Baixe em PDF Baixe em PDF

Ensinar o seu filho pequeno a somar e subtrair pode ser difícil, ainda mais se ele não está acostumado a mexer com números e outros conceitos da matemática. Felizmente, existem várias formas diferentes de mostrar esse conteúdo ao jovem sem que ele fique traumatizado. Algumas crianças aprendem com exercícios de cabeça, enquanto outas precisam de estímulos físicos — como contar objetos como passas, uvas e pecinhas de lego ou até livros ilustrados. Se o seu filho aprende com recursos visuais, você também pode usar um ábaco. Por fim, tente sempre usar vários métodos diferentes para deixar o processo divertido.

Método 1
Método 1 de 4:

Fazendo exercícios de cabeça

Baixe em PDF
  1. Comece dizendo "1" e pedindo para a criança repetir. Depois, conte até 10 com ela. Repita o exercício pelo menos duas vezes para o seu filho se acostumar a ouvir números em voz alta e entender melhor a ordenação deles.
    • Depois desse exercício inicial, peça para o seu filho repetir de 10 a 20 com você. Treine pelo menos duas vezes.
  2. Quando o seu filho se acostumar a falar os números em voz alta, comece a ensiná-lo a somar e subtrair. Para começar, diga "1" em voz alta para ele.
  3. Pergunte "O que vem depois do 1?" e espere de cinco a dez segundos para ver se a criança responde. Dê um tempinho para ela pensar na resposta.
    • Se a criança não souber a resposta, diga "2" e conte até 10 em voz alta de novo. Após isso, torne a perguntar: "O que vem depois do 1?" até ela conseguir responder corretamente.
    • Vocês também podem dizer números alternados. Por exemplo: um dia "2", o outro diz "3" e assim por diante.
  4. Você pode dizer "Vamos contar até 5. Pronto?". Incentive a criança a acompanhar a contagem sem pressa. Faça elogios se ela acertar.
    • Quando ela chegar a 5, diga algo como "Isso mesmo!" ou "Acertou!".
  5. Você pode dizer "Vamos contar para trás a partir de 5. Pronto?". Incentive a criança a acompanhar a contagem e reafirme que ela tem que ir para trás , não para frente.
  6. Diga "A 'soma' acontece quando juntamos dois números" e dê um exemplo simples, como somar 1 e 1 para chegar a 2. Compare a operação à contagem, na qual somamos um número ao que veio antes para chegar a um valor maior.
    • Você também pode explicar a subtração à criança: "A 'subtração' acontece quando tiramos um número de outro". Use o mesmo exemplo citado acima, mas tire 1 de 2. Compare a operação à contagem regressiva, na qual subtraímos um número ao que veio depois para chegar a um valor menor.
  7. Diga "Vamos começar no 1 e somar mais 1 a ele. A gente conta juntos. Pronto?". Depois, ajude a criança a chegar em 2 sem pressa ou pressão.
    • Você também pode pedir para o seu filho começar em 1 e chegar a 3. Depois, ele pode começar em 2 e chegar a 4.
    • Ajude a criança a somar números pequenos, como 1, 2 e 3. Ela tem que falar tudo em voz alta para mostrar o raciocínio.
    • Não deixe a criança usar os dedos para contar. É melhor ela fazer tudo de cabeça.
  8. Diga "Vamos começar em 5 e tirar 1. Pronto?". Espere um tempo enquanto ele chega a 4 e relembre-o de que a operação é contrária à soma.
    • Depois, ajude o seu filho a subtrair 2 de 5 para chegar a 3 (mais uma vez, em voz alta e sem pressa).
  9. Quanto mais exercícios de cabeça você fizer, mais o seu filho vai se acostumar à matemática. Faça essa atividade com ele por uma hora por dia, sempre aumentando o escopo das operações e falando tudo em voz alta para a criança se acostumar de verdade.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Usando objetos físicos e cartões de consulta

Baixe em PDF
  1. Escolha objetos iguais e que a criança consiga pegar e manusear sem dificuldades: frutas, salgadinhos (ainda mais se ela ficar com fome depois), palitos de picolé, peças de lego e bloquinhos de madeira são ótimos exemplos. [1]
    • Não use objetos afiados ou pontiagudos e nem coisas que tenham formas e cores diferentes. A criança pode ficar confusa e até se machucar.
  2. Você pode anotar de 1 a 10 nos cartões ou imprimir algo pronto da internet. Até um baralho de Uno serve, desde que cada carta só tenha um número. [2]
    • Os números têm que estar bem legíveis para que a criança enxergue sem dificuldade.
  3. Coloque os objetos em uma linha e, depois, vire um cartão de consulta com um número. Peça para a criança contar os objetos até chegar a esse calor. Se necessário, ajude-a no início. [3]
    • Por exemplo: se você virar um cartão que traz o número "5", peça para o seu filho separar cinco objetos.
    • Continue praticando o exercício com vários cartões diferentes até a criança se acostumar à operação.
  4. Pegue um cartão de consulta e peça para a criança separar quantos objetos o número representa. Depois, pegue outro cartão e diga: "E agora, quantos objetos nós teríamos se somássemos esse valor?". Espere a resposta e não tenha pressa. [4]
    • Por exemplo: se você tirar um cartão que traz "3", instrua o seu filho a separar três objetos. Se o segundo cartão trouxer "3", peça para ele somar mais dois objetos aos três que tinha antes. Por fim, ele tem que contar quantos itens tem no total (5).
  5. Quando a criança se acostumar à soma, instrua-a em relação à subtração com os objetos. Mostre o valor do primeiro cartão de consulta e peça para ela separar as coisas. Depois, mostre o segundo e diga "E agora, com quantos objetos ficaríamos se tirássemos esse valor?". Mais uma vez, espere a resposta. [5]
    • Por exemplo: se você tirar um cartão que traz "5", peça para o seu filho separar cinco objetos. Depois, se tirar um "2", peça para a criança tirar mais dois objetos desses cinco. Por fim, ele tem que contar quantos itens tem no total (3).
  6. Adquira o hábito de fazer uma hora de exercícios de soma e subtração com o seu filho usando esses objetos e cartões de consulta. Aumente cada vez mais os valores. [6]
  7. Faça cartões com operações, como "1 + 1", "2 + 2" e assim por diante, para a criança se acostumar cada vez mais à soma. Ela também pode usar os objetos como apoio.
    • Depois, faça cartões com somas e até subtrações mais complicadas, como "3 + 2" e "5 - 2".
  8. 8
    Use objetos e brincadeiras diferentes para entreter a criança. Quando o seu filho se acostumar à matéria, troque os objetos para ele não se entediar e brinque com valores cada vez mais altos. Tudo isso garante que a aprendizagem não vai ficar enfadonha.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Usando livros ilustrados

Baixe em PDF
  1. Os livros ilustrados são excelentes para crianças que aprendem mais com recursos visuais, não tanto com exercícios de cabeça. Compre algo legal e que fale de conceitos básicos da matemática em qualquer livraria ou pela internet. O livro pode até ter um tema, como animais ou personagens interessantes. [7]
    • Você pode ter que ir à seção de livros infantis ou de não ficção das livrarias para encontrar livros de matemática legais.
  2. O livro tem que ser feito para a faixa etária do seu filho, como de "zero a 2 anos" ou de "2 a 5". Algumas obras também são vendidas de acordo com a recomendação do nível escolar, como "jardim de infância" ou "primeiro ano". [8]
    • Você pode ainda comprar um livro ilustrado com uma historinha que inclua a matemática, ainda mais se o seu filho é um pouco mais velho e já consegue entender essas coisas.
    • Compre um livro com desenhos bem chamativos para a criança nunca ficar entediada.
  3. Leia o livro com o seu filho regularmente. Incentive-o a falar dos números, da soma, da subtração e afins. [9]
    • Alguns livros ilustrados são mais interativos, como quando o leitor tem que contar o número de objetos em uma imagem ou responder a certas perguntas sobre soma e subtração. Peça para o seu filho fazer esses exercícios para aprender cada vez mais.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Usando um ábaco

Baixe em PDF
  1. O ábaco é um instrumento de cálculo feito com dez varas presas a uma estrutura de madeira e 100 contas (ou bolinhas) coloridas. Essas contas são divididas entre as dez varas. [10]
    • Compre um ábaco que tenha contas bem coloridas para chamar mais a atenção do seu filho. Elas vão estar dispostas em cinco linhas de tons diferentes seguidas por cinco linhas do mesmo tom, mas distribuídas de outra forma.
    • Compre um ábaco com contas grandes, que o seu filho consiga mexer sem dificuldade.
  2. Coloque o ábaco em uma mesa na frente da criança e transfira todas as contas para o mesmo lado. Assim, o seu filho vai aprender mais ao ouvir você falar o que está fazendo em voz alta. [11]
  3. Mostre o ábaco ao seu filho para ele notar que você mexeu uma conta. [12]
  4. Ele pode começar na última linha do ábaco. Enquanto mexe, ele também tem que dizer "1" para mostrar que entendeu a quantidade. [13]
  5. Mexa duas contas da primeira linha e peça para o seu filho repetir o movimento, mas na última. Continue assim até chegar a 10, com a criança sempre repetindo o que faz em voz alta. [14]
    • Quando chegar a "10", todas as contas da sua linha e as da linha da criança têm que estar do outro lado do ábaco.
  6. Leve todas as contas de uma linha a um único lado do ábaco. Depois, mexa uma conta de volta para a posição original e some mais uma peça. [15]
  7. Aponte para as contas que você mexeu e diga "1, 2" junto ao seu filho. [16]
    • Você pode transferir mais uma conta para o outro lado e refazer a contagem. Aponte para as duas e diga "1, 2, 3" junto ao seu filho.
    • Continue esse exercício com uma conta de cada vez até chegar a "10".
  8. Todas as contas têm que estar em um só lado do ábaco. Quando isso acontecer, transfira uma delas de volta à posição inicial. [17]
  9. Peça para o seu filho contar quantas contas restam desse lado do ábaco enquanto aponta e diz "1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9" junto dele. [18]
    • Você pode continuar subtraindo contas de um lado e contando quantas restam até ficar com uma única peça em uma ponta e, por fim, nenhuma.
  10. Some ou subtraia duas contas de cada vez a um lado do ábaco, sempre contando em voz alta. Vá devagar para o seu filho se acostumar de verdade às operações e só depois aumente a quantidade. [19]
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 25 721 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade