A primeira coisa que você precisará ter em mente se quiser compreender os homens é que não, eles e as mulheres não vêm de planetas diferentes. Embora estudos científicos tenham encontrado certas diferenças entre os sexos, existem diversos mitos que contribuem para a ideia equivocada de que os homens e as mulheres são criaturas extremamente diferentes. Quem deseja compreender melhor o sexo oposto deverá considerar as diferenças e semelhanças entre os gêneros, sem nunca perder de vista que um homem ainda é um ser humano com as próprias necessidades e anseios.
Passos
-
Tenha em mente que os homens costumam ser mais competitivos. Estudos demonstram que os profissionais do sexo masculino estão mais propensos a aceitar empregos em que o valor do salário aumenta progressivamente conforme eles se sobressaem em relação aos colegas. Além disso, você provavelmente já percebeu que os esportes têm um forte apelo com a população masculina, cuja grande parcela adora jogar ou assistir a competições esportivas. [1] X Fonte de pesquisa Muitos homens agem assim porque gostam de competir e se sentem realizados quando têm habilidades ou características superiores às dos demais. Portanto, não se surpreenda se o humor do seu adversário mudar de uma hora para outra, tornando-se agressivo e implacável, caso ele comece a perder um jogo para você — aceite o comportamento com bom-humor e siga em frente.
- Incentive os passatempos competitivos dele. Muitas das atividades comumente associadas ao sexo masculino têm algum elemento de competição, como jogar videogame, praticar ou assistir a esportes, e participar de esportes radicais. Embora não deixem de ser estereótipos, vencer uma competição realmente pode ser mais importante para os homens, portanto, apoie seu parceiro quando ele quiser participar de atividades relativamente seguras que o ajudem a obter tal senso de realização.
-
Compreenda que os homens são criaturas visuais. A visão é um dos nossos sentidos mais poderosos e, independentemente do gênero, a absorção de tudo o que vemos ao longo do dia sempre consumirá uma grande parte do poder de processamento do cérebro. Porém, os homens têm uma tendência ainda maior a reagir aos estímulos visuais [2] X Fonte de pesquisa — como resultado, muitos deles preferem guiar-se com a ajuda de um mapa, em vez de ouvir as direções de outra pessoa, e outros podem insistir que precisam ver um problema para conseguir resolvê-lo. Tente não se aborrecer com essa tendência, aceitando que é uma característica de personalidade intrínseca que talvez o outro não consiga controlar.
- Não se ofenda se ele olhar para outras mulheres. A atenção maior aos estímulos visuais significa que os rapazes têm uma tendência maior a olhar (ou até mesmo encarar) pessoas atraentes, mas não perca a cabeça — seu parceiro não quer ficar com outra mulher só porque olhou para o decote dela. Na maioria das vezes, esses pequenos olhares são reflexos inofensivos, em vez de um sinal de que o relacionamento não tem futuro.
-
Entenda que cada gênero valoriza uma parte diferente do diálogo. Estudos indicam que tal diferença começa na infância, quando as meninas criam vínculos compartilhando segredos e discutindo problemas entre si, enquanto os garotos fortalecem os laços de amizade praticando atividades em grupo e dividindo interesses em comum. [3] X Fonte de pesquisa Portanto, talvez você se surpreenda negativamente se esperar que seu parceiro seja um companheiro de conversas tão bom ou ainda melhor do que suas amigas mais próximas — os homens não costumam basear a construção de relacionamentos em conversas, e tendem a mudar de assunto com mais frequência do que as mulheres. [4] X Fonte de pesquisa Além disso, eles também fazem menos contato visual quando falam com alguém porque cultivam o hábito de olhar para outros objetos do ambiente durante uma conversa.
- Em vez de punir seu parceiro por tal diferença, reclamando que ele nunca ouve o que você tem a dizer, prefira escolher suas batalhas: quando quiser discutir um assunto importante com um homem, aborde a questão de forma clara, sem esperar que ele adivinhe o que tem passado pela sua cabeça. Diga algo como "Conversar sobre isto é importante para mim, e eu ficarei muito grata se você puder ouvir com atenção" — caso realmente se importe com você, a outra pessoa se esforçará para participar ativamente da conversa.
- Esteja preparada para que ele tente resolver a situação no seu lugar. Outro efeito colateral do estilo de comunicação masculino é que eles costumam concentrar-se em como resolver o problema em questão; portanto, se não estiver em busca de uma solução, deixe bem claro no início da conversa que só espera que seu parceiro a console e a tranquilize, em vez de ajudá-la a resolver o problema. Lembre-se de que o outro não está tentando mandar em você — ele quer encontrar uma solução porque se importa com seu bem-estar e acredita que essa é a melhor forma de agir quando se gosta de alguém.
DICA DE ESPECIALISTAEspecialista em Terapia de Casais e de RelacionamentoAllen Wagner é um terapeuta de casais e de família em Los Ângeles, Califórnia. Concluiu seu Mestrado em Psicologia na Pepperdine University em 2004. Sua especialidade é encontrar maneiras de melhorar o relacionamento de indivíduos e casais. Escreveu, em coautoria com sua esposa, Talia Wagner, o livro Married Roommates.Incentive seu parceiro quando ele fizer um esforço para dialogar Allen Wagner, terapeuta conjugal e familiar, aconselha: "Quando a pessoa tenta fazer algo novo, como oferecer um elogio, e você reclama logo de cara porque ela não se expressou tão bem quanto poderia, os elogios nunca vão melhorar. Seu parceiro só vai desistir de elogiá-la. No entanto, se você demonstrar gratidão e disser algo como 'Muito obrigada por dizer isso', ele vai se sentir bem com o gesto e estará mais disposto a tentar novamente".
-
Tenha em mente que os homens nem sempre conseguem identificar as emoções tão rapidamente quanto as mulheres. Pense no velho clichê do marido que não faz a menor ideia do que fez para aborrecer a esposa — talvez ele não esteja agindo de propósito e realmente não saiba por que ela está chateada, ou até mesmo se ela está chateada ou não. As mulheres têm sistemas límbicos mais desenvolvidos e uma maior facilidade para categorizar e interpretar emoções, habilidade que se fazia extremamente útil quando elas eram as principais responsáveis por manter vínculos nas culturas antigas. Os homens, por outro lado, costumam apresentar um desempenho inferior ao do sexo oposto em estudos que avaliam a capacidade de identificar e controlar as emoções. [5] X Fonte de pesquisa
- Não espere que ele tenha uma bola de cristal. Quando estiver chateada, simplesmente comunique seus sentimentos na forma mais calma e racional possível — sabendo como você se sente, seu parceiro poderá tomar medidas para remediar a situação. Não fique calada esperando que ele compreenda suas indiretas, já que talvez isso nunca aconteça.
- Dê espaço. Como não estão acostumados a discutir problemas pessoais com os amigos, muitos homens lidam com as dificuldades por conta própria. Caso seu parceiro fique mudo quando você tentar conversar sobre alguma questão pessoal dele, afaste-se educadamente e dê espaço para que ele supere a situação sozinho — na maioria das vezes, ele abordará o assunto com você se quiser falar a respeito.
-
Note que os homens têm mais dificuldade para serem apenas "bons amigos" de alguém do sexo oposto. Estudos indicam que homens em relações aparentemente platônicas com mulheres não só estão mais propensos a sentir atração por essas amigas, como também tendem a deduzir erroneamente que a outra pessoa sente atração por eles. Embora também demonstrem sinais de atração por amigos, as mulheres estão mais propensas a manter distância quando sabem que o outro é comprometido. Os homens, por outro lado, não se desanimam tão facilmente e continuam dispostos a se envolverem com amigas que têm namorado. [6] X Fonte de pesquisa
- Isso não significa que todos os seus amigos estejam necessariamente interessados em você — no fim das contas, talvez seu amigo até esteja apaixonado por outra garota e só queira pedir seus conselhos.
-
Compreenda que os homens e as mulheres trabalham de forma diferente. Embora ambos os gêneros possam realizar as mesmas tarefas e trabalhar no mesmo local, cada um tende a lidar com o trabalho de forma distinta. Os homens se concentram mais em completar uma tarefa específica, já as mulheres mantêm a atenção no processo necessário para completar tal tarefa — elas fazem mais perguntas, enquanto os homens têm mais dificuldade para ouvir. Ambos, no entanto, acreditam que um gênero não compreende as necessidades profissionais do outro. [7] X Fonte de pesquisa
- Cada gênero também reage de forma diferente ao estresse no ambiente de trabalho — enquanto as mulheres podem expressar suas preocupações abertamente quando um projeto fracassa, os homens tendem a lidar com o fracasso em isolamento.
- Gêneros diferentes também buscam tipos distintos de valorização. Os homens gostam de elogios individuais, já as mulheres preferem elogios direcionados a um grupo de pessoas.
Publicidade
-
Não pense que todo homem quer levar qualquer mulher para a cama. Talvez você esteja convencida de que seu namorado ou amigo dormiria com todas as mulheres do planeta se tivesse a oportunidade, mas esse não é o caso — embora possam olhar com interesse para as pessoas ao redor, os homens também são seletivos na hora de escolher com quem realmente querem ficar.
- Por que está com seu namorado se acredita que ele quer ficar com todas as mulheres do planeta? Seu namoro precisará ser reavaliado se esse for um problema real causado pela personalidade da outra pessoa; por outro lado, caso só acredite nisso porque seu namorado é homem, você precisará rever suas ideias.
- É claro que talvez você tenha amigos mulherengos e babacas, mas mantenha em mente que muitos caras gostam de contar vantagem sobre o número de mulheres com quem gostariam de transar porque querem parecer "machões", porém, isso não significa que eles realmente transariam com essas pessoas se tivessem a oportunidade.
-
Não acredite que os homens odeiam comédias românticas e coisas "de mulher". Talvez você ache que seu namorado sempre odeia suas escolhas de coisas para fazer, mas isso não é verdade — claro, talvez ele reclame sem parar quando é obrigado a assistir a Simplesmente amor pela décima vez, mas, na verdade, a pessoa amada gosta de fazer coisas que deixem você feliz.
- Tenha em mente que, se seu namorado realmente não quisesse fazer alguma coisa, ele simplesmente não a faria — e o mesmo vale para você.
-
Não ache que os homens são criaturas totalmente insensíveis. Pense no Tony Soprano, da famosa série Os Sopranos : um cara durão do lado de fora, mas um menino meigo e sensível por dentro. É verdade que as mulheres expressam mais os próprios sentimentos e se comunicam com mais desenvoltura, mas isso não significa que os homens não sejam sensíveis, não fiquem magoados, e não saibam sentir empatia ou compaixão — eles podem ter mais dificuldade para demonstrar o que sentem, mas os sentimentos deles são tão intensos quanto os seus.
- Os homens não são seres primitivos obcecados com três necessidades básicas: comida, sexo e sono. Tire essa ideia da cabeça.
-
Não acredite que os homens estão "sempre" pensando naquilo. Obviamente, é provável que eles pensem mais em sexo do que as mulheres, particularmente durante a adolescência, mas isso não significa que só tenham um assunto em mente. Como qualquer outro ser humano, os homens pensam em seus amigos, familiares, sonhos, esperanças e perspectivas profissionais — talvez eles se distraiam momentaneamente com a visão de uma mulher atraente, mas isso não significa que tenham uma mente parecida com o catálogo de um site pornográfico.
-
Não pense que eles só ligam para a aparência. Os homens podem ser tão superficiais quanto as mulheres quando o assunto é a aparência física — talvez você pense que os rapazes só liguem para o corpo feminino, dando alguns pontos extras se a garota tiver um rosto bonito, mas isso não é verdade quando um deles realmente quer namorar alguém. Nem tudo o que você precisa fazer para impressionar o sexo oposto é frequentar a academia, passar maquiagem e usar roupas justas — seu charme, seu cérebro e sua habilidade de manter uma boa conversa também serão fatores importantes para impressionar alguém.
- Obviamente, alguns homens realmente dão mais atenção às aparências do que deveriam, mas o mesmo problema acomete as mulheres.
-
Não ache que o outro gênero está mais propenso à infidelidade. Os homens são notórios traidores — afinal, quantos escândalos de traição masculina já não estamparam as capas das revistas de fofoca? Porém, embora as mulheres costumem buscar uma conexão emocional e os homens estejam mais propensos a buscar uma conexão física, ambos os sexos são capazes de trair. Não acredite que um parceiro será infiel só por ter o gênero que tem — caso realmente aconteça, ele terá agido assim porque buscou uma relação fora do relacionamento, e não por ser um homem. [8] X Fonte de pesquisa
- Isso não significa que não existam idiotas por aí, mas as mulheres também podem cometer os mesmos erros.
-
Esqueça a ideia de que os homens têm medo de compromisso. Talvez você acredite que todas pessoas do sexo oposto tenham pavor de relacionamentos sérios e sintam vontade de sair correndo só de ouvir a frase "Quero que você conheça meus pais", mas, na verdade, os homens não são diferentes das mulheres quando o assunto é compromisso — esse mito está relacionado aos 20% da população masculina que tem fobia de relacionamentos, mas lembre-se de que há muitas mulheres com o mesmo problema.
- Caso se envolva com um cara que tem medo de assumir um namoro, não pense que isso acontece porque "todo homem é igual" — existem muitos motivos para que alguém não queira um compromisso, como a falta de experiência ou o trauma com relacionamentos anteriores.
-
Não acredite no mito de que as mulheres fortes intimidam os homens. Obviamente, alguns homens podem ficar intimidados na presença da Michelle Obama ou da Xuxa, mas a maioria da população masculina se sente atraída por pessoas assertivas que sabem o que querem e não têm medo de correr atrás dos próprios objetivos. Não tente fingir que você é feminina, tonta ou tímida para impressionar alguém — demonstre todo o seu potencial se quiser ser levada a sério.
- Ser forte significa ser autoconfiante, e essa é uma característica que atrai todo mundo.
Publicidade
-
Aprenda a compreender o ego masculino . Isso é muito importante para quem quer conhecer melhor os homens.
-
Aprenda a dar mais espaço para o seu parceiro . O domínio dessa habilidade vai ajudá-la a melhorar a qualidade do relacionamento em longo prazo.
-
Aprenda mais sobre a forma como os homens se comportam nos relacionamentos duradouros . Tal aprendizado vai ajudá-la a compreender a mentalidade dos rapazes interessados em namorar sério.
-
Descubra como ajudar um namorado a superar a depressão . Esse é um aspecto difícil, mas importante, da compreensão sobre o seu parceiro.
-
Melhore a relação com seu namorado . Você compreenderá melhor os homens se conseguir desenvolver uma noção mais clara de como fortalecer seu namoro ou casamento.Publicidade
Dicas
- Lembre-se de que este artigo é baseado em generalizações — possivelmente, nem tudo se aplicará aos homens que você conhece.
- Abrace seu namorado para confortá-lo nos momentos difíceis — isso vai tranquilizá-lo.
- Caso ele não fale com você por mais de duas ou três semanas, pergunte o porquê. Mas dê tempo ao tempo — não pergunte depois de uma hora de silêncio.
- Os homens não têm bola de cristal e não podem adivinhar o que passa na sua mente se você não disser o que pensa em alto e bom som. Seja mais direta e dê mais indicações do que você espera do seu parceiro.
Referências
- ↑ http://abcnews.go.com/Technology/DyeHard/men-crave-competition-women-work-play/story?id=12641830#.T4dIOJg8820
- ↑ http://www.sciencedaily.com/releases/2004/03/040316072953.htm
- ↑ http://www9.georgetown.edu/faculty/tannend/sexlies.htm
- ↑ http://www9.georgetown.edu/faculty/tannend/sexlies.htm
- ↑ http://www.webmd.com/balance/features/how-male-female-brains-differ?page=2
- ↑ http://www.scientificamerican.com/article.cfm?id=men-and-women-cant-be-just-friends&page=2
- ↑ http://www.forbes.com/sites/susanadams/2013/04/26/8-blind-spots-between-the-sexes-at-work/
- ↑ http://www.statisticbrain.com/infidelity-statistics/