Escrever sobre si pode parecer embaraçoso no começo, mas as cartas de apresentação, notas biográficas e redações autobiográficas têm alguns truques e dicas específicos capazes de tornar o trabalho bem menos intimidante no que diz respeito ao estilo e ao conteúdo. Aprenda o básico e você poderá fazer sua redação autobiográfica se destacar.
Passos
-
Apresente-se. Escrever sobre si pode ser difícil, pois você tem muito a dizer. Toda a sua vida de experiências, talentos e habilidades em um ou dois parágrafos? Seja qual for o tipo de texto que você está pretendendo fazer e o seu propósito, imagine que está se apresentando para um estranho. O que ele precisa saber? Responda a perguntas como: [1] X Fonte de pesquisa
- Quem é você?
- Qual o seu passado?
- Quais são seus interesses?
- Quais são seus talentos?
- Quais são suas conquistas?
- Quais desafios você enfrentou? [2] X Fonte de pesquisa
-
Comece com uma lista curta dos seus talentos e interesses. Caso não tenha certeza do que escolher para começar ou se só puder selecionar um aspecto para o texto, procure listar o máximo possível e fazer um brainstorm de bons detalhes que ajudarão você a decidir. Responda às perguntas do passo anterior e esboce quantas respostas diferentes puder. [3] X Fonte Confiável University of North Carolina Writing Center Ir à fonte [4] X Fonte de pesquisa
-
Afunile seu tópico. Escolha um tema específico, descreva-o em detalhes e use-o para se apresentar. É melhor escolher um ponto e usá-lo para se descrever em detalhes do que dar a alguém uma longa lista de assuntos genéricos. [5] X Fonte de pesquisa
- O que parece mais interessante ou único? O que descreve você melhor? Escolha esse tópico.
-
Use alguns bons detalhes. Quando tiver um item específico no qual se aprofundar, descreva-o de maneira particular, dando ao leitor algo único. Lembre-se de que você está falando sobre si. Quanto mais detalhes, melhor.
- Ruim: "Eu gosto de esportes".
- OK: "Sou fã de basquete, futebol americano, tênis e futebol".
- Melhor: "Meu esporte favorito é o futebol, tanto para assistir quanto para jogar".
- Bom: "Quando eu era pequeno, assistia ao Campeonato Brasileiro com meu pai e meus irmãos toda semana, antes de sairmos para jogar um pouco. Desde então, eu adoro esse esporte".
-
Seja humilde . Mesmo que você tenha muitas conquistas e seja bastante talentoso ou descolado, a imagem a projetar deverá ser de a alguém com os pés no chão. Não escreva sobre si mesmo para se gabar. Liste suas conquistas e seus sucessos, mas contenha-os com uma linguagem mais humilde:
- Presunçoso: Sou o melhor e o mais dinâmico empregado da minha empresa no momento, e devo ser contratado por causa do meu talento.
- Humilde: Tive a sorte de receber três prêmios de funcionário do mês em meu emprego atual, mais do que qualquer outro empregado.
Publicidade
-
Pense em uma história excelente para contar. As redações pessoais costumam ser usadas em trabalhos escolares e na inscrição para certos cursos. São diferentes das cartas de apresentação porque estas últimas têm como objetivo apresentar um candidato para um emprego, por exemplo, enquanto uma redação de não ficção procura explorar um tema. Basicamente, esse tipo de tarefa exige que você conte uma história sobre si mesmo usando detalhes específicos que destaquem um tema ou uma ideia particular ao longo do texto. [6] X Fonte de pesquisa
- Os temas comuns para redações autobiográficas incluem superação de obstáculos, grandes sucessos ou fracassos espetaculares e as vezes em que você aprendeu algo a respeito de si mesmo.
-
Mantenha-se focado em um só tema ou propósito. Diferente de uma carta de apresentação, uma redação autobiográfica não deve passar rapidamente por temas ou eventos que você gostaria de destacar para causar uma boa impressão, e sim manter-se focada em um só evento ou tema que traga uma reflexão maior por trás dele. [7] X Fonte de pesquisa
- Dependendo da tarefa, você pode precisar ligar uma anedota pessoal a uma leitura ou uma ideia apresentada em classe. Faça um brainstorm de tópicos que estão relacionados a essa ideia para dar a si mesmo uma variedade de opções entre as quais escolher. [8] X Fonte de pesquisa
-
Escreva sobre temas complexos, não clichês. Uma redação não precisa causar uma boa impressão sua. Ao pensar em assuntos sobre os quais escrever, reflita sobre seus triunfos e sucessos, mas também sobre partes da sua vida que poderiam ser melhoradas. Aquela vez em que você se esqueceu de buscar sua irmã depois da aula porque estava em uma festa com os amigos ou aquela em que matou aula e foi pego também dão ótimas redações.
- Os clichês comuns das redações autobiográficas incluem histórias relacionadas a esportes, viagens missionárias e avós mortas. Ainda que esses temas possam render ótimos textos se forem bem trabalhados, é difícil se destacar contando a história da vez em que seu time de vôlei perdeu um jogo importante, praticou bastante e depois ganhou. É muito comum.
-
Limite o período de tempo. É quase impossível escrever uma boa redação de cinco páginas sobre toda a sua vida até seu 14º aniversário. Até um tópico como "meu terceiro ano do ensino médio" é complexo demais para dar um bom texto. Escolha um evento que não tenha durado mais de um dia, ou alguns dias no máximo.
- Caso queira contar a história desastrosa do fim de um relacionamento, comece com o fim, não com a maneira já infeliz pela qual você e a outra pessoa se conheceram. Você precisa ir imediatamente para a tensão da história.
-
Use detalhes vívidos. Esse tipo de redação fica melhor quanto menos você inclui. Um bom texto de não ficção precisa ser cheio de detalhes vívidos e imagens e sensações específicas.
- Quando tiver alguma ideia do tópico, comece a escrever uma lista de coisas peculiares das quais se lembra a respeito do evento. Como estava o tempo? Que cheiro tinha? O que sua mãe disse a você?
- Seu parágrafo de abertura dará o tom do resto da redação. Em vez de fornecer os detalhes biográficos sem graça (seu nome, seu local de nascimento, sua comida favorita), encontre uma maneira de expressar a essência da história que você contará e os temas que vai explorar no texto.
-
Comece pelo meio da história. Não se preocupe em preparar o suspense em uma redação autobiográfica. Se quiser contar a história da vez em que estragou a ceia de Natal sem querer e depois a recuperou, fale de como as pessoas reagiram e de como você seguiu em frente. Essa é a redação.
-
Ligue os detalhes ao tema maior. Se estiver escrevendo uma redação sobre um desastre no Natal há um tempo atrás, não se esqueça de que está falando sobre mais do que um chester queimado. Qual o ponto da história? O que o leitor deve levar dessa anedota que você está contando? Pelo menos uma vez por página, você precisará inserir algum guia que leve quem está lendo de volta ao tema ou ao foco central da redação.Publicidade
-
Encontre a proposta. Se você precisar escrever uma carta para um emprego, estágio ou curso, ou para outra oportunidade, às vezes haverá uma descrição ou proposta do que é esperado no texto. Dependendo da natureza da aplicação, você pode precisar descrever sua disposição para completar o serviço, suas qualificações ou outros critérios específicos. Possíveis propostas podem incluir: [9] X Fonte de pesquisa
- Descrever suas qualificações e destacar seus talentos;
- Falar sobre si mesmo;
- Descrever como sua educação e sua experiência qualificam você para esse cargo;
- Explicar como essa oportunidade beneficiará seus objetivos de carreira.
-
Combine o estilo ao propósito. Empregadores e situações diferentes pedem por estilos e tons diversos. É sempre melhor usar um tom mais profissional e acadêmico em uma carta de aplicação para um curso universitário. Ao se inscrever para um blog de uma start-up de tecnologia que pede a você: "Conte sobre três coisas nas quais você manda muito bem!", provavelmente é melhor usar um estilo de escrita mais informal e mais solto. [10] X Fonte de pesquisa
- Na dúvida, seja breve e sério. Caso não tenha certeza se contar ou não uma anedota interessante sobre a despedida de solteiro do seu amigo cairia bem em uma carta de apresentação, provavelmente é melhor deixá-la de fora.
-
Fale por que você está escrevendo no primeiro parágrafo. As primeiras duas frases devem explicar claramente o propósito da carta de apresentação. Se o leitor não tiver certeza do que você pretende, sua inscrição será logo jogada no lixo.
- Estou escrevendo para me candidatar a um cargo de entrada na Empresa LTDA. anunciado no site. Acredito que minha experiência e meu treinamento me tornam um candidato ideal para esse cargo.
- Ao contrário da crença popular, não é necessário incluir seu nome no corpo da carta. "Meu nome é João da Silva e estou me candidatando...". Seu nome estará incluso na assinatura, assim como no cabeçalho da carta, por isso não há necessidade de colocá-lo no texto em si.
-
Estruture a carta de apresentação como causa e efeito. Ela deve explicar ao possível empregador ou à banca examinadora por que você é o melhor candidato para o cargo ou por que deveria ser aceito no programa para o qual está se inscrevendo. Para tanto, você precisará garantir que a carta descreve o que você traz de benéfico e como isso ajudará a satisfazer as ambições de ambas as partes. Todas as cartas de apresentação devem descrever com clareza os seguintes detalhes:
- Quem é você e de onde veio;
- Para onde quer ir;
- Como essa oportunidade poderia ajudá-lo a chegar lá.
-
Detalhe de modo específico seus talentos e suas habilidades. O que torna você o candidato ideal para o cargo? Quais experiências, habilidades, treinamentos e talentos você traz? [11] X Fonte de pesquisa
- Seja tão específico quanto possível. Você pode escrever que é "Um líder apaixonado em todos os aspectos da vida", mas seria muito melhor dar um exemplo de um momento em que você liderou de maneira surpreendente.
- Mantenha-se focado em habilidades e talentos que se liguem especificamente à sua aplicação. Envolvimento extracurricular, papéis de liderança e outros tipos de conquistas de destaque podem ser importantes para você pessoalmente e dizer algo aos leitores, ou podem ser alheios ao propósito. Ao incluir alguma coisa, conecte aquela informação ao objetivo da carta de apresentação.
-
Descreva seus objetivos e suas ambições. Para onde você pretende ir? Tanto as bancas examinadoras quanto os empregadores estão mais interessados em pessoas com ambição e iniciativa que estarão motivadas a alcançar metas em um patamar mais elevado. Descreva o que você quer e como essa posição ajudará você a chegar a esse objetivo.
- Seja o mais específico possível. Se estiver escrevendo uma carta de admissão para uma pós-graduação, é óbvio que você precisa ter um diploma para trabalhar na área. Mas por que esse diploma? Por que essa faculdade? O que, especificamente, você precisa aprender?
-
Explique como ambas as partes se beneficiarão com a sua seleção. O que você traz que outros candidatos não trazem? Que vantagens a universidade teria aceitando você como membro do corpo estudantil? Como esse novo emprego ajudaria você? Seus leitores estarão interessados em saber o que está em jogo para ambos.
- Cuidado ao usar uma carta de apresentação para criticar uma empresa. Essa não é a hora de descrever o quanto uma marca específica sofreu no último trimestre e depois prometer que será capaz de reverter o problema com suas ideias. Pode não pegar muito bem no escritório, e talvez você não alcance esse resultado se conseguir o emprego.
-
Não confunda a carta de apresentação com o currículo. Ainda que seja importante listar suas melhores habilidades, pois elas se aplicam ao cargo do seu interesse, a carta não é um bom lugar para listar os mínimos detalhes da sua educação ou outras informações que pertencem ao currículo. Como a maioria dos lugares pedirá os dois, eles devem conter informações diferentes. [12] X Fonte de pesquisa
- Ainda que seja impressionante, uma nota média alta na faculdade não pertence a uma carta de apresentação. Destaque-a no currículo, mas não a inclua em duas partes diferentes da aplicação.
-
Mantenha o texto curto. As cartas de apresentação ideais não devem conter mais do que uma ou duas páginas com espaçamento simples, ou algo entre 300 e 500 palavras. Certos locais podem pedir cartas mais longas, em torno de 700 a 1000 palavras, mas é raro que esses documentos sejam maiores. [13] X Fonte de pesquisa
-
Formate a carta. Esses textos geralmente usam espaçamento simples e são processados em uma fonte normal e legível como Times ou Garamond. No geral, eles devem incluir um cumprimento endereçado à banca examinadora ou ao contato específico listado na aplicação, um encerramento com sua assinatura e as seguintes informações de contato inclusas no cabeçalho do documento:
- Seu nome
- Endereço
- Telefone
DICA DE ESPECIALISTACoach de Carreira e VidaLucy Yeh é uma Diretora de Recursos Humanos, Recrutadora e Coach com mais de 20 anos de experiência. Através de técnicas de consciência plena para redução de estresse e coaching para a vida aprendidas na InsightLA, Lucy trabalhou com profissionais de todos os níveis para melhorar suas carreiras, relacionamentos pessoais e profissionais, marketing e equilíbrio de vida.Dica de Especialista: economize tempo e crie um formato genérico de carta que possa ser modificado e apresentado para diversas vagas diferentes. Comece com um parágrafo genérico de introdução, depois um ou dois falando sobre o currículo e sua capacitação para o cargo; por fim, faça um parágrafo de encerramento com um agradecimento no final.
Publicidade
-
Escreva sobre si mesmo na terceira pessoa. [14] X Fonte de pesquisa As notas biográficas, do tipo encontrado nas orelhas de livros, são comuns em listas de empregados, panfletos e outros materiais. Podem ser solicitadas por diversos motivos, geralmente são curtas e podem ser um pouco estranhas de se escrever.
- Finja que está escrevendo sobre outra pessoa. Escreva seu nome e comece a descrever a pessoa como se fosse um personagem ou um amigo: "João da Silva é o Vice-Presidente Executivo da Empresa LTDA..."
-
Explique seu cargo ou título. Deixe claros seu papel e sua especialidade, levando em consideração o propósito da nota. Descreva o que você faz e pelo que é conhecido. [15] X Fonte de pesquisa
- Se você for um faz-tudo, diga isso. Não tenha medo de listar "atriz, música, mãe, palestrante motivacional e alpinista profissional", se todas essas características forem relevantes.
-
Liste brevemente suas responsabilidades e conquistas. Caso seja ganhador frequente de prêmios e distinções, uma nota biográfica é uma boa hora para listá-los e se promover. Procure manter esse tipo de texto focado na história recente.
- É comum também listar diplomas recebidos, prestando atenção especial a tudo o que se liga ao trabalho sobre o qual você está escrevendo. Se você tiver uma formação especial, inclua-a aqui.
-
Coloque um pouco da sua vida pessoal. As notas biográficas não precisam ser frias; é comum terminar com um pequeno detalhe pessoal que as deixe mais interessantes. Considere incluir o nome do seu gato ou um detalhe curioso sobre um hobby: [16] X Fonte de pesquisa
- "João da Silva é Vice-Presidente Executivo da Empresa LTDA., responsável pelo marketing e pelas aquisições internacionais. Ele obteve um MBA com distinção pela Harvard e vive em Montauk, EUA, com seu gato Cheeto".
- Não exagere na intimidade. Pode parecer engraçado começar com: "João da Silva adora praticar rafting e odeia comer Cheetos. Ele é um ótimo chefe", e tais notas podem ser apropriadas em alguns casos, mas cuidado para evitar o excesso de intimidade. Sua ressaca terrível pode ser um assunto melhor para depois do trabalho.
-
Seja breve. Geralmente, esse tipo de nota não tem mais do que algumas frases e costuma ser incluso em uma página de contribuidores ou uma lista de outros empregados. Você não quer que a sua se destaque como a nota da pessoa que ocupou meia página quando todo o resto escreveu algumas linhas.
- Stephen King, um dos autores mais bem-sucedidos e populares da história recente, tem uma nota biográfica na qual ele só lista seus familiares, sua cidade natal e seus animais de estimação. Considere deixar de lado toda a parte do autoelogio.
Publicidade
Dicas
- Se estiver com dificuldades para escrever sobre si, procure na internet por exemplos de escrita autobiográfica para obter algumas ideias e inspiração.
Referências
- ↑ https://www.forbes.com/sites/deborahljacobs/2014/06/03/what-to-do-when-you-need-a-bio-rather-than-a-resume/#317efa044e43
- ↑ https://blog.hubspot.com/marketing/professional-bio-examples
- ↑ https://writingcenter.unc.edu/tips-and-tools/brainstorming/
- ↑ https://www.theclassroom.com/write-short-essay-describing-background-6324007.html
- ↑ https://www.format.com/magazine/resources/photography/online-portfolio-about-page-step-by-step-guide
- ↑ https://www.theclassroom.com/write-short-essay-describing-background-6324007.html
- ↑ https://blog.prepscholar.com/common-app-essay-prompts
- ↑ https://qz.com/80136/heres-the-secret-to-cracking-the-college-essay/
- ↑ https://blog.prepscholar.com/common-app-essay-prompts
- ↑ https://owl.english.purdue.edu/owl/resource/723/03/
- ↑ https://www.hercampus.com/high-school/7-worst-college-application-clich-s-how-avoid-them
- ↑ https://theundercoverrecruiter.com/cv-vs-resume-difference-and-when-use-which/
- ↑ https://www.indeed.com/career-advice/resumes-cover-letters/whats-the-ideal-cover-letter-length
- ↑ https://theundercoverrecruiter.com/8-steps-writing-bio-pro-chris-brogan-fact/
- ↑ https://patthomson.net/2018/06/04/writing-a-bio-note/
- ↑ https://theundercoverrecruiter.com/8-steps-writing-bio-pro-chris-brogan-fact/