Um bom apelido é como um cartão de visitas. Ele diz quem você é e rapidamente o diferencia de outras pessoas que tenham o mesmo nome. Se você está pensando em adotar um novo apelido por razões práticas ou apenas por diversão, aqui vai uma forma de escolher baseado em seu próprio nome e de fazê-lo pegar.
Passos
-
Observe seu nome. Pense em abreviações que são possíveis a partir dele. Por exemplo, o nome Guilherme contém a abreviação Gui. O nome Alfredo contém Al, Alf e Fred. Estes, por sua vez, podem também virar apelidos, como Alfie para Alf. A maioria das pessoas escolhe um apelido baseado no primeiro nome porque fica mais fácil memorizar.
- Sobrenomes também podem ser uma boa opção para apelidos. Por exemplo, pessoas cujo sobrenome é Neto ou Junior, às vezes escolhem serem chamados de Netinho ou Juninho. O sobrenome por si só já pode ser um apelido.
- Considere combinações de letras no seu nome que não são comuns, mas são fáceis de se dizer. Alguém chamado Lucas pode escolher ser chamado de Lu ou Luca.
- Apelidos baseados no nome podem ser soletrados da forma que você quiser. “Luca” funciona tão bem quanto “Luka”. A pronúncia é mais importante que a escrita.
-
Analise seus hobbies e habilidades. Se você é conhecido por fazer bem alguma coisa ou se destacar em algo, isto pode gerar um apelido. Alguém com um grito alto, retumbante pode ser chamado de Bocão. Uma pessoa muito inteligente às vezes é chamada de crânio; que também pode ser um ótimo apelido. Para garantir que o apelido que você escolheu se refira ao seu nome, procure por algum que comece com a mesma letra ou que rime com ele.
-
Observe a sua herança familiar. Os lugares onde você cresceu, assim como os lugares em que seus ancestrais viveram, podem gerar bons apelidos. Pessoas com ancestrais da Holanda podem ser chamadas de Holandês; uma pessoa que cresceu ou morou no Rio de Janeiro pode ser chamada de carioca. Uma forte conexão com uma cultura ancestral também pode fornecer apelidos que significam a mesma coisa, mas em outro idioma ou tradição cultural.Publicidade
-
Escolha seus favoritos. Escreva todos os que vierem a sua cabeça e depois repita-os em voz alta. Apresente-se como cada um e pense em como eles soam para você. Se estiver tendo problemas para decidir quais soam melhor do que o resto, deixe isso de lado por algum tempo e volte em um ou dois dias. O objetivo é encontrar um nome de sua preferência acima de todos os outros, além de algumas alternativas.
-
Faça tentativas. Com seus apelidos preferidos em mente, converse com aqueles ao seu redor e veja o que eles pensam. Pode ser difícil de obter um apelido que pegue se os outros não gostam. Peça aos seus amigos para chamá-lo pelo seu preferido. Se eles curtirem, é provável que pegue. Se eles não curtirem a ideia, pode ser hora de tentar um de seus substitutos.
-
Arrase com seu novo apelido. Agora que você já encontrou um ao qual seus amigos estão dispostos a chamá-lo, apresente-se para os outros usando-o. Peça aos professores e patrões para chamá-lo por ele. Considere colocar seu apelido nas redes sociais como o Facebook. Seu novo apelido pegará em um minuto.Publicidade
Dicas
- É pouco provável que você convença seus pais a chamá-lo pelo novo apelido o tempo todo. Eles criaram você desde pequeno e o chamarão da forma que preferirem. Não tem muito o que se fazer a respeito, então é melhor não se preocupar com isso.
- Adotar um novo apelido leva tempo, tanto para se decidir quanto para convencer as pessoas a usá-lo. Seja paciente e não se aborreça se alguém que você conhece a muito tempo esquecer de chamá-lo assim.
Publicidade
Avisos
- Apelido grandiosos demais (como “Dragão”) raramente funcionam, porque as pessoas se sentem fazendo papel de bobo chamando outros assim. Por outro lado, um nome que é muito ridículo pode sair pela culatra e funcionar um pouco bem demais, levando ao ridículo. Atenha-se a nomes que fluam por uma conversa sem gerar muitas sobrancelhas levantadas.
- Se os seus amigos já escolheram um apelido para você pode ser bem difícil mudá-lo. Se é uma coisa maldosa, fale com eles primeiro sobre como se sente ao invés de tentar sobrepor com um novo.
Publicidade
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 16 141 vezes.
Publicidade