Baixe em PDF Baixe em PDF

Escolher começar um relacionamento com a garota que você gosta é uma grande decisão, mas também é uma que abre portas para muitas possibilidades empolgantes. Por causa do investimento emocional envolvido com qualquer relacionamento sério, não é preciso dizer que você terá que escolher sua namorada com cuidado. Felizmente, com um pouco de ajuda do wikiHow você poderá encontrar a vencedora rapidinho! [1] Veja o Passo 1 abaixo para começar.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Procurando características positivas

Baixe em PDF
  1. Isto pode parecer meio óbvio, mas é algo que muitos esquecem! Embora quase todos os relacionamentos tenham momentos difíceis, eles devem trazer felicidade para ambos os parceiros (na maior parte do tempo). Sua namorada deve ser alguém que você sabe que pode despertar emoções positivas em você. Se a garota com a qual você está considerando começar um relacionamento faz com que você deseje estar em outro lugar ou deixa você tenso ou infeliz com frequência, talvez não seja uma boa ideia namorá-la. Pergunte a si mesmo as seguintes questões:
    • Eu posso ser eu mesmo perto desta pessoa, ou tenho que fingir ser diferente para agradar?
    • Esta pessoa é alguém com quem eu naturalmente gosto de conversar?
    • Nós parecemos curtir o tempo que passamos juntos?
  2. Todos nós sabemos, e como diz o ditado: “Você não pode amar outra pessoa se não amar a si mesmo”. Preste atenção a esse conselho: escolha uma namorada que ame a si própria e tenha uma autoimagem saudável. É mais provável que garotas assim sejam emocionalmente estáveis e tenham prioridades sensatas e realistas que sejam compatíveis com um relacionamento.
    • Como saber se uma garota tem amor próprio? Geralmente, uma pessoa com uma quantidade saudável de respeito próprio terá algumas (se não todas) das seguintes qualidades:
      • Hábitos de higiene adequados.
      • Confiança nas próprias habilidades.
      • Um comportamento relaxado e sincero.
      • Capacidade rir de si mesma, mas sem ser excessivamente autodepreciativa.
  3. Se você não sentir uma conexão emocional com sua namorada, não importa realmente o quanto ela é bonita — seu relacionamento será bem sem graça. Você deve escolher uma namorada baseando-se principalmente em uma atração emocional em vez de física. Pergunte-se: “Eu ainda iria querer estar em um relacionamento com essa garota se ela tivesse o rosto manchado?”. Se sim, você provavelmente tem uma atração que vai além da aparência!
    • Tendo isso dito, não há absolutamente nada de errado em apreciar a beleza da sua amada, então se você tiver uma conexão emocional com uma mulher pela qual você também é fisicamente atraído, melhor ainda! Atração física é certamente um dos ingredientes de uma relação saudável — só não é o ingrediente mais importante.
  4. A risada faz parte de quase todos os relacionamentos saudáveis! Dar risada é uma das melhores maneiras de formar uma ligação emocional rapidamente com alguém, então quanto mais você e sua namorada fizerem o outro rir, melhor. Tente escolher uma namorada com quem você seja capaz de apreciar frequentemente risadas que não sejam forçadas, e um pouco de provocação bem intencionada.
    • Uma coisa a ser considerada é que os diferentes tipos de pessoas irão gostar de diferentes tipos de comédia. Se, por exemplo, você gostar mais de brincadeiras maliciosas, mas a garota for um pouco mais inocente, você pode acabar ficando sem graça. Não que duas pessoas com sensos de humor diferentes não possam aprender a apreciar o senso de humor um do outro — mas sim que isso é algo que deve ser considerado.
  5. As garotas, assim como os caras, devem ter seus próprios interesses e prioridades além dos do parceiro. Escolha uma garota que mostre que viverá uma vida rica e plena ao trabalhar em direção aos próprios objetivos, namorando você ou não . Uma garota assim oferece uma experiência maravilhosa — afinal de contas, é fácil ficar interessado em pessoas que são interessantes .
    • Melhor ainda, é provável que alguém com os próprios interesses seja capaz de lhe ensinar coisas que você pode não ter aprendido.
  6. Esta é uma das causas mais comuns (porém mais evitáveis) para os desastres. Antes de começar a namorar (ou logo depois que começar), é uma boa ideia conversar sobre o quê cada parceiro quer da relação. Mantenha em mente que certos relacionamentos que poderiam funcionar podem ser destruídos pelas diferenças nas prioridades de cada parceiro. Abaixo estão algumas das coisas que você deve considerar com sua possível namorada:
    • Exclusividade: vocês dois vão se comprometer um ao outro, ou o seu relacionamento é casual com a possibilidade de casos com outras pessoas?
    • Metas futuras: algum dos parceiros possui planos que possam interferir com o relacionamento (por exemplo, se mudar para estudar ou trabalhar)?
    • Outros comprometimentos que podem afetar o namoro – algum dos parceiros possui crenças ou valores que irão impor limites no relacionamento (por exemplo, crenças religiosas, regras da casa etc.)?
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Evitando características negativas

Baixe em PDF
  1. Se estiver procurando uma namorada dedicada, não perca tempo com alguém que não está interessada em se comprometer. Um relacionamento com esse tipo de garota pode ser divertido por um tempo, mas pode acabar em coração partido quando ela se interessar por outra pessoa. Se sua possível namorada parecer relutante em concordar em ter um relacionamento exclusivo ou recusar a possibilidade logo de cara, procure outra pessoa.
    • A exceção a essa regra, obviamente, é que se nenhum dos dois quiser se comprometer, vocês podem, teoricamente, ter um relacionamento casual e não exclusivo. Ainda assim, aborde essa possibilidade com cuidado — você pode realmente aguentar ver a garota de quem você gosta com outra pessoa?
  2. Algumas garotas, assim como certos caras, não possuem as prioridades mais saudáveis quando se trata da importância relativa de pessoas e coisas. Como uma regra, boas namoradas não irão ver você falir enquanto tenta agradá-las. Embora presentes, demonstrações materiais de afeto e noites chiques tenham sua importância, não devem ser um requerimento constante para namorar alguém. Se a garota com a qual você pensa em namorar parecer mais interessada nas coisas que irá receber ao ser uma namorada do que em realmente ser uma namorada, recuse a oportunidade de namorá-la.
    • Tente perguntar a si mesmo coisas como “Essa pessoa ainda iria gostar de mim se eu não tivesse dinheiro para levá-la para sair?” e “Podemos apreciar a companhia um do outro sem gastar nada?”. Se você não puder responder “sim” a várias dessas perguntas, um relacionamento com essa pessoa pode ter uma base material em vez de emocional.
    • Quando se trata de fazer exigências materiais de um amado, a distinção entre o que é normal e o que não é deve ser óbvia. Obviamente, ocasiões especiais como aniversários, feriados etc. são motivo de celebração.
  3. Aquele clichê antigo a respeito de relacionamentos — “comunicação é fundamental” — tem sido repetido com frequência, mas por uma boa razão. Quando se trata de namoradas, você deve ter alguém que está disposta a ser honesta com você, e principalmente a respeito de quaisquer problemas que possam estar afetando a ela ou ao relacionamento como um todo. Embora possa parecer uma boa estar ao lado de alguém que parece feliz o tempo todo, mesmo quando não está, pode causar problemas sérios de longo prazo. Um dia, a mente da pessoa terá um colapso. Não é nem nunca será saudável esconder sentimentos!
  4. Isto é muito, muito importante. Relacionamentos são uma troca, então é muito importante você tratar a namorada com respeito e afeição, e ela deve fazer o mesmo com você. Se a garota não parecer ser capaz de investir tanto tempo e energia emocional em você quanto você planejar investir nela, um relacionamento provavelmente não é uma boa ideia.
    • Lembre-se: um relacionamento se trata de você tanto quanto se trata da sua parceira. Relacionamentos devem ser oportunidades para você fazer sua vida (que já é ótima) ser ainda melhor com alguém com quem você se importa e que respeita, não apenas para você fazer sua parceira feliz.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Avaliando a compatibilidade do casal

Baixe em PDF
  1. Você pode descobrir muito sobre alguém pelas pessoas com quem ela se envolve. A personalidade e as opiniões de todos são determinadas por parte pelos amigos, então observe os amigos da garota por quem está interessado para ter uma noção de como ela deve ser. Conhecer as amigas de uma possível namorada é quase sempre uma boa ideia — você não apenas pode descobrir se a garota é certa para você, mas também pode fazer com que suas chances de arranjar um encontro aumentem, se você fizer amizade com essas amigas e as deixar saber que gosta da garota.
    • Também considere que, mesmo se a garota não for nada parecida com os amigos, ainda são pessoas com as quais você provavelmente terá que passar uma boa parte do tempo junto.
  2. Como citado acima, um bom senso de humor é um grande bônus em qualquer parceiro, mas o conceito que uma pessoa tem do que é engraçado não é necessariamente o mesmo conceito de outra pessoa. Sensos de humor que não se batem podem, às vezes, levar a um constrangimento tremendo — por exemplo, se uma pessoa achar que algo é engraçado e a outra pessoa achar que a mesma coisa é ofensiva, há uma grande possibilidade de alguém sair magoado. Tente ter uma noção se a garota que você gosta tem um senso de humor parecido com o seu; o ideal seria se conseguissem rir muito um com o outro.
    • Tente testar um senso de humor mútuo ao passar o tempo com essa garota (em um contexto sem pressão e não romântico) e fazer piadinhas. Se conseguir uma boa reação, tente piadas mais arriscadas, mas evite humor negro até vocês estarem realmente namorando.
  3. Aquele clichê “O casal que brinca junto permanece junto” tem um pouco de verdade. Se você e uma possível namorada gostarem de, no mínimo, algumas das mesmas coisas, será mais fácil vocês encontrarem coisas para fazerem juntos, levando a encontros mais divertidos, fins de semana mais felizes e, em geral, um relacionamento menos entediante. Felizmente, não é difícil descobrir o que alguém gosta de fazer, já que esse é um tópico muito, muito comum nas conversas casuais. É só perguntar!
    • Isso não significa que duas pessoas com interesses diferentes não podem ficar juntas. Na verdade, um dos benefícios de namorar alguém é poder experimentar coisas novas — coisas que seu parceiro gosta de fazer e que você, de outro modo, poderia nunca ter explorado.
  4. Pessoas diferentes, mesmo que tenham a mesma idade, naturalmente terão níveis diferentes de maturidade. Isto é verdade principalmente na adolescência, quando apenas um ano pode fazer grandes mudanças na vida de um adolescente. Se estiver procurando uma namorada, deve encontrar uma que esteja mais ou menos no mesmo nível de maturidade que você. Em geral, pessoas maturas são mais abertas a relacionamentos "sérios", longos, enquanto pessoas menos maduras tendem a favorecer relacionamentos descontraídos e casuais. Dois parceiros que de certa forma são ideais um para o outro podem esperar coisas bastante diferentes de um relacionamento se estiverem em níveis diferentes de maturidade, então leve tudo isso em consideração.
    • Pergunte a si mesmo:
      • “Essa pessoa parece estar fazendo mais (ou menos) planos para o futuro do que eu?”
      • “Essa pessoa parece ter um conceito diferente do meu a respeito da seriedade de um relacionamento?”
      • “Os planos dessa pessoa para o futuro refletem um nível diferente de maturidade do meu?”
  5. Esta é importante. Embora seja perfeitamente possível uma pessoa mudar seus hábitos com o tempo, é impossível prever o futuro — apenas analisar o passado. Se a pessoa teve certos problemas com relacionamentos, há uma grande possibilidade (definitivamente não é uma certeza) de que esses problemas possam aparecer no seu relacionamento. Por exemplo: se a garota na qual você está interessado tiver um histórico de terminar rapidamente com os namorados, isto é algo que você deve considerar seriamente antes de namorá-la. É sempre importante analisar possíveis futuros problemas de relacionamento antes de escolher uma namorada (sem, é claro, adotar uma atitude previamente condenatória).
    • Também é muito importante dar uma olhada sincera no seu próprio histórico de namoros. Quais tipos de namoradas você escolheu no passado? Você teve seus próprios problemas? A sua possível namorada parece ser o tipo de pessoa que você "procurou" no passado e não deu certo?
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 49 806 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade