PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Escrever um e-mail para um professor é um processo um pouco mais complexo do que escrever uma mensagem para um amigo ou familiar. A educação é o pontapé inicial da sua carreira profissional e é preciso ter tato e tomar cuidado durante as interações com os professores, inclusive na troca de mensagens. Por exemplo, você deve sempre usar uma conta acadêmica e iniciar o texto com um cumprimento. Escreva para um professor do mesmo modo que escreveria uma carta formal: seja conciso e cuide da gramática. Vamos começar?

Parte 1
Parte 1 de 3:

Deixando uma boa impressão

PDF download Baixe em PDF
  1. É bem provável que a dúvida que deseja sanar já tenha sido respondida pelo professor no plano de estudos que ele disponibilizou no início do semestre. Fazer uma pergunta redundante demonstrará que você não leva os estudos a sério e frustrará o professor. [1]
    • O plano de estudos provavelmente conterá as informações mais importantes sobre os trabalhos, os prazos, as políticas da sala de aula e a formatação dos projetos.
    • Se a dúvida não for respondida com uma simples leitura do plano de estudos, mande um e-mail para o professor.
  2. Os professores universitários são bombardeados com muitos e-mails todos os dias. Ao usar um endereço universitário, você corre menos risco de cair na caixa de spam, além de soar mais profissional. O professor saberá quem exatamente está mandando o e-mail. [2]
  3. A ideia de incluir um assunto no e-mail é informar o professor sobre o que você deseja tratar através da mensagem. Ao ser conciso e direto ao ponto, o professor saberá exatamente quanto tempo dedicar para a leitura do e-mail. [3]
    • Por exemplo, você poderia escrever algo como "Dúvida sobre o trabalho final" ou "Questão sobre o TCC".
  4. É tentador soltar logo de cara qual a sua dúvida, mas é importante tratar o e-mail como uma carta formal. Comece com "Prezado Dr. Rosa", seguido de uma vírgula, por exemplo. É de bom tom usar o último nome do professor. [4]
    • Se não tem certeza do título do professor, você pode se referir a ele como "Professor Rosa" mesmo, por exemplo.
    • Caso a sua relação com o professor seja boa, é possível ser um pouco mais casual: "Olá Dr. Rosa".
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Escrevendo o e-mail

PDF download Baixe em PDF
  1. É bem provável que ele tenha dezenas ou centenas de alunos e precise de alguma dica de quem você é. Informe o seu nome e a sua turma, incluindo o período.
  2. Os professores são muito ocupados e não gostam de enrolação. Diga o que precisa dizer do modo mais breve possível, deixando os detalhes desnecessários de fora.
    • Por exemplo, se a dúvida é com relação a um trabalho, seja direto: "Tenho uma dúvida quanto ao trabalho que você passou na terça passada. Ele deve ser feito em grupo?".
  3. O e-mail não é uma troca de mensagens com um amigo, ou seja, nada de gírias e nem frases incompletas. Seja profissional. [5]
    • Por exemplo, não escreva "Aula animal, cara... Show!".
    • Em vez disso, escreva algo como "A sua palestra na última aula foi bastante esclarecedora".
  4. Ao entrar em contato com o professor pela primeira vez, mantenha uma linguagem estritamente profissional. Com o passar do tempo e o avanço na troca de mensagens, talvez seja possível relaxar um pouco mais na linguagem, principalmente se o professor usar uma comunicação mais informal (como ao mandar um emoji no fim do e-mail).
  5. Muitos alunos tentam exigir coisas dos professores, mas isso não leva a lugar algum. Pense bem em suas demandas e formule-as de um jeito mais profissional. [6]
    • Por exemplo, se quer um pouco mais de prazo para entregar um projeto por conta de um problema pessoal, não escreva "Minha vó morreu, me dê mais tempo para terminar o trabalho". Em vez disso, escreva algo mais próximo de "Tive uma semana difícil por conta do falecimento de minha avó. O senhor poderia me dar alguns dias a mais para terminar o projeto?".
  6. Tudo bem pular alguns pontos e vírgulas em uma mensagem pessoal. Ao escrever para um professor, por outro lado, é preciso tomar bastante cuidado com a pontuação.
  7. Por mais que a linguagem informal esteja assumindo o controle da internet, ela não deve ser utilizada em e-mails profissionais. Nada de "vc" ou "flw". Use a gramática correta. [7]
    • Lembre-se de analisar o e-mail com um corretor ortográfico.
  8. As palavras nos começos das frases e os nomes próprios devem ser escritas com a primeira letra maiúscula. Tome bastante cuidado com isso.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Dando os toques finais

PDF download Baixe em PDF
  1. É importante expressar o que você espera no fim do e-mail. Por exemplo, se quer uma resposta ou uma conversa pessoal, deixe isso bem claro.
  2. É bem provável que você encontre alguns errinhos bobos, mas que prejudicam a qualidade do texto. [8]
  3. Pense bem no conteúdo do e-mail para ver se ele não pode ser interpretado de outra forma. Lembre-se de ser o mais conciso possível: não é preciso compartilhar muitos detalhes da sua vida pessoal. [9]
  4. Assim como começou o texto de modo formal, é preciso encerrá-lo com formalidade. Use termos como "Atenciosamente" ou "Grato", seguido de uma vírgula e seu nome completo.
  5. Não encha o saco do professor esperando uma resposta. Caso ele não responda em uma semana, envie outra mensagem, pois é possível que o texto original tenha se perdido por algum motivo.
  6. Assim que o professor responder, envie um segundo e-mail com uma mensagem simples de agradecimento. Se necessário, escreva uma mensagem mais extensa, mas ainda profissional. Caso o problema não seja resolvido por e-mail, peça para marcar uma conversa pessoalmente.
    • Por exemplo, você poderia responder "Obrigado por responder minha dúvida. Até a próxima aula".
    • Caso precise se encontrar com o professor, experimente escrever "Obrigado por responder. Podemos nos encontrar pessoalmente para discutir a questão em mais detalhes?".
    Publicidade

Dicas

  • Se a ideia é descobrir o que perdeu na aula, procure um colega de classe.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 315 523 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade