Baixe em PDF
Baixe em PDF
Escrever todas as 26 letras do alfabeto pode parecer um desafio e tanto. Contudo, se você deseja aprender a nossa língua, o primeiro Passo é dominar o seu alfabeto para então poder formar palavras e orações. É importante começar aos poucos e praticar cada letra até que seja fácil de escrevê-la (esteja você ensinando a si mesmo ou a uma criança). Observação: não inclua pontos ou vírgulas depois de desenhar a letra de cada Passo.
Passos
-
Utilize uma folha de papel pautado para praticar. O papel pautado (aquele que contem pautas, ou seja, linhas) ajudará a escrever as letras de maneira uniforme. Além disso, ele ajudará a distinguir as diferenças de tamanho entre as letras maiúsculas e minúsculas.
- Se estiver ensinando o alfabeto para crianças, interaja com elas enquanto escrevem cada letra. Por exemplo, quando terminarem de escrever a letra "A" e a letra "B", pergunte a elas a diferença entre as duas. Isso as ajudará a memorizar as letras e a perceber as diferenças no formato de cada uma delas. [1] X Fonte de pesquisa
-
Escreva a letra "A". Desenhe uma linha vertical inclinada para a direita: /. Em seguida, desenhe outra linha vertical inclinada, mas dessa vez para a esquerda: \. Faça com que as duas linhas se toquem nas pontas de cima: /\. Para terminar, desenhe uma linha horizontal no meio das duas linhas inclinadas: A. Este é o A . [2] X Fonte de pesquisa
-
Escreva a letra "B". Desenhe uma linha vertical: | . Depois, no lado direito dela, desenhe duas meias-luas descendo ao longo da linha: B. Este é o B .
-
Escreva a letra "C". Desenhe uma meia-lua com a abertura voltada para a direita: C. Este é o C .
-
Escreva a letra "D". Desenhe uma linha vertical: | . Em seguida, começando na ponta da linha, desenhe um "C" ao contrário: D. Este é o D .
-
Escreva a letra "E". Desenhe uma linha vertical: | . Desenhe depois três linhas horizontais, sendo que cada uma é um terço menor que a linha original (mas a do meio deve ser menor do que as linhas de cima e de baixo). Uma linha vai na ponta de cima, outra no meio e outra na ponta de baixo: E. Este é o E .
-
Escreva a letra "F". Desenhe um "E", mas sem a linha horizontal de baixo: F. Este é o F .
-
Escreva a letra "G". Desenhe um "C". Depois, desenhe uma linha horizontal começando na ponta de baixo, até a metade do "C": G. Este é o G .
-
Escreva a letra "H". Desenhe duas linhas verticais, uma do lado da outra: | |. Em seguida, desenhe uma linha horizontal entre elas: H. Este é o H .
-
Escreva a letra "I". Desenhe uma linha vertical: | . Se quiser, desenhe mais duas pequenas linhas horizontais, uma no topo e a outra na base da linha vertical, de tal forma que a linha vertical conecte as duas linhas horizontais. Este é o I .
-
Escreva a letra "J". Desenhe um anzol com a ponta voltada para a esquerda: J. Este é o J .
-
Escreva a letra "K". Desenhe uma linha vertical: | . Em seguida, desenhe duas linhas inclinadas, começando do lado direito, cada uma saindo do meio. Uma vai para cima e a outra para baixo: K. Este é o K .
-
Escreva a letra "L". Desenhe uma linha vertical: | . Depois, desenhe uma linha horizontal mais curta na parte de baixo para o lado direito: L. Este é o L .
-
Escreva a letra "M". Desenhe duas linhas verticais, uma do lado da outra: | |. Depois, começando nas pontas de cima, desenhe duas linhas menores inclinadas que se tocam no meio: M. Este é o M .
-
Escreva a letra "N". Desenhe duas linhas verticais, uma do lado da outra: | |. Em seguida, desenhe uma linha inclinada que começa na ponta de cima da linha da esquerda e desce até tocar a ponta de baixo da outra linha: N. Este é o N .
-
Escreva a letra "O". Desenhe uma circunferência: O. Este é o O .
-
Escreva a letra "P". Desenhe uma linha vertical: | . Em seguida, desenhe uma meia-lua do lado direito começando na ponta de cima até o meio da linha vertical: P. Este é o P .
-
Escreva a letra "Q". Desenhe uma circunferência: O. Depois, na parte inferior direita, desenhe uma linha vertical inclinada para a direita, metade dela dentro do "O", metade fora: Q. Este é o Q .
-
Escreva a letra "R". Desenhe um "P". Depois, começando de onde termina a meia-lua no centro da linha vertical, desenhe uma pequena linha para baixo e inclinada para a direita: R. Este é o R .
-
Escreva a letra "S". Em um único traçado, desenhe uma linha sinuosa que vai para a esquerda, depois para a direita, depois para a esquerda (como se estivesse desenhando a metade de um 8): S. Este é o S .
-
Escreva a letra "T". Desenhe uma linha vertical: | . Depois, desenhe uma pequena linha horizontal no topo da vertical: T. Este é o T .
-
Escreva a letra "U". Desenhe a forma de uma ferradura, com a abertura voltada para cima: U. Este é o U .
-
Escreva a letra "V". Desenhe duas linhas verticais próximas uma da outra, sendo que a da esquerda deve estar inclinada para a direita e para baixo e a da direita deve estar inclinada para a esquerda e para baixo: V. Este é o V .
-
Escreva a letra "W". Desenhe dois "V", um do lado do outro: W. Este é o W .
-
Escreva a letra "X". Desenhe uma linha vertical inclinada para cima e para a direita. Depois, desenhe outra linha vertical inclinada para cima, mas agora para a esquerda: X. Este é o X .
-
Escreva a letra "Y". Desenhe um "V". Depois, no encontro das duas linhas, desenhe uma linha vertical: Y. Este é o Y .
-
Escreva a letra "Z". Em um único traçado, desenhe uma linha horizontal, depois uma linha vertical inclinada para a esquerda, depois outra linha horizontal para a direita: Z. Este é o Z .Publicidade
-
Utilize uma folha de papel pautado para praticar. O papel pautado (aquele que contem pautas, ou seja, linhas) ajudará a escrever as letras de maneira uniforme. Além disso, ele ajudará a distinguir as diferenças de tamanho entre as letras maiúsculas e minúsculas.
- Se estiver ensinando o alfabeto para crianças, interaja com elas enquanto escrevem cada letra. Por exemplo, quando terminarem de escrever a letra "A" e a letra "B", pergunte a elas a diferença entre as duas. Isso as ajudará a memorizar as letras e a perceber as diferenças no formato de cada uma delas. [3] X Fonte de pesquisa
-
Escreva a letra "a". Primeiro, desenhe um círculo. Quando você chegar no ponto onde começou o círculo, faça uma linha vertical: | . Este é o a . [4] X Fonte de pesquisa
-
Escreva a letra "b". Desenhe uma linha vertical: | . Depois, desenhe um "c" ao contrário junto à linha vertical. Este é o b .
-
Escreva a letra "c". Você deve escrever o "c" da mesma maneira, seja maiúsculo ou minúsculo, mas se você estiver escrevendo em minúsculo, faço o seu "c" menor do que o um "C" maiúsculo para que ele fique do mesmo tamanho das outras letras minúsculas. Este é o c .
-
Escreva a letra "d". O "d" minúsculo é como um "b" minúsculo ao contrário. Desenhe uma linha vertical e depois, à esquerda dela, desenhe um "c" minúsculo. Este é o d .
-
Escreva a letra "e". Você vai fazer o "e" usando algumas curvas. Para começar, desenhe uma pequena linha horizontal. Depois, desenhe uma curva ao redor dela como se fosse fazer um "c" com uma linha no meio. Este é o e .
-
Escreva a letra "f". Desenhe uma curva, da direita para a esquerda, trazendo-a para baixo para formar uma linha vertical. Depois, desenhe uma pequena linha horizontal cruzando a linha vertical, logo acima do meio da letra. Este é o f .
-
Escreva a letra "g". Desenhe um "c" e depois um "f" minúsculo de cabeça para baixo, sem o traço no meio dele. Este é o g .
-
Escreva a letra "h". Desenhe uma linha vertical e em seguida, depois da metade da linha, faça uma curva à direita até formar uma outra linha vertical, só que menor. Este é o h .
-
Escreva a letra "i". Desenhe uma linha vertical e depois coloque um pequeno ponto em cima dela. Este é o i .
-
Escreva a letra "j". Igual ao "J" maiúsculo, mas faça-o mais abaixo da linha e coloque um ponto em cima dele. Este é o j .
-
Escreva a letra "k". Igual ao "K" maiúsculo, exceto que a linha inclinada para cima não chega até o topo da letra. Este é o k .
-
Escreva a letra "l". Desenhe uma linha vertical. Você pode parar aqui ou desenhar uma pequena linha horizontal abaixo da linha vertical (a linha vertical deve estar no meio da linha horizontal) e uma linha horizontal mais curta no topo da linha vertical (apontando para a esquerda). Este é o l .
-
Escreva a letra "m". Desenhe uma linha vertical. Começando um pouco abaixo do topo da linha, faça uma curva que vai para cima e depois para baixo até formar uma outra linha vertical. Depois, retrace essa linha e faça outra uma curva da mesma maneira. Este é o m .
-
Escreva a letra "n". Igual ao "m" minúsculo, mas faça apenas uma curva. Este é o n .
-
Escreva a letra "o". Igual ao "O" maiúsculo, exceto que ele deve ficar do mesmo tamanho das outras letras minúsculas. Este é o o .
-
Escreva a letra "p". Igual ao "P" maiúsculo, mas abaixo da linha de escrita. Este é o p .
-
Escreva a letra "q". Como um "p" minúsculo ao contrário. Este é o q .
-
Escreva a letra "r". Desenhe uma linha vertical. Depois, começando um pouco abaixo do topo da linha, faça uma pequena curva para baixo e para a direita. Este é o r .
-
Escreva a letra "s". Igual ao "S" maiúsculo, exceto que ele deve ficar do mesmo tamanho das outras letras minúsculas. Este é o s .
-
Escreva a letra "t". Igual ao "T" maiúsculo, exceto que aqui a linha horizontal deve ficar um pouco abaixo do topo (e não exatamente no topo). Além disso, se quiser, você pode curvar a parte de baixo da linha vertical para a direita. Este é o t .
-
Escreva a letra "u". Desenhe um "U" maiúsculo do tamanho das outras letras minúsculas, mas adicione uma linha reta do lado direito e faça um pequeno "rabinho" no final dessa linha. Este é o u .
-
Escreva a letra "v". Igual ao "V" maiúsculo, exceto que ele deve ficar do mesmo tamanho das outras letras minúsculas. Este é o v .
-
Escreva a letra "w". Há duas maneiras de se fazer essa letra. Ou você desenha um "W" maiúsculo do tamanho das outras letras minúsculas, ou desenha dois "U" maiúsculos um do lado outro, deixando-os do tamanho das letras minúsculas (na verdade, o nome dessa letra em inglês é pronunciado "dábliu", ou seja, "duplo u"). Este é o w .
-
Escreva a letra "x". Igual ao "X" maiúsculo, exceto que ele deve ficar do mesmo tamanho das outras letras minúsculas. Este é o x .
-
Escreva a letra "y". Desenhe um "v" minúsculo, mas no ponto onde as linhas se encontram, desenhe uma linha continuando a linha direita do "v". Este é o y .
-
Escreva a letra "z". Igual ao "Z" maiúsculo, exceto que ele deve ficar do mesmo tamanho das outras letras minúsculas. Este é o z .Publicidade
-
Utilize uma folha de papel pautado para praticar. O papel pautado (aquele que contem pautas, ou seja, linhas) ajudará a escrever as letras de maneira uniforme. Além disso, ele ajudará a distinguir as diferenças de tamanho entre as letras maiúsculas e minúsculas. [5] X Fonte de pesquisa
- O papel pautado será particularmente útil para praticar o alfabeto de letras cursivas, já que os traçados circulares da escrita cursiva podem ser difíceis de se executar sem a ajuda das linhas.
- Quando for aprender a escrever letras cursivas, comece pelas minúsculas e depois passe para as maiúsculas. As letras minúsculas são mais simples e o ajudarão a ter uma ideia inicial de como escrever à mão.
-
Escreva a letra "a". Comece fazendo uma linha curva para baixo, formando um "o" minúsculo inclinado. Ao fechar o "o" no canto superior direito, puxe outra linha curva para baixo, formando o rabinho da letra. Este é o a cursivo.
-
Escreva a letra "b". Desenhe uma linha curva subindo até tocar a segundo pauta acima dela. Depois, faça uma volta e desça a linha até a pauta onde começou, cruzando o traçado da letra. Suba a curva novamente, formando um "u" minúsculo. Finalize a letra puxando uma pequena curva para a direita. Este é o b cursivo.
-
Escreva a letra "c". Comece desenhando uma curva entre duas pautas. Faça uma volta para baixo na forma de um círculo e depois finalize a letra puxando uma curva para a direita. Este é o c cursivo.
-
Escreva a letra "d". Desenhe um "o" minúsculo inclinado. Depois, desenhe uma linha vertical para baixo saindo da pauta de cima até tocar a pauta onde está o "o". Puxe uma pequena curva para a direita para finalizar a letra. Este é o d cursivo.
-
Escreva a letra "e". Comece desenhando uma linha curva para cima entre duas pautas. Depois, faça uma volta e atravesse a linha, finalizando a letra com uma linha curva para cima para formar um rabinho. Este é o e cursivo.
-
Escreva a letra "f". Essa é uma das letras mais difíceis de traçar, portanto pratique-a quantas vezes for necessário. Comece desenhando uma longa linha curva para cima, formando o início de um "b" cursivo minúsculo. Faça uma volta e cruze a linha, descendo até tocar a terceira pauta abaixo. Suba a linha novamente formando uma pequeno pingo e depois finalize a letra com uma linha curva para cima e para a direita. Este é o f cursivo.
-
Escreva a letra "g". Comece desenhando um "o" minúsculo. Ao fechar o "o" do lado direito, desenhe uma linha inclinada que desça até tocar a segunda pauta abaixo e depois suba, cruzando o traçado da letra até tocar a primeira pauta. Este é o g cursivo.
-
Escreva a letra "h". Desenhe uma linha inclinada para a direita até tocar a segunda pauta acima. Depois, dê uma volta para baixo e desça até a pauta onde a linha começou, formando o início de um "b" cursivo minúsculo. No final da linha que desceu, adicione um "u" minúsculo de cabeça para baixo. Este é o h cursivo.
-
Escreva a letra "i". Desenhe uma linha curva para cima até tocar a primeira pauta. Em seguida, faça uma linha descendo e depois puxe-a para a direita, formando um "u" minúsculo. Coloque um pequeno ponto onde as linhas se encontram. Este é o i cursivo.
-
Escreva a letra "j". Desenha uma linha curva para cima até tocar a primeira pauta. Depois, desça a linha até tocar a segunda pauta abaixo. Faça uma volta e atravesse o traçado da letra, subindo a linha para a direita. Coloque um pequeno ponto no topo da letra. Este é o j cursivo.
-
Escreva a letra "k". Desenhe uma linha inclinada para a direita até tocar a segunda pauta acima dela. Faça uma volta com a linha e desça formando o início de um "b" cursivo minúsculo. No final da linha, faça uma curva subindo até a pauta de cima e depois volte para a esquerda. Para finalizar, puxe uma pequena curva para baixo e para a direita. Este é o k cursivo.
-
Escreva a letra "l". Desenhe uma linha inclinada para a direita até tocar a segunda pauta acima dela. Faça uma volta e desça a linha até a pauta onde começou. Finalize puxando uma curva para a direita. Este é o l cursivo.
-
Escreva a letra "m". Desenhe um pequeno "u" minúsculo de cabeça para baixo. No final do "u", suba a linha e faça outro "u" de cabeça para baixo. Finalize desenhando mais um "u" da mesma maneira. Este é o m cursivo.
-
Escreva a letra "n". Desenhe um pequeno "u" minúsculo de cabeça para baixo. No final do "u", faça uma linha subindo para criar outro "u" de cabeça para baixo. Este é o n cursivo.
-
Escreva a letra "o". Faça um pequeno círculo inclinado para a direita. Ao fechar o círculo, puxe uma pequena curva para a direita. Este é o o cursivo.
-
Escreva a letra "p". Comece desenhando uma linha inclinada para direita até tocar a pauta acima dela. Em seguida, desça a linha até a pauta abaixo de onde começou e faça uma volta. Puxe a linha até a segunda pauta acima dela e faça uma curva na forma de um "o" minúsculo. Finalize puxando uma pequena curva para a direita na parte de baixo do "o". Este é o p cursivo.
-
Escreva a letra "q". Desenhe a forma de um "o" minúsculo semelhante ao "a" minúsculo cursivo. No canto superior direito do "o", desenhe uma linha para baixo até tocar a segunda pauta abaixo dela. Faça uma volta e desenhe uma curva até a pauta logo acima dela na forma de um pingo. Para finalizar, puxe uma linha curva para a direita até tocar a pauta de cima. Este é o q cursivo.
-
Escreva a letra "r". Comece desenhando uma linha inclinada para direita até tocar a pauta de cima. Faça uma volta para a direita e depois desenhe uma pequena linha para baixo. No final da linha, puxe uma pequena curva para a direita. Este é o r cursivo.
-
Escreva a letra "s". Faça uma linha inclinada para a direita até tocar a pauta de cima. Em seguida, dê uma volta e faça uma linha curva para baixo e para a esquerda até tocar o início da letra. Finalize puxando uma pequena linha curva para a direita. Este é o s cursivo.
-
Escreva a letra "t". Faça uma linha vertical para cima até tocar a segunda pauta acima. Depois, desenhe outra linha para baixo sobre a primeira. Puxe uma curva para a direita no final da segunda linha. Para finalizar, desenhe uma pequena linha horizontal no meio da letra. Este é o t cursivo.
-
Escreva a letra "u". Desenhe uma curva subindo até tocar a pauta de cima. Em seguida, faça uma curva descendo e depois outra subindo. Este é o u cursivo.
-
Escreva a letra "v". Desenhe uma curva subindo até tocar a pauta de cima e depois desça até a pauta onde começou para formar um "u" mais estreito. Finalize a letra puxando uma pequena curva para a direita. Este é o v cursivo.
-
Escreva a letra "w". Desenhe dois "u"s juntos um do outro. Faça uma curva subindo até tocar a pauta de cima. Em seguida, faça uma curva descendo e depois outra curva subindo. Repita isso novamente e finalize a letra puxando uma pequena curva vertical para a direita. Este é o w cursivo.
-
Escreva a letra "x". Faça a forma de um "n". Desenhe uma linha curva subindo até a pauta de cima e depois descendo para a pauta onde começou. Para finalizar, desenhe uma linha inclinada para a direita, cortando o "n" no meio. Este é o x cursivo.
-
Escreva a letra "y". Comece desenhando uma linha inclinada até tocar a pauta de cima. Em seguida, curve a linha para baixo e depois para cima na forma de um "n". No final do "n", faça uma linha descendo até tocar a segunda pauta abaixo. Faça uma volta e puxe a linha para a direita até tocar a pauta do topo. Este é o y cursivo.
-
Escreva a letra "z". O "z" cursivo é bem diferente de um "z" de forma (ou seja, impresso). Comece desenhando uma linha inclinada para direita até tocar a primeira pauta acima e depois curve-a para baixo. No final da curva, desenhe uma pequena curva que vai para cima e depois desce até a pauta de abaixo. Faça uma volta e finalize a letra com uma linha curva para cima e para a direita. Este é o z cursivo.Publicidade
Dicas
- Lembre-se: a prática sempre leva à perfeição!
- Assim que você dominar a escrita das letras do alfabeto, experimente juntá-las para formar palavras. Por exemplo: pegue o Passo 16 de letras maiúsculas para fazer a letra "O". Combine com os Passos 8, 2, 21 e 16 de letras minúsculas para criar a palavra "gato". Ou use os Passos 4, 16, 14, 6 e 22 para fazer a palavra "comeu". Coloque as três palavras juntas para formar a frase "O gato comeu".
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.literacycenter.net/print_practice/print-english-uppercase-letters.php
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=5aiCmqMR-eg
- ↑ http://www.literacycenter.net/print_practice/print-english-uppercase-letters.php
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=5aiCmqMR-eg
- ↑ http://www.linguanaut.com/cursive_alphabet.htm
Publicidade