PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Escrever um elogio fúnebre para sua mãe pode ser algo difícil e de fortes emoções. Por outro lado, é uma oportunidade de celebrar o fato de ela ter existido. Todos no velório ou funeral ficarão gratos e adorarão ouvir suas histórias e reflexões. Para escrever o elogio, organize as informações que quer compartilhar, e escreva o que dirá.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Organizando o conteúdo

PDF download Baixe em PDF
  1. Quando você se sentar para fazer o rascunho, tenha em mente o que quer escrever. Saiba a diferença entre elogio fúnebre, obituário e elegia. O elogio fúnebre normalmente é dito durante o velório ou funeral, quando as pessoas prestam as homenagens ao falecido. [1]
    • O obituário é um curto anúncio do falecimento que aparece no jornal. Já a elegia é um poema ou canção triste, de lamentação.
    • O elogio fúnebre é uma fala em que você presta uma homenagem à vida da pessoa falecida e pode incluir uma breve história de que ela gostava. Em seu elogio fúnebre, conte uma história sobre sua mãe em vez de escrever o que as pessoas ficarem pedindo. [2]
  2. Após definir os objetivos do elogio fúnebre, comece a coletar o material. Faça uma lista de tudo o que poderá usar no elogio – historinhas engraçadas, fatos sobra a vida dela, as lembranças favoritas de vocês, lições que aprendeu com ela e por aí vai.
    • Faça algumas perguntas a si mesmo, como "Qual era a qualidade mais marcante da minha mãe?"
    • Pergunte a si mesmo, "O que minha mãe costumava fazer para me oferecer conforto?"
    • Quando a lista estiver pronta, escreva pequenas histórias ou memórias compatíveis com seu objetivo para o elogio fúnebre.
  3. Peça-lhes para contribuir com histórias no elogio fúnebre. Você terá coisas a mais para contar. [3]
    • Faça perguntas como "Qual é sua memória favorita com minha mãe?"
    • Outra pergunta seria "Que lições ela o ensinou?"
  4. Disponha as histórias em ordem cronológica ou em categorias que façam sentido. [4] Assim, seu elogio terá um foco e as pessoas poderão acompanhar o raciocínio.
    • Por exemplo, em vez de colocá-las em ordem cronológica, você pode separá-las por tipo – memórias pessoais, memórias dos outros, coisas favoritas da mamãe, influência da mamãe em minha vida, influência da mamãe na vida das outras pessoas, etc. Conclua dizendo como ela fará falta.
    • Se quiser, use poemas ou canções escritas pelas pessoas. [5]
  5. A introdução deve começar com os cumprimentos aos presentes, e uma breve apresentação sua, incluindo como era seu relacionamento com a mãe. A conclusão deverá evocar o sentido geral do elogio fúnebre. [6]
    • Abra, por exemplo, como "Olá, meu nome é Bruno Nunes, e sou filho da Sueli. É uma honra compartilhar com vocês este elogio fúnebre."
    • Ao terminar, diga "Obrigado por terem vindo honrar minha mãe hoje. Tenho certeza de que ela estaria muito agradecida."
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Escrevendo o elogio fúnebre

PDF download Baixe em PDF
  1. Use o palavreado e vocabulário adequados para isso. É importante, por exemplo, agradecer a presença das pessoas. Indique no papel onde devem ocorrer as pausas e evite usar um tom muito formal. [7]
    • Foque em escrever como fala. Se você simplesmente ler um papel diante da plateia, o clima poderá ser muito seco e formal demais. Evite isso a todo custo.
    • Escreva o elogio em formato de lista e deixe espaços para improvisos para que não precise ficar olhando para o papel o tempo todo.
  2. Normalmente, os textos que compomos precisam de um começo, meio e fim. No caso do elogio fúnebre, as partes são introdução, corpo e conclusão. Para que a introdução desperte o interesse dos presentes, deixe-a por último. Escreva primeiro o corpo, passe para a conclusão e, finalmente, volte para a introdução. Ao escrever nessa ordem, você poderá escrever uma introdução que esteja totalmente de acordo e bem contextualizada em relação ao resto do elogio.
    • Será necessário escrever algumas versões, até ficar satisfeito com o resultado final. [8]
    • Peça para parentes e amigos lerem ou ouvirem o elogio, e opinarem sobre ele.
  3. Você não precisa criar uma atmosfera triste, mas faça isso se quiser. Faça algumas perguntas a si mesmo. Por exemplo, "Como minha mãe gostaria que eu me sentisse? Como quero que as pessoas reajam a meu elogio fúnebre?" [9]
    • Leve em consideração a personalidade de sua mãe. Ela era radiante, cheia de energia? Acolhedora e amável? O tom do elogio fúnebre deve entrar em harmonia com a personalidade de sua mãe.
  4. Saiba o que é um elogio fúnebre para não incluir nele coisas inadequadas. Se você é novo no assunto, encare-o como um presente para a mamãe que ajudará todos a passarem pelo luto. [10] Dito isso, filtre algumas coisas que não tenham nada a ver com isso.
    • Deixe de fora os maus sentimentos. Se você estava com raiva dela quando ela faleceu, perdoe-a antes de começar a escrever o elogio fúnebre e foque nos aspectos positivos.
    • Mantenha distância de fatos triviais que não contribuam para o tema principal do elogio fúnebre.
  5. O elogio não precisa ser perfeito. O importante é que você honrará sua mãe e os convidados ficarão admirados de seu gesto. Não se sinta pressionado e fale com o coração. [11]
    • Se você tem mania de ser perfeccionista, baixe suas expectativas e pense em como seria se um irmão ou primo fizesse o elogio. Enxergue a si mesmo como o faria nesse caso, com compaixão e tolerância a erros.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Incluindo coisas extras importantes

PDF download Baixe em PDF
  1. No corpo do texto, inclua aquilo por que ela será lembrada e o que deixou de bom no mundo. O legado é aquilo que nos é motivo de orgulho pela pessoa. [12]
    • Puxe pela memória e tente se lembrar se ela alguma vez disse pelo que gostaria de ser lembrada. Pergunte o mesmo para as outras pessoas. [13]
    • Caso ela nunca tenha tocado no assunto, reflita em qual foi o tema principal da vida dela. O que ela fazia a maior parte do tempo? No que ela investia mais de si? Há pessoas gratas por algo que ela fez ou proporcionou?
    • Por exemplo, as frases filosóficas e ditados que ela vivia repetindo e a maior conquista dela.
  2. Fale sobre as maiores coisas que ela conquistou. Não precisa ser algo grandioso como projetar um prédio famoso ou cair nas graças do público da cidade. Se você e seus irmãos forem pessoas íntegras e bons cidadãos, isso já é uma grande conquista!
    • As conquistas podem ter tangíveis ou intangíveis.
  3. Conte algumas pequenas histórias tocantes ou engraçadas. Faça um equilíbrio entre elas, para que o elogio fúnebre alivie um pouco a dor do luto. Inclua-as naquela lista. [14]
    • Peça sugestões para os amigos e parentes.
    Publicidade

Dicas

  • No começo ou fim do elogio, agradeça a todos os presentes por terem vindo.
  • Pratique sua fala ao menos uma vez antes, diante de um espelho ou na frente de parentes. Peça a opinião deles.
  • Quando chegar a hora, tenha uma garrafa de água e alguns lenços com você. Se você ficar emocionado, pode dar uma pequena pausa sem problema algum.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 25 592 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade