Baixe em PDF
Baixe em PDF
Um conto de fadas nada mais é do que uma história fantasiosa interpretada por personagens comuns em um cenário envolvente. O roteiro de uma fábula, na maioria das vezes, abrange temas relacionados à magia e vilões que confrontam o herói ou heroína da trama. Esse tipo de conto pode ser escrito para o público adulto e infantil, desde que seja uma narrativa original e atraente para o leitor. Você pode criar uma versão inédita ou ainda reescrever alguma já existente de um ponto de vista diferente.
Passos
-
Foque em um tema específico. Questões sobre identidade, perda, sexualidade ou família podem ser exploradas. Escolha um assunto com o qual se identifica ou sabe discutir a partir de uma perspectiva única. [1] X Fonte de pesquisa
- Caso decida falar sobre a família, por exemplo, use o relacionamento com alguma irmã como referência. A história pode girar em torno do nascimento dela ou de uma memória da infância.
-
Escolha uma ambientação original. A maioria dos contos de fadas são narrados em lugares fabulosos que combinam a vida real e a magia. Uma floresta encantada ou um navio pirata amaldiçoado podem ser o local perfeito para a trama. Outra opção é usar os aspectos de uma vizinhança e incluir elementos mágicos para torná-la mais fantasiosa. [2] X Fonte de pesquisa
- Você pode criar uma árvore falante próximo a sua casa, se usar um bairro específico como cenário. Ou ainda imaginar como o local estará daqui 100 anos e dar um ar futurista para a história.
-
Escreva uma introdução chamativa. Muitas fábulas começam com “Era uma vez” ou “Há muito tempo”. A abertura pode ser convencional ou personalizada de acordo com sua preferência, como por exemplo: “Havia uma garota com poderes incríveis” ou “Em uma terra futurística muito, muito distante”. [3] X Fonte de pesquisa
- Apresente os personagens ou o cenário nas primeiras linhas do conto. Dessa forma, o leitor terá uma vaga ideia sobre o tema da história e ficará envolvido.
-
Crie um herói extraordinário. Todo conto de fadas tem esse tipo de protagonista para que os leitores possam torcer por ele. O herói é, geralmente, uma pessoa normal que se torna poderosa por conta dos acontecimentos narrados. Tais poderes ou habilidades ajudam os personagens durante a jornada. [4] X Fonte de pesquisa
- Você pode inventar, por exemplo, uma heroína que estuda no ensino médio e não tem nenhum amigo. Na sequência do enredo, ela se perde em um lugar desconhecido da cidade e conhece uma série de seres estranhos ou criaturas fantásticas.
-
Inclua um vilão. As fábulas também têm personagens maus ou apresentam algum aspecto sombrio no enredo. O vilão é, normalmente, representado por um humano ou uma criatura mágica podendo ser mais ou menos poderoso que o herói. Esse papel é responsável por criar conflitos e fazer com que o protagonista tenha dificuldade de alcançar determinado objetivo. [5] X Fonte de pesquisa
- Você pode, por exemplo, criar um coelho maligno que odeia humanos. Ele seria responsável por impedir que a heroína encontre o caminho de casa.
-
Use uma linguagem de fácil entendimento. Os contos de fadas costumam ser escritos para leitores de todas faixas etárias, de crianças pequenas até adultos. Sendo assim, escreva de forma simples, evite frases longas e vocabulários complexos. [6] X Fonte de pesquisa
- Os elementos principais de uma fábula são os personagens, o cenário e o enredo. Isso significa que a linguagem é um aspecto secundário na trama.
-
Apresente a moral da história. Os contos devem proporcionar um momento de reflexão e ensinamento aos leitores. Esses princípios, no entanto, não precisam ser apresentados de forma explícita. O ideal é que a história por si só evidencie o ponto de vista do escritor. [7] X Fonte de pesquisa
- Se o conto narra as aventuras de uma jovem perdida, a moral pode ser relacionada a fazer novos amigos e aceitar as diferenças das outras pessoas.
-
Termine o conto com um final feliz. As fábulas, normalmente, acabam com o problema sendo resolvido. Algumas vezes, o herói consegue o que queria e derrota o vilão. Em outras, o personagem mau aprende uma lição e decide ser bom. Portanto, opte por esse tipo de desfecho para que o leitor fique satisfeito. [8] X Fonte de pesquisa
- Você pode escrever um final feliz no qual a heroína consegue voltar para casa e conta aos familiares sobre os amigos que conheceu durante a aventura.
Publicidade
-
Escolha um conto de fadas que já existe. Releia a sua história favorita e pense como ela poderia ser recontada. Opte por aquelas que são envolventes ou perturbadoras. Além disso, leve em consideração os enredos que podem ser adaptados para o mundo moderno.
- Você pode recontar clássicos como “Chapeuzinho Vermelho”, “Branca de Neve e os Sete Anões” ou “Os Três Porquinhos”, por exemplo.
-
Reescreva o conto a partir de uma perspectiva diferente. Tente narrar os fatos pela visão de um personagem menor ou que aparece apenas uma vez no enredo. A história da “Chapeuzinho Vermelho” pode ser escrita através do ponto de vista da avó, por exemplo. [9] X Fonte de pesquisa
- Você pode definir que o narrador será um objeto inanimado, como o bule de “A Bela e a Fera”.
- Além disso, é possível modificar a história original escrevendo, por exemplo, “Chapeuzinho Vermelho” na voz de uma loba jovem que mora ao lado do lobo mau.
-
Recrie a ambientação para dar um ar mais moderno ou futurista à história. Além disso, a adaptação será mais atrativa para os leitores. [10] X Fonte de pesquisa
- Você pode reescrever o “João e o Pé de Feijão” do futuro, ou ainda criar uma versão moderna da “Cinderela”.
-
Reformule o papel dos personagens principais. Adeque a personalidade de cada um ao contexto da trama, de acordo com sua preferência. [11] X Fonte de pesquisa
- Você pode inverter os papéis de alguns personagens para que, ao invés de herói, o protagonista seja o vilão, por exemplo: o lobo mau de “Chapeuzinho Vermelho” passa a ser o herói.
-
Amplie ou altere o enredo existente para que o começo ou final seja diferente. Use a fábula como referência para desenvolver sua própria versão.
- Você pode, por exemplo, mudar o desfecho de “Cinderela” para que a protagonista, em vez de se casar com o príncipe, mude de cidade para fazer faculdade.
-
Leia adaptações de outros contos de fadas. Existem muitas versões que recontam fábulas famosas na literatura moderna. Elas, muitas vezes, narram o enredo a partir de um ponto de vista ou cenário diferente para atrair mais leitores. Você pode ler obras como:
- "João e Maria – Caçadores de Bruxas" de Tommy Wirkola.
- "Malévola" de Linda Woolverton.
- "A Garota da Capa Vermelha" de David Leslie Johnson.
Publicidade
-
Após escrever o rascunho, leia-o em voz alta. Verifique se a linguagem utilizada é de fácil entendimento. Revise o texto para corrigir possíveis erros de digitação, gramática ou pontuação.
- Observe se as frases, quando lidas em voz alta, soam naturais. Altere qualquer sentença que seja longa demais.
-
Mostre o conto para outras pessoas. Peça feedbacks para os seus amigos, familiares e colegas sobre como o roteiro/personagens poderiam ser melhores. Pergunte a eles qual é a moral da história para garantir a satisfação dos leitores.
- Você também pode ler o enredo em público, assim saberá qual a opinião dos ouvintes. Esteja aberto para ouvir críticas construtivas, pois elas podem deixar a produção final ainda melhor.
-
Insira ilustrações. Muitos contos de fadas têm, no mínimo, a capa ilustrada. É possível contratar um profissional especializado ou você mesmo pode ilustrá-lo. Escolha uma imagem que represente o herói e o cenário.Publicidade
Dicas
- Para conhecer mais sobre a estrutura desse gênero textual, leia as versões originais e adaptadas de contos mundialmente conhecidos. Procure por fábulas antigas e modernas em bibliotecas, livrarias locais ou revistas literárias eletrônicas.
- Alguns exemplos incluem: “Contos de Andersen” de Hans Christian Andersen, “Contos e Lendas dos Irmãos Grimm” de Jacob e Wilhelm Grimm, e “Contos ou Histórias dos tempos idos” de Charles Perrault.
Publicidade
Referências
- ↑ https://writeshop.com/genres-how-to-write-a-fairy-tale/
- ↑ https://www.writing.ie/resources/writing-fairy-tale-retellings-that-stand-out-by-betsy-cornwell/
- ↑ https://writeshop.com/genres-how-to-write-a-fairy-tale/
- ↑ https://writeshop.com/genres-how-to-write-a-fairy-tale/
- ↑ https://writeshop.com/genres-how-to-write-a-fairy-tale/
- ↑ http://www.shmoop.com/grimms-fairy-tales/writing-style.html
- ↑ https://writeshop.com/genres-how-to-write-a-fairy-tale/
- ↑ http://penandthepad.com/write-fairy-tale-2085331.html
- ↑ http://inkandquills.com/2015/09/19/how-to-write-fairy-tale-retellings/
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 40 798 vezes.
Publicidade