Baixe em PDF
Baixe em PDF
Escrever uma carta ao editor é um ótimo modo de discutir sobre um assunto que o motiva e influenciar a opinião pública. Por mais que não seja fácil fazer com que sua carta seja selecionada, é possível aumentar suas chances de chamar a atenção do editor seguindo algumas instruções básicas. Se deseja aprender a escrever uma carta ao editor, siga os Passos abaixo.
Passos
-
Escolha o assunto e a publicação. A carta ao editor pode ser uma resposta a diversas coisas, mas ela normalmente costuma responder um artigo específico da publicação ou um evento ou problema na comunidade.
- É melhor responder a um artigo em particular publicado pelo jornal em questão para aumentar as chances de publicação da carta.
- Se está escrevendo sobre um evento ou problema da comunidade, é provável que o jornal local seja o mais apropriado para sua carta.
-
Leia outras cartas ao editor do jornal escolhido. Antes de começar a escrever, confira as cartas anteriores para se inspirar. As publicações de cada jornal são diferentes em estilo, tom, forma e comprimento, sendo uma boa ideia conferir as cartas anteriores para ter uma ideia do que atrai os editores do jornal. [1] X Fonte de pesquisa
-
Consulte as diretrizes da publicação escolhida. Os jornais costumam possuir diretrizes que guiam as cartas que serão publicadas. [2] X Fonte de pesquisa Normalmente existem regras que regulam o comprimento da carta e exigem que você inclua informações de contato para verificação. Muitos jornais não permitem demonstrações de apoio político e limitam o número de vezes que uma pessoa pode enviar cartas. Leia todas as regras antes de enviar seu trabalho.
- Se não encontrar as regras na internet, entre em contato com a publicação.
-
Determine seus motivos para escrever a carta. Existem diversas abordagens que podem ser utilizadas na redação e tudo dependerá do motivo por trás da carta. Decida aquilo que deseja conquistar com a escrita. Algumas razões podem incluir: [3] X Fonte Confiável Kansas University Center for Community Health and Development Ir à fonte
- Você está nervoso com um problema e deseja informar outros leitores.
- Você deseja parabenizar ou apoiar algo ou alguém na comunidade.
- Você deseja corrigir as informações de um artigo.
- Você deseja sugerir uma ideia.
- Você deseja influenciar a opinião pública ou persuadir o público a agir.
- Você deseja influenciar políticos.
- Você deseja tornar público o trabalho de determinada organização em relação a um problema atual.
-
Escreva a carta dentro de no máximo três dias após a publicação do artigo. O timing é essencial para que a carta seja publicada. Envie a carta pouco tempo após o artigo para aumentar suas chances, afinal, o texto ainda estará fresco na cabeça do editor e dos leitores. [4] X Fonte de pesquisa
- Se está respondendo um artigo em um jornal semanal, envie a carta a tempo para ser publicada na edição seguinte. Consulte as diretrizes do jornal para descobrir o prazo de publicação.
Publicidade
-
Inclua um endereço de devolução e informações de contato no topo da carta. Informe não apenas seu endereço físico, mas também um endereço de e-mail e um telefone.
- Se a carta for escolhida, os editores utilizarão as informações fornecidas para entrar em contato com você.
- Se o jornal possui um sistema de envio de cartas online, é provável que haja um campo para essas informações.
-
Inclua a data. Após as informações de contato, pule uma linha e adicione a data de modo formal, como faria em uma carta profissional, como em "Segunda-feira, 16 de Novembro de 2015."
-
Inclua o nome e o endereço do destinatário. Não importa se você está enviando uma carta física ou digital, enderece-a como faria normalmente. [5] X Fonte de pesquisa Inclua o nome, o cargo na empresa e o endereço do editor. Se não possui os dados dele, procure-os na página do jornal ou escreva "Editor".
-
Se deseja que a carta seja publicada anonimamente, deixe isso claro. Ainda assim, é uma boa ideia informar seu nome no início da carta. Em alguns casos, você deseja declarar sua posição sem que todos saibam quem você é, portanto, acrescente uma nota ao editor no final da carta. Saiba que alguns jornais não permitem a publicação de cartas anônimas.
- A menos que você tenha escrito sobre um tema provocador, é pouco provável que a carta seja publicada caso você peça anonimato.
- Ainda é necessário fornecer informações de contato para que a publicação verifique a carta. O jornal não publicará suas informações caso você peça isso.
-
Escreva uma saudação simples. Não é necessário exagerar, basta escrever algo como "Ao editor" ou "Prezado editor". Finalize a saudação com uma vírgula ou com dois pontos.Publicidade
-
Deixe claro o assunto da carta. Oriente os leitores rapidamente incluindo o nome do artigo ao qual está respondendo e a data de publicação original. Além disso, inclua um resumo geral do que foi dito. [6] X Fonte Confiável Kansas University Center for Community Health and Development Ir à fonte
- Por exemplo: "Como professor de literatura, preciso responder ao editorial 'Por que os romances não importam na sala de aula' publicado em 18 de março".
-
Declare sua opinião. Após anunciar sobre o que está argumentando, é necessário esclarecer sua posição. Caso sua autoridade se associe ao problema de algum modo, inclua sua ocupação na carta. Utilize o espaço para demonstrar o porquê disso ser relevante, mas seja breve.
- Por exemplo: "Por mais que o artigo deixe claro que os universitários não sentem prazer na leitura, toda minha experiência na sala de aula evidencia o contrário. O artigo é impreciso e precipitado ao citar as razões pelas quais os alunos são desafiados pelas leituras de ficção na universidade. Eles não ficam "entediados" com a leitura pelos romances não serem relevantes: seu entusiasmo está diminuindo porque os professores estão perdendo o interesse no assunto que estão lecionando."
-
Foque-se em um ponto primordial. As cartas ao editor são curtas demais para abordarem muitos assuntos. Destaque a carta mantendo o foco em um único ponto e fornecendo evidências que o comprovem. [7] X Fonte de pesquisa
-
Abra o texto com a questão mais importante para que o leitor identifique imediatamente sua posição. Caso a carta seja editada, provavelmente cortarão o final do texto: se o ponto mais importante está no começo, ele não se perderá na edição.
-
Forneça evidências. Após declarar sua posição na questão, suporte-a com fatos. Para que a carta seja publicada, você deve demonstrar que investiu tempo e esforços para formulá-la. Por mais que não haja espaço suficiente, alguns fatos importantes podem fazer a diferença. Bons modos de se fornecer evidências incluem: [8] X Fonte de pesquisa
- Utilize eventos recentes na comunidade.
- Utilize dados, estatísticas ou resultados de pesquisas.
- Conte uma anedota pessoal que complemente seu posicionamento.
- Apoie-se em eventos políticos atuais.
-
Dê um exemplo pessoal. Utilize uma história pessoal para dar relevância ao debate. Os leitores reconhecem os impactos que as notícias exercem em uma pessoa quando ela compartilha uma história pessoal. [9] X Fonte de pesquisa
-
Diga o que precisa ser dito. Após disponibilizar as evidências que suportem seu ponto de vista, encerre a carta dizendo o que pode ser feito para controlar o problema. Em alguns casos, basta chamar atenção ao problema, mas existem coisas que podem ajudá-lo a mobilizar o envolvimento dos outros.
- Direcione os leitores às ações que eles podem tomar para se envolverem mais com a comunidade.
- Direcione os leitores ao site de uma organização.
- Instrua os leitores a encontrar mais informações sobre o assunto.
- Instrua os leitores diretamente. Diga que façam algo, seja ligar para a câmara dos vereadores, votar, reciclar ou voluntariar-se.
-
Cite nomes na carta. Caso a intenção da carta seja influenciar um legislador ou uma empresa a agir de determinado modo, cite nomes. Os profissionais provavelmente possuem funcionários que coletam menções em jornais e sites. Ao citar nomes, é mais provável que o alvo de sua carta a leia. [10] X Fonte de pesquisa
-
Encerre de modo simples. Conclua seu ponto de vista com uma frase de modo que os leitores lembrem a mensagem que você deseja passar.
-
Feche a carta com seu nome e cidade. Ao final do texto, inclua uma saudação simples como "Sinceramente," ou "Cumprimentos," seguida de seu nome e sua cidade. Caso o jornal não seja local, inclua também o estado em que você se encontra.
-
Caso seu conhecimento profissional seja relevante para o artigo, inclua essa informação entre o nome e o local. Ao incluir o nome da empresa para a qual trabalha na carta, você afirma implicitamente de que está falando em nome da empresa. Se está emitindo uma opinião pessoal, omita o nome da empresa, mas cite seu cargo profissional caso ele seja relevante. Os exemplos abaixo utilizam afiliações:
-
-
- Dra. Bárbara Silva
- Professora de Literatura
- Departamento de Humanas
- Universidade de São Paulo
- São Paulo, SP
-
Publicidade -
-
Seja original. Sua carta não será escolhida caso você diga o mesmo que todos. Encontre um modo de dar uma nova visão a um problema antigo. Suas chances de ser publicado aumentam caso você resuma o que foi dito em outras cartas de modo eloquente e provocador.
-
Diminua a carta para evitar a prolixidade. A maioria das cartas ao editor contém entre 150 e 300 palavras: seja o mais conciso possível.
- Elimine frases desnecessárias e linguagem rebuscada. Vá direto ao ponto para reduzir a contagem de palavras.
- Elimine frases como "Acredito que", afinal, o conteúdo da carta é obviamente seu pensamento. Não desperdice palavras. [11] X Fonte de pesquisa
-
Mantenha um tom respeitoso e profissional. Mesmo se você discordar de uma questão, jamais assuma um tom nervoso ou acusatório. Evite linguagem extremamente casual.
- Não insulte os leitores, o autor do artigo ou seus oponentes. Seja equilibrado ao escrever. [12] X Fonte de pesquisa
-
Escreva de acordo com o nível dos leitores. A carta deve ser escrita de acordo com o nível de leitura do público do jornal.
- Evite abreviações, jargões e acrônimos. O leitor médio pode não conhecer jargões ou abreviações comuns de seu campo de trabalho, portanto, utilize uma linguagem mais comum e explique acrônimos e abreviações. [13] X Fonte de pesquisa
-
Revise a carta. Após ficar satisfeito com o texto, revise-o para identificar erros gramaticais e ortográficos. Lembre-se de que você está competindo com muitas outras cartas e você corre o risco de perder a competição por conta de uma vírgula mal colocada, pois isso fará com que você pareça menos profissional do que a concorrência.
- Leia a carta em voz alta para verificar se a pontuação soa natural.
- Peça que outra pessoa leia a carta. Uma outra perspectiva o ajudará a aumentar a clareza do texto, além de encontrar erros que você deixou passar.
Publicidade
-
Envie a carta. Após finalizar o texto, envie-o para a publicação escolhida. As diretrizes do jornal devem ajudar a decidir qual a melhor carta. Muitas publicações pedem que você envie a carta de modo eletrônico, seja por e-mail ou por um formulário no site. Alguns jornais mais tradicionais ainda preferem uma cópia física da carta.
-
Esteja ciente de que a carta pode ser editada. O jornal se reserva no direito de editar cartas, seja para controlar o tamanho ou para alterar levemente frases confusas. [14] X Fonte de pesquisa O tom e a mensagem do texto não devem ser alterados.
- Caso a carta contenha linguagem alterada ou difamatória, é provável que isso seja cortado ou que o texto não seja publicado.
-
Dê seguimento à carta. Caso o texto seja publicado e você tenha requisitado uma ação em particular pela parte de um legislador ou de uma empresa, recorte a carta e envie-a para a pessoa, incluindo uma nota que especifique as ações requisitadas. [15] X Fonte de pesquisa
-
Não fique desapontado caso seu texto não seja publicado. Não importa quão perfeita a carta esteja, há a chance de que outras chamem mais a atenção do editor e sejam publicadas. Não fique mal: agora você sabe escrever uma carta ao editor e logo se tornará um profissional nisso. Orgulhe-se por declarar sua opinião e lutar por algo no qual acredita.
-
Tente enviar a carta para outra publicação. Caso acredite que sua carta não publicada tem muito a dizer, experimente enviar um texto parecido para outra publicação.Publicidade
Dicas
- Se está tentando divulgar o trabalho de uma organização, comece com um comunicado para a imprensa. Caso não esteja conseguindo a mobilização necessária com o comunicado e acredite que a organização se conecte a um evento atual, experimente escrever uma carta ao editor. [16] X Fonte Confiável Kansas University Center for Community Health and Development Ir à fonte
Publicidade
Referências
- ↑ http://reclaimdemocracy.org/effective_letters_editor/
- ↑ http://www.ucsusa.org/action/writing-an-lte.html# .VYnRPUaECug
- ↑ http://ctb.ku.edu/en/table-of-contents/advocacy/direct-action/letters-to-editor/main
- ↑ http://reclaimdemocracy.org/effective_letters_editor/
- ↑ https://owl.english.purdue.edu/owl/resource/653/01/
- ↑ http://ctb.ku.edu/en/tablecontents/sub_section_main_1239.aspx
- ↑ http://reclaimdemocracy.org/effective_letters_editor/
- ↑ http://www.druglibrary.org/schaffer/activist/howlte.htm
- ↑ http://www.ncte.org/action/write
- ↑ http://www.ucsusa.org/action/writing-an-lte.html# .VYnRPUaECug
- ↑ http://reclaimdemocracy.org/effective_letters_editor/
- ↑ http://reclaimdemocracy.org/effective_letters_editor/
- ↑ http://reclaimdemocracy.org/effective_letters_editor/
- ↑ http://np.news-press.com/contact/letter-to-editor
- ↑ http://www.ucsusa.org/action/writing-an-lte.html# .VYnRPUaECug
- ↑ http://ctb.ku.edu/en/table-of-contents/advocacy/direct-action/letters-to-editor/main
Publicidade