PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Muitas pessoas não fazem ideia de como escolher uma melancia . Elas apenas batem na fruta gigantesca como se soubessem o que estão fazendo. Ainda que possa ser difícil descobrir a maturidade do interior através de inspeções externas, há muitos truques inteligentes que podem ser utilizados para ajudá-lo a encontrar a melancia perfeita. Comece com o Passo 1 abaixo para descobrir quais são esses truques.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Escolhendo a melancia

PDF download Baixe em PDF
  1. Procure uma melancia firme e simétrica, livre de arranhões, cortes ou marcas. Se melancia possuir caroços ou bolhas, isso pode indicar que ela recebeu quantidades irregulares de luz solar ou água durante o cultivo.
  2. A melancia deve ser pesada para o tamanho dela, pois isso indica que ela está cheia de líquido — e, portanto, gostosa e madura. Tente comparar o peso de sua melancia com outra de tamanho igual — a mais pesada será a mais madura. Esse conselho vale para a maioria das frutas e vegetais.
  3. A parte inferior da melancia deve possuir uma mancha amarelada, conhecida como mancha de campo. É esse lugar que permaneceu em contato com o solo e que amadureceu no sol — portanto, quanto mais escuro, melhor. Se a mancha for branca ou inexistente, isso provavelmente significa que a melancia foi colhida cedo demais e não amadurecerá. [1]
  4. Uma melancia perfeitamente madura deve ter uma coloração verde-escura, e deve possuir uma aparência fosca, e não brilhante. Melancias brilhantes normalmente não estão maduras.
  5. A técnica das pancadas pode ser de difícil domínio, mas muitos fãs de melancia juram que ela funciona. Aplique pequenos golpes com os nós dos dedos e escute o som produzido. Você quer obter um som completo, mais tenor que base. Você não quer um som profundo ou fraco, já que isso significa que a melancia não está madura. [2]
  6. Se você estiver procurando uma melancia pré-fatiada, há outros elementos que devem ser observados. Escolha pedaços com interior vermelho-brilhante e sementes pretas ou marrom-escuras. Evite pedaços com manchas brancas e muitas sementes esbranquiçadas. Você deve ficar longe da fruta se o interior dela parecer seco ou farinhento, ou se o mesmo estiver se separando das sementes. [3]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Armazenando e cortando melancias

PDF download Baixe em PDF
  1. Uma melancia inteira pode ser armazenada na geladeira por até uma semana antes do consumo. Lembre-se de manusear a melancia cuidadosamente para evitar machucá-la.
    • Nunca guarde a melancia numa geladeira cuja temperatura seja inferior a 7 °C, pois isso pode causar danos à fruta.
    • Se você deseja amadurecer a melancia após a compra, guarde-a em temperatura ambiente por alguns dias. Isso amadurecerá suavemente a melancia, mas não causará grande efeito – isso ocorre pelo fato de o fruto ter sido colhido cedo demais, sendo que ele jamais amadurecerá completamente.
  2. Para cortar a melancia para gerar pedacinhos grandes o suficiente para serem comidos com uma mordida só, coloque a fruta numa tábua de corte e fatie-a de cima para baixo, utilizando uma faca afiada. Isso permitirá que você disponha uma metade da melancia seguramente na mesa.
    • Passe a lâmina da faca pelos lados da melancia, separando a casca do interior do fruto. Em seguida, corte a melancia em discos redondos. Depois, corte os discos em pequenos cubos.
    • Se não for utilizar os cubos imediatamente, coloque a melancia cortada em um recipiente tampado e deixe-o na geladeira. Isso manterá a fruta em condições ideais por três ou quatro dias. [4]
  3. Se preferir remover as sementes da melancia, simplesmente corte a fruta ao meio e depois a divida em quartos. Corte o interior da melancia de acordo com a linha das sementes com uma faca.
    • Agora, erga o pedaço cortado. Usando um garfo, retire as sementes do pedaço removido e do resto do fruto que permaneceu na casca.
    • Esta é uma maneira perfeita de preparar os cubos e transformá-los e lanchinhos. Você pode utilizá-los em saladas, misturá-los em bebidas ou fazer qualquer outra coisa.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Usando em receitas de melancia

PDF download Baixe em PDF
  1. . A melancia é uma adição perfeita à salada fresca, fazendo com que seu almoço fique crocante e suculento. Essa receita combina melancia com pepinos, castanhas e queijo feta!
  2. Pode imaginar algo mais refrescante que um copo gelado de limonada com um toque de melancia em um dia de verão? Use a melancia mais doce que puder encontrar para obter os melhores resultados!
  3. . As rosquinhas de melancia não são bem rosquinhas — são fatias de melancia cortadas na forma de roscas. Cobertas com açúcar e amêndoas, elas viram ótimos lanches.
  4. . Você pode fazer esse delicioso drink ao misturar vodca com fatias de melancia — sirva com gelo e um pouco de suco para criar uma perfeita bebida para festas!
  5. . Fritar melancias gera um doce delicioso (apesar de não tão saudável) que normalmente é vendido em feiras e outros eventos. Com um pouco de açúcar granulado, esse doce suculento é apaixonante.
    Publicidade

Dicas

  • Verifique a mancha amarela. Quanto maior e mais definida ela for, mais exposta ficou a melancia ao chão, e mais ela amadureceu. Quanto mais madura, mais doce.
  • Bata nela como um tambor. Ela deve parecer oca.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 140 654 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade