Baixe em PDF Baixe em PDF

Estava andando na rua e achou um cartão de crédito? E agora, o que fazer? Mesmo que você possa pensar em ligar para a polícia ou procurar o dono do cartão, existem opções melhores e mais fáceis também. Parabéns por não passar reto e fazer o necessário para resolver a questão. Neste artigo, nós vamos mostrar tudo o que você precisa saber quando encontrar um cartão de crédito, débito ou do banco de alguém.

Método 1
Método 1 de 4:

O que devo fazer com um cartão de crédito perdido?

Baixe em PDF
  1. O número de telefone escrito atrás do cartão é do atendimento ao cliente da bandeira. Ligue e explique que encontrou o cartão da pessoa. O emissor do cartão o desativará e pedirá que você o destrua, entregue em uma agência ou jogue-o no lixo depois que eles efetuarem o cancelamento. [1]
    • Isto garante que ninguém conseguirá usar o cartão. Mesmo que alguém o pegasse da sua mão e saísse correndo, ele agora está inutilizável.
  2. Parece estranho, mas cortar o cartão com uma tesoura é uma baita gentileza nesta situação. O dono do cartão pode não saber que o perdeu e, assim, garante-se que ninguém conseguirá usá-lo. [2]
    • Esta é uma das melhores coisas que você pode fazer se encontrar o cartão em uma área remota ou vazia, onde o dono dificilmente voltará para procurá-lo.
  3. Se você encontrou um cartão emitido por um banco e sabe que tem uma agência dele por perto, pode levá-lo até lá e entregar para um funcionário. Ele entrará em contato com a pessoa que perdeu o cartão para avisar que ele foi encontrado.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Tem problema deixar o cartão em uma loja?

Baixe em PDF
  1. Se você encontrou um cartão de crédito dentro de algum estabelecimento, como um restaurante ou um hotel, a pessoa que perdeu, provavelmente, voltará lá para procurar. Encontre um funcionário e entregue o cartão para ele. [3] Só saiba que ele pode usar o cartão como bem entender agora. [4]
    • É mais seguro ligar para o número no verso e relatar que o cartão foi perdido.
    • Tente entregar o cartão para o gerente, se puder.
    • Não há nada de errado em entregar o cartão em um estabelecimento. Na maioria dos casos, a pessoa para quem você o entregar seguirá o protocolo e devolverá o cartão caso alguém venha procurá-lo.
Método 3
Método 3 de 4:

E se alguém disser que o cartão é dele?

Baixe em PDF
  1. Se você pegar o cartão e parar para pensar no que fazer, alguma pessoa pode surgir e falar “É meu cartão!” Se acontecer, peça para ela confirmar o nome. Se ela acertar, devolva o cartão. Se errar, não entregue o cartão e ligue para o número no verso dele para relatar que ele foi perdido.
    • Se a pessoa achar ruim que você está perguntando qual é o nome impresso no cartão, explique, com calma, que só quer ter certeza de que o cartão será devolvido para o dono. Ela vai entender.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

O que evitar

Baixe em PDF
  1. É uma atitude legal da sua parte querer devolver o cartão em mãos, mas não é algo viável. Infelizmente, não tem como ter certeza de que você achou a pessoa certa com aquele nome. O melhor a se fazer é avisar que o cartão foi perdido. [5]
    • Mesmo que o nome seja bem diferente do comum e você achar que encontrou a pessoa certa, sempre existe a possibilidade de haver duas pessoas com o mesmo nome.
    • Se vir uma carteira ou cartão cair da jaqueta ou do bolso de alguém, fique à vontade para pegar e devolver para a pessoa na hora.
  2. Não é uma questão criminal, então não há motivos para envolver a polícia. Eles só relatariam o cartão perdido de qualquer forma, já que não há endereço no cartão de crédito.
    • Se encontrar uma carteira inteira, entregue-a à polícia, mas não ligue 190, já que não é uma emergência.
  3. Esta não é o tipo de situação que você deve prolongar. Se você for parado pela polícia ou alguém encontrar um cartão de outra pessoa nas suas coisas, a situação vai piorar. Não é um crime por si só, mas é uma atitude suspeita. Quando encontrar o cartão de crédito de um desconhecido, não o coloque no bolso e esqueça lá.
    • Outro motivo para agir com rapidez é que a pessoa pode cancelar o cartão. Não é o fim do mundo (e ela está fazendo o certo), mas, se você quiser ajudar entregando o cartão em uma agência do banco, por exemplo, é melhor agir logo.
  4. Se achar que tirou a sorte grande, saiba que usar um cartão de crédito, débito ou do banco de outra pessoa é fraude e rende anos de prisão. Não faça isso. [6]
    Publicidade

Dicas

  • Se você encontrar o seu próprio cartão de crédito depois de perdê-lo e cancelá-lo, ligue para o número de telefone do atendimento ao cliente escrito no verso e pergunte se tem como reativá-lo. [7]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 665 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade