Fabricação proficiente de joias requer o uso de fios e de uma série de ferramentas, juntamente com materiais como miçangas, vidros, fechos e muito mais. Os fios utilizados para a produção de joias podem ser feitos de vários materiais e vir em muitos tamanhos. Há dois aspectos importantes sobre esse material que você precisa saber antes de escolher: o calibre e a rigidez. Em geral, calibre se refere à espessura do fio e, claro, rigidez significa o grau de dureza do fio — geralmente três: rígido, semi-rígido e flexível.
Dependendo do tipo e tamanho do material, você pode escolher o fio para diferentes projetos de joias. Se precisa decidir o fio de joias a comprar para seu próximo projeto, continue lendo para descobrir como escolher o fio para joias.
Passos
-
Escolha seu projeto. Projetos de joias diferentes requerem fios diferentes; por isso, escolha um fio novo a cada vez que começar uma nova criação de joias.
-
Escolha o material que deseja usar. Fios vêm em alumínio, ferro, cobre, fio colorido, fio francês, fio de ouro, fio de memória, fio de prata esterlina, prata banhada e cauda de tigre. O preço depende, em grande parte, do material utilizado em sua fabricação.
- Cauda de tigre é um fio muito comum na fabricação de joias. É de aço inoxidável entrançado revestido em náilon. É resistente e vem numa série de cores. Ele não pode ser usado para técnicas de fio retorcido, mas é uma base quase "invisível" para contas e miçangas, que parecem estar flutuando.
- Outra opções muito recorrentes e de baixo custo para fabricação de joias de qualidade são o cobre, alumínio e nióbio. Fio de cobre vem em cores dourado e prateado e é revestido com esmalte. Fio de alumínio vem em diversas cores; o tingimento é muitas vezes aplicado diretamente na matéria prima do fio, e portanto não requer um manuseio tão cuidadoso. O nióbio, é claro, vem em várias cores e não é delicado.
- Fio francês é um fio enrolado, ótimo para destacar joias. Ele pode ser produzido a partir de cobre, prata de lei ou prata dourada, banhado a prata ou banhado a ouro. Quanto menor a bobina, mais precioso metal, e mais caro.
- Fio de ouro possui 100 vezes mais ouro do que o fio banhado a ouro. Ele vem nas variações flexível, semi-rígido e rígido, sendo a primeiro grau da escala muito delicado e o último, extremamente resistente. Esse é um fio caro, por isso deve ser guardado para projetos especiais.
- Fio de memória é feito de aço carbono ou aço inoxidável. Ótimo para pulseiras ou outras peças circulares, porque pode voltar a assumir o formato que tinha quando veio da fábrica. Ele não pode ser usado para projetos que necessitam de revestimento.
- A prata de lei também pode ser flexível, semi-rígida ou rígida.
- Fios de ouro e de prata cromada são ótimos para criar uma aparência extravagante, mas podem ser facilmente danificados por ferramentas.
-
Escolha a espessura do fio que você deseja usar para seu projeto.
- Use fio de 0,25~0,32 mm para fazer joias delicadas. Ele é ótimo para peças que requerem técnicas de entrelaçamento, anéis, trabalhos com miçangas e pequenas correntes. Use ferramentas delicadas para este calibre.
- Use fios de 0,40 mm para envolver contas ou para fazer pequenos elos de correntes. Esse calibre é o mais espesso dentro da categoria dos fios finos. Também use ferramentas delicadas com este calibre.
- Use fios de 0,51 mm para a maioria dos projetos com contas. O calibre adequado para a maioria das contas não é muito grande. Por causa de sua facilidade para criar vincos, você precisará de uma máquina para endireitar fios.
- Use fio de calibre 0,64 mm para brincos, pingentes e trabalhos com pedras. É um fio de médio calibre, que é comumente encontrado em uma série de materiais e cores.
- Use fio de calibre 0,81 a 1 mm para ganchos médios, argolas e pinos. Esse calibre também pode ser usado para a produção de correntes mais espessas ou para trabalhos com contas de vidro.
- Use fio de calibre 1,3 a 1,6 mm, mais adequado para confecção de joias grandes. Se você usar contas pesadas, esse fio grosso vai servir. Esse material também pode ser usado na manufatura de anéis de guardanapo ou cúpulas de abajur.
Publicidade
Dicas
- Não se recomenda o uso de fios à base de níquel, material que muitas vezes provoca uma reação alérgica. O fio de artesanato colorido é niquelado, então esteja ciente antes de escolhê-lo. A prata de lei tem, muitas vezes, uma pequena porcentagem de níquel.
- Descobrir qual fio é o melhor para a produção da peça que você tem em mente pode exigir alguma experimentação.
- Para escolher o fio para produzir joias, você precisa prestar atenção ao tipo de metal de que ele é feito.
- O fio banhado a ouro, que é visualmente similar ao fio de ouro por um menor preço, é o mais indicado para peças elegantes.
- O fio de memória é ótimo para pulseiras; o de cobre pode ser utilizado na produção de uma grande variedade de peças (brincos, colares etc.), uma vez que é vendido em muitas espessuras.