Baixe em PDF
Baixe em PDF
Este artigo mostra como acessar sites bloqueados pelo OpenDNS. O método mais simples é usar um serviço de proxy. Caso o seu computador restrinja todos os sites de proxy, use uma versão portátil do Tor para resolver o problema.
Passos
-
Saiba o que não funciona. Em alguns casos, dá para enganar as listas negras usando o endereço do site para dispositivos móveis ou digitando o IP no lugar do nome. Essas técnicas não dão certo com o OpenDNS, então você precisa procurar outras formas.
-
Conecte-se diretamente ao modem. Se der para ligar o computador no modem com o cabo de rede , é possível se livrar assim das restrições do OpenDNS. Não realize o procedimento na escola, faculdade ou trabalho porque constitui uma infração e você pode ser processado.
- O modem costuma ficar em um aparelho separado do roteador, mas se a conexão for feita por um único dispositivo que reúne ambas as funções, o método não tem como dar certo.
- A técnica é perfeita para conexões domésticas com o OpenDNS ativado.
-
Use a rede móvel do celular . Você tem um iPhone ou um celular com o sistema Android? Tente usá-lo para fornecer a internet ao computador via rede sem fio. Confira se o aparelho permite fazer roteamento ou funcionar como modem sem fio.
- O método funciona com notebooks e computadores de mesa, desde que tenham um receptor wi-fi.
- Se o computador não permite trocar a rede, não tem como se valer do roteamento feito pelo celular.
-
Use uma VPN . A Rede Virtual Privada (VPN em inglês) permite direcionar o tráfego da internet para vários servidores, protegendo a sua privacidade e se livrando das restrições do OpenDNS. Porém, saiba que a maioria das VPNs é paga e que é preciso ter permissão de administrador no computador.
- Uma opção gratuita de VPN é o Hotspot Shield. Se você tem como instalá-lo, use-o para ter acesso aos sites bloqueados.
- Dá para colocar o arquivo de instalação do Hotspot Shield em um pendrive e usá-lo no seu computador.
Publicidade - Uma opção gratuita de VPN é o Hotspot Shield. Se você tem como instalá-lo, use-o para ter acesso aos sites bloqueados.
-
Acesse um serviço de proxy. Entre em um dos seguintes sites:
- Hide.Me - https://hide.me/pt/proxy
- ProxySite - https://www.proxysite.com/
- ProxFree - https://www.proxfree.com/
- Whoer - https://whoer.net/webproxy
- Hidester - https://hidester.com/proxy/
- Talvez você tenha que experimentar vários sites antes de achar algum que não seja bloqueado pelo OpenDNS.
- Se nenhum deles funcionar, procure melhor proxy online ou algo semelhante em um site de busca.
-
Clique na barra de busca do site de proxy. Geralmente é uma caixa de texto no meio da página, exceto no ProxFree que a deixa na parte de baixo.
- A barra de busca funciona como se fosse uma barra de endereços.
-
Visite o site bloqueado. Insira o endereço do site que você quiser acessar, como www.facebook.com .
-
Aperte o botão Go . Ele tem nomes diferentes dependendo do site de proxy (por exemplo, Browse anonymously ), mas costuma ficar do lado da caixa de texto onde você digita o endereço do site.
- Caso esteja usando o ProxFree, clique no botão azul PROXFREE .
- Em alguns casos, basta dar ↵ Enter .
-
Navegue normalmente pelo site. Ele deve carregar da mesma forma que em um computador sem restrição, mas pode demorar mais devido ao serviço de proxy.Publicidade
-
Verifique se você tem os requisitos necessários. Para usar o Tor em um computador com acesso restrito, é preciso instalá-lo em um pendrive. Seguem os requisitos:
- O computador tem que ter uma entrada USB.
- O computador tem que dar permissão para abrir arquivos de um pendrive.
- O navegador portátil deve ser instalado no pendrive e não simplesmente copiado.
-
Coloque o pendrive no computador. Ele tem que ser inserido em uma das entradas USB.
- É uma boa ideia usar o computador pessoal para fazer o procedimento.
-
Acesse a página de download do Tor. Entre em https://www.torproject.org/pt-BR/download/ . Ele tem um serviço de proxy embutido.
- Ao contrário do que se diz, o Tor não é um aplicativo perigoso desde que você não procure materiais proibidos por lei ou participe de atividade ilegais. É um navegador como qualquer outro, mas que oferece camadas de proteção da privacidade.
-
Clique em Baixar Tor Browser . É um botão que fica no canto superior e direito da página. O arquivo de instalação será baixado.
- Caso seja pedido um local para fazer o download, selecione o seu pendrive e pule o passo seguinte.
-
Mova o arquivo de instalação do Tor para o pendrive. Entre na pasta onde foi baixado o arquivo de instalação e faça o seguinte:
- Clique no arquivo para selecioná-lo.
- Pressione as teclas Ctrl + X (Windows) ou ⌘ Command + X (Mac) para transferir o instalador.
- Clique na pasta do pendrive.
- Clique em um espaço em branco na janela do pendrive.
- Pressione as teclas Ctrl + V (Windows) ou ⌘ Command + V (Mac) para colar o arquivo.
-
Instale o Tor no pendrive. Basta escolher o local de instalação como sendo o pendrive. Faça o seguinte:
- Windows : dê um clique duplo no executável do Tor, escolha a língua, clique em OK , aperte Procurar... , selecione o pendrive, clique em OK , Instalar , desmarque as duas caixas de seleção e aperte o botão Finalizar .
- Mac : dê um clique duplo no arquivo DMG, ative o aplicativo se for necessário e siga as instruções que aparecerem na tela.
-
Ejete o pendrive . Depois de instalar o programa, faça a remoção segura do pendrive. Agora que o Tor está instalado, dá para usá-lo no computador sem problemas.
-
Conecte o pendrive no computador. É o PC que não permite o acesso aos sites por causa do OpenDNS.
-
Abra o Tor. Acesse a pasta do pendrive, dê um clique duplo em "Tor Browser" e aperte o botão verde e roxo "Iniciar Tor Browser". Abrirá a janela do navegador.
-
Aperte o botão Conectar . Ele fica na parte de baixo da tela. Depois de alguns instantes, a janela do navegador deve abrir.
- O Tor lembra uma versão antiga do Firefox porque é baseado nesse navegador.
-
Acesse o site bloqueado. Use a barra de endereços no meio da página inicial do Tor. Como ele funciona com um proxy embutido, você deve conseguir visitar qualquer site.
- Tenha em mente que o tempo de carregamento é maior por causa das várias camadas de proteção do navegador.
Publicidade
Dicas
- Há milhares de serviços de proxy online confiáveis, de modo que deve ser possível usar pelo menos um deles. Continue fazendo testes se os primeiros não derem certo.
Publicidade
Avisos
- Ao usar os serviços de proxy, tome cuidado com as informações pessoais ou sensíveis. Como o servidor do proxy pode ver todas as informações que você envia, talvez seja melhor não digitar coisas como o CPF ou a senha de um site.
- OpenDNS abrange um número muito maior de sites do que a maioria das listas negras. Métodos simples como acessar a versão do site para dispositivos móveis ou usar outro endereço DNS não são suficientes.
Publicidade
Publicidade