Ser candidato a representante de turma (na escola) ou discente (na faculdade) é uma das primeiras oportunidades de liderança que muitos estudantes têm na vida. Para vencer essa disputa, você vai precisar planejar a sua campanha e tentar convencer os colegas de que é a pessoa ideal para a função. Sendo assim, planeje o que dizer em detalhes antes de escrever o seu discurso de pleito final. Só não se esqueça de usar um tom simpático e inclusivo ao falar com os eleitores!
Passos
-
Pense em dois ou três projetos que você pretende criar enquanto representante. Reflita sobre dois ou três assuntos que sejam importantes para os seus colegas de turma ou de curso. Você até pode pensar em mais, mas tenha cuidado para não escrever uma proposta de candidatura muito longa ou cheia de informações supérfluas. É melhor tratar de temas que tenham impacto real dentro e fora da sala de aula. Por exemplo: [1] X Fonte de pesquisa
- Na escola: imagine que o representante da turma vai ser responsável por conversar com a coordenação sobre a possibilidade de liberação o uso de jogos de cartas pelos alunos nos intervalos das aulas. Você pode usar isso como um dos seus argumentos na hora de se candidatar a representante.
- Na faculdade: digamos que a sua turma esteja sobrecarregada com o volume de trabalhos, provas e outras avaliações que os vários professores de disciplinas estão passando. Como representante, a sua função vai ser pedir que esses docentes repensem nos seus métodos e peguem menos pesado com os alunos.
- Você pode ainda se comprometer a resolver todos os problemas de cada aluno individual, mesmo que precise recorrer à coordenação da escola ou do curso, e fazer todos se sentirem ouvidos.
Dica: pense em problemas que você consiga ajudar a mudar. Não adianta fazer promessas sem a intenção de cumprir todas, ou os seus colegas não vão se sentir representados.
-
Liste todas as formas com que você se envolve na instituição. Você tem que mostrar aos seus colegas que é membro ativo da cultura da escola ou faculdade. Deixe claro o quanto leva a sério o tempo que passa na instituição e na companhia de cada um. Pense nos seguintes termos: [2] X Fonte de pesquisa
- Funções que você já tenha exercido enquanto discente.
- Grupos e equipes dos quais você tenha participado.
- Eventos da instituição de que tenha participado.
- Eventos que tenha ajudado a organizar.
- Funções que você tenha exercido como voluntário.
-
Pense nas formas com que você já mostrou que tem uma veia de liderança. Inclua tudo o que você já fez não só pela escola ou faculdade, mas também pela comunidade. Use essa experiência para convencer a turma de que tem as habilidades necessárias para ser representante. Por exemplo: [3] X Fonte de pesquisa
- Inclua projetos e trabalhos nos quais você assumiu papel de liderança e que deram bons frutos.
- Inclua também funções que você exerceu nos bastidores, como na organização de eventos.
-
Escolha expressões de transição que deem coesão ao seu discurso. Como ninguém vai fazer anotações enquanto ouve o seu pleito, você precisa deixar a estrutura do seu discurso bem clara do início ao fim. Expressões simples, como "Em primeiro lugar", "Em seguida" e afins, ajudam a prender a atenção do público. [4] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo: use "Primeiro", "Segundo", "Em seguida", "Então", "Ademais", "Da mesma forma", "Por outro lado" e afins.
- Tente também usar estruturas de frases consistentes no discurso. Por exemplo: diga "Na primeira vez que nós nos unimos em prol de um problema comum...", cite uma situação específica que a turma resolveu junta, continue com "Na segunda vez que isso aconteceu...", e assim por diante.
-
Seja breve e simples. Ninguém tem muita paciência para ouvir discursos muito longos ou confusos. Quase todo mundo prefere textos mais simples e que vão direto ao ponto! Sempre que possível, troque as suas ideias mais longas por outras, mais breves. A primeira versão do discurso pode até ser extensa, mas as versões seguintes devem ficar cada vez mais filtradas. [5] X Fonte de pesquisa
- Respeite o teto do tempo de discurso. Descubra quanto tempo cada candidato tem e respeite esse limite na hora de escrever o texto.
- Sempre que possível, escreva várias versões prévias do discurso antes de chegar à final. Aproveite para revisar a linguagem, a ordem das frases, o foco e outros elementos do texto.
Publicidade
-
Faça uma apresentação breve e simples. Essa parte é pura formalidade, já que é bem provável que a turma já conheça você a fundo. Mesmo assim, explique por que está se candidatando à vaga de representante discente ou de turma. [6] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo: "Oi, pessoal. Eu sou o João, mas acho que todos aqui me conhecem. Eu quero ser representante discente para levar a nossa visão de uma escola (ou faculdade ideal) à coordenação (ou ao colegiado do curso) e a outras instâncias". Aqui, a justificativa para a sua candidatura está na visão que a sua turma tem.
-
Explique dois ou três pontos centrais que você vai resolver enquanto representante. Descreva o que pretende fazer e como isso vai trazer benefícios a todos os colegas, dando mais ênfase a formas de cooperação. Além disso, não fuja do tema central da sua proposta. Por exemplo: [7] X Fonte de pesquisa
- Se você quer usar o tema da "visão da turma" como mote da sua candidatura, comece falando de propostas de projetos que os seus colegas tenham para melhorar a comunicação com os professores.
- Diga "Juntos, eu sei que nós vamos conseguir transformar nossa escola (ou faculdade) em um espaço de diálogo e cooperação entre docentes e discentes. Assim, podemos colocar em prática projetos que melhorem a convivência".
-
Diga aos seus colegas por que você acha que tem qualificação para ser representante. Fale um pouco dos papéis de liderança que você já exerceu e das decisões acertadas que tomou no passado em prol da escola, da faculdade ou da comunidade como um todo. Cite exemplos concretos e mostre também que está aberto a sugestões. [8] X Fonte de pesquisa
- Cite cada projeto de sucesso que você ajudou a implementar na escola ou faculdade enquanto líder.
- Caso você nunca tenha sido líder de nenhum projeto, pelo menos cite experiências da vida em que mostrou ser decisivo e aberto a cooperação.
- Um exemplo de ideia para discurso de representante na faculdade: "Quando fui presidente da empresa júnior do curso, procurei fazer parcerias com empresas do ramo que já estão no mercado com o intuito de abrir possíveis vagas de emprego aos nossos colegas que estão se formando".
-
Explique por que você é diferente dos seus concorrentes, mas sem atacar ninguém. Falar mal dos outros candidatos quase nunca é uma boa, ainda mais em pleitos na escola ou faculdade. Há um alto risco de o tiro sair pela culatra e afastar os seus possíveis eleitores. Sendo assim, explique as diferenças entre você e os demais em termos de ações do futuro, não do passado. Use fatos e jamais distorça a verdade só para ganhar vantagem. [9] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo: "Apesar de o nosso representante atual ter feito um bom trabalho com a relação entre os discentes e os docentes, eu vou me dedicar a criar um espírito de inclusão mais amplo com todos os membros da nossa turma e da instituição".
-
Termine pedindo o voto dos seus colegas. Resuma o que você vai fazer pela turma ou pelo curso e agradeça pela atenção de todos. Por último, peça o voto na hora da eleição. [10] X Fonte de pesquisa
- Diga "Juntos, eu sei que nós podemos tornar o ambiente acadêmico muito mais inclusivo e visionário. Obrigado pela sua atenção e conto com o seu voto!".
- Você também pode criar um slogan de campanha, embora seja algo mais "brega" e faça mais sentido em campanhas políticas.
Publicidade
-
Use uma linguagem corporal assertiva e confiante. Mantenha a coluna reta e contraia as escápulas, tomando cuidado para não passar uma imagem arrogante ou parecer um robô. Faça contato visual com o público de vez em quando, gesticule com as mãos e não cruze os braços. [11] X Fonte Confiável Mayo Clinic Ir à fonte
- Você pode sorrir ou usar uma expressão neutra.
- Treine a sua linguagem corporal na frente do espelho antes do grande dia.
-
Use um tom de diálogo com os colegas. Crie a sensação de que você quer bater um papo com os colegas, como se estivesse falando diretamente com cada um deles. Basta alterar a estrutura das suas frases e optar por algo mais casual, que não esteja tão preso à gramática (dependendo do caso). Imagine que você está conversando com seus amigos! [12] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo: diga "Todo mundo aqui quer se sentir ouvido e respeitado pelos professores, mas hoje é um pouco difícil criar vias de comunicação com eles. Vamos mudar isso!".
- Leia o discurso em voz alta conforme o escreve. Veja se todas as frases fazem sentido e contribuem com as suas ideias e exclua tudo o que parecer fora do lugar.
- Você pode repetir algumas palavras-chave na hora de escrever o discurso, sempre tentando chamar atenção para esses pontos específicos.
-
Use um tom formal ou sério se a sua escola ou faculdade é mais tradicional. É raro, mas algumas escolas e faculdades são tradicionais e um pouco mais rígidas em relação às formas de expressão permitidas entre os alunos. Preste atenção para não passar a imagem errada ao público e acabar sendo retirado da disputa pelos professores ou pela coordenação.
- Nesse caso, siga à risca as regras da gramática do português e use palavras-chave mais focadas e menos casuais. Por exemplo: não use expressões como "a gente vai", e sim "nós vamos".
- Imagine que você vai fazer o discurso na frente dos seus professores, não dos colegas, e que precisa respeitar a formalidade da situação.
- Caso você precise mesmo ser formal, veja vídeos de grandes discursos da história no YouTube para ter uma ideia do que fazer.
-
Dê uma pitada de humor ao discurso. As pessoas vão prestar mais atenção ao discurso e apoiar as suas ideias se você contar piadas e histórias engraçadas e mostrar o seu lado brincalhão e descontraído. Já comece com um comentário do tipo e incorpore vários deles ao longo da sua fala. [13] X Fonte de pesquisa
- Não inclua nenhum comentário ou piada de tom ofensivo ou inadequado no discurso.
- Leve o público em consideração na hora de dar essa pitada de humor ao discurso. Não adianta incluir piadas internas que os seus amigos entendem, mas as outras pessoas não.
- Se possível, inclua comentários engraçados que tenham a ver diretamente com o tema do discurso. Isso também cria uma sensação de inclusão e pertencimento, visto que apela para situações (cômicas ou não) que os próprios alunos viveram ou vivem com frequência.
-
Troque "eu" por "nós" para criar um tom de cooperação. O público vai se sentir mais incluído nas suas propostas, além de você mostrar que não é o único que pode dar palpites em relação à representação da turma. Essa é uma estratégia clássica na política. [14] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo: diga "Vai ser muito mais fácil resolver o problema se nós ajudarmos uns aos outros" em vez de "Se eu for eleito, vou fazer tudo o que puder para resolver o problema".
Dica: uma campanha política, não importa o escopo, deve sempre trazer propostas que incluam a comunidade ("nós"), não apenas uma figura de liderança ("eu").
Publicidade
Dicas
- Use outros materiais de campanha para disseminar as suas ideias. Por exemplo: monte um panfleto informativo explicando melhor as suas propostas e distribua entre os colegas, pense em um slogan e assim por diante.
- Use roupas adequadas no dia do debate e da eleição. Isso depende da cultura da sua escola ou faculdade: talvez seja melhor usar algo formal, mas talvez os candidatos tenham liberdade para escolher o que querem vestir (ainda que devam ter bom senso).
- Ensaie o seu discurso na frente do espelho várias vezes antes do grande dia. Observe os seus próprios gestos e a sua aparência e peça um feedback a amigos, parentes e colegas.
Referências
- ↑ https://grammar.yourdictionary.com/style-and-usage/writing-a-school-election-speech.html
- ↑ https://grammar.yourdictionary.com/style-and-usage/writing-a-school-election-speech.html
- ↑ https://grammar.yourdictionary.com/style-and-usage/writing-a-school-election-speech.html
- ↑ https://www.scholastic.com/teachers/articles/teaching-content/tips-insiders-how-write-political-speech/
- ↑ http://grammar.yourdictionary.com/style-and-usage/writing-a-school-election-speech.html
- ↑ https://www.scholastic.com/teachers/articles/teaching-content/tips-insiders-how-write-political-speech/
- ↑ https://www.scholastic.com/teachers/articles/teaching-content/tips-insiders-how-write-political-speech/
- ↑ http://passport.vec.vic.gov.au/vote/write-up-an-election-speech/
- ↑ http://grammar.yourdictionary.com/style-and-usage/writing-a-school-election-speech.html
- ↑ http://passport.vec.vic.gov.au/vote/write-up-an-election-speech/
- ↑ https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/stress-management/in-depth/assertive/art-20044644
- ↑ https://www.scholastic.com/teachers/articles/teaching-content/tips-insiders-how-write-political-speech/
- ↑ https://grammar.yourdictionary.com/style-and-usage/writing-a-school-election-speech.html
- ↑ https://www.scholastic.com/teachers/articles/teaching-content/tips-insiders-how-write-political-speech/