Baixe em PDF Baixe em PDF

Escrever todas as 26 letras do alfabeto pode parecer um desafio e tanto. Contudo, se você deseja aprender a nossa língua, o primeiro Passo é dominar o seu alfabeto para então poder formar palavras e orações. É importante começar aos poucos e praticar cada letra até que seja fácil de escrevê-la (esteja você ensinando a si mesmo ou a uma criança). Observação: não inclua pontos ou vírgulas depois de desenhar a letra de cada Passo.

Método 1
Método 1 de 3:

Letras maiúsculas

Baixe em PDF
  1. O papel pautado (aquele que contem pautas, ou seja, linhas) ajudará a escrever as letras de maneira uniforme. Além disso, ele ajudará a distinguir as diferenças de tamanho entre as letras maiúsculas e minúsculas.
    • Se estiver ensinando o alfabeto para crianças, interaja com elas enquanto escrevem cada letra. Por exemplo, quando terminarem de escrever a letra "A" e a letra "B", pergunte a elas a diferença entre as duas. Isso as ajudará a memorizar as letras e a perceber as diferenças no formato de cada uma delas. [1]
  2. Desenhe uma linha vertical inclinada para a direita: /. Em seguida, desenhe outra linha vertical inclinada, mas dessa vez para a esquerda: \. Faça com que as duas linhas se toquem nas pontas de cima: /\. Para terminar, desenhe uma linha horizontal no meio das duas linhas inclinadas: A. Este é o A . [2]
  3. Desenhe uma linha vertical: | . Depois, no lado direito dela, desenhe duas meias-luas descendo ao longo da linha: B. Este é o B .
  4. Desenhe uma meia-lua com a abertura voltada para a direita: C. Este é o C .
  5. Desenhe uma linha vertical: | . Em seguida, começando na ponta da linha, desenhe um "C" ao contrário: D. Este é o D .
  6. Desenhe uma linha vertical: | . Desenhe depois três linhas horizontais, sendo que cada uma é um terço menor que a linha original (mas a do meio deve ser menor do que as linhas de cima e de baixo). Uma linha vai na ponta de cima, outra no meio e outra na ponta de baixo: E. Este é o E .
  7. Desenhe um "E", mas sem a linha horizontal de baixo: F. Este é o F .
  8. Desenhe um "C". Depois, desenhe uma linha horizontal começando na ponta de baixo, até a metade do "C": G. Este é o G .
  9. Desenhe duas linhas verticais, uma do lado da outra: | |. Em seguida, desenhe uma linha horizontal entre elas: H. Este é o H .
  10. Desenhe uma linha vertical: | . Se quiser, desenhe mais duas pequenas linhas horizontais, uma no topo e a outra na base da linha vertical, de tal forma que a linha vertical conecte as duas linhas horizontais. Este é o I .
  11. Desenhe um anzol com a ponta voltada para a esquerda: J. Este é o J .
  12. Desenhe uma linha vertical: | . Em seguida, desenhe duas linhas inclinadas, começando do lado direito, cada uma saindo do meio. Uma vai para cima e a outra para baixo: K. Este é o K .
  13. Desenhe uma linha vertical: | . Depois, desenhe uma linha horizontal mais curta na parte de baixo para o lado direito: L. Este é o L .
  14. Desenhe duas linhas verticais, uma do lado da outra: | |. Depois, começando nas pontas de cima, desenhe duas linhas menores inclinadas que se tocam no meio: M. Este é o M .
  15. Desenhe duas linhas verticais, uma do lado da outra: | |. Em seguida, desenhe uma linha inclinada que começa na ponta de cima da linha da esquerda e desce até tocar a ponta de baixo da outra linha: N. Este é o N .
  16. Desenhe uma circunferência: O. Este é o O .
  17. Desenhe uma linha vertical: | . Em seguida, desenhe uma meia-lua do lado direito começando na ponta de cima até o meio da linha vertical: P. Este é o P .
  18. Desenhe uma circunferência: O. Depois, na parte inferior direita, desenhe uma linha vertical inclinada para a direita, metade dela dentro do "O", metade fora: Q. Este é o Q .
  19. Desenhe um "P". Depois, começando de onde termina a meia-lua no centro da linha vertical, desenhe uma pequena linha para baixo e inclinada para a direita: R. Este é o R .
  20. Em um único traçado, desenhe uma linha sinuosa que vai para a esquerda, depois para a direita, depois para a esquerda (como se estivesse desenhando a metade de um 8): S. Este é o S .
  21. Desenhe uma linha vertical: | . Depois, desenhe uma pequena linha horizontal no topo da vertical: T. Este é o T .
  22. Desenhe a forma de uma ferradura, com a abertura voltada para cima: U. Este é o U .
  23. Desenhe duas linhas verticais próximas uma da outra, sendo que a da esquerda deve estar inclinada para a direita e para baixo e a da direita deve estar inclinada para a esquerda e para baixo: V. Este é o V .
  24. Desenhe dois "V", um do lado do outro: W. Este é o W .
  25. Desenhe uma linha vertical inclinada para cima e para a direita. Depois, desenhe outra linha vertical inclinada para cima, mas agora para a esquerda: X. Este é o X .
  26. Desenhe um "V". Depois, no encontro das duas linhas, desenhe uma linha vertical: Y. Este é o Y .
  27. Em um único traçado, desenhe uma linha horizontal, depois uma linha vertical inclinada para a esquerda, depois outra linha horizontal para a direita: Z. Este é o Z .
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Letras minúsculas

Baixe em PDF
  1. O papel pautado (aquele que contem pautas, ou seja, linhas) ajudará a escrever as letras de maneira uniforme. Além disso, ele ajudará a distinguir as diferenças de tamanho entre as letras maiúsculas e minúsculas.
    • Se estiver ensinando o alfabeto para crianças, interaja com elas enquanto escrevem cada letra. Por exemplo, quando terminarem de escrever a letra "A" e a letra "B", pergunte a elas a diferença entre as duas. Isso as ajudará a memorizar as letras e a perceber as diferenças no formato de cada uma delas. [3]
  2. Primeiro, desenhe um círculo. Quando você chegar no ponto onde começou o círculo, faça uma linha vertical: | . Este é o a . [4]
  3. Desenhe uma linha vertical: | . Depois, desenhe um "c" ao contrário junto à linha vertical. Este é o b .
  4. Você deve escrever o "c" da mesma maneira, seja maiúsculo ou minúsculo, mas se você estiver escrevendo em minúsculo, faço o seu "c" menor do que o um "C" maiúsculo para que ele fique do mesmo tamanho das outras letras minúsculas. Este é o c .
  5. O "d" minúsculo é como um "b" minúsculo ao contrário. Desenhe uma linha vertical e depois, à esquerda dela, desenhe um "c" minúsculo. Este é o d .
  6. Você vai fazer o "e" usando algumas curvas. Para começar, desenhe uma pequena linha horizontal. Depois, desenhe uma curva ao redor dela como se fosse fazer um "c" com uma linha no meio. Este é o e .
  7. Desenhe uma curva, da direita para a esquerda, trazendo-a para baixo para formar uma linha vertical. Depois, desenhe uma pequena linha horizontal cruzando a linha vertical, logo acima do meio da letra. Este é o f .
  8. Desenhe um "c" e depois um "f" minúsculo de cabeça para baixo, sem o traço no meio dele. Este é o g .
  9. Desenhe uma linha vertical e em seguida, depois da metade da linha, faça uma curva à direita até formar uma outra linha vertical, só que menor. Este é o h .
  10. Desenhe uma linha vertical e depois coloque um pequeno ponto em cima dela. Este é o i .
  11. Igual ao "J" maiúsculo, mas faça-o mais abaixo da linha e coloque um ponto em cima dele. Este é o j .
  12. Igual ao "K" maiúsculo, exceto que a linha inclinada para cima não chega até o topo da letra. Este é o k .
  13. Desenhe uma linha vertical. Você pode parar aqui ou desenhar uma pequena linha horizontal abaixo da linha vertical (a linha vertical deve estar no meio da linha horizontal) e uma linha horizontal mais curta no topo da linha vertical (apontando para a esquerda). Este é o l .
  14. Desenhe uma linha vertical. Começando um pouco abaixo do topo da linha, faça uma curva que vai para cima e depois para baixo até formar uma outra linha vertical. Depois, retrace essa linha e faça outra uma curva da mesma maneira. Este é o m .
  15. Igual ao "m" minúsculo, mas faça apenas uma curva. Este é o n .
  16. Igual ao "O" maiúsculo, exceto que ele deve ficar do mesmo tamanho das outras letras minúsculas. Este é o o .
  17. Igual ao "P" maiúsculo, mas abaixo da linha de escrita. Este é o p .
  18. Como um "p" minúsculo ao contrário. Este é o q .
  19. Desenhe uma linha vertical. Depois, começando um pouco abaixo do topo da linha, faça uma pequena curva para baixo e para a direita. Este é o r .
  20. Igual ao "S" maiúsculo, exceto que ele deve ficar do mesmo tamanho das outras letras minúsculas. Este é o s .
  21. Igual ao "T" maiúsculo, exceto que aqui a linha horizontal deve ficar um pouco abaixo do topo (e não exatamente no topo). Além disso, se quiser, você pode curvar a parte de baixo da linha vertical para a direita. Este é o t .
  22. Desenhe um "U" maiúsculo do tamanho das outras letras minúsculas, mas adicione uma linha reta do lado direito e faça um pequeno "rabinho" no final dessa linha. Este é o u .
  23. Igual ao "V" maiúsculo, exceto que ele deve ficar do mesmo tamanho das outras letras minúsculas. Este é o v .
  24. Há duas maneiras de se fazer essa letra. Ou você desenha um "W" maiúsculo do tamanho das outras letras minúsculas, ou desenha dois "U" maiúsculos um do lado outro, deixando-os do tamanho das letras minúsculas (na verdade, o nome dessa letra em inglês é pronunciado "dábliu", ou seja, "duplo u"). Este é o w .
  25. Igual ao "X" maiúsculo, exceto que ele deve ficar do mesmo tamanho das outras letras minúsculas. Este é o x .
  26. Desenhe um "v" minúsculo, mas no ponto onde as linhas se encontram, desenhe uma linha continuando a linha direita do "v". Este é o y .
  27. Igual ao "Z" maiúsculo, exceto que ele deve ficar do mesmo tamanho das outras letras minúsculas. Este é o z .
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Letras cursivas

Baixe em PDF
  1. O papel pautado (aquele que contem pautas, ou seja, linhas) ajudará a escrever as letras de maneira uniforme. Além disso, ele ajudará a distinguir as diferenças de tamanho entre as letras maiúsculas e minúsculas. [5]
    • O papel pautado será particularmente útil para praticar o alfabeto de letras cursivas, já que os traçados circulares da escrita cursiva podem ser difíceis de se executar sem a ajuda das linhas.
    • Quando for aprender a escrever letras cursivas, comece pelas minúsculas e depois passe para as maiúsculas. As letras minúsculas são mais simples e o ajudarão a ter uma ideia inicial de como escrever à mão.
  2. Comece fazendo uma linha curva para baixo, formando um "o" minúsculo inclinado. Ao fechar o "o" no canto superior direito, puxe outra linha curva para baixo, formando o rabinho da letra. Este é o a cursivo.
  3. Desenhe uma linha curva subindo até tocar a segundo pauta acima dela. Depois, faça uma volta e desça a linha até a pauta onde começou, cruzando o traçado da letra. Suba a curva novamente, formando um "u" minúsculo. Finalize a letra puxando uma pequena curva para a direita. Este é o b cursivo.
  4. Comece desenhando uma curva entre duas pautas. Faça uma volta para baixo na forma de um círculo e depois finalize a letra puxando uma curva para a direita. Este é o c cursivo.
  5. Desenhe um "o" minúsculo inclinado. Depois, desenhe uma linha vertical para baixo saindo da pauta de cima até tocar a pauta onde está o "o". Puxe uma pequena curva para a direita para finalizar a letra. Este é o d cursivo.
  6. Comece desenhando uma linha curva para cima entre duas pautas. Depois, faça uma volta e atravesse a linha, finalizando a letra com uma linha curva para cima para formar um rabinho. Este é o e cursivo.
  7. Essa é uma das letras mais difíceis de traçar, portanto pratique-a quantas vezes for necessário. Comece desenhando uma longa linha curva para cima, formando o início de um "b" cursivo minúsculo. Faça uma volta e cruze a linha, descendo até tocar a terceira pauta abaixo. Suba a linha novamente formando uma pequeno pingo e depois finalize a letra com uma linha curva para cima e para a direita. Este é o f cursivo.
  8. Comece desenhando um "o" minúsculo. Ao fechar o "o" do lado direito, desenhe uma linha inclinada que desça até tocar a segunda pauta abaixo e depois suba, cruzando o traçado da letra até tocar a primeira pauta. Este é o g cursivo.
  9. Desenhe uma linha inclinada para a direita até tocar a segunda pauta acima. Depois, dê uma volta para baixo e desça até a pauta onde a linha começou, formando o início de um "b" cursivo minúsculo. No final da linha que desceu, adicione um "u" minúsculo de cabeça para baixo. Este é o h cursivo.
  10. Desenhe uma linha curva para cima até tocar a primeira pauta. Em seguida, faça uma linha descendo e depois puxe-a para a direita, formando um "u" minúsculo. Coloque um pequeno ponto onde as linhas se encontram. Este é o i cursivo.
  11. Desenha uma linha curva para cima até tocar a primeira pauta. Depois, desça a linha até tocar a segunda pauta abaixo. Faça uma volta e atravesse o traçado da letra, subindo a linha para a direita. Coloque um pequeno ponto no topo da letra. Este é o j cursivo.
  12. Desenhe uma linha inclinada para a direita até tocar a segunda pauta acima dela. Faça uma volta com a linha e desça formando o início de um "b" cursivo minúsculo. No final da linha, faça uma curva subindo até a pauta de cima e depois volte para a esquerda. Para finalizar, puxe uma pequena curva para baixo e para a direita. Este é o k cursivo.
  13. Desenhe uma linha inclinada para a direita até tocar a segunda pauta acima dela. Faça uma volta e desça a linha até a pauta onde começou. Finalize puxando uma curva para a direita. Este é o l cursivo.
  14. Desenhe um pequeno "u" minúsculo de cabeça para baixo. No final do "u", suba a linha e faça outro "u" de cabeça para baixo. Finalize desenhando mais um "u" da mesma maneira. Este é o m cursivo.
  15. Desenhe um pequeno "u" minúsculo de cabeça para baixo. No final do "u", faça uma linha subindo para criar outro "u" de cabeça para baixo. Este é o n cursivo.
  16. Faça um pequeno círculo inclinado para a direita. Ao fechar o círculo, puxe uma pequena curva para a direita. Este é o o cursivo.
  17. Comece desenhando uma linha inclinada para direita até tocar a pauta acima dela. Em seguida, desça a linha até a pauta abaixo de onde começou e faça uma volta. Puxe a linha até a segunda pauta acima dela e faça uma curva na forma de um "o" minúsculo. Finalize puxando uma pequena curva para a direita na parte de baixo do "o". Este é o p cursivo.
  18. Desenhe a forma de um "o" minúsculo semelhante ao "a" minúsculo cursivo. No canto superior direito do "o", desenhe uma linha para baixo até tocar a segunda pauta abaixo dela. Faça uma volta e desenhe uma curva até a pauta logo acima dela na forma de um pingo. Para finalizar, puxe uma linha curva para a direita até tocar a pauta de cima. Este é o q cursivo.
  19. Comece desenhando uma linha inclinada para direita até tocar a pauta de cima. Faça uma volta para a direita e depois desenhe uma pequena linha para baixo. No final da linha, puxe uma pequena curva para a direita. Este é o r cursivo.
  20. Faça uma linha inclinada para a direita até tocar a pauta de cima. Em seguida, dê uma volta e faça uma linha curva para baixo e para a esquerda até tocar o início da letra. Finalize puxando uma pequena linha curva para a direita. Este é o s cursivo.
  21. Faça uma linha vertical para cima até tocar a segunda pauta acima. Depois, desenhe outra linha para baixo sobre a primeira. Puxe uma curva para a direita no final da segunda linha. Para finalizar, desenhe uma pequena linha horizontal no meio da letra. Este é o t cursivo.
  22. Desenhe uma curva subindo até tocar a pauta de cima. Em seguida, faça uma curva descendo e depois outra subindo. Este é o u cursivo.
  23. Desenhe uma curva subindo até tocar a pauta de cima e depois desça até a pauta onde começou para formar um "u" mais estreito. Finalize a letra puxando uma pequena curva para a direita. Este é o v cursivo.
  24. Desenhe dois "u"s juntos um do outro. Faça uma curva subindo até tocar a pauta de cima. Em seguida, faça uma curva descendo e depois outra curva subindo. Repita isso novamente e finalize a letra puxando uma pequena curva vertical para a direita. Este é o w cursivo.
  25. Faça a forma de um "n". Desenhe uma linha curva subindo até a pauta de cima e depois descendo para a pauta onde começou. Para finalizar, desenhe uma linha inclinada para a direita, cortando o "n" no meio. Este é o x cursivo.
  26. Comece desenhando uma linha inclinada até tocar a pauta de cima. Em seguida, curve a linha para baixo e depois para cima na forma de um "n". No final do "n", faça uma linha descendo até tocar a segunda pauta abaixo. Faça uma volta e puxe a linha para a direita até tocar a pauta do topo. Este é o y cursivo.
  27. O "z" cursivo é bem diferente de um "z" de forma (ou seja, impresso). Comece desenhando uma linha inclinada para direita até tocar a primeira pauta acima e depois curve-a para baixo. No final da curva, desenhe uma pequena curva que vai para cima e depois desce até a pauta de abaixo. Faça uma volta e finalize a letra com uma linha curva para cima e para a direita. Este é o z cursivo.
    Publicidade

Dicas

  • Lembre-se: a prática sempre leva à perfeição!
  • Assim que você dominar a escrita das letras do alfabeto, experimente juntá-las para formar palavras. Por exemplo: pegue o Passo 16 de letras maiúsculas para fazer a letra "O". Combine com os Passos 8, 2, 21 e 16 de letras minúsculas para criar a palavra "gato". Ou use os Passos 4, 16, 14, 6 e 22 para fazer a palavra "comeu". Coloque as três palavras juntas para formar a frase "O gato comeu".
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 146 055 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade