Baixe em PDF Baixe em PDF

Menstruar não é motivo de vergonha, mas ainda deixa muitas mulheres incomodadas porque mancha roupas, causa situações constrangedoras e afeta as atividades do dia a dia. Por sorte, você só precisa ler e seguir as dicas deste artigo para se preparar e evitar maiores dores de cabeça.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Resolvendo acidentes

Baixe em PDF
  1. Essa tática é simples e salva a pele de muitas mulheres em apuros. Use calcinha e calça (ou bermuda) de tom preto, marrom escuro ou azul marinho. Desse jeito, você vai disfarçar os sinais de sangramento que porventura apareçam nas peças. [1]
  2. Ande com um moletom ou outra peça grande amarrada na cintura se você estiver menstruada em público. Essa solução é temporária, mas já quebra um galho danado.
    • Se alguém perguntar, diga que tirou a blusa porque estava com calor ou que está se preparando para o caso de fazer frio. [2]
  3. Mulheres jovens, que ainda estão no início do ciclo, sofrem mais acidentes quando estão menstruando porque não sabem tanto usar absorventes (internos ou externos). Se é o seu caso, coloque uma toalha de cor escura na sua cama na hora de dormir para não manchar o lençol.
  4. Se estiver na rua com as suas amigas ou até em um banheiro com mais mulheres, pergunte se uma delas tem um absorvente que possa emprestar. Dependendo do caso, talvez o próprio banheiro tenha um dispenser de absorvente (daqueles que dão um acessório em troca de algum valor). Por último, converse com alguma professora mais discreta se você estiver na escola. [3] Ela vai saber ajudar. Não fique constrangida: toda menina que está passando pela puberdade enfrenta algo do tipo de vez em quando.
  5. Caso sofra um acidente na escola ou em outro lugar onde não tenha acesso ao seu guarda-roupa, ligue para alguém de confiança e explique a situação. Mais uma vez, não fique constrangida: qualquer professora vai se dispor a ajudar por enquanto. [4] Se estiver no trabalho, também dá para pedir para a sua familiar levar a muda na hora do almoço.
  6. Você não tem que jogar nenhuma peça de roupa no lixo só porque ela ficou suja de sangue. Dá para usar algumas técnicas para tirar essa mancha , como enxaguar o tecido em água gelada assim que possível. Use também água oxigenada para limpar itens claros ou um removedor específico para itens escuros. [5] É só esfregar as fibras umas nas outras com os dedos e, por último, colocar a peça na máquina para um ciclo de água gelada. Repita quantas vezes forem necessárias.
    • Nunca tente tirar manchas de sangue com água quente. O calor só vai piorar a situação.
    • Estenda a peça no varal. A mancha também vai piorar se você usar a secadora de roupas.
  7. Caso uma dessas formas comece a falhar, a segunda vai servir de reforço e, no mínimo, postergar o possível acidente. [6]
    • Por exemplo: use um absorvente externo e um coletor menstrual ou um protetor de calcinha e um absorvente interno ao mesmo tempo.
  8. Você pode fazer um absorvente com papel higiênico se estiver em público e não conseguir ajuda de ninguém. Vá a um banheiro com um rolo cheio e pegue seis ou sete voltas do papel. Depois, coloque na calcinha e "amarre" com mais quatro ou cinco voltas. [7] Essa técnica improvisada não dura muito tempo, mas talvez dê para você chegar em casa antes que a situação piore.
  9. A calcinha absorvente é só uma das diversas opções de produtos de higiene feminina feitos para situações de emergência. Compre uma se você não confiar muito em absorventes internos e externos ou no coletor menstrual. [8]
  10. É melhor conversar com a médica caso a sua menstruação desça com força e por muito tempo. A maioria das mulheres passa por alguns dias desse fluxo intenso de vez em quando, mas não é normal ficar com o absorvente encharcado por várias horas — e, inclusive, isso pode indicar um quadro mais sério. Marque uma consulta se você sangrar por mais de duas horas seguidas, principalmente se não conseguir controlar a situação de jeito nenhum. [9]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Preparando produtos e acessórios de emergência

Baixe em PDF
  1. Pense tanto nos seus dias mais tranquilos como nos dias tensos, não importa o estágio do ciclo menstrual. Absorventes internos e externos têm vida útil longa, desde que fiquem guardados em lugares frescos e secos. Estoque esses itens à vontade.
  2. A alta umidade pode estragar absorventes e outros produtos, tornando-os anti-higiênicos. [10] Nesse sentido, use os saquinhos para guardar e proteger tudo. Escolha sacos opacos, não transparentes, para ninguém notar que você está indo ao banheiro cuidar desse tipo de situação e tirar sarro da sua cara.
    • Se você não achar sacos opacos, pelo menos use mais de um para ninguém conseguir enxergar o que está dentro e, de quebra, proteger ainda mais os produtos.
  3. Quem sabe quando você vai ter que ir à drogaria mais próxima e comprar um absorvente de emergência? Ande sempre com algumas notas e moedas na carteira ou no bolso. Lembrando que alguns banheiros públicos têm aquele dispenser de absorventes. [11]
  4. Coloque de três a cinco absorventes internos ou externos e uma doleira em cada saco impermeável, pensando sempre nos dias de fluxos mais leves e intensos. Esses kits não cobrem o seu ciclo menstrual inteiro, mas pelo menos vão ser uma mão na roda naqueles dias em que a sua menstruação descer um pouco além do normal na aula ou no trabalho.
  5. Pare e pense nas situações em que você pode ter que recorrer a um dos kits de absorventes e coloque todos nos seguintes lugares (ou onde for mais conveniente):
    • Na sua mochila da escola, faculdade ou academia.
    • Na sua bolsa.
    • Na gaveta da sua mesa no trabalho.
    • No carro, se você dirige.
    • No seu armário da academia, se ele tem tranca.
  6. Faça essa reposição pelo menos uma vez por mês. O ciclo menstrual de uma mulher pode ser imprevisível e, portanto, é melhor sempre estar preparada. Mesmo que você não use todos, vai que alguma amiga sua fica em apuros e precisa da sua ajuda!
  7. Isso não é possível para todas as mulheres, mas tente andar com uma calcinha e uma calça de malha na sua bolsa ou mochila sempre que sair de casa. Assim, você vai conseguir fazer a troca sem chamar atenção na escola ou no trabalho.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Aprendendo a usar bem os produtos de higiene feminina

Baixe em PDF
  1. O mercado está repleto de opções interessantes nesse sentido, sendo que as mais interessantes e populares são os absorventes internos e externos (de diversos tamanhos) e os coletores menstruais. Algumas mulheres têm uma preferência específica, enquanto outras gostam de variar de vez em quando. Experimente essas alternativas até descobrir o que mais deixa você confortável durante o ciclo.
    • Os absorventes externos , que ficam "encaixados" na calcinha, são os mais comuns. Eles são classificados de acordo com a intensidade do ciclo, por exemplo, e no geral é bom trocar em um intervalo de algumas horas. Além do mais, esses são os produtos mais fáceis de usar para meninas que estão começando a menstruar.
    • Os absorventes internos são aqueles que ficam inseridos na vagina. Eles absorvem o fluido menstrual antes que ele chegue à calcinha e, portanto, podem disfarçar o sangramento característico. Como os absorventes externos, eles também devem ser trocados em intervalos de algumas horas. Não use o mesmo acessório por tempo demais, ou você pode desenvolver a síndrome do choque tóxico (SCT) e outros problemas sérios. Ademais, leia e siga à risca todas as instruções de uso da embalagem.
    • Os coletores menstruais são copinhos flexíveis de silicone, látex ou borracha. Como os absorventes internos, eles ficam dentro da vagina, logo abaixo do colo do útero, e criam uma barreira impermeável para o sangue da menstruação. A maioria dos coletores é reutilizável, desde que o acessório seja esvaziado e lavado a cada 10 ou 12 horas. Por fim, apesar de serem uma alternativa segura, eles são difíceis de usar para quem não tem experiência. [12]
  2. Hoje, diversos produtos de higiene feminina são feitos pensando na discrição da mulher. Por exemplo: alguns absorventes internos e externos são tão pequenos que cabem no bolso da calça. [13] Se você não quer chamar nenhum tipo de atenção nesse sentido, compre algo do tipo e experimente sem se constranger.
  3. Faça a troca em intervalos de algumas horas para reduzir o cheiro forte e o risco de vazamentos do sangue de menstruação. [14] De quebra, você vai ficar muito mais confortável e tranquila. Lembre-se de que é uma questão não só de privacidade, mas também de saúde: troque os produtos para não desenvolver infecções e outras complicações. [15]
    • A síndrome do choque tóxico é uma dessas possíveis complicações e inclui sintomas como febre, tontura, enjoo, vômito, diarreia e reações alérgicas na pele. [16] Pare de usar absorventes internos e marque uma consulta com a sua ginecologista imediatamente se você apresentar um ou mais desses sinais.
  4. Nunca tente jogar absorventes usados na privada e acionar a descarga! O cano pode até entupir. [17] É muito melhor envolver o produto em várias camadas de papel higiênico e jogar no cesto de lixo. Ademais, alguns produtos têm embalagens de plástico feitas justamente para o descarte.
    • A maioria dos banheiros femininos tem cestos de lixo protegidos com sacos, que são ideais para o descarte de produtos de higiene usados.
    • Compre um cesto de lixo com tampa para usar em casa, ainda mais se você tem animais de estimação que possam ficar curiosos. [18]
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Aprendendo a monitorar o seu ciclo menstrual

Baixe em PDF
  1. E se, em vez de tentar disfarçar os acidentes, você conseguir antever quando o seu ciclo menstrual vai começar? Compre um calendário de mesa, daqueles que incluem todos os meses do ano. Use as datas marcadas para se preparar.
    • Você tem ainda a opção de usar um aplicativo de celular de calendário. Baixe um app feito especificamente para o monitoramento e o acompanhamento de ciclos menstruais. [19]
  2. Faça um "x" vermelho na primeira vez que a sua menstruação descer e, depois, repita a marcação no último dia que isso acontecer. [20] Você vai usar esse intervalo para antever quando o ciclo seguinte vai começar. No geral, um ciclo dura entre dois e sete dias. [21]
    • Esse calendário também é uma mão na roda para mulheres que querem engravidar ou evitar a gravidez, já que ajuda a determinar quando é o período de ovulação. [22]
  3. Inclua, por exemplo, a intensidade do fluxo (leve ou pesada), mudanças na textura do sangue (como a formação de coágulos) e se há outros sintomas, como cólica menstrual e cansaço. Todos esses detalhes vão ajudar a determinar de que produtos de higiene você precisa a cada mês e quando tem que usar cada um. [23] Além do mais, é legal passar essas informações à sua ginecologista caso haja alguma mudança mais significativa.
  4. O calendário só funciona mesmo com um acompanhamento constante. [24] Quanto mais exata e cuidadosa você for, maiores são as chances de acertar e, portanto, se preparar e evitar acidentes com a menstruação.
  5. Conte quantos dias se passam entre a descida da sua menstruação do ciclo anterior e a do ciclo atual. Esse intervalo é de 21 a 34 dias para a maioria das meninas na puberdade e das mulheres, sendo que a média é de 28 dias. Por outro lado, há casos em que o ciclo chega a durar 45 dias.
    • Muitas meninas que estão entrando na puberdade chegam a demorar um ou dois anos para desenvolver um ciclo consistente. É normal. [25]
    • A duração do ciclo pode mudar com o tempo e determinadas situações, mesmo em mulheres que costumam ser consistentes. Por exemplo: algumas notam alterações quando estão estressadas, viajando ou na companhia de outras mulheres que também menstruam. As coisas costumam retornar à normalidade depois de um tempo, mas às vezes isso demora bastante. É por essas e outras que o calendário é o seu maior aliado. [26]
  6. Se você tem um ciclo consistente, talvez consiga prever o dia exato em que a sua menstruação vai descer. Anote a data no calendário e, na ocasião, tenha cuidado redobrado com o uso de produtos de higiene, como absorventes e coletores.
    • Não é seguro usar absorventes internos antes de a menstruação descer. Nesse caso, compre absorventes externos ou use calcinhas especiais quando você sentir que vai começar.
    Publicidade

Dicas

  • Conheça o seu próprio corpo, prepare-se e siga as instruções de uso dos produtos de higiene e você nunca vai ter nenhum acidente constrangedor. Tenha tudo organizado quando souber (ou pelo menos desconfiar) que a sua menstruação vai descer.
  • Não tenha vergonha de pedir ajuda. Contar com a sua mãe, as suas professoras, as amigas e outras mulheres com um pouco de experiência no assunto já faz toda a diferença. Você pode até ficar constrangida, mas qualquer moça que já passou por uma situação parecida vai estender a mão.
  • Encare a situação com senso de humor. A situação pode até parecer tensa no momento, mas conte algumas histórias às suas amigas e vocês vão acabar rindo juntas! O tempo é o melhor remédio para essas lembranças traumáticas.
  • Você pode trocar a calcinha normal pela peça inferior de um biquíni para proteger melhor a sua calça.
  • Use calças, bermudas e outras peças de cores escuras.
Publicidade

Avisos

  • Menstruar é normal e saudável, mas alguns sintomas pedem acompanhamento médico: quando a menstruação não desce, quando há sangramentos entre os ciclos, após relações sexuais ou por mais de sete dias, se você sentir uma dor forte e enjoo e assim por diante. [27] Marque uma consulta com a sua ginecologista assim que possível nesses casos.
  • Absorventes internos ajudam bastante no controle da menstruação, mas geram o risco da síndrome do choque tóxico — sobretudo quando ficam empapados de sangue. Mais uma vez, marque uma consulta com a ginecologista imediatamente se você tiver tontura, enjoo, vômito, febre ou reações alérgicas na pele. [28]
Publicidade
  1. http://www.goodhousekeeping.com/health/wellness/a32360/ways-youre-using-tampons-wrong/
  2. http://www.huffingtonpost.com/entry/high-school-free-tampon-dispenser-new-york_5604360ae4b00310edfa64da
  3. http://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/womens-health/expert-answers/menstrual-cup/faq-20058249
  4. http://www.theatlantic.com/health/archive/2015/06/dont-let-them-see-your-tampons/394376/
  5. http://kidshealth.org/teen/sexual_health/girls/supplies.html
  6. http://www.medicinenet.com/menstruation/page4.htm
  7. http://www.medicinenet.com/menstruation/page4.htm
  8. http://kidshealth.org/kid/grow/periods/pads_tampons.html#
  9. http://kidshealth.org/kid/grow/periods/pads_tampons.html#
  10. http://www.everydayhealth.com/womens-health/tracking-your-menstrual-cycle.aspx
  11. http://www.everydayhealth.com/womens-health/tracking-your-menstrual-cycle.aspx
  12. http://kidshealth.org/kid/grow/girlstuff/menstruation.html#
  13. http://www.everydayhealth.com/womens-health/tracking-your-menstrual-cycle.aspx
  14. http://always.com/en-us/tips-and-advice/your-first-period/period-calendar-why-track-your-menstrual-cycle
  15. http://always.com/en-us/tips-and-advice/your-first-period/period-calendar-why-track-your-menstrual-cycle
  16. http://kidshealth.org/kid/grow/girlstuff/menstruation.html#
  17. http://www.sheknows.com/health-and-wellness/articles/837439/body-basicsahow-to-track-your-cycle
  18. https://my.clevelandclinic.org/health/healthy_living/hic_Coping_with_Families_and_Careers/hic_Normal_Menstruation/hic-abnormal-menstruation
  19. http://www.medicinenet.com/menstruation/page4.htm

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 33 682 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade