PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Se, por um lado, a premissa do futebol parece muito simples — chutar uma bola no gol adversário —, as estratégias do esporte são infinitas. Pense no futebol como um campo de estudo; para entendê-lo completamente, você precisará se aprofundar, assistindo a tantos jogos quanto for possível. Apenas depois de entender as complexidades do jogo que você realmente poderá apreciar uma boa partida.

  1. Um meia-atacante disparando em ângulo atrás de outro zagueiro no momento certo pode estar se preparando para receber a bola. A defesa adversária está jogando em zona e passando o atacante para outro defensor? O jogador fazendo o passe está sob pressão?
  2. Um meio-campista e um atacante podem trocar passes na lateral. Daí, um zagueiro (um terceiro jogador) vai correr na direção do gol, vindo de trás, para receber a bola — vindo quase do nada.
  3. Um jogador pode fazer um pivô (receber a bola e tocar para outro) só para ter mais tempo de posse se estiver muito bem marcado, ou pode jogar a bola e correr para o espaço vazio para recebê-la. Manter a bola em movimento alivia pressão e abre espaços. Passes rápidos (a bola se move muito mais rápido que qualquer jogador) quebram a defesa.
  4. Dois ou três passes de um lado do campo e, de repente, não há espaço, a defesa fechou todas as alternativas para o ataque, e é aí que eles procuram virar para o defensor ou meio-campista do outro lado. Em termos futebolísticos, isso é chamado de 'virar o jogo' — alguns passes curtos, depois um passe longo. Às vezes, essa virada, quando feita com inteligência, pode surpreender o adversário, que está preocupado com um lado do campo, e resultar em chance de gol ou de cruzamento.
  5. Um time pode ficar na retranca, colocando todos os seus jogadores dentro de sua área, e deixar um jogador isolado na frente, esperando para correr o campo todo quando ganharem a posse da bola.
  6. Não bata na bola longa. Veja como um time coloca seu atacante no jogo com a bola longa. Esse atacante vai controlar a bola e permitir ao resto do seu time se mover em campo. Ou ainda: um passe longo pode ser uma assistência perfeita para um jogador correr livre em direção ao gol.
  7. Um lateral pode correr por trás de um meio-campista, que estiver correndo por dentro, e se unir ao ataque. Um cruzamento eficiente cria uma oportunidade marcar um gol.
  8. Um player pode driblar direto na direção de outro jogador, e passar a bola por ele, usando-o como uma parede para evitar que o adversário chegue..
  9. Procure por um sutil passe de calcanhar para um jogador não visto, ou um jogador olhando para um lado e tocando a bola para o outro, ou driblando para à direita, mas fazendo um longo passe diagonal para a esquerda (você sabe que há um jogador lá). Procura por aquele passe a mais que quase parece ser desnecessário, mas resulta em um chute a gol.
  10. Note como eles mudam de velocidade depois de fazer um movimento, isso é para passar rapidamente por um defensor desconcertado por um corte, uma finta, ou algumas pedaladas. Às vezes, é um chute falso, um movimento súbito de ombro, e então uma disparada em velocidade.
    Publicidade

Dicas

  • Comece a jogar (mais) futebol! Estar no lugar de um jogador (correndo e chutando) vai ajudar você a enxergar o campo da perspectiva deles, e a entender por que eles fazem certos movimentos.
  • Vá a um bar ou restaurante para assistir ao jogo para capturar mais da atmosfera e da excitação dele.
  • Aprenda com grandes técnicos e jogadores lendários.
  • Investigue mais online e aprenda estratégias excitantes, como o Tiki Taka (estratégia do Barcelona).
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 41 502 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade