Baixe em PDF
Baixe em PDF
Este artigo mostra como mandar uma página HTML ou um boletim informativo por e-mail. Como a maioria dos serviços de e-mail permite transmitir e ler código HTML, tudo se resume a copiar e colar o HTML na mensagem.
Passos
-
Use o código apropriado para os leitores de e-mail. Nem todos os aplicativos têm as mesmas capacidades de um navegador. Escreva o e-mail de um modo que permita às pessoas verem diretamente a versão HTML e não terem que visualizar a versão em texto simples.
- Estruture os elementos com tabelas.
- Coloque as imagens na internet ou use figuras já prontas.
- Comece os links com "https://" (ou "http://").
-
Escreva o e-mail de um jeito que todas as informações importantes possam ser vistas como texto. Por mais que seja legal usar cores e figuras, lembre-se de que há sempre a possibilidade o destinatário não conseguir ver os recursos em HTML. Use as imagens apenas quando for estritamente necessário.
- Os filtros de spam costumam bloquear imagens e anexos. Eles também tendem a filtrar as mensagens muito grande, como as cheias de figuras pesadas.
- Talvez os destinatários não consigam ver as imagens no celular.
-
Siga as diretrizes do Comitê Gestor da Internet no Brasil e a legislação vigente. As regras visam proteger a privacidade dos consumidores e garantir que os e-mails de propaganda são enviados por empresas idôneas.
- Dê a opção de o destinatário se descadastrar da lista de e-mails, por exemplo, por meio de um link na parte de baixo da mensagem. Outra possibilidade é informar um endereço de e-mail para que a pessoa possa entrar em contato e pedir para não receber mais mensagens.
- Coloque o nome da empresa e o endereço. Os leitores precisam saber que você é um remetente confiável e não um criminoso.
- O endereço do remetente deve ser válido e estar ativo. Ofereça uma maneira de as pessoas entrarem em contato caso queiram fazer perguntas, ajudar o negócio ou contratar um serviço.
- Escreva uma frase adequada no campo assunto. O assunto tem que ser uma descrição curta e significativa do conteúdo do e-mail e não ofertas ou promoções falsas.
-
Releia o e-mail antes de enviar. Depois de adicionar o código HTML, navegue pela mensagem para ter certeza de que todos os itens são mostrados do jeito certo:
- Confira se os links estão corretos e ativos.
- Observe se as imagens e as letras são mostradas corretamente.
- Confira se a tabela não é muito larga.
- Teste o e-mail em vários programas e serviços de e-mail.
-
Faça um teste de spam. Envie o e-mail para vários e-mails seus ou de pessoas conhecidas e confira se a mensagem chegou e não foi para a pasta de Spam ou Lixo.
- Se o e-mail foi mandado para a pasta de Spam nos testes, talvez você tenha que remover itens como imagens ou links para páginas que não usam o protocolo HTTPS.
Publicidade
-
Salve o código HTML em um arquivo. Nos sites que geram HTML, há a opção de "Salvar" ou "Baixar" e basta seguir as instruções que aparecerem na tela para realizar o procedimento. Caso esteja usando um editor de texto padrão do Windows ou Mac (Bloco de Notas ou Editor de Texto, respectivamente), grave o arquivo da seguinte maneira:
- Windows : clique em Arquivo > Salvar como... , digite o nome seguido da extensão .html (por exemplo, "arquivo.html"), selecione a opção Todos os arquivos em "Tipo" e aperte o botão Salvar .
- Mac : clique em Formatar > Usar Texto Simples > OK e depois em Arquivo > Salvar . Aperte a flechinha apontando para baixo e ao lado do campo "Nome", desmarque a caixa de seleção "Ocultar extensão", troque ".txt" por ".html", clique em Salvar > Usar .html .
-
Abra o arquivo no navegador. Dê um clique duplo no documento HTML para abri-lo no navegador padrão.
- Uma alternativa é abrir um navegador e clicar e arrastar o arquivo para a janela dele.
-
Copie o conteúdo. Clique e arraste o mouse até selecionar toda a página HTML e pressione as teclas Ctrl + C (Windows) ou ⌘ Command + C (Mac).
- Clique em qualquer parte da página e pressione Ctrl + A ou ⌘ Command + A para selecionar tudo. Tome cuidado porque você pode acabar copiando até mesmo os itens que não quer.
-
Crie uma mensagem de e-mail no seu serviço ou aplicativo preferido. O Gmail, Outlook, Apple Mail e Yahoo permitem enviar mensagens com conteúdo HTML:
- Gmail : acesse https://www.mail.google.com/,entre com a sua conta se precisar e clique em Escrever .
- Outlook : acesse https://www.outlook.com , entre com a sua conta se necessário e clique em Nova Mensagem .
- Apple Mail : acesse https://www.icloud.com/#mail , entre com a sua conta e clique em .
- Yahoo : acesse https://www.yahoo.com/mail , entre com a sua conta e clique em Escrever .
-
Habilite o HTML nos e-mail caso esteja usando o Outlook. No Gmail, Yahoo e Apple Mail a opção é ativada por padrão, mas a versão web do Outlook requer a configuração manual:
- Clique em um ícone de engrenagem "Configurações" na parte superior e direita da tela.
- Role a página e clique em Exibir todas as configurações do Outlook .
- Clique na guia Email .
- Clique em Redigir e responder .
- Altere a opção "Redigir mensagens no formato" de "Texto sem formatação" para "HTML". Se já estiver selecionado "HTML", não precisa fazer mais nada.
- Clique em HTML .
- Aperte o botão Salvar e saia da página de configuração.
-
Adicione um destinatário e assunto. Digite o endereço de e-mail do destinatário no campo "Para" e o assunto logo abaixo.
-
Cole o conteúdo HTML. Clique na caixa de texto principal da janela da mensagem e pressione as teclas Ctrl + V (Windows) ou ⌘ Command + V (Mac). O conteúdo deve ficar exatamente como era na página HTML.
-
Envie o e-mail. Clique no botão Enviar para que os destinatários recebam a mensagem com os recursos HTML.Publicidade
-
Copie o código HTML para o corpo da mensagem. Caso não consiga abrir o arquivo no navegador por algum motivo, dá para copiar o texto HTML para o código-fonte do e-mail se você estiver utilizando o Gmail no Google Chrome.
- Você tem que copiar todo o código do corpo do documento, incluindo as tags "<body>" and "</body>", mas, como o Gmail cria as outras tags sozinho, você não precisa colocar toda a estrutura (tags "html" e "head", por exemplo).
-
Abra o Google Chrome. É o único navegador que permite colar o código HTML corretamente em uma mensagem do Gmail.
-
Abra o Gmail. Digite https://mail.google.com/ na barra de endereços do Chrome e entre com a sua conta.
-
Clique em Escrever . É um botão no canto superior e esquerdo da janela. Assim, abrirá uma janelinha no meio da tela.
- Caso esteja usando a nova versão do Gmail, clique em +Escrever .
-
Adicione o destinatário e um assunto. Digite o endereço de e-mail do destinatário na caixa de texto "Para" e o assunto logo abaixo.
-
Coloque um texto só para fazer a marcação. Na parte principal da janela, digite uma série de asteriscos, zeros ou outros caracteres para marcar o local de inserção do código-fonte.
-
Abra a aba "Inspecionar". Selecione o texto digitado, dê um clique com o botão secundário do mouse (ou Control -clique no Mac) e escolha a opção Inspecionar no menu de contexto para abrir uma janela do lado direito do navegador.
-
Abra o código selecionado para editar. Dê um clique com o botão secundário do mouse (ou Control -clique no Mac) no texto que aparecer em azul na parte de cima da janela e clique em Edit as HTML no menu de contexto.
-
Encontre o texto que você digitou e o selecione. Role a página até achar o texto e clique e arraste o mouse para selecioná-lo.
- Tome cuidado para não selecionar outras palavras.
-
Cole o código HTML. Pressione as teclas Ctrl + V (Windows) ou ⌘ Command + V (Mac). Assim, o HTML aparecerá na janelinha.
-
Feche a aba de inspeção. Clique no X no canto superior e direito de "Inspecionar" para fechá-la.
-
Releia e envie o e-mail. Dê uma olhada na aparência da mensagem. Se estiver satisfeito com o posicionamento e a exibição de todos os itens, aperte o botão Enviar para transmitir a mensagem aos destinatários.Publicidade
Dicas
- Use um modelo HTML disponível na internet caso não tenha familiaridade com a linguagem. É uma maneira simples e fácil de enviar uma mensagem bonita para os inscritos.
- Forneça uma versão em texto simples do e-mail para aqueles que não quiserem ou não puderem exibir o conteúdo HTML. Assim você atinge uma audiência mais ampla.
Publicidade
Avisos
- Não copie e cole o código em um programa de processamento de texto para não perder as tags HTML e desfazer a estrutura do documento. Além disso, muitos filtros de spam bloqueiam e-mails que têm o conteúdo copiado de um programa de processamento de texto.
Publicidade
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 52 115 vezes.
Publicidade