Baixe em PDF Baixe em PDF

Se não souber ao certo qual cor de tapete ou carpete escolher para colocar no seu quarto, na sala ou nos corredores, não se preocupe! Leve os móveis que você já tem no ambiente, o uso do espaço e quanta luz ele recebe em consideração para ajudar você a optar pela melhor tonalidade. Prefira tons escuros se quiser que o ambiente pareça mais aconchegante e acolhedor ou uma cor clara para fazê-lo parecer maior. No fim das contas, deixe o seu gosto pessoal falar mais alto para que você escolha uma peça que tenha adorado de verdade.

Método 1
Método 1 de 3:

Levando o espaço em consideração

Baixe em PDF
  1. Usar os móveis que o espaço já tem é uma ótima forma de diminuir o número de cores à escolha. Pense na cor das paredes, da mobília, das peças de arte, das cortinas e qualquer outro objeto de decoração que o espaço tiver. Escolha uma tonalidade que seja do mesmo espectro que outros objetos do ambiente para que tudo pareça conectado e bem escolhido. [1]
    • Por exemplo, se você tem um sofá que quer mostrar, escolha um tapete neutro para deixar o sofá em destaque. Se o sofá é vermelho, as paredes estão cinzas e os móveis forem escuros ou pretos, opte por um tapete em tom de carvão.
    • Se você costuma mudar a decoração do ambiente com frequência ou está planejando redecorar, não escolha o tapete ou o carpete apenas com base na decoração.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Katherine Tlapa

    Designer de Interiores
    Katherine Tlapa é Designer e Proprietária da Honey Bee Interior Design, LLC, na Carolina do Norte. Recebeu seu título em Arquitetura de Interiores pela Ohio University em 2016.
    Katherine Tlapa
    Designer de Interiores

    Opte por um tom neutro para ter uma versatilidade maior. Diz a decoradora de interiores Katherine Tlapa, “A cor do tapete deve ornar com as demais cores no ambiente. Por esse motivo, preferir uma cor neutra costuma ser a melhor aposta, porque permite que você mude a decoração sem ficar limitado pela cor do tapete.”

  2. Se o espaço não é usado com muita frequência, a cor do tapete vai se manter intacta por bastante tempo e uma tonalidade clara pode ser uma boa pedida. Porém, se o ambiente recebe bastante gente ou o entra e sai é grande, o melhor a se fazer é escolher uma cor escura ou uma estampa para que a sujeira e o desgaste não apareçam com tanta facilidade. [2]
    • Um branco absoluto pode ficar ótimo em uma área de assentos formal que não é usada com muita frequência, mas não seria uma boa escolha para uma sala de estar em uma casa que tem crianças ou animais de estimação.
  3. Se o espaço é naturalmente bem iluminado, a cor do tapete ou do carpete ficará basicamente igual à da amostra que você viu na loja. Já se você vai colocar o tapete em um ambiente escuro, ele pode parecer alguns tons mais escuro que a amostra.
    • Por exemplo, um tapete cor de creme pode parecer mais claro se você tiver várias janelas no seu quarto. Já se você só tem uma, a cor de creme pode ficar parecendo um tom de areia.
  4. Já que comprar um tapete ou colocar carpete é um investimento, escolha uma cor que você realmente gosta em vez de uma que só combina com o ambiente. Faça uma lista de três a cinco tonalidades e opte pela que você gostar mais.
    • Por exemplo, se você for escolher entre cinza claro, carvão e cinza ardósia, opte pelo que chamar mais a sua atenção.
    • Se um tapete cor de areia ficaria ótimo na entrada da sua casa, mas você não gosta dessa cor, opte por um bege ou cáqui.
  5. Quando for decidir a cor, peça para o vendedor para levar as amostras para casa. Coloque as amostras pela casa mudando as condições de iluminação. Compare o visual do tapete em várias horas do dia para perceber o que você gosta mais. Faça a escolha final com base na sua preferência. [3]
    • Dessa forma, você poderá ver claramente como o carpete ou tapete vai ficar antes de colocá-lo no lugar.
    • Fique com as amostras por alguns dias para ver como elas ficam em horários diferentes e condições de iluminação distintas.
    • Devolva as amostras para a loja depois de tomar a sua decisão.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Escolhendo a tonalidade perfeita

Baixe em PDF
  1. Se você está redecorando um espaço pequeno, experimente usar tons neutros e claros ao escolher o tapete. Isso fica ótimo em casas tradicionais e o tapete claro dá um ar de luxo. Alguns exemplos de cores que ficam bonitas nessa situação são o marrom claro acinzentado e tons de areia.
    • Você também pode escolher tons de bege, laranjas claros ou cinzas claros se quiser algo que inspire conforto e aconchego.
    • Essas são boas escolhas para salas de estar e escritórios, por exemplo.
  2. Os tapetes escuros, no geral, dão a impressão de que os espaços são menores e mais aconchegantes. Essa é uma ótima escolha se você quiser algo mais moderno e criar um espaço de aconchego bem convidativo.
    • Por exemplo, escolha tons de carvão, marrom escuro ou cinza ardósia se quiser deixar um dormitório ou sala de estar bem descolado e contemporâneo.
  3. Se você tem filhos ou animais de estimação, pode estar preocupado com as pegadas ou os farelos de comida que eles vão deixar por aí. Se esse é o seu caso, opte por tapetes que tenham duas ou três cores diferentes. Assim, as manchas ou marcas que os pequenos ou os peludos deixarem não vão aparecer tanto. [4]
    • Por exemplo, escolha um tapete que tenha marrom escuro, marrom médio e laranja claro mesclados para cobrir o chão da sua sala de estar. Essa mistura esconderá os pelos de animais, a sujeira e os detritos que ficarem pelo caminho.
  4. Mesmo que os tapetes coloridos não sejam a praia de todo mundo, eles tem seu charme. O toque único que eles dão para os ambientes é inegável! Escolha um tapete azul, verde, rosa ou vermelho se quiser deixar o seu quarto, ateliê, brinquedoteca ou seu cantinho especial mais descolado e marcante. [5]
    • É importante ressaltar que, se você for colocar carpete e optar por uma cor chamativa, isso pode dificultar a venda da casa no futuro, porque nem todo mundo gosta de carpetes coloridos. .

    Variação: se quiser dar um toque de cor no ambiente, mas não quiser ousar tanto assim, coloque um carpete neutro e decore o chão usando tapetes de área, almofadas e mantas coloridas.

    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Escolhendo o material do tapete

Baixe em PDF
  1. Os tapetes e carpetes de lã são feitos de fibras macias e fortes, dando elegância a qualquer ambiente. Essa é uma ótima opção para quem prefere tapetes mais macios. Porém, a lã costuma ser mais cara que as demais opções. [6]
    • Se preferir, use uma mistura de lã. Os tapetes ou carpetes desses materiais serão duráveis e macios, o que os torna uma escolha mais versátil.
  2. Os tapetes de nylon muitas vezes são mais custo-benéficos que a lã e tendem a durar mais também. Se a sua família é grande, tem crianças ou animais de estimação, essa pode ser uma boa opção para você. [7]
    • Os carpetes e tapetes de nylon são ótimas escolhas para dormitórios e brinquedotecas.
    • Você encontra tapetes de nylon de diversas cores e estampas.
  3. Os fios arqueados são mais discretos e resistentes às manchas, o que os torna ótimos para áreas onde as pessoas andam bastante, como salas de estar e corredores. Essa é outra boa escolha para quem tem crianças em casa. [8]
    • O termo “arqueado” se refere à forma como as fibras do tapete ou do carpete são fixadas à base dele. Os fios arqueados são costurados em arcos na base, por isso esse nome.
  4. Os carpetes e tapetes de fios cortados tem fibras retas, em vez de arqueadas. Eles são densos e macios, o que os torna perfeitos para dormitórios e brinquedotecas. [9]

    Dica: se você tem animais de estimação, opte por fios cortados em vez dos arqueados, porque as unhas dos bichinhos podem ficar presas nos fios arqueados.

  5. Os carpetes de fios compridos tem fibras mais soltas e longas, o que o deixa mais macios ao toque. Esse tipo de carpete pode não durar muito tempo, mas dá conforto e sensação de aconchego para o ambiente. [10]
    • Os carpetes e tapetes de fios compridos são ótimos para usar em brinquedotecas e espaços destinados a crianças pequenas.
  6. Se quiser um carpete ou tapete que não deixe o desgaste aparecer muito, prefira fios mais curtos e mais rentes à base. Esse tipo de tapeçaria fica mais próxima do chão e as fibras costumam ficar mais perto umas das outras. Por conta disso, os tapetes que tem fios mais curtos tendem a durar mais e a não deixar as manchas aparecerem tanto quando os de fios longos. [11]
    • Vá até uma loja de carpetes e tapetes para sentir os diferentes tipos de fibras e comprimentos de fio para ver o que acha que ficará melhor na sua casa.
    Publicidade

Dicas

  • Compare o preço de vários tapetes parecidos antes de decidir qual comprar para conseguir fazer um bom negócio. Você pode descobrir que uma cor de tapete que você gostou é mais barato em fios cortados do que em fios arqueados, por exemplo.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 6 990 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade