Baixe em PDF Baixe em PDF

Quando um rap te envolve e te cativa, quando a letra é muito criativa, o público vai à loucura com a sua narrativa, parece impossível que essa tentativa seja acumulativa. Não perca a esperança se o rap mostrar insegurança, tenha perseverança para alcançar a confiança. Prepare a formação para fazer a criação, pratique o seu rap pela oração, mexa no coração da população e atinja a nação.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Preparando a base da sua rima

Baixe em PDF
  1. O tema também pode ser algo que você ache importante, como uma perda, um amor ou uma dificuldade em sua vida. Prepare as rimas palavra por palavra e encontre um assunto que o interesse, senão você perderá a sua inspiração e será difícil terminar o rap. [1]
    • Rappers mais avançados podem escolher tópicos que não sejam tão interessantes. Letristas com experiência podem melhorar suas habilidades com esse tipo de desafio.
  2. Faça isso de forma extensa, com muitos parágrafos ou em um grande bloco de texto. Inclua perspectivas diferentes sobre o assunto, como pontos emocionais ou ideias relacionadas. Tenha um conjunto de temas com que você possa trabalhar quando estiver fazendo as suas rimas.
    • Quanto mais você souber sobre o assunto e as ideias relacionadas a ele, mais munição você terá na hora de escrever. Considere anotar a respeito por alguns dias para desenvolver o seu tópico.
    • Pergunte a amigos e pessoas que sejam o seu público-alvo sobre experiências que eles tiveram com o assunto escolhido. Você terá mais exemplos para as suas rimas dessa forma. [2]
  3. Há muitos padrões de rima que podem ser utilizados no seu rap, chamados "esquemas de rima". Normalmente, eles são expressados pela mesma letra no mesmo local de cada linha. Por exemplo, se a primeira linha rimar com a segunda, e a terceira rimar com a quarta, o esquema de rima é AABB. Para você ter uma ideia de como um esquema AABB ficaria: "Eu sou o mestre das rimas, / Elas são minhas obras-primas, / Aqui não tem mistério, / É bom você me levar a sério". Alguns esquemas de rima clássicos que você pode usar são:
    • Rimas alternadas: ABAB; [3]
    • Rimas paralelas: AABB; [4]
    • Rimas intercaladas: ABBA; [5]
    • Rimas encadeadas: ABA-BCB-CDC; [6]
    • Rimas mistas: sem esquema fixo; [7]
    • Versos brancos: não há rima. [8]
  4. Depois de escolher um tema e um tipo de rima, você deve pensar em opções de rimas. Por exemplo, se você escrever um rap romântico e usar a palavra "amor", encontre o maior números de rimas para ela que conseguir. [9] [10]
    • Um dicionário de rimas pode ajudar muito na hora de encontrar opções para certos termos. Uma pesquisa geral na Internet o levará a alguns sites gratuitos.
  5. A maioria das letras de músicas, como o rap, usa técnicas poéticas. A rima imperfeita, por exemplo, utiliza duas palavras com sons parecidos, como desfecho e deixo ou cálix e vales . [11] Temos também as rimas internas, quando as palavras que rimam não estão necessariamente no final da tinha. Um exemplo seria: "Anjo sem pátria, fada errante , / Perto ou distante que de mim tu vais". [12]
    • Outra parte importante na estrutura de rimas é a divisão de sílabas. As sílabas de cada linha criarão a batida do seu rap. Se você colocar muitas sílabas em uma e poucas em outra, a letra não encaixará no ritmo. Equilibre as rimas com o número de batidas para evitar isso. [13]
  6. Como diz o ditado, "quem não imita não inventa". Olhe a estrutura das rimas feitas pelos seus rappers favoritos e tente imitá-la, com o seu tópico. [14]
    • Quando estiver satisfeito, coloque a sua marca no rap. Brinque com a estrutura de rima, acrescente uma linha para criar tensão, entre outros.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Escrevendo o seu rap

Baixe em PDF
  1. A maioria das músicas seguem o seguinte modelo de Introdução (Intro) → Verso 1 → Refrão → Verso 2 → Refrão → Verso 3 → Refrão → Conclusão (Outro). [15] Dependendo do conteúdo, velocidade e efeito que você queira ter na audiência, os seus versos e o refrão podem ser curtos ou compridos, ou versos curtos e o refrão comprido, ou qualquer outro arranjo que você preferir.
    • Por exemplo, se você quiser escrever uma rima para tocar em festas, mantenha os versos curtos e impactantes. Por outro lado, uma em uma "poetry slam" ("batida de poesia", um tipo de competição onde há várias performances de trabalhos originais), versos longos podem contar uma história mais envolvente.
  2. Se o começo do seu rap não tiver um gancho, o público pode perder o interesse no primeiro verso. Uma declaração forte é boa para o início, ou um gancho que chame a atenção dos ouvintes. Você pode indicar que as coisas não são como parecem ser, ou que algo está para acontecer. [16]
  3. O refrão normalmente se repete algumas vezes e deve ficar na cabeça das pessoas, mas sem ser repetitivo. Dedique bastante tempo para conseguir isso, pois não é fácil. O refrão deve estar relacionado ao tópico e deve conectar os seus versos. Pense nele como uma ponte que une todas as partes do seu rap.
    • O refrão pode ser forte se ele for o ponto central do seu rap. Por exemplo, se você estiver escrevendo sobre um velho amigo: "Das brincadeiras de crianças, / Até os piores dias, / Foram muitas mudanças, / Lembranças e alegrias, / Hoje temos sabedoria".
  4. Determinar o objetivo de cada verso antes de escrever as palavras e criar rimas pode ser muito útil. Por exemplo, em um rap sobre romance, o primeiro verso pode ser sobre solidão, o segundo pode ser sobre se apaixonar e o terceiro sobre o que você espera do futuro dessa relação.
    • Quando você tiver uma ideia geral dos versos, é hora de escrever! Use as ideias que você teve quando escreveu sobre o tema, as palavras-chave que encontrou, e escreva os versos. [17]
  5. Quando você trabalha em uma rima por muito tempo, ela pode começar a soar estranha na sua cabeça. Ou, às vezes, ela pode parecer melhor no papel do que falada. Leia sua letra em voz alta para você mesmo e para outras pessoas, para evitar que as suas rimas sejam fracas. [18]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Praticando o seu rap

Baixe em PDF
  1. Você pode pegar uma batida de uma faixa de karaokê ou de amostras de softwares de produção de áudio como Evernote, Fruity Loops, GarageBand, ou Ableton, por exemplo. Se você tiver um amigo músico, ele pode te ajudar com uma batida simples na bateria. [19]
    • Uma opção em conta para uma batida de rap sem equipamentos é o beatbox. Ache um amigo que saiba fazer Beatbox e convide-o para acompanhá-lo.
  2. Conheça o ritmo e o movimento tonal dela, também conhecido como cadência. O seu rap fluirá melhor com o tempo da batida assim.
    • Um ritmo estável é um bom jeito de ver as divisões silábicas. Se elas não se encaixarem na batida, você terá que adicionar ou remover algumas palavras.
  3. Peça a alguns amigos que saibam cantar rap para lerem a sua letra. Depois, peça sugestões ou pergunte se eles acham que há algo para melhorar. Você também pode ler o seu rap para um público imparcial. Às vezes, amigos e familiares não são totalmente honestos para poupar os nossos sentimentos.
  4. Mantenha o ritmo das rimas quando for melhorar a sua letra. Continue com o seu esquema de rima, preste atenção ao balanço silábico entre as linhas e tenha orgulho do seu trabalho.
    Publicidade

Dicas

  • Muitos liricistas bons não são os melhores cantores. Se você preferir compor versos inteligentes e cativantes, peça a um amigo com bom ritmo para cantar o seu rap.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 45 413 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade