Baixe em PDF
Baixe em PDF
Ficar trancado dentro do porta-malas do carro não é impossível e pode acontecer sem querer com crianças e adultos. No entanto, existem situações muito perigosas (como um sequestro ), em que a experiência é traumatizante e pode levar à morte. Seja qual for a razão para estar preso lá dentro, ficar em um porta-malas não é seguro e sair de dele pode ser bem difícil. Alguns carros têm um mecanismo de abertura que pode ser acessado por dentro, mas não são todos. Se quiser saber como fazer para escapar dessas situação, leia este artigo!
Passos
-
Abra o porta-malas pela alavanca interna. Alguns carros têm um mecanismo no próprio porta-malas para abri-lo por dentro. [1] X Fonte de pesquisa Se você tiver acesso a uma chave de fenda ou outro tipo de ferramenta, tire o forro e procure um pedaço de ferro que chega até a trava. Puxe ou empurre esse ferro para a tampa se abrir.
-
Ligue para a polícia se tiver um celular. Tente dar as informações mais precisas que conseguir sobre o seu carro, o local onde está e sobre as circunstâncias que o levaram a estar nessa situação. Tente descobrir onde você está ou para onde o levarão. Você provavelmente perceberá se estiver na BR, no meio de um trânsito pesado ou em um bairro residencial.
-
Fuja pelo banco de trás se o sequestrador sair do carro. É claro que você não deve tentar isso se ele estiver presente e dirigindo, tente esperar até um momento propício; quando a hora chegar, tente escapar pelo banco de trás. Em muitos carros, o banco de trás abre para a frente e dá acesso ao porta-malas. A trava do banco costuma ficar do lado de fora, mas alguns modelos a têm pelo lado de dentro também. De qualquer forma, se não conseguir alcançar a trava, chute o banco com os dois pés, tente empurrá-lo à força e saia.
-
Puxe o cabo de abertura do porta-malas. Não é difícil o carro ter uma alavanca perto do painel para abrir o porta-malas, ligada à tranca através de um cabo. Para encontrá-lo, levante o carpete e apalpe o forro pelo lado do motorista; se não encontrar nada, procure pela lateral do forro. Quando encontrá-lo, puxe-o em direção do motorista ou para o lado; isso permitirá que você abra a tranca e empurre a porta para cima quando for “seguro”. [2] X Fonte de pesquisa
- Se encontrar um alicate de bico fino, não hesite em pegá-lo – ele pode ser útil de diversas maneiras, inclusive alcançar o cabo com mais precisão.
-
Force a tranca. Encontrar o trinco já é um bom começo, mesmo que não haja um cabo. O trinco pode ser forçado a abrir com uma ferramenta. É bem possível que haja ferramentas para trocar o pneu, como uma chave de roda ou até uma chave de fenda e elas também costumam ficar dento do forro. Se encontrar algo desse gênero, tente forçar a fechadura do porta-malas; caso não consiga, use a ferramenta para entortar a beira da porta. Isso melhorará a circulação do ar e você poderá chamar a atenção de outros motoristas para pedir ajuda. [3] X Fonte de pesquisa
-
Empurre a luz de freio. É possível acessar a lanterna do carro de dentro do porta-malas. Tire o painel que encobre a lanterna e arranque os cabos de lá de dentro; você deverá chutar ou quebrar o vidro da luz de freio, enfiar sua mão pelo buraco e pedir socorro para os motoristas dos outros carros.
- Mesmo que não consiga quebrar o vidro, desligar os cabos fará com que a luz de freio queime e isso pode fazer com que o carro seja parado por alguém, mesmo que seja uma tentativa de outros motoristas para avisá-lo e você poderá chamar a atenção chutando a porta e gritando.
- Tenha em mente que essa opção é a mais barulhenta de todas. Se você não foi sequestrado e quiser chamar a atenção, essa dica é ainda mais útil.
-
Use o macaco para abrir a porta. Assim como as ferramentas, é muito provável que tenha um macaco junto com um estepe, em geral sob o carpete do porta-malas do carro. Se você tiver essa sorte e conseguir alcançá-lo, use o macaco como faria para trocar o pneu; apoie-o entre o capô e o assoalho e gire a manivela, forçando até que o capô abra.
-
Se nenhum desses métodos funcionar, chute o capô do porta-malas com força para chamar atenção, mas somente se não tiver sido sequestrado . Simplesmente comece a chutar o capô e gritar para que alguém o escute e o tire de lá de dentro ou chame ajuda. Essa dica é ainda mais indicada se estiver em local público e você pode usá-la enquanto procura o cabo de abertura e o trinco. Tenha em mente que chutar e gritar o deixarão agitado e hiperventilando, o que pode desencadear um ataque de ansiedade.Publicidade
-
Fique o mais calmo que puder . Antes de entrar em pânico, tente lembrar que existe uma circulação mínima de ar dentro do porta-malas e você precisaria ficar trancado lá dentro durante 12 horas para desmaiar por falta de ar, isso dependendo do seu tamanho e do tamanho do porta-malas. No entanto, a hiperventilação pode matar, portanto respire em um ritmo normal e tente não entrar em pânico . Um dos problemas também é o calor que você sentirá (cerca de 60°), mas ficar calmo definitivamente aumentará suas chances de escapar.
-
Enquanto o sequestrador estiver no carro, tente fazer silêncio. Ficar chutando e gritando enquanto ele está dirigindo pode irritá-lo, o que pode resultar em uma mordaça em sua boca e uma corda ao redor de seus pés e mãos. Se você perceber que esse é o único jeito de tentar sair, faça isso quando o carro estiver em uma velocidade rápida ou em um lugar barulhento.
- Mesmo que você faça silêncio, se conseguir abrir o capô em um lugar menos ruidoso, o motorista ouvirá o barulho da trava abrindo.
-
Espere o melhor momento para escapar. Quando conseguir abrir o capô, sua vontade será de pular fora imediatamente. No entanto, não é sábio pular de um carro em movimento, ainda mais se ele estiver em alta velocidade. Aguarde até que ele pare em um farol ou desacelere por qualquer motivo e saia.
- Sua melhor saída é pular do carro em movimento, mas somente quando ele estiver devagar. Se o carro parar completamente, o sequestrador pode sair e descobrir que você conseguiu abrir o capô – e ele não deixará que você faça isso novamente.
Publicidade
-
Instale um cabo de abertura no porta-malas . Na maioria das vezes, a pessoa se tranca dentro do próprio carro. Por sorte, instalar um sistema de abertura interna é possível e é a melhor medida para prevenir esse tipo de acontecimento (ou remediá-lo com mais agilidade). Verifique se o carro já vem com esse acessório de fábrica; caso ele não tenha, mas conte com um sistema eletrônico de abertura, compre e instale um cabo avulso.
- Se o porta-malas do seu carro abre remotamente, deixar um controle extra dentro dele pode ser uma ótima medida. Deixe-o em um lugar específico e avise as crianças e outros membros da família sobre onde encontrá-lo em uma eventualidade e como usá-lo.
- Já no caso de você não poder contar com esse sistema, um cabo de abertura custa pouco e você pode pedir para um profissional instalá-lo se você não tiver absolutamente nenhum conhecimento em mecânica de automóveis.
-
Sempre deixe várias ferramentas no porta-malas. Tenha uma lanterna, um pé-de-cabra e uma chave de fenda, no mínimo. Caso você não possa instalar um sistema de abertura, essas ferramentas serão de grande ajuda para forçar o trinco do capô ou chamar a atenção das pessoas na rua.Publicidade
Dicas
- No caso de um sequestro, o criminoso provavelmente terá tirado todas as ferramentas do porta-malas antes de seguir com o plano.
- Muitos carros têm o estepe e ferramentas para a troca do pneu. Se você conseguir alcançá-las, suas chances de escapar serão maiores.
- Se você tiver muita sorte e o sequestrador escutar música alta dentro do carro, ou se o carro passar por um lugar barulhento, ligue para a polícia ou outra pessoa para pedir ajuda sem ser ouvido; se o carro e o lugar estiverem silenciosos, faça o mínimo de barulho possível. Faça o seu melhor para não fazer barulho e acabar perdendo o celular.
- Se você tiver a sorte de ser trancado com o celular, ligue 190.
Publicidade
Avisos
- Não tente pular do carro em alta velocidade em hipótese alguma. Espere até que ele esteja devagar antes de tentar escapar.
Publicidade
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 49 716 vezes.
Publicidade