PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A ginecomastia, ou o inchaço das glândulas mamárias, afeta milhões de homens e pode ter impactos grandes na autoestima. Se você tem vergonha de tirar a camisa na praia, disfarce o peito com um colete de compressão ou com uma camisa de banho. Pode ser difícil conviver com esse problema, mas tente aceitar o seu corpo e lidar com a condição. Lembre-se de que todo mundo tem inseguranças e que você merece ter um dia divertido e sem ansiedade alguma na praia.

Método 1
Método 1 de 3:

Usando vestuários de praia

PDF download Baixe em PDF
  1. Use um colete sem manga com uma linha baixa no pescoço, que não ficará perceptível debaixo de uma camisa de botão ou de banho. Você pode encontrar peças de compressão feitas para a ginecomastia na internet ou em lojas de artigos médicos.
    • Se tiver dificuldade em encontrar peças feitas para isso, use um colete de compressão cirúrgico, que as pessoas usam depois de operações no peito para ajudar a sarar os locais de incisão.
    • Se planejar nadar, veja se o produto pode ser molhado. A maioria das peças de compressão pode ser usada na água salgada. No entanto, o cloro pode danificar o tecido elástico, portanto, não use um colete de compressão em uma piscina com cloro.
  2. Tais peças esportivas também podem ser uma boa opção, mesmo se não forem feitas especificamente para a ginecomastia. Embora sejam caros, alguns coletes de performance têm tiras de resfriamento, que podem deixar as camadas mais confortáveis. [1]
    • Encontre as peças na internet, em lojas de artigos esportivos ou na seção masculina de lojas de departamento.
    • Como as peças de compressão, as modeladoras e as esportivas geralmente são feitas de materiais que não podem ser expostos à água com cloro.
  3. O rash guard é uma camisa justa usada por surfistas e outros atletas de esportes aquáticos, e a camisa de banho é uma versão menos justa. Elas estão na moda, portanto, você se sentirá menos deslocado se usar uma. [2]
    • Muitas marcas vendem esse tipo de camisa, e os rash guards estão disponível em qualquer loja de artigos esportivos ou na internet.
    • Se a camisa de banho sozinha não disfarçar o seu peitoral, use uma sobre um colete de compressão ou de performance. Lembre-se de que a peça com tiras de resfriamento pode evitar deixá-lo com muito calor.
  4. Você pode tentar usar um colete de compressão debaixo da camisa de botão, mas não poderá entrar na água. Para usar um look de praia, escolha uma camisa de botão com listras verticais, quadriculada ou com uma estampa tropical. Evite a cor branca e use cores que não contrastem muito com o seu traje de banho. [3]
    • O branco pode fazer a parte superior do seu corpo parecer maior larga, e um contraste muito nítido entre a camisa e o calção de banho chamará atenção para essa parte do copo. As listras verticais e as estampas dão um efeito emagrecedor e podem afastar a atenção do formato do seu corpo.
    • Uma camisa de botão oferece mais estrutura do que uma camiseta, portanto, grudará menos no peito. [4]
    • Se alguém perguntar, diga que está usando uma camisa para proteger a pele do sol.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Reduzindo o tamanho do peito

PDF download Baixe em PDF
  1. A ginecomastia é o inchaço das glândulas mamárias, e treinar na academia não reduz o tamanho das glândulas. Por outro lado, a pseudoginecomastia ocorre devido a depósitos de gordura no peito, e as mudanças na alimentação e nos exercícios podem resolver o problema. [5]
    • Vá ao médico para determinar se a causa do tamanho do seu peito é inchaço das glândulas. Não tenha vergonha — o médico está aqui para ajudá-lo, não para julgá-lo.
  2. Medicamentos, drogas e esteroides anabolizantes todos podem causar a ginecomastia. Problemas na tireoide, desequilíbrios hormonais e outros problemas de saúde também são possíveis causas pré-existentes. Se necessário, trabalhe com o médico para identificar e controlar esses problemas. [6]
    • Os medicamentos com receita que podem causar ginecomastia incluem corticosteroides, terapias hormonais de câncer e alguns remédios de coração e ansiedade. Se necessário, pergunte ao médico se ele pode recomendar uma alternativa com menos efeitos colaterais.
    • Se você usa drogas ou anabolizantes, peça conselhos ao médico sobre como parar.
  3. Tente perder peso se tiver pseudoginecomastia. Se o problema não estiver relacionado com o inchaço nas glândulas, esforce-se para comer menos alimentos gordurosos e para reduzir o consumo calórico. Tente fazer pelo menos meia hora de exercícios aeróbicos moderados por dia e faça treinos de força no peito, como flexões ou supino. [7]
    • Converse com o médico antes de iniciar um novo programa de exercícios, principalmente se tiver histórico de problemas de sade.
  4. A única forma de reduzir o tamanho do peito causado pelo inchaço das glândulas mamárias é através de uma cirurgia. Dependendo do âmbito do procedimento, ele pode ser caro ou pode não ser coberto por planos de saúde. [8]
    • Se decidir fazer a redução de seios, o médico ou o cirurgião podem recomendar o melhor procedimento. Pergunte sobre os possíveis riscos e complicações de qualquer cirurgia.
    • A lipoaspiração é relativamente não invasiva, e o tempo de recuperação geralmente é de apenas alguns dias. No entanto, o procedimento apenas remove o tecido adiposo, não as glândulas mamárias. Uma mastectomia, ou a remoção do tecido glandular mamário, é a melhor opção para seios maiores.
    • O seu peito pode ficar dolorido e inchado por algumas semanas depois do procedimento, e você precisará limitar suas atividades por pelo menos um mês. Embora as cicatrizes sejam permanentes, elas geralmente se desbotam com o tempo.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Tornando-se confortável com o seu corpo

PDF download Baixe em PDF
  1. Não existe um corpo “normal”, e todo mundo tem vergonha ou problemas com algum aspecto do próprio corpo. Muitas pessoa ficam ansiosas quando chega a época de ir à praia, portanto, não pense que todo mundo o julgará. [9]
    • Os efeitos da ginecomastia na autoestima não são fáceis de superar, e é normal sentir que nunca conseguirá ficar sem camisa em público. [10]
    • Mesmo que seja difícil, esforce-se para aceitar seu corpo e tente não deixar as percepções das pessoas o definirem. Se não quiser ficar sem camisa, use uma de banho ou outra peça na praia sem se preocupar com o que os outros pensam.
  2. Para algumas pessoas, cultivar uma valorização pelo corpo ajuda a superar o medo, a ansiedade e a vergonha. Em vez de odiar o seu corpo ou focar no que não gosta, procure os aspectos positivos. Pense nas coisas incríveis que ele faz, desde coisas básicas, como processar oxigênio, até permitir que você experimente vividamente o mundo ao seu redor. [11]
    • Tente ouvir música, olhar uma paisagem linda ou sentir o seu aroma preferido. Pense em como é maravilhoso o fato de o seu corpo permitir que você tenha essas sensações tão boas.
    • Preste atenção às coisas que o seu corpo faz para mantê-lo vivo. Ouça seus batimentos cardíacos e valorize como o seu coração trabalha tanto a cada segundo do dia. Pense em como é interessante o fato de que muitas partes do seu corpo trabalham automaticamente sem o seu pensamento consciente.
    • Tente dizer ou pensar em um mantra positivo, como “Estou feliz por estar vivo. Meu corpo é maravilhoso por me manter vivo, e eu sou grato por isso”.
  3. Quando estiver na praia, preste atenção ao som do mar, à brisa refrescante e em como é boa a sensação do sol na pele. Permita-se curtir o momento sem medo de julgamentos.
    • Se ficar confortável, tente tirar a camisa e deixe que as sensações do sol quente ou da água suave substituam o medo e a ansiedade.
    • Diga a si mesmo “Existem tantas coisas que eu perderei se ficar remoendo o que as pessoas pensam. Eu mereço me sentir confortável e curtir esse dia, e não importa se o meu corpo não é perfeito. Eu me recuso a continuar me punindo”.
  4. Se não estiver pronto para tirar a camisa em uma praia pública, faça isso com pessoas em quem confia. Se alguém fizer uma festa na piscina, experimente nadar sem camisa. [12]
    • Se você não estiver planejando tirar a camisa em público, tente usar uma de banho com sua família para se acostumar.
    Publicidade

Dicas

  • Milhões de homens de todas as idades são afetados pela ginecomastia, portanto, não pense que está sozinho. Se estiver dificuldade em lidar com isso e se suas atividades diárias forem afetadas, experimente consultar um terapeuta ou ir a um grupo de apoio. [13]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 26 786 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade