PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A tarefa de escrever um devocional pode trazer muitas recompensas espirituais para o cristão. Contudo, o principal objetivo deve ser usar a fé para enriquecer a vida dos leitores, seja por meio de um único devocional, seja através de uma publicação periódica. O mais importante é que o conteúdo seja relevante e de fácil entendimento.

Método 1
Método 1 de 3:

Organizando o trabalho

PDF download Baixe em PDF
  1. A maioria dos livros e textos se concentra apenas em um tema por vez, que é dirigido exclusivamente para um público-alvo específico. Portanto, enquanto estiver em busca de material de referência para escrever o seu devocional, mantenha o foco apenas em um tema e em um único público-alvo.
  2. Cada devocional é constituído de quatro partes principais: uma passagem bíblica, uma meditação, uma oração e um pensamento-chave. [1]
  3. Ela pode ser pessoal ou objetiva, a única exigência é que sirva de introdução para o assunto em questão. São quatro os tipos de meditação que podem ser usados: comentários sobre a passagem bíblica, histórias, fatos científicos ou um pouco de cada.
  4. Se o objetivo for criar uma coleção de devocionais, decida de antemão quantos escreverá. A resposta dependerá do propósito espiritual do seu trabalho.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Desenvolvendo o devocional

PDF download Baixe em PDF
  1. Ore durante todo o tempo em que estiver trabalhando em seus devocionais, principalmente quando estiver escrevendo. Os bons devocionais ajudam o leitor a se aproximar de Deus, por isso, é necessário que Deus seja o centro de tudo o que for escrito. Ore, pedindo competência para escrever com clareza, humildade e coragem.
  2. O padrão é que o devocional não passe de 500 palavras. Assim, a escrita tende a ficar concisa e pungente do início ao fim. Além do mais, o leitor tende a manter melhor a atenção ao longo de textos curtos.
  3. Se o objetivo é escrever devocionais periodicamente, a coleção completa deverá atender a um tema específico, enquanto que cada devocional tratará individualmente de um assunto relacionado ao tema escolhido.
  4. Embora pareça um conselho óbvio, não é trivial colocá-lo em prática. Qualquer narrativa da meditação deve ter alguma forma de exposição do assunto para chamar a atenção do leitor, um clímax e um desfecho. Estabeleça uma linha de raciocínio em direção ao assunto principal, declare o assunto principal e, por fim, arremate-o.
  5. Todo devocional deve ter o objetivo maior de incitar o leitor a agir em favor de estreitar seu relacionamento com Deus. A ação pode ser de cunho exterior ou interior, pode, também, ser um pequeno ou um grande gesto. A despeito da ação a ser praticada, motive o leitor a se tornar parte da experiência.
  6. O escritor não precisa ter todas as respostas, pois a principal tarefa dele é estimular o leitor a prosseguir sua caminhada na fé. Para tanto, uma pergunta profunda e reflexiva pode ser muito mais útil do que uma resposta vaga.
  7. Muitos devocionais são escritos em tom informal, o que não dispensa o uso correto da língua portuguesa. Tente escrever de forma natural, criando um clima acolhedor para o leitor.
  8. É comum ver que muitos escritores que se aventuram a escrever um devocional acabam errando a mão na relação do conteúdo com a linguagem. Conheça esses erros antes de começar a escrever, para evitá-los o máximo que puder.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Publicando e distribuindo o devocional

PDF download Baixe em PDF
  1. Antes de tudo, o devocional precisa ser sincero, original e escrito com o coração. Entretanto, se a estrutura do texto, a gramática ou a ortografia estiverem problemáticas, será difícil para o leitor conseguir captar a essência do que você teve tanto trabalho em tentar passar. Por isso, dedique-se a revisar o texto exaustivamente, até que ele alcance o máximo possível de clareza, coesão e coerência.
  2. Algumas críticas são construtivas, agradeça por poder recebê-las. Com relação às críticas destrutivas, apenas as ignore. Aprenda a separá-las uma da outra. Aproveite as críticas construtivas para melhorar o seu estilo de escrita e não perca a motivação quando escutar uma crítica destrutiva.
  3. Envie seu trabalho diretamente para editoras que o publicariam. Mesmo que o seu devocional venha a ficar com uma qualidade surpreendente, as editoras que não são especializadas em material cristão dificilmente o publicariam (mas não custa tentar, envie-o sem grandes expectativas).
  4. Todo autor, independente do gênero que escreve, já recebeu inúmeras rejeições de editoras. Por isso, não deixe que isso seja motivo de desmotivação. Aproveite a oportunidade para fazer mais uma revisão no material e enviá-lo para a próxima editora.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 31 318 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade