Baixe em PDF Baixe em PDF

Ninguém precisa investir uma pequena fortuna em programas de computador para escrever um roteiro quando já tem a melhor opção de todas à disposição: o Microsoft Word! Existem diversas formas de produzir um roteiro profissional com o Word. Você pode usar macros (pequenos programas que gravam os toques de tecla e automatizam as tarefas mais repetitivas para o usuário) ou personalizar as opções de estilo e formatação para logo começar a pensar em histórias para a TV, o cinema ou o teatro.

Método 1
Método 1 de 5:

Criando um roteiro a partir de um modelo

Baixe em PDF
  1. Com o Word aberto, clique em “Arquivo”, na barra do menu no canto superior esquerdo da tela, e em “Novo”. A seguir, você vai ter várias opções de estilo e layout para o documento.
  2. Digite “roteiro” na barra de pesquisa. A Microsoft oferece um modelo de roteiro pronto para as versões 2013 e 2016 do Word. Dê um clique duplo nele depois de fazer a pesquisa para abrir.
    • Os passos são praticamente iguais no Word 2010: abra um novo documento, escolha os modelos e faça uma pesquisa no Microsoft Word On-line. Depois, escolha uma das duas opções para baixar.
  3. Não existem regras específicas no que se trata da produção de um roteiro, embora haja orientações mais gerais em relação ao estilo, ao vocabulário e outras características. Consulte o estúdio para o qual você está escrevendo para saber se há algo a seguir e pense em detalhes como margens, tamanho e estilo de fonte e espaçamento de linhas.
  4. Se você já escreveu um roteiro ou tem um arquivo salvo no disco rígido, abra-o no Word. Nas versões 2013 e 2016 do programa, clique em “Arquivo”, “Salvar como” e “Este computador”. Digite um nome para o arquivo e, no menu suspenso “Tipo”, clique em “Modelo do Word”. Se o documento contém macros, clique em “Modelo do Word Habilitado para Macros”. Por fim, clique em “Salvar”. [1]
    • Se você quiser mudar o local em que os modelos vão ser salvos, clique em “Arquivo”, “Opções” e “Salvar” e escolha a pasta onde todos os modelos personalizados vão ficar.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 5:

Usando as opções de estilo e formatação

Baixe em PDF
  1. Se você não gosta do modelo que o Word oferece, pode modificar o estilo e a formatação do documento para criar algo mais personalizado. Depois, é só salvar o arquivo para tornar a usá-lo no futuro em outros documentos do tipo. Escolha como o layout vai ficar conforme avança.
  2. Essa linha pode trazer o nome de um personagem, parte do diálogo ou instruções de cena. Clique com botão esquerdo do mouse no canto esquerdo da linha para selecioná-la. [2]
    • Você também pode clicar com o botão esquerdo do mouse à direita ou esquerda da linha de texto que quer ajustar para selecionar tudo.
    • Por fim, também dá para colocar o cursor em cima do texto e pressionar a tecla Shift e uma setinha direcional para selecionar o texto. Use a seta da esquerda para selecionar o que vem antes e a da direita para selecionar o que vem depois.
    • Se há mais de uma linha, selecione cada uma isoladamente e aplique os ajustes de formatação.
  3. Depois de selecionar o texto, clique em “Formatar” na barra de menu para acessar o menu suspenso com as opções. Clique em “Estilos e Formatação” para abrir o painel.
    • Você também pode clicar no botão “Estilos e Formatação” na barra de ferramentas para abrir o painel. Ele fica no canto esquerdo da página, ao lado do menu suspenso de caracteres do roteiro, e é representado por duas letras “A” sobrepostas e de cores diferentes.
  4. Clique com o botão direito no texto selecionado anteriormente para abrir um menu suspenso com várias opções. A última delas é “Selecionar Texto com Formatação Semelhante”. Clique nela com o botão esquerdo para destacar também todas as partes do roteiro que são parecidas.
    • Por exemplo: se todos os nomes de personagens estão escritos na mesma fonte e no mesmo tamanho e centralizados na página, você pode selecionar só um deles e usar a opção “Selecionar Texto com Formatação Semelhante” para ajustar tudo de uma vez.
  5. Depois de selecionar o texto e ajustar o estilo, escolha um formato no painel “Estilos e Formatação” à direita. Clique com o botão esquerdo do mouse quando decidir.
  6. Se o texto selecionado não corresponde a um estilo existente, clique no botão “Novo Estilo”, que fica perto do topo do painel. Depois, pense em um nome, alinhe o texto à direita ou esquerda, escolha a fonte e faça os outros ajustes.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 5:

Criando uma macro para as cenas do roteiro (no Word 2013 e 2016)

Baixe em PDF
  1. A maioria dos roteiros traz um cabeçalho principal — uma série de palavras que identificam o conteúdo que vem a seguir. Por exemplo: o cabeçalho pode trazer “INT. ESCRITÓRIO - DIA” (interior do escritório, de dia) para orientar o leitor do roteiro em relação à cena. [3]
    • Os cabeçalhos de cena têm que ser escritos em letras maiúsculas e vêm duas linhas abaixo da última linha de diálogo ou descrição da cena anterior.
  2. As macros são sequências de comandos salvos que podem ser executados por um único toque de tecla. Ajuste as margens para preparar o processo. Para isso, abra a aba “Layout” e clique em “Margens” e “Margens Personalizadas”. As margens superior, inferior e direita devem ficar a 1 cm, enquanto a esquerda fica a 1,5 centímetro. Use a fonte Courier New, tamanho 12. Essas opções são as mais normais em roteiros, mas você também pode personalizar tudo.
    • No Word 2007, ajuste as margens para preparar a gravação da macro. Clique na aba “Layout da Página” e coloque as margens e a fonte nos requisitos listados acima. Depois, acesse a aba “Desenvolvedor”. Para exibi-la, clique no botão no canto superior esquerdo da tela do Word e acesse o menu de opções (no fim da lista); em “Popular”, marque a opção “Mostrar Desenvolvedor”. [4]
  3. Digite um nome. Como você vai usar a macro para organizar as cenas, use algo como “Cabeçalho de cena”. Por fim, escolha “Todos os Documentos” na caixa de seleção suspensa “Armazenar Macro em”.
    • No Word 2007, clique em “Gravar Macro”, no lado esquerdo da aba “Desenvolvedor”. [5] Armazene-a no “Documento 1” (não em “Todos os Documentos”, para que você consiga salvar o arquivo como um modelo específico para roteiros). Use o nome “Cena” ou “Cabeçalho” e clique no ícone do teclado para criar um atalho. Em seguida, pressione os botões do atalho. Por exemplo: se você quiser usar F2, pressione a tecla com o cursor no campo “Pressione a Nova Tecla de Atalho”. Por fim, clique em “Atribuir” e “Fechar”.
  4. Depois, atribua a macro à tecla F2 (ou outra de sua preferência) com o campo “Pressione a Nova Tecla de Atalho”. Clique em “Atribuir” e pressione Enter ou clique em “Fechar”.
  5. Aperte Enter no teclado duas vezes para pular as linhas. Volte à aba “Layout” (“Layout da Página” no Word 2007) e volte os dois recuos a zero. Abra a aba “Página inicial” e clique no canto inferior direito da seção “Fonte” para abrir a caixa de diálogo. Por fim, na seção “Efeitos”, marque a opção “Todas em maiúsculas” e clique em “OK”.
  6. Clique na aba “Visualizar” mais uma vez. Depois, clique em “Macros” e “Parar de Gravar”. A partir desse momento, a tecla F2 sempre vai pular duas linhas na página e colocar o texto em letra maiúscula para você inserir um cabeçalho.
    • No Word 2007, acesse a aba “Desenvolvedor” e clique em “Parar de Gravar”. A partir desse momento, a tecla F2 sempre vai pular duas linhas na página e colocar o texto em letra maiúscula.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 5:

Criando uma macro para fazer descrições (no Word 2013 e 2016)

Baixe em PDF
  1. As descrições dos roteiros trazem mais detalhes que o cabeçalho, como o tipo de iluminação, o clima e as descrições do local onde a cena acontece e dos personagens envolvidos. [6] A descrição fica duas linhas abaixo do cabeçalho, com a primeira letra em maiúscula e um ponto final. Por exemplo: sob o cabeçalho “INT. ESCRITÓRIO - DIA”, pode-se trazer a descrição “A janela está aberta e as luzes piscam”.
  2. Clique no ícone que fica no canto inferior direito da seção “Parágrafo” para abrir a caixa de diálogo. Coloque recuos de 1 cm antes do texto e 1,5 cm depois na seção “Recuo”.
    • No Word 2007, acesse a aba “Desenvolvedor”. Clique no botão no canto superior esquerdo da tela do Word e acesse o menu de opções (no fim da lista); em “Popular”, marque a opção “Mostrar Desenvolvedor”. [7]
  3. Digite um nome. Como você vai usar a macro para fazer as descrições, use algo como “Descrição”. Por fim, escolha “Todos os Documentos” na caixa de seleção suspensa “Armazenar Macro em”.
  4. Clique no ícone do teclado e associe a macro à tecla F3 (ou outra de sua preferência) com o campo “Pressione a Nova Tecla de Atalho”. Clique em “Atribuir” e pressione Enter ou clique em “Fechar”.
    • No Word 2007, clique em “Gravar Macro”, no lado direito da faixa de opções. Armazene a macro no mesmo local em que você armazenou a anterior e dê a ela o nome “Descrição”. Clique no ícone do teclado e atribua a macro a F3.
  5. Pressione Enter duas vezes no teclado para pular duas linhas e acesse a aba “Layout” (“Layout da Página” no Word 2007) e mude os dois recuos para zero. Em seguida, acesse a “Página Inicial” e clique no ícone que fica no canto inferior direito da seção “Fonte” para abrir a caixa de diálogo. Na seção “Efeitos”, desmarque “Todas em maiúsculas” e clique em “OK”.
    • No Word 2007, depois de desmarcar a opção “Todas em maiúsculas”, volte à aba “Desenvolvedor” e pressione “Parar de Gravar” antes de continuar.
  6. Depois, clique em “Macros” e “Parar de Gravar”. A partir desse momento, a tecla F3 sempre vai pular duas linhas e colocar as letras em minúsculas. Se você não atribuir a macro à tecla, F3 não vai ser útil na construção do seu roteiro.
    • No Word 2007, volte à aba “Desenvolvedor” e pressione “Parar de Gravar” em vez de clicar em “Macros” e “Parar de Gravar”.
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 5:

Criando uma macro para os diálogos (no Word 2013 e 2016)

Baixe em PDF
  1. Os personagens e diálogos ou ações costumam vir logo depois da apresentação e da descrição da cena. Os nomes vêm em letras maiúsculas, seguidos pelas falas na linha seguinte.
    • Para criar uma macro para os nomes de personagens após a descrição das cenas, repita os mesmos passos que você deu para criar a macro de descrição no Word 2013 ou 2016, mas:
      • a) Depois de mudar o recuo para zero durante a gravação, pressione Espaço 22 vezes, marque “Todas em maiúsculas” e
      • b) Dê à macro o nome “Personagem” e atribua-a a F4. Pule duas linhas logo depois de gravar.
    • Depois que você clicar em “Parar de Gravar”, F4 sempre vai pular duas linhas (e levar o cursor à posição correta), além de colocar os caracteres em letras maiúsculas.
    • No Word 2007, siga as instruções da macro de descrição, mas coloque os parâmetros especificados nos subpassos acima.
  2. Clique no ícone que fica no canto inferior direito da seção “Parágrafo” para abrir uma caixa de diálogo. Coloque recuos de 1 cm antes do texto e 1,5 cm depois na seção “Recuo”.
    • No Word 2007, acesse a aba “Desenvolvedor”. Clique no botão do Office, no canto superior esquerdo da janela, para acessar o menu de opções do Word (no fim da lista). Por fim, em “Popular”, marque a opção “Mostrar Desenvolvedor”. [8]
  3. Digite um nome. Como você vai usar a macro para fazer as falas, use algo como “Diálogo”. Por fim, escolha “Todos os Documentos” na caixa de seleção suspensa “Armazenar Macro em”.
    • Clique no ícone do teclado e atribua a macro a F3. Clique em “Atribuir” e pressione Enter ou clique em “Fechar”.
    • No Word 2007, clique em “Gravar Macro”, no lado esquerdo da faixa de opções. Armazene a macro no mesmo local em que você armazenou a anterior e dê a ela o nome “Descrição”. Clique no ícone do teclado e atribua a macro à tecla de sua preferência. Por exemplo: clique em “Pressione a Nova Tecla de Atalho” e pressione F5 para atribui-la à macro.
  4. Pressione Enter uma vez no teclado para pular uma linha e acesse a aba “Layout” (“Layout da Página” no Word 2007) para mudar os dois recuos para zero. Em seguida, acesse a “Página Inicial” e clique no ícone que fica no canto inferior direito da seção “Fonte” para abrir a caixa de diálogo. Na seção “Efeitos”, marque “Todas em maiúsculas” e clique em “OK”.
    • Acesse a aba “Visualizar” mais uma vez. Depois, clique em “Macros” e “Parar de Gravar”. A partir desse momento, F5 sempre vai pular uma linha, colocar os caracteres em letras minúsculas e preparar o roteiro para diálogo.
    • No Word 2007, pressione “Parar de Gravar” na aba “Desenvolvedor” em vez de clicar em “Macros” e “Parar de Gravar”.
    Publicidade

Dicas

  • Você pode inserir manualmente os termos típicos de roteiro que são usados com menos frequência, como “FADE IN:”.
  • Para inserir números nas páginas, acesse a aba “Inserir” e clique em “Número de página”, “Início da página” e “Número sem formatação 3”. Na aba “Design”, coloque o cabeçalho a 5 cm do topo. Desmarque a opção “Primeira página diferente” e apague a primeira, que não deve trazer nenhum número.
  • Veja se todas as páginas têm o número certo de linhas. No Word, clique em “Formatar”, “Parágrafo”, “Espaçamento entre linhas” e “Exatamente” com “12 pt”. Esse é o padrão para roteiros de cinema, como os usados em Hollywood.
  • Faça uma revisão de ortografia e gramática. O Word tem uma função de revisão automática, [9] além de fazer correções gramaticais mais limitadas.
  • Não existem regras específicas quanto à formatação de um documento. Siga as convenções estipuladas pelo estúdio ou a companhia de teatro que contratou os seus serviços.
Publicidade

Avisos

  • Antes de gravar a macro, limite ou desative todos os ajustes que você quer fazer.
  • Desative a função de autocorreção enquanto escreve o roteiro no Word.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 39 626 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade