Baixe em PDF Baixe em PDF

Introvertidas, intelectuais e ambiciosas, pessoas com o tipo de personalidade INTJ (sigla que, traduzida para o português, significa "introvertido, intuitivo, pensante e julgador") são incríveis parceiras para a vida toda. Mas quais dos outros grupos da tipologia de Myers-Briggs são compatíveis com elas? E quais mais têm dificuldade para se adaptar? Foi por isso que criamos este artigo! Leia nosso guia detalhado para entender melhor a compatibilidade amorosa de pessoas tão específicas. Vamos lá?

O que você precisa saber

  • Pessoas INTJ costumam se sentir mais realizadas quando têm algum tipo de semelhança com seus parceiros. É por isso, por exemplo, que ISTJs e INTJs combinam tanto.
  • Alguns tipos formam excelentes complementos a INTJs, apesar de haver grandes diferenças. Por exemplo: ESFPs e ESTPs costumam se enquadrar nessa categoria.
  • No amor, INTJs são parceiros fenomenais. Eles levam o assunto a sério e são extremamente leais, embora não façam grandes gestos românticos.
Método 1
Método 1 de 5:

Compatibilidade de pessoas INTJ: almas gêmeas

Baixe em PDF
  1. Pessoas INTJ e ISTJ adoram aprender e são práticas, esforçadas e cuidadosas. Elas se apaixonariam perdidamente, criando um relacionamento saudável, de apoio mútuo e repleto de debates saudáveis — como atos de serviço intencionais. Por fim, essas pessoas criam um romance tranquilo, meigo e dos sonhos. [1]
    • Forma de fortalecer os laços: cuidar um do outro. ISTJs gostam de fazer pequenos gestos, como recolher o lixo, enquanto INTJs gostam de ajudar em coisas grandes — como dar uma mão quando o ISTJ precisa elaborar planos para o futuro mais distante, por exemplo.
    • Tome cuidado com: a comunicação. ISTJs podem focar os pequenos detalhes, enquanto INTJs pensam no futuro. Quando você for conversar sobre algo importante com a pessoa, guarde o celular e ouça bem o que ela fala.
  2. INTPs e INTJs são reservados, sagazes e curiosos, além de pensarem através de uma perspectiva mais geral. O romance entre os dois tipos é repleto de conversas longas e profundas, bem como de noites de preguiça no sofá — em que uma pessoa faz a outra se sentir completamente segura e inspirada. Além disso, trata-se de duas personalidades muito leais e dedicadas. [2]
    • Forma de fortalecer os laços: brincar de perguntas e respostas sobre filmes, livros, discos etc. Um vai ficar fascinado com o que o outro pensa (e vice-versa).
    • Tome cuidado com: fazer planos. INTPs gostam de ser espontâneos, enquanto INTJs preferem planejar tudo. O ideal é que os dois cheguem a um meio-termo.
  3. Ninguém entende uma pessoa INTJ tão bem quanto outra ! Isso cria um relacionamento de espíritos entrelaçados, cujos dias se ocupam de coisas como ver documentários interessantes, momentos de leitura individual (com as duas pessoas no mesmo espaço) e união em novos projetos. A parceria é bastante madura, sendo que um ajuda o outro a alcançar seus objetivos individuais. [3]
    • Forma de fortalecer os laços: dar espaço um ao outro quando necessário. Por exemplo: curta sua liberdade durante o dia e, à noite, jante com a pessoa.
    • Tome cuidado com: a inflexibilidade. Os dois esperam que as coisas saiam do seu jeito, mas é preciso chegar a algum tipo de acordo.
  4. Pessoas INTJ e ENTJ têm perspectivas amplas e pensamentos lógicos, bem como adoram fazer planos e correr atrás de objetivos. Sabe qual é a única diferença? Enquanto ENTJs vivem prontos para noitadas, INTJs preferem noites tranquilas em casa. Isto cria uma boa oportunidade para os dois tipos se complementarem, com ENTJs aprendendo a levar uma vida mais tranquila e INTJs aprendendo a ser mais sociáveis. [4]
    • Forma de fortalecer os laços: demonstrar gratidão. As duas pessoas têm o poder de mudar a outra para melhor, o que é mais fácil de acontecer quando elas validam seus respectivos esforços.
    • Tome cuidado com: a rotina. Se você e a pessoa sempre vão aos mesmos eventos (ou sempre os deixam passar), alguém vai acabar insatisfeito. Como sempre, o ideal é encontrar um equilíbrio!
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 5:

Compatibilidade de pessoas INTJ: combinações sólidas

Baixe em PDF
  1. Essas duas personalidades sagazes e curiosas criam uma parceria repleta de confiança e conforto. Elas costumam se sentir bem à vontade para compartilhar opiniões durante debates mais tensos, além de adorarem saber o que seus parceiros pensam. Por outro lado, quando se trata de sentimentos e intimidade, as pessoas podem ter dificuldade para criar conexões reais. [5]
    • Forma de fortalecer os laços: compartilhar segredos. Vocês têm empatia e são leais; saber que podem confiar um no outro fortalece (e muito) seu vínculo.
    • Tome cuidado com: a comunicação. INTJs precisam escolher bem suas palavras, enquanto INFPs precisam parar de investir todo o seu lado emocional de uma vez só.
  2. O que acontece quando duas pessoas introvertidas idealistas se juntam? Pode ser amor! Esses dois tipos de personalidade são bem parecidos — a única diferença real é que, enquanto INTJs gostam de ordem e fatos, INFJs priorizam a empatia e a manutenção da paz. Se o casal tomar cuidado, o INFJ pode "suavizar as pontas" o INTJ; este, por sua vez, pode ajudar o INFJ a pensar melhor antes de tomar decisões. [6]
    • Forma de fortalecer os laços: oferecer perspectivas durante eventos importantes da vida. Se você é INTJ, incentive o INFJ a fazer listas de prós e contras; se é INFJ, ajude o INTJ a ouvir a própria intuição.
    • Tome cuidado com: grandes mudanças. Vocês dois processam eventos impactantes de formas diferentes; por isso, tome o cuidado de apreciar os métodos da pessoa — e não criar rusgas ou mágoas.
  3. Esses dois tipos são visionários criativos, mas ainda há uma diferença enorme que pode inspirar mudanças e crescimento mútuos. As pessoas adoram apoiar a arte e o trabalho uma da outra, bem como elaborar planos interessantes para o futuro. O ENTP pode incentivar o INTJ a se tornar mais espontâneo, enquanto o INTJ pode ajudar o ENTP a se sentir mais independente. [7]
    • Forma de fortalecer os laços: ir a um show ou exposição de museu. A energia criativa no ar vai colocar vocês dois em sintonia, abrindo espaço para conversas bastante interessantes.
    • Tome cuidado com: suprir as necessidades da pessoa. Se você é ENTP, dê a ela atenção exclusiva de vez em quando. Se é INTJ, aprenda a ser flexível com seus planos.
  4. Esses dois tipos de personalidade adoram definir metas e encaram a vida e o trabalho de forma organizada. Eles formam uma excelente parceria, que não se frustra e nem se cansa com facilidade. Por outro lado, talvez os dois tenham dificuldade de enxergar e respeitar os limites um do outro. [8]
    • Forma de fortalecer os laços: pensar em um projeto a dois. Você vai adorar as contribuições da pessoa, o que ajuda a deixar a relação ainda mais próxima.
    • Tome cuidado com: ouvir as necessidades da pessoa. Por exemplo: se você é INTJ, preste atenção quando ela disser que está sensível e dê o espaço necessário.
  5. Como dois tipos que observam calados, a união entre ISTP e INTJ é paciente, sagaz e um pouco séria, o que cria bastante compatibilidade. [9] No entanto, enquanto ISTPs buscam ação e aventura, INTJs gostam de coisas mais calmas e práticas.
    • Forma de fortalecer os laços: passar um tempo a sós. Supra suas necessidades pessoais que não sejam compatíveis com as da pessoa e, depois, conecte-se com ela quando vocês se encontrarem.
    • Tome cuidado com: cair na rotina. Se uma pessoa abrir mão das próprias vontades pela outra, vai acabar se sentindo frustrada. Mais uma vez, o ideal é chegar a um meio-termo!
  6. INTJs e ESTPs são quase opostos — mas, neste caso, opostos se atraem mesmo . O INTJ ajuda o ESTP a manter os pés no chão, enquanto o ESTP ajuda o INTJ a enfrentar situações sociais. De quebra, seu processo de tomada de decisão parecido torna os dois bastante compatíveis, embora a comunicação ainda seja delicada. [10]
    • Forma de fortalecer os laços: priorizar os interesses da pessoa. Se você é ESTP, pesquise sobre os interesses intelectuais do ITNJ; se é INTJ, invista em amizades com o círculo do ESTP.
    • Tome cuidado com: discussões. Vocês dois são bastante diferentes, então demonstrar honestidade e ter um diálogo aberto são coisas importantes para que se entendam.
  7. ESTJs e INTJs são excelentes parceiros para a vida, mas podem ter dificuldade de criar uma base sólida logo de início. Os dois adoram definir rotinas e traçar grandes objetivos juntos. No entanto, enquanto o ESTJ gosta de falar sobre amizades e o presente, o INTJ prefere papos mais intelectuais e profundos. [11]
    • Forma de fortalecer os laços: concentre-se nos valores e objetivos que unem vocês. Os dois querem progredir na carreira? Que legal! Um pode apoiar o outro.
    • Tome cuidado com: o início do relacionamento. Pode haver um pouco de dificuldade para acertar o passo, mas não desista: tudo vai se alinhar no futuro.
  8. Logo que o ENFP e o INTJ se encontram, eles soltam faíscas — pois adoram a experiência de conhecer alguém que odeie jogar conversa fora tanto quanto eles, ao mesmo tempo que ficam fascinados com o que torna a outra pessoa diferente. Há uma atração forte aqui, apesar de os dois precisarem se esforçar bastante para fazer o relacionamento dar certo e durar. [12]
    • Forma de fortalecer os laços: reserve um tempo para se conectar à pessoa. Por mais que vocês organizem suas vidas de formas diferentes, o tempo que passam juntos vai ser mágico.
    • Tome cuidado com: problemas de comunicação. Seus valores e hábitos enraizados podem entrar em conflito; por isso, fale com a pessoa sobre seus objetivos logo de cara e veja se há alinhamento.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 5:

Compatibilidade de pessoas INTJ: combinações complicadas

Baixe em PDF
  1. ISFPs e INTJs são bastante diferentes: apesar de adorarem noites de preguiça no sofá, às vezes é difícil ignorar as diferenças entre eles. Como os dois tipos são introvertidos, pode ser que eles não priorizem uma comunicação aberta e de rotina no relacionamento. Mesmo assim, acredite: com um pouco de esforço da parte de cada um, sua dinâmica pode ser incrível! [13]
    • Busque entender a pessoa e aprenda a apreciar (e não demonizar) suas diferenças. Quanto mais vocês se aproximarem, mais vão conseguir gostar dessas divergências.
    • Faça atividades com a pessoa que sejam do interesse dos dois. Reservar um tempo para cultivar sua amizade ajuda a criar conexão e fortalecer o vínculo, assim contribuindo com a compatibilidade em longo prazo.
    • Se você é INTJ, abra seu coração para o ISFP. Vocês vão se sentir mais conectados, embora isso não seja fácil.
    • Se você é ISFP, preste atenção ao INTJ quando ele falar sobre assuntos sérios. Talvez ele fique estressado quando o tema são sentimentos, então é importante se abrir para discutir nos termos dele.
  2. ISFJs e INTJs são organizados e reservados, mas o INTJ pode achar o ISFJ um pouco imprevisível, enquanto o ISFJ pode achar que o INTJ é fechado demais. Com um pouco de esforço de ambas as partes, o relacionamento tem tudo para dar certo — ainda mais se há um amor mútuo pela ordem e pela independência. [14]
    • Suas rotinas provavelmente são parecidas. Dá para tirar proveito disso! Vocês podem viajar juntos, ficar em casa no fim de semana e dar espaço um ao outro.
    • Se você é INTJ, dê espaço ao ISFJ quando ele estiver magoado. Assim como você, ele precisa de tempo para processar as coisas — e, de quebra, vai se sentir mais seguro.
    • Se você é ISFJ, incentive o INTJ a expressar o que sente. Como uma pessoa bastante empática, você é muito habilidoso em guiar suas conversas.
    • Um casal que demonstra que se importa com os sentimentos um do outro tem bastante compatibilidade e muitas chances de dar certo. Mostrar carinho, compaixão, conforto e apoio à pessoa ajuda a fortalecer os laços!
  3. INTJs são os opostos exatos de ESFPs, o que torna esse par cativante ou combativo. Tudo depende da capacidade dos dois de se comunicarem e apreciarem as diferenças um do outro. Na melhor das hipóteses, eles se complementam e entendem. Na pior, vivem frustrados e confusos, ainda mais em relação às escolhas de seus parceiros. [15]
    • Vocês dois têm vários interesses parecidos, mesmo sendo tipos opostos. Talvez torçam para os mesmos times, ouçam os mesmos artistas ou leiam os mesmos livros! Se você quer um meio-termo, concentre-se nisso.
    • Se você é INTJ, tente tornar a vida do ESFP mais confortável e organizada. Você pode ajudar bastante a mudar a vida da pessoa para melhor.
    • Se você é ESFP, mostre ao INTJ que a vida vai além de seguir regras e ordem. Leia poesia para a pessoa e incentive-a a abrir o coração quando se sentir à vontade.
    • Casais com menos rigidez e mais flexibilidade têm mais compatibilidade em longo prazo. Eles estão mais dispostos a chegar a meios-termos, o que cria uma atmosfera saudável e positiva no relacionamento.
  4. Esse tipo é quase oposto a INTJ, com a exceção da forma como ambos organizam suas vidas e rotinas. Na melhor das hipóteses, o casal pode se apoiar e inspirar um ao outro a mudar para melhor — com o ESFJ ajudando o INTJ a se sentir mais confortável em situações sociais, enquanto o INTJ ajuda o ESFJ a correr atrás de seus objetivos. No entanto, sem os devidos cuidados, há o risco de a tendência a ser organizado ser o único ponto em comum entre eles. [16]
    • Você precisa ter paciência para essa combinação dar certo. Talvez não haja conexão instantânea, mas vocês adorem estruturar suas vidas de forma parecida. Isto vai ser um excelente ponto de conexão à medida que o romance se desenvolve.
    • Se você é INTJ, ajude o ESFJ a identificar os próprios objetivos — com o maior cuidado possível. Depois, pergunte o que ele quer e leve esses desejos a sério.
    • Se você é ESFJ, leve o INTJ ao seu próximo grande evento. Apresente-o aos seus amigos, mas respeite-o quando ele quiser ir embora.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 5:

INTJs no amor

Baixe em PDF
  1. Pessoas com esse tipo de personalidade têm um forte senso moral. No fim das contas, quando não são 100% honestas e confiáveis, elas mesmas sentem que pisaram na bola. Por isso, nunca há nenhum risco de infidelidade e outros problemas do tipo. [17]
    • É muito difícil ver um INTJ escondendo as coisas de seu parceiro, já que ele prefere deixar tudo bem claro.
    • INTJs dão prioridade máxima a seus planos com os outros. Eles nunca se esquecem de encontros ou combinados.
    • INTJs também sabem lidar bem com crises. Se você tiver algum problema, pode contar com esse tipo de pessoa.
  2. Responsáveis e maduros, INTJs tratam as coisas que amam com o maior respeito possível. Se a pessoa está passando tempo ao seu lado, quer dizer que você tem importância na vida dela. INTJs gostam de tirar nota máxima com seus parceiros!
    • Se houver algum problema no seu relacionamento, o INTJ vai fazer de tudo para resolvê-lo. Isto vale até para questões envolvendo comunicação. [18]
    • Essas pessoas raramente (ou nunca) dão para trás em compromissos sérios. Elas são decididas e odeiam perder tempo.
  3. Algumas pessoas nunca se sentem ouvidas de verdade por seus parceiros... Mas isso não acontece com INTJs. Eles adoram ouvir histórias e descobrir o que seus parceiros consideram importante. Além disso, gostam de entender as pessoas em suas vidas; ou seja, você nunca vai ser ignorado. [19]
    • Se você disser a um INTJ que teve um péssimo dia, ele vai querer ouvir todo o seu desabafo. Do início ao fim!
    • INTJs são ainda mais interessados pelos objetivos e ambições de seus parceiros. Por isso, já pense nos seus planos para o futuro.
    • O INTJ também vai querer conhecer seus amigos e sua família — para entender melhor por que você é como é!
  4. Enquanto parceiros, INTJs não acreditam em rodeios: eles preferem ir direto ao ponto. Ter uma comunicação transparente e sincera é muito importante em qualquer relacionamento, o que os torna excelentes pares românticos (até nos momentos tensos). [20]
    • Se você estiver com algum sentimento ruim sobre o relacionamento, o INTJ vai querer falar sobre o assunto. Nada de ignorar!
    • O INTJ nunca vai ser passivo-agressivo quando estiver magoado: ele provavelmente vai falar o que aconteceu de uma vez.
    • É a comunicação que permite que relacionamentos sobrevivam a mudanças e dificuldades. Eis outro motivo que torna INTJs tão interessantes.
  5. Eles querem preservar a própria identidade individual, assim como as pessoas que escolheram. Por mais que adorem fazer as coisas a dois, INTJs ainda correm atrás de seus sonhos, suas paixões e afins — e torcem para que os outros façam o mesmo.
    • Muitos INTJs gostam de ver a autossuficiência de seus parceiros. Você vai ganhar pontos se ficar confortável para lidar com as coisas por conta própria! [21]
    • INTJs não gostam de ficar "grudados". Não adianta, por exemplo, tentar fazer planos a dois para todos os dias da semana.
    • Relacionamentos saudáveis deixam espaço para objetivos e experiências pessoais. Nesse sentido, INTJs criam excelentes parcerias naturalmente.
  6. Essas pessoas são sagazes, curiosas e focadas em ideias — e adoram achar parceiros parecidos. No relacionamento ideal de um INTJ, os dois têm que inspirar e desafiar um ao outro no dia a dia. O amor também tem que abrir espaço para o crescimento intelectual! [22]
    • Debates saudáveis são indispensáveis em relacionamentos com INTJs. Será que o livre arbítrio existe mesmo? E as mídias sociais fazem mal à saúde mental? Eles adoram discutir esse tipo de coisa.
    • INTJs gostam de fortalecer os laços com atividades intelectuais, como clubes de leitura ou cinema.
  7. O relacionamento ideal para essas pessoas é aquele em que as duas corram atrás do sucesso individual e compartilhado. Elas adoram apoiar seus parceiros em tudo: no treino para uma maratona, na busca por uma promoção no trabalho etc. E é lógico que elas querem alguém que faça o mesmo. [23]
    • A pessoa provavelmente adoraria definir objetivos em comum com você, como uma meta financeira para o casal.
    • INTJs gostam de participar de tudo que é importante para seus parceiros: exposições, competições, premiações etc.
    • Por fim, eles fazem de tudo para ajudar quem amam — das coisas ínfimas às mais significativas.
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 5:

Desafios de relacionamentos com INTJs

Baixe em PDF
  1. Essas pessoas podem ser um tanto difíceis de ler. Talvez você olhe para seu parceiro e pense: "O que será que ele está pensando?". Além disso, INTJs se preocupam mais com fatos do que com sentimentos; às vezes, pode ser que você note que a pessoa tenta racionalizar as próprias emoções. [24]
  2. Por mais que algumas pessoas gostem de receber cartas de amor e outras homenagens, isso não faz o estilo de INTJs. Se você está com alguém assim, é melhor nem esperar nada do tipo. Não quer dizer que ele não se importa, e sim que tem um jeito diferente de demonstrar amor. [25]
  3. Essas pessoas são introvertidas e podem precisar passar horas (ou até dias) sozinhas antes de se sentirem confortáveis com os outros. Isso quer dizer que, para INTJs, participar de eventos com grandes grupos toda semana não faz o menor sentido — o que pode ser um problema para quem é mais sociável. [26]
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 3 962 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade