muitos alimentos, como uvas frescas e passas, chocolate, cebolas ou abacates que podem fazer mal aos cães.
-
Capture a atenção do cachorro. Como ao ensinar qualquer comportamento, o primeiro passo é obter a atenção total do cão. O melhor a fazer para isso é ficar diretamente em frente ao animal com ele olhando para você, de modo que fique completamente focado em você e possa vê-lo e ouvi-lo com clareza.
-
Mostre um petisco ao cachorro. Segure um petisco nas mãos para que ele saiba que você o tem, mas também de maneira que ele não possa tirá-lo da sua mão. Ele ficará muito curioso com o que deve fazer para obter o petisco, o que dará a você toda a atenção dele.
-
Mova o petisco do focinho do cachorro até atrás da cabeça dele. Mantenha o alimento bem perto do focinho do animal e então levante-o lentamente sobre a cabeça dele. O cão seguirá o petisco com os olhos e o focinho, olhando para cima e, no processo, colocando o traseiro no chão.
- Você precisará segurar o alimento perto o bastante da cabeça do cachorro para que ele não tente pular para pegá-lo. Deixe-o baixo o suficiente para que o animal se sente.
- Se o traseiro do cão não estiver alcançando o chão, você pode ajudá-lo colocando-o gentilmente em uma posição de sentar completa enquanto mantém o petisco na mesma posição.
- Se o cachorro tentar virar para trás para seguir o petisco em vez de levantar a cabeça e sentar, tente fazer o truque dentro de um local fechado e perto de um canto para limitar a habilidade do cachorro de se mover para trás, o que pode facilitar o ato de sentar. [3] X Fonte de pesquisa
DICA DE ESPECIALISTAAdestrador e Passeador ProfissionalDavid Levin é Proprietário da Citizen Hound, um serviço que oferece passeiso de cães em San Francisco. David possui mais de nove anos de experiência profissional como passeador e adestrador. O negócio de David foi eleito "O Melhor Serviço de Passeadores" pela Beast of the Bay em 2019, 2018 e 2017. A Citizen Hound também foi eleita o Serviço de Passeadores #1 pela SF Examiner e A-List em 2017, 2016 e 2015. A Citizen Hound se orgulha de seu atendimento, cuidado, habilidade e reputação.Nosso especialista concorda: para fazer um cachorro sentar, segure um petisco e leve-o para cima da cabeça do cão. Permita que o cão siga o petisco com o nariz até a cabeça dele ir tão pra trás que ele é obrigado a sentar para continuar olhando a comida.
-
Diga "senta" quando o cachorro sentar e dê o petisco para ele. Quando o traseiro do cachorro fizer contato com o chão, diga "senta" com uma voz firme e imediatamente dê a ele o petisco como recompensa por sentar.
- Tente limitar as verbalizações. Se o cachorro não sentar na hora, não diga "não, senta" ou introduza outros comandos. Limitando sua fala apenas ao comando e ao elogio, a palavra de comando vai se destacar mais claramente para o cão. [4] X Fonte de pesquisa
DICA DE ESPECIALISTAAdestrador e Passeador ProfissionalDavid Levin é Proprietário da Citizen Hound, um serviço que oferece passeiso de cães em San Francisco. David possui mais de nove anos de experiência profissional como passeador e adestrador. O negócio de David foi eleito "O Melhor Serviço de Passeadores" pela Beast of the Bay em 2019, 2018 e 2017. A Citizen Hound também foi eleita o Serviço de Passeadores #1 pela SF Examiner e A-List em 2017, 2016 e 2015. A Citizen Hound se orgulha de seu atendimento, cuidado, habilidade e reputação.Considere esperar para formar a associação com a palavra 'senta' até o cachorro sentar de maneira consistente. Normalmente, adestradores irão esperar que o animal associe a palavra à ação até a ação ser feita corretamente. Do contrário, você pode, sem querer, fazer o cão associar a palavra a um comportamento incorreto. Além disso, permanecer em silêncio faz o cão ficar menos agitado, permitindo-lhe pensar de maneira mais clara. O cão aprenderá com todo seu potencial quando você permitir que ele, por conta própria, descubra como ganhar o petisco.
-
Elogie o comportamento do seu cachorro. Reforce a recompensa com elogios: faça carinho na cabeça dele e use palavras como "muito bem" para reforçar o fato de que ele fez algo bom. Repita toda vez que o cachorro se sentar durante a sessão de treinamento. [5] X Fonte Confiável American Society for the Prevention of Cruelty to Animals Ir à fonte
-
Libere o cachorro da posição de sentado. Você pode liberá-lo do comando usando uma palavra como "deixa", dando um passo para trás e encorajando o animal a ir até você.
-
Repita o truque por dez minutos. Depois de um tempo, o cão pode ficar entediado, então faça uma pausa e recomece o treinamento outra hora. Procure fazer pelo menos duas a três sessões curtas de treinamento por dia. [6] X Fonte de pesquisa Provavelmente, seu cachorro levará de uma a duas semanas de treinamento consistente até aprender. [7] X Fonte Confiável American Society for the Prevention of Cruelty to Animals Ir à fonte
-
Vá tirando os petiscos. Quando começar o treino, dê um petisco a seu cachorro cada vez que ele sentar, sempre com elogios entusiasmados também. Depois de uma semana ou duas, quando o animal estiver sentando para obter petiscos consistentemente, ofereça-os de vez em quando, mas continue a elogiar. Lentamente, você fará com que o cão sente só com seu gesto e o comando "senta", mas sem petiscos, e então apenas com o comando. [8] X Fonte Confiável The Humane Society of the United States Ir à fontePublicidade
-
Use esse método para cachorros bravos. Essa técnica é usada para dar a você um melhor controle sobre o cão com o qual está trabalhando, e é melhor para animais muito ativos.
- A chave para trabalhar com cachorros desobedientes é manter controle com o uso de uma guia e de um peitoral e reforçar o comportamento positivo. Os comportamentos negativos durante o treinamento devem ser ignorados; se você responder a eles, estará reforçando. [9] X Fonte de pesquisa
-
Coloque o cachorro em uma guia. Você precisará da atenção dele e que ele fique no lugar durante a sessão de treino, e usar uma guia vai ajudar você a conseguir e a manter o animal do seu lado. Caso prefira não trabalhar usando uma guia, ainda pode utilizar esse método para treinar o cachorro, desde que ele fique do seu lado. [10] X Fonte de pesquisa
- Segure a guia com firmeza para que o cachorro fique perto de você, mas não ao ponto de deixar o animal desconfortável.
- Você pode precisar experimentar tipos diferentes de peitorais ou coleiras para encontrar um que dê certo. Um que se prenda ao peito do animal em vez de às costas dele pode oferecer mais controle sobre os movimentos e o comportamento do cão. [11] X Fonte de pesquisa
-
Fique ao lado do cachorro e encoraje-o a sentar. Você vai ajudá-lo a se abaixar para sentar empurrando-o bem de leve na área logo acima das patas traseiras. O animal pode ficar confuso no começo, mas depois de um momento ele entenderá e sentará.
- Não force o cachorro a sentar. Empurrá-lo com muita força pode assustá-lo ou machucá-lo.
- Nunca bata no cachorro. Você não vai conseguir ensiná-lo a sentar assim; ele só vai aprender a ter medo de você.
- Se o cachorro lutar com você e se recusar a sentar, tente andar um pouco com ele na guia para "resetar" a sessão de treinamento, depois pare e tente fazê-lo sentar de novo.
-
Diga "senta" quando o traseiro dele tocar o chão. Fique com a mão no lugar por cerca de 30 segundos para que ele associe a posição com seu comando.
-
Repita. Você deverá repetir o processo várias outras vezes, recompensando e elogiando o cachorro a cada tentativa bem-sucedida. Continue a guiá-lo para a posição com sua mão por quanto tempo for necessário até que ele aprenda a sentar apenas pelo seu comando de voz.
-
Mude de ambiente. Se o cachorro resistir consistentemente à posição de sentar, você deve tentar mudar para uma superfície diferente na qual ele se sinta mais confortável. Você também pode fazer uma pausa e tentar de novo mais tarde, depois de dar a seu cachorro um tempo sozinho.
-
Seja persistente. Ao lidar com um cão com muita energia, pode levar semanas de prática até que ele pegue o jeito. Para ajudar a acalmá-lo e acelerar o processo, lembre-se de manter a calma e falar com uma voz tranquila. Você ainda pode tentar marcar suas sessões de treinamento para um horário em que as distrações estejam menores e depois que o cachorro já tiver se exercitado bastante e esteja mais cansado.DICA DE ESPECIALISTAAdestrador e Passeador ProfissionalDavid Levin é Proprietário da Citizen Hound, um serviço que oferece passeiso de cães em San Francisco. David possui mais de nove anos de experiência profissional como passeador e adestrador. O negócio de David foi eleito "O Melhor Serviço de Passeadores" pela Beast of the Bay em 2019, 2018 e 2017. A Citizen Hound também foi eleita o Serviço de Passeadores #1 pela SF Examiner e A-List em 2017, 2016 e 2015. A Citizen Hound se orgulha de seu atendimento, cuidado, habilidade e reputação.
Tente repetir o treino em diferentes situações. Compreender os mecanismos por trás de um comportamento é apenas a primeira fase do aprendizado; portanto, não pare de treinar o cão só porque ele responde direitinho ao comando de "sentar". Para que o cão compreenda inteiramente o sentido de "sentar", tente mudar as variáveis. Treine-o para obedecer ao comando em um ambiente diferente, na rua e perto de outros cães.
-
Pratique um comando de sentar sem ajuda. Quando o cão estiver sentando regularmente com a sua ajuda, é hora de tentar sem ela. Com o cachorro ainda na guia, pratique dizer "senta" enquanto ele estiver de pé sem colocar a mão nas costas dele. No começo, continue a recompensá-lo cada vez que ele sentar obedecendo ao comando, até progredir ao ponto em que ele se sente atendendo ao comando sem precisar de um petisco. [12] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Use esse método com cachorros mais velhos e calmos. Esse método tem menos chance de funcionar com um filhote, mas dá certo com cães mais velhos de temperamento relativamente tranquilo.
-
Trabalhe em um ambiente confortável. É melhor começar o treino dentro de casa, com menos distrações. Trabalhe em um ambiente fechado numa área relativamente pequena, mas permita ao animal mover-se livremente.
- Lembre-se de que essa é a hora do treinamento, não da observação. Você deverá permanecer calmo e tentar não alterar o comportamento natural do seu cachorro.
-
Observe o cão até que ele sente. Não faça nada para levá-lo a sentar, mas permita a ele se mover livremente até que ele sente sozinho.
-
Diga "senta" e recompense o cachorro imediatamente. Faça isso no momento em que o traseiro do animal tocar o chão. Fale de maneira clara e amigável e recompense o cachorro com um carinho na cabeça e dizendo "muito bem!" ou dando a ele um pequeno petisco.
- Evite gritar com o cão de maneira ríspida, pois esses animais não respondem bem a reforços negativos.
-
Repita o exercício sempre que puder. Para que seu cachorro aprenda a associar o ato de sentar com a palavra "senta", você precisará praticar bastante. Tente ficar perto do animal por meia a uma hora usando a técnica acima para treiná-lo sempre que ele se sentar.
-
Diga ao cachorro para sentar enquanto ele estiver de pé. Quando tiver conseguido treinar o cachorro para entender o que a palavra "senta" quer dizer, trabalhe para fazer com que ele se sente ao receber o comando. [13] X Fonte de pesquisa Assim que ele seguir seu comando, recompense-o na hora e continue praticando até que ele seja capaz de sentar apenas ouvindo a palavra, sem precisar de um petisco.Publicidade
Dicas
- Sentar não é algo que acontece na hora para todo cachorro. Você precisará praticar todos os dias até que o seu aprenda e depois a cada poucos dias para que ele se lembre.
- Elogie seu cachorro sempre que ele obedecer ao comando corretamente.
- Se o seu cão não estiver entendendo, não force. Pare antes que vocês dois fiquem frustrados e tente de novo no outro dia.
- Ame seu cachorro e tenha paciência com ele, pois você precisará repetir o treinamento várias vezes até que ele entenda.
- Deixe outras pessoas na casa tentarem fazer o cachorro sentar de vez em quando.
Referências
- ↑ http://www.peteducation.com/article.cfm?c=2+2085&aid=173
- ↑ http://www.cesarsway.com/dog-care/dog-nutrition/Dog-Approved-People-Food
- ↑ http://www.raisingspot.com/training/basic-dog-training-sit
- ↑ http://www.raisingspot.com/training/basic-dog-training-sit
- ↑ http://www.aspca.org/pet-care/virtual-pet-behaviorist/dog-behavior/teaching-your-dog-sit
- ↑ http://www.nylabone.com/dog-101/training-behaviors/obedience-training/
- ↑ http://www.aspca.org/pet-care/virtual-pet-behaviorist/dog-behavior/teaching-your-dog-sit
- ↑ http://www.humanesociety.org/animals/dogs/tips/dog_training_positive_reinforcement.html
- ↑ http://www.vcahospitals.com/main/pet-health-information/article/animal-health/disobedient-unruly-and-excitable-dogs/160
- ↑ http://www.veterinarypartner.com/Content.plx?A=1574
- ↑ http://www.vcahospitals.com/main/pet-health-information/article/animal-health/disobedient-unruly-and-excitable-dogs/160
- ↑ http://www.whole-dog-journal.com/issues/14_5/features/Training-Hyperactive-Dogs_20259-1.html
- ↑ https://apdt.com/pet-owners/choosing-a-trainer/myths/