Baixe em PDF Baixe em PDF

Seja porque seu pássaro de estimação morreu ou porque encontrou um pássaro morto no quintal, talvez esteja se perguntando como enterrá-lo. Fazê-lo é uma tarefa fácil, além de ser uma cerimônia que ajudará na superação da morte dele. Você pode até mesmo fazer um velório ou homenageá-lo de outras formas.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Enterrando o pássaro

Baixe em PDF
  1. Na maioria dos casos, é possível enterrar seu pássaro nos limites da sua propriedade sem muitos problemas. As leis em relação a este tipo de procedimento variam dependendo do lugar, portanto, pode ser uma boa ideia verificar com as autoridades locais se há alguma lei relacionada ao enterro de animais. [1]
    • Evite enterrar pássaros ou qualquer outro animal no mesmo local que plantações. [2]
    • Em alguns locais pode ser que existam restrições relacionadas à pratica de enterrar animais, dependendo do nível do lençol freático da área. Informe-se a respeito desta questão com o departamento de conservação ambiental da região.
    • Se tiver gatos ou cachorros, é recomendável fazer o enterro em uma área à qual eles não tenham acesso: desta forma, evitando que desenterrem o pássaro.
  2. Isso é opcional. Caso decida colocar o pássaro em um recipiente, este não deve ser feito de materiais potencialmente tóxicos. [3]
    • Na maioria dos casos, utiliza-se caixões para o enterro de animais de estimação por razões sentimentais, portanto, isso dependerá exclusivamente da sua escolha. [4]
    • Não enterre nada que seja feito de plástico. Caso tenha transportado o pássaro até o local do enterro em um recipiente de plástico, não enterre-o juntamente com o pássaro. Deposite o pássaro na cova cuidadosamente enquanto segura as laterais do recipiente, cubra a cova e jogue o recipiente no lixo.
  3. Geralmente, é recomendável cavar uma cova com pelo menos 60 cm de profundidade. Quanto mais profunda a cova, menores as chances de algum animal desenterrar o pássaro. Após colocá-lo no túmulo, cubra-o com a terra que havia cavado. [5]
    • Também pode ser uma boa ideia bloquear o local com pedras ou calçamento, desta forma evitando que necrófagos se aproximem do túmulo.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Homenageando o pássaro

Baixe em PDF
  1. Se quiser, você pode decorá-lo com um ornamento ou algum tipo de lembrança. A decoração pode ser simples ou elaborada, dependendo do que preferir.
    • Uma opção é simplesmente decorar o túmulo com uma pedra para que as pessoas saibam onde é o local.
    • Se quiser fazer algo mais elaborado, uma opção é criar uma lápide personalizada. É possível fazer uma usando madeira, escrevendo nela com tinta ou um marcador de texto para incluir a mensagem que desejar.
    • Você também pode comprar um conjunto de pedras para passarela. Decore uma das pedras e, se desejar, escreva o nome do pássaro nela.
    • Colocar a estátua de um pássaro no túmulo é outra forma de fazer uma homenagem.
  2. Se não quiser colocar decorações no túmulo, mas ainda assim quiser homenagear o pássaro de alguma forma, você pode cultivar uma bela planta no local.
    • Procure escolher uma planta que resista à quantidade de sol no local.
    • Cultive uma planta perene se quiser que ela permaneça no local todos os anos.
    • Não esqueça de tomar conta da planta para que ela floresça.
  3. A realização de um velório simples pode ajudá-lo a se despedir do animal e aliviar os sentimentos de perda. O estilo da cerimônia fica a seu critério.
    • Durante a cerimônia, permita que cada membro da família diga alguma coisa a respeito do pássaro.
    • Se desejar, faça uma oração curta ou cante para ele.
    • Além disso, solicite um momento de silêncio em honra ao seu companheiro falecido.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Evitando doenças

Baixe em PDF
  1. Independentemente de estar enterrando um pássaro domesticado ou não, é recomendável não tocá-lo diretamente com as mãos. Talvez ele tenha morrido por causa de uma doença transmissível, portanto, é preciso ter cautela.
    • Se possível, use luvas descartáveis. Jogue-as fora assim que terminar de manusear o pássaro.
    • Se não puder usar luvas descartáveis, proteja as mãos com luvas que possam ser lavadas ou um pedaço de plástico descartável (por exemplo, uma sacola plástica).
  2. Após manusear o pássaro, é importante lavar bem as mãos para evitar quaisquer germes com os quais possa ter entrado em contato. [6]
    • Desinfete qualquer superfície da casa que tenha sido tocada pelo pássaro.
    • Se o pássaro tiver tocado suas roupas, lave-as na máquina de lavar usando água quente.
  3. Geralmente não há problema em enterrar um pássaro na sua propriedade sem fazer qualquer tipo de relato. No entanto, dependendo do país e das leis da região, o governo solicita que os moradores relatem a morte de pássaros, principalmente se houver uma epidemia no local. Caso não tenha certeza a respeito, não hesite em contatar o departamento de saúde pública da região. [7]
    • Se notar uma quantidade anormal de pássaros mortos na região, pode ser uma boa ideia fazer um relato.
    Publicidade

Dicas

  • Se o solo no qual for enterrar o pássaro estiver muito congelado, é possível manter o pássaro no congelador até que o solo esteja quente o suficiente para fazer o enterro (lembrando-se de embrulhar bem o pássaro, de forma que ele não entre em contato com nenhuma comida). Além disso, você pode levar o pássaro ao veterinário para que ele seja cremado ou enterrado em um cemitério de animais. [8]
  • Se achar que não é capaz de enterrar um pássaro morto, é perfeitamente aceitável embrulhá-lo em um plástico e descartá-lo com o lixo.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 46 645 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade