Baixe em PDF Baixe em PDF

O diário é o espaço mais íntimo de qualquer menina (e muitos meninos, claro), onde ela pode guardar os seus segredos mais delicados sem medo de ser descoberta e julgada. Infelizmente, alguns curiosos podem tentar invadir esse espaço: irmãos mais novos, visitas xeretas e assim por diante. No entanto, não se preocupe! Leia as dicas deste artigo para aprender a esconder os seus desabafos em lugares criativos ou mesmo no computador, protegido por senha. Mantenha a calma no caso de alguém achar os seus escritos e jamais se sinta culpada pelas suas revelações.

Método 1
Método 1 de 4:

Escondendo o diário em casa

Baixe em PDF
  1. Esta é uma das táticas mais simples de esconder o diário debaixo do nariz de todo mundo. Pegue um livro velho, daqueles que você não lê mais, e passe cola para artesanato na borda de pelo menos metade das páginas. Depois, use um estilete afiado para recortar um retângulo do tamanho do seu diário dentro da obra. [1]
    • Compre um livro velho em um sebo se você não quiser estragar nenhum dos que tem em casa.
    • A internet está cheia de tutoriais de como cortar o interior das páginas de livros velhos.
    • Escolha um livro que você sabe que os seus pais e irmãos nunca vão querer ler, ou eles podem acabar achando o seu diário.
  2. O seu quarto provavelmente está repleto de esconderijos legais e que não levantem suspeitas de ninguém. Por exemplo: guarde o diário em um porta-lenços vazio, mas com alguns lencinhos em cima, ou naquela caixa de tênis velha que fica no seu guarda-roupa.
    • O segredo é escolher um lugar que não levante suspeitas de ninguém. Por exemplo: o fundo da sua caixa de materiais de artesanato é uma boa se você é a única que a usa, mas não serve se a sua irmã mais nova também mexe nela.
    • Escolha uma caixa em que o diário caiba inteiro. Ele deve caber todo dentro dela para não chamar atenção, pois as pessoas podem desconfiar se notarem que o recipiente está deformado.
  3. Pense em lugares dos quais a sua família nem chega perto. Por exemplo: coloque o diário na sua gaveta de roupas íntimas, a menos que alguém da casa tenha o costume de abrir a sua cômoda. Coloque-o bem no fundo, debaixo das peças. [2]
    • Guarde o diário em uma das primeiras gavetas da cômoda ou da sua mesa se você tem irmãos mais novos curiosos e que não respeitam limites.

    Outros lugares interessantes para esconder o diário em casa

    Guarde-o debaixo de uma pilha de bichos de pelúcia .

    Ponha-o dentro da fronha .

    Guarde-o em uma bolsa ou mochila vazia .

    Prenda-o atrás de um porta-retratos grande .

    Coloque-o atrás da TV ou do monitor do computador .

  4. Crianças pequenas, principalmente as que estão começando a engatinhar ou andar, conseguem achar objetos escondidos debaixo de mesas, cadeiras e outras estruturas. Por outro lado, use essa estratégia à vontade se você é filha única ou a mais nova da família. Basta ver se o diário está bem preso ou se é preciso usar mais fita.
    • Use uma fita adesiva de qualidade. Nada de crepe!
    • Não prenda o diário debaixo da sua cama. Esse lugar é bem óbvio.
  5. Veja se há alguma falha nas paredes (de tijolos) ou no piso (de madeira ou de azulejos) da sua casa. Esse é um lugar interessante para esconder o diário se as outras pessoas não têm o hábito de mexer. [3]
    • Tenha cuidado redobrado e veja se ninguém da família está a par dessas falhas.
    • Não danifique parte da estrutura da casa de propósito para guardar o diário. Seus pais vão ter que gastar uma grana com os reparos.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Protegendo o diário na escola

Baixe em PDF
  1. Todo mundo vai achar que você está escrevendo algo ligado à matéria! Escolha um caderno simples, daquele que toda estudante tem, que não se destaque em relação ao restante do material. [4]
    • Se possível, use um caderno igual aos que você tem para as disciplinas em si. Por exemplo: se os seus materiais seguem um tema de capa de gatinhos, compre um caderno igual para usar como o diário.
    • Escreva coisas ligadas à escola nas primeiras páginas do diário para disfarçar o conteúdo no caso de alguém abrir e ler.
  2. Pense na capa de livro (didático ou não) mais sem graça que você puder conceber e cole-a em cima do diário. Ajuste o tamanho e o formato para a diferença não ficar óbvia. [5]
    • Pegue capas de livros didáticos antigos ou de romances da aula de literatura que todos os seus colegas acham chatos.
    • Escolha uma capa de livro que seja realista para uma pessoa da sua idade. Por exemplo: não adianta nada pegar a capa daquele livro de engenharia que o seu pai tinha em casa, pois os seus colegas vão desconfiar e até ficar curiosos.
  3. Essa estratégia é tiro e queda para despistar até as amigas mais intrometidas! Coloque o diário de mentira em um lugar mais óbvio, como na sua carteira, para elas acharem que acabaram de flagrar os seus maiores segredos.
    • Crie um diário de mentira realista, com direito a "Meu diário" ou algo do tipo na capa.
    • Escreva em algumas páginas desse diário para deixar tudo mais convincente. É só não incluir nenhum segredo cabeludo!
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Criando um diário eletrônico seguro

Baixe em PDF
  1. Nunca abra nenhum documento para contar segredos seus em um computador que outras pessoas usem. Siga as dicas abaixo somente se você tem um desktop ou notebook pessoal.
    • Crie uma conta particular no computador que você divide com o pessoal de casa. Coloque uma senha para ninguém mais acessar o conteúdo.
  2. Pense em um nome diferente para o diário e salve o arquivo em uma pasta que não chame a atenção de ninguém, como "Computador".
    • Por exemplo: não coloque "Meu diário" como nome do arquivo, e sim "Trabalho de biologia".
    • Dependendo do computador, você pode até ocultar pastas inteiras. Clique com o botão direito nela e selecione a opção "Propriedades". Depois, marque a opção "Ocultar" (ou algo do tipo). Pronto! [6]
  3. Configure as opções de privacidade para o usuário do desktop ou notebook ter que informar uma senha antes de entrar. Dá para fazer isso até em documentos do Word! [7]
    • Faça o seguinte para proteger documentos do Word: clique em "Arquivo", no canto superior esquerdo da janela; depois, selecione a opção "Proteger Documento"; e clique em "Criptografar com Senha".

    Como escolher uma senha segura de fato

    Use mais de 12 caracteres .

    Não inclua informações pessoais , como seu nome, aniversário ou endereço.

    Não use palavras e números comuns , como "1234" ou a palavra "senha".

    Use frases inteiras , como "Comerqueijoebomdemais" ("Comer queijo é bom demais").

    Incorpore caracteres especiais, números e letras maiúsculas e minúsculas à senha. [8]

    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Mantendo o diário em segredo

Baixe em PDF
  1. Deixe para desabafar nas páginas quando você estiver a sós. Do contrário, as pessoas vão ficar curiosas e até procurar o diário nos seus momentos de distração. Tenha todo o cuidado possível com a sua segurança!
    • Você pode escrever no diário a qualquer hora se ele estiver disfarçado como caderno ou livro didático, mas ainda assim tenha cuidado com quem chegar muito perto.
    • Espere os seus pais todos os demais irem dormir antes de começar a escrever no diário em casa.
  2. Não entre em pânico, ou a pessoa vai perceber que você está tentando esconder alguma coisa. Finja que é um livro ou caderno da escola, feche as páginas com calma e mude de assunto. [9]
    • Se a pessoa perguntar o que você está fazendo, diga algo como "Nada, só terminando o dever de biologia de amanhã. Adorei sua camisa! Onde você comprou?".
    • Não fique nervosa e nem se enrole ao falar. Isso são sinais de que você está mentindo e a pessoa vai desconfiar de algo.
  3. O texto vai ficar incompreensível para as outras pessoas e muito mais seguro! Invente um código ou uma língua com letras e até números. Só guarde uma folha de papel com as traduções de cada caractere para não se esquecer. Veja exemplos: [10]
    • Use o alfabeto em ordem inversa: "a" é "z", "b" é "y", "c" é "x", e assim por diante. Nesse caso, uma palavra como "boca" seria "ylcz".
    • Use outro idioma de verdade, caso seja fluente. Uma opção é escrever no diário em inglês (se nenhuma das suas amigas fala a língua!).
      • Aqui, há o risco de a pessoa usar um tradutor on-line para descobrir o que está escrito.
    • O aplicativo Lembretes do celular também é uma boa opção para escrever o diário. Mais uma vez: só não inclua a tradução dos caracteres no mesmo lugar, ou as pessoas vão descobrir!
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 39 222 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade