PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Escolher um melão madurinho e saboroso parece uma tarefa impossível quando nos deparamos com aquele montão de frutas empilhadas no mercado ou na feira. Ao mesmo tempo, ninguém quer cortar um melão só para descobrir que desperdiçou dinheiro em uma fruta passada e intragável. Felizmente, existem algumas formas de descobrir se um melão está madurinho sem precisar abri-lo. Abaixo, você vai encontrar dicas para escolher melões cantaloupe, amarelos e até mesmo melancias. Em todos os casos, pode ter certeza de que você só vai levar as melhores frutas para casa.

Método 1
Método 1 de 3:

Escolhendo um melão cantaloupe

PDF download Baixe em PDF
  1. Um melão cantaloupe madurinho deve ter uma coloração com tonalidades de dourado. Evite as frutas verdes por fora. A casca não deve ter nenhuma marca ou corte, e a camada em forma de rede que a recobre deve estar grossa, áspera e bem definida.
    • Caso o melão esteja uma coloração esverdeada, ele ainda precisa amadurecer.
    • É comum a textura da casca ser mais pronunciada em algumas áreas do que em outras.
  2. Após encontrar um melão cantaloupe com uma casca aparentemente saudável, avalie o peso da fruta com as mãos. Um bom melão deve ser pesadinho para o próprio tamanho.
    • Para ter uma ideia de quanto um melão deve pesar, é possível que você tenha que pegar diversas frutas nas mãos. Só assim você descobrirá se a sua escolhida tem o peso certo.
  3. Uma das melhores formas de descobrir se um melão cantaloupe está maduro e em bom estado é cheirando-o. Caso o melão solte um aroma doce e almiscarado, ele provavelmente está maduro e prontinho para ser levado para casa.
    • Cheire a ponta traseira do melão, oposta ao cabinho, para testar a madureza da fruta.
    • Caso o melão tenha um cheiro muito perfumado, é possível que ele esteja passado.
  4. Antes de colocar o melão de vez na sua sacola de compras, dê uma boa olhada na parte do cabinho. Veja se não há nenhuma rachadura na casca. As feridas muitas vezes significam que a fruta foi colhida antes do tempo. O melão deve ter um leve amassadinho perto do cabo, indicando que se soltou facilmente da planta na hora da colheita.
    • O cabo em si não deve estar preso ao melão. Isso normalmente significa que a fruta não amadureceu.
    • Evite melões cantaloupes macios ou molhados na região do cabinho.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Escolhendo uma melancia

PDF download Baixe em PDF
  1. Embora toda melancia que se preze deva ser bem verdinha, a casca nunca deve ser brilhosa. Dê preferência para as frutas mais opacas por fora. Também é importante que a melancia tenha um formato uniforme, que indique que ela amadureceu totalmente. [1]
    • Caso a casca da melancia esteja brilhosa, é provável que a fruta ainda esteja verde.
  2. Erga a melancia e examine a parte debaixo dela. Procure uma manchinha amarelada na parte em que a fruta ficou apoiada no chão durante o cultivo. A mancha indica que a fruta passou bastante tempo amadurecendo no sol e que não foi colhida antes do tempo. [2]
    • Quanto mais intenso for o amarelo da mancha, mais doce será a melancia. Tudo bem se a região estiver esbranquiçada, mas o ideal é que ela esteja bem amarela.
  3. Passe as mãos pela melancia e examine bem a textura da casca. O ideal é que ela não tenha nenhum amassado, calombo ou curva irregular. Isso normalmente significa que a fruta não recebeu água e sol regularmente durante o cultivo. Dê preferência para melancias lisinhas e uniformes. [3]
    • A casca da melancia também não deve ter nenhum corte ou machucado.
  4. Erga a melancia e veja se ela tem um peso bom. O certo é que a fruta seja pesada para o próprio tamanho. Compare-a com outra melancia mais ou menos do mesmo tamanho para ter uma noção melhor. [4]
  5. Segure a melancia a alguns centímetros do seu ouvido e dê alguns cascudos nela. Caso esteja madura, a fruta fará um som oco e grave. [5]
    • Não se baseie apenas no teste do cascudo para saber se uma melancia está madura. Não há consenso entre os fazendeiros a respeito da eficácia do método. Às vezes, as frutas maduras e as passadas fazem o mesmo som. Use o teste apenas como confirmação após escolher uma melancia que se enquadre em todos os outros critérios. [6]
    • Caso a melancia faça um som surdo quando você der o cascudo, é provável que ela ainda esteja verde e cheia de água.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Escolhendo um melão amarelo

PDF download Baixe em PDF
  1. Um melão amarelo maduro e em bom estado deve ser dourado, amarelo ou cor de creme. Evite os que estiverem verdes demais. Eles ainda não amadureceram o suficiente. [7]
    • Você também pode escolher um melão mais puxado para o branco. Ele ainda não estará no ponto, mas basta deixá-lo em temperatura ambiente por alguns dias para que amadureça.
  2. Um melão amarelo maduro e em boas condições deve ser bem redondinho. Porém, mais importante do que a forma, é ver se a fruta é simétrica. Caso uma ponta seja maior do que a outra, é provável que o melão não tenha se desenvolvido de maneira uniforme e não esteja tão bom assim. [8]
  3. Passe os dedos pela casca do melão para sentir a textura. O certo é que ela seja macia e aveludada, sem nenhum amassado ou calombo.
    • É normal que a casca do melão amarelo pareça levemente encerada. Isso acontece porque o açúcar da fruta sobe à superfície conforme ela amadurece.
  4. Assim como os melões cantaloupe, os amarelos indicam que estão maduros pelo cheiro. A fruta deve soltar um aroma agradável e adocicado.
    • O cheiro fica mais forte quando o melão está em temperatura ambiente.
  5. Antes de colocar o melão na sacola de compras, agite-o delicadamente. Caso ouça as sementes se mexendo, é porque a fruta está madura. Já se o melão fizer um barulho aguado ou melequento, ele provavelmente passou do ponto.
    Publicidade

Dicas

  • Sempre lave as frutas antes de cortá-las para não contaminar a carne com sujeira e germes.
  • Fique atento, também, a sinais de mofo na casca do melão. Ninguém quer levar um melão mofado para casa.
  • Evite comprar aqueles melões que ficam empilhados no supermercado. É muito comum que essas frutas rachem ou quebrem.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 7 955 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade