Baixe em PDF Baixe em PDF

Então, você quer ser um rapper? Os seguintes passos o ajudarão a compor letras de maneira mais consistente, evitando algumas gafes comuns.

  1. É bastante importante ter um bom leque de palavras para começar a produzir rimas. Leia livros, notícias e artigos escritos de maneira culta e refinada. Procure no dicionário as palavras que não compreender.
  2. Enquanto expandir o vocabulário, tente vocalizar os trechos daquilo que estiver lendo e busque conhecer os elementos enfatizados por você. Em Inglês, por exemplo, muitas poesias e canções são escritas no pentâmetro iâmbico, onde a primeira sílaba não é enfatizada, mas a segunda é, e a terceira não é enfatizada, e assim por diante até termos cinco sílabas enfatizadas e cinco não enfatizadas. Desenvolver tal senso de métrica irá ajudá-lo a dar forma a uma batida para suas letras, ou letras a suas batidas.
    • Tente dizer “rapper” dos dois modos, enfatizando a primeira sílaba e a segunda não e vice-versa. Notou a diferença?
    • Pode parecer esquisito, mas um bom meio de aprender o pentâmetro iâmbico é ler Shakespeare em voz alta (Procure online pelas peças dele.). Você começará a notar a alternância das sílabas enfatizadas e o quão naturalmente elas fluem.
  3. Suas letras devem possuir um objetivo muito além da rima. A rima é a cola de suas letras, mas a substância é a mensagem. O que você quer dizer? Ao conversar com alguém, quais assuntos lhe animam?
    • Seja realista com o assunto escolhido – compor sobre a própria vida dá credibilidade à canção.
  4. As letras do rap podem surgir em qualquer lugar – em casa, no trabalho, na escola, no banheiro e durante o sono. Escreva sempre o que vier à mente sem se censurar ou editar o escrito. Mais tarde você poderá se ocupar com os detalhes, mas este momento é o de juntar ideias.
  5. O gancho é aquela parte da música que gruda na cabeça, deixando-lhe com vontade de escutar a canção novamente. A maioria dos raps cria isso com um refrão. Não precisa ser algo longo, mas deve ser divertido, com um ritmo marcante.
    • Para muitos compositores, o gancho é a parte mais difícil de produzir. Não se sinta desencorajado caso leve um tempo até criar um – é melhor esperar por um bom gancho do que destruir sua música com um ruim.
  6. Após trabalhar o último rascunho, memorize cada palavra. Não é desejável ler a própria letra num notebook durante a gravação da música em um estúdio.
  7. Caso seja um iniciante, recomenda-se o Audacity. É um programa grátis e bastante intuitivo. Com um Mac, use o programa que já vem instalado no sistema (chamado de Garage Band). Programas mais avançados, como o Audio Audition, são recomendados para músicos mais experientes. São programas pagos, mas melhores do que os gratuitos.
  8. Escolha uma batida interessante para sua música. Você pode buscar por batidas no Youtube ou baixá-las em distribuidoras, ao exemplo da Beat Brokerz. Uma boa estratégia é ter escrito os núcleos de suas rimas, adaptando-as para as batidas encontradas. Uma gafe comum é tentar escrever em cima da batida. Dessa maneira, o compositor normalmente sofre do que chamamos de “bloqueio criativo”, que surge quando se tenta fazer, simultaneamente, um trabalho de composição e um de edição.
  9. Use seu microfone e seu programa de edição de áudio para começar a gravar. Prepare a batida baixada para o programa e grave em cima dela. Coloque emoção no canto para não soar como um robô.
  10. Apesar de consumir muito tempo, isso lhe dá uma variedade de sons para se escolher. Regrave a música 1 ou 3 vezes. O trabalho pode não soar perfeito caso esta seja sua primeira vez.
  11. Após fazer diversas tentativas, escolha a gravação que achar melhor e apague todo o resto.
    Publicidade

Dicas

  • Não fique triste caso alguém não goste de seus raps. Os outros provavelmente gostarão. Na maioria dos casos, seus trabalhos serão mais amados do que odiados.
  • Seja persistente. Construir uma carreira no rap pode levar muito tempo. Use esse tempo para melhorar suas composições, criando sempre novas e melhoradas letras.
  • Peça para que seus amigos leiam suas letras. Colete opiniões. Anote qualquer opinião que derem. Considere as sugestões de seus amigos ao voltar a escrever. Mantenha a objetividade da letra, mas com as mudanças necessárias.
  • Os raps não precisam ser sempre escritos. Muitos rappers também gostam de fazer Freestyle. Fazer freestyle em um bom ritmo pode lhe colocar no meio de novas ideias. Outros rappers também são fontes de inspiração.
  • Note que a maioria dos rappers usam rimas oblíquas, que não soam necessariamente iguais. Coloque algumas delas no final de cada verso e veja como fica seu rap. Conte as sílabas.
  • Fortifique seus versos introdutórios. Prepare um bom esquema de rimas.
Publicidade

Avisos

  • Não se censure e nem limite seu potencial expressivo por ter medo de ofender alguém. Em outras palavras, é melhor que sua opinião impactante tenha algum significado. Dar uma opinião bem argumentada é melhor do que espalhar rancor sem grandes motivos.
  • Você pode falar de tudo em suas letras, mas não ataque uma pessoa em particular ou um grupo específico.
Publicidade

Referências

  1. Baixe batidas para usar em seus projetos no site Beat Brokerz. (Em Inglês)
  2. LyricalGods é um site que incentive as batalhas de MCs no mundo inteiro. Sendo bom ou mal, busque no Freestyle uma oportunidade para Feedback. (Em Inglês)

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 300 015 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade