O tênis Vans pode ser amarrado de diversas maneiras, incluindo a amarração cruzada básica ou o estilo mais limpo com o cadarço em paralelo. Este artigo aborda esses dois métodos, além de algumas dicas básicas para amarrar e cuidar do tênis.
Passos
-
Conte o número de pares de ilhoses no tênis. Os Vans com um número par de ilhós poderão ser amarrados em cruz. Mas se o seu modelo tiver um número ímpar, o princípio básico ainda se aplica, mas a técnica deverá ser um pouco ajustada.
-
Insira cada uma das pontas do cadarço para dentro de um dos dois ilhoses inferiores. O cadarço agora deverá formar uma barra com as pontas indo para dentro. Mantenha a ponta esquerda do lado esquerdo e a da direita do lado direito.
-
Passe a ponta direita por baixo, de modo que ela saia no segundo ilhós do mesmo lado. A forma como esconde o cadarço é o que dá a essa técnica um visual original.
- Independentemente de ir pelo seu lado direito ou do tênis, basta permanecer consistente e o resultado final será o mesmo.
-
Passe a ponta esquerda por baixo, de modo que ela saia no terceiro ilhós do mesmo lado. Neste ponto, deverá haver um ilhós vazio no lado esquerdo, entre a primeira barra e o cadarço recém-passado.
-
Cruze o cadarço direito para o lado esquerdo e insira-o para dentro do segundo ilhós. Feito isso, deverá haver uma amarração com duas barras e as duas pontas do cadarço deverão estar à esquerda.
-
Cruze a ponta que está saindo do terceiro ilhós para o lado direito e introduza-a para dentro do terceiro ilhós do outro lado. Feito isso, a amarração deverá ter três barras e cada ponta do cadarço deverá estar em lados opostos.
-
Siga repetindo este padrão: passe o cadarço esquerdo por baixo, de modo que ele saia no quinto ilhós do mesmo lado. Em seguida, passe o cadarço direito por baixo, de modo que ele saia no sexto ilhós do mesmo lado. Feito isso, cruze os cadarços até os ilhoses correspondentes do outro lado para formar novas barras.
- Se o seu tênis tiver mais de seis pares de ilhoses, repita conforme necessário, revertendo os lados toda vez que completar duas barras.
Publicidade
-
Passe cada ponta do cadarço para dentro dos ilhoses inferiores. Empurre-as através dos ilhoses mais próximos da ponta do tênis. Nesse instante, o cadarço deverá formar uma barra transversal com as pontas indo por dentro. Feito isso, puxe as extremidades do cadarço para cima da barra e, em seguida, para baixo, em direção ao dedo.
-
Cruze a ponta direta do cadarço para a esquerda, insira-a no segundo ilhós e puxe-a para cima. Agora, ela deverá cruzar a língua do tênis, com a ponta esquerda emergindo entre a barra e a cruz formada pelo cadarço. Puxe o cadarço cruzado para a esquerda (afastado do tênis) para tirá-lo do caminho.
- Geralmente é mais fácil fazer isso com os tênis fora dos pés e virados para você. Independentemente de ir pelo seu lado direito ou do tênis, basta permanecer consistente e o resultado final será o mesmo.
-
Cruze a ponta esquerda do cadarço para a direita e insira-a para dentro do segundo ilhós, da mesma forma como foi feito para o outro lado. Neste ponto, você deverá ter uma barra e duas amarrações cruzadas no cadarço. Puxe a amarração recém-cruzada para a direita (afaste do tênis) para tirá-la do caminho.
-
Continue esse padrão de amarração. Comece cruzando o cadarço do lado direito para o esquerdo e insira-o para dentro do ilhós, de modo que a outra ponta agora surja entre as duas cruzes. Em seguida, puxe a ponta recém-cruzada para a esquerda para tirá-la do caminho e cruze a ponta esquerda para a direita. Repita até que o tênis fique completamente amarrado.
- Esta forma de amarração garante que o cadarço cruzado em uma direção sobreponha sempre o cadarço cruzado na outra. Quando for amarrar o outro tênis, lembre-se de inverter esse processo, de modo que os cadarços se espelhem.
Publicidade
-
Não permita que o cadarço enrole. O tênis Vans é conhecido por ter cadarços retos e bem arrumados, portanto, não os deixe de qualquer jeito ou ele não parecerá original. Para que a aparência dele fique sempre nova em folha, mantenha o cadarço o mais reto possível.
- Sempre que puxar os cadarços pelos ilhoses, procure deixá-los esticados e evitar torcê-los, fazendo isso de forma lenta. [1] X Fonte de pesquisa
- Não aperte demais os cadarços, pois isso poderá amontoá-los e fazer com que fiquem irregulares, caso fiquem muito apertados.
-
Retire o tênis e vire-o de frente para você. A amarração fica muito mais fácil quando ele está no chão com a ponta virada para você, em vez do contrário. Faça isso para que a amarração fique correta.
-
Use cadarços brancos e grossos. Os cadarços que acompanham o Vans geralmente são os melhores, mas qualquer variedade similar também ficará legal. Em geral, os cadarços dos modelos de skate são bem grossos e brancos, enquanto que alguns de basquete podem ser muito finos e cilíndricos e de outros tênis são leves demais.
- Obvio que é possível usar qualquer cor de cadarço, mas os brancos novos normalmente estão mais associados com o Vans.
-
Troque os cadarços regularmente. Ter um conjunto novo de cadarços é sempre interessante. Além disso, é uma boa ideia trocá-los a cada duas semanas, especialmente se você costuma andar de skate.
-
Alterne a forma como amarra o tênis. Para renová-lo completamente, é interessante alternar entre os estilos de amarrações, de modo a não desgastá-lo com amarrações repetidas.
- Se costuma amarrar o tênis com o estilo de amarração paralela, altere de vez em quando para o estilo cruzado para renová-lo.
- Caso você amarre o seu Vans no estilo cruzado, procure alterar a direção das cruzes, de modo que o lado direito não fique sempre sobre o esquerdo, ou vice-versa. Isso contribuirá para evitar que o tênis desgaste de maneira desigual.
Publicidade
Dicas
- A amarração cruzada dos Vans modelo “Authentic” e “Era” é feita de fora para dentro devido a forma como eles são cortados. [2] X Fonte de pesquisa As partes deles são tão juntas que uma amarração de dentro para fora esconderia a primeira cruz dos cadarços.
Referências
Sobre este guia wikiHow
Para passar seu cadarço usando o método cruzado, comece colocando o tênis na sua frente, com a ponta virada contra seu corpo. Passe o cadarço pelos dois ilhós mais próximos da ponta do tênis, puxando o fio até que o comprimento fique uniforme dos dois lados. Depois, pegue a ponta direita do cadarço e passe-a pelo ilhós seguinte da esquerda. Em seguida, pegue a ponta esquerda do cadarço e passe-a pelo ilhós seguinte da direita. Repita esse padrão até ocupar todos os ilhós. Caso o tênis fique saindo do seu calcanhar, use o método de travar o calcanhar com o cadarço. Siga os passos anteriores, até chegar no último par de ilhós. Depois, em vez de cruzar os cadarços de lado, passe os fios pelos ilhós de cima. Pegue o cadarço da esquerda e passe-o pelo laço que criou com o cadarço da direita. Pegue o cadarço da direita e passe-o pelo laço que criou com o cadarço da direita. Por fim, amarre o tênis normalmente.