Baixe em PDF Baixe em PDF

Um parágrafo persuasivo pode ser uma lição separada ou talvez você tenha que escrever vários parágrafos para entregar uma redação. O formato básico de um parágrafo persuasivo é o mesmo de qualquer forma, mas há algumas considerações adicionais para quem precisa escrever o parágrafo como parte de uma redação mais extensa. Comece a planejar o conteúdo do parágrafo, depois faça um esboço e coloque alguns detalhes, se precisar.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Passando a ideia principal

Baixe em PDF
  1. 1
    Escolha um tópico que tenha, pelo menos, dois lados opostos. Um parágrafo persuasivo precisa convencer o leitor a concordar com a sua opinião, então você precisa de um tópico que permita que você adote um posicionamento sobre alguma questão. Escolha um tópico discutível, ou seja, algo que as pessoas discordam entre si. [1]
    • Por exemplo, tópicos como "os alunos devem ter permissão para usar boné na escola", "as redes sociais são uma má influência para os adolescentes?" e "a reciclagem é mesmo a melhor forma de ajudar o meio ambiente?" são discutíveis e têm mais de um lado.
  2. Faça algumas anotações sobre o que o seu parágrafo precisa incluir. A posição escolhida é o que você vai dizer para tentar persuadir o leitor, e ela precisa ser focada. Não tente expressar duas opiniões separadas em um parágrafo persuasivo. Foque em uma ideia só. Pense em qual posição você vai assumir no parágrafo e faça algumas anotações sobre ela. Se você está escrevendo o parágrafo para uma lição, siga as instruções do professor atentamente. [2]
    • Por exemplo, se você precisa escrever um parágrafo sobre qual data comemorativa você acha melhor, fazer uma lista das que você mais gosta ajudará a decidir.
    • Se o parágrafo for fazer parte de uma redação, identifique uma das coisas mais importantes que quer expressar e faça o parágrafo sobre ela. Ela deve ir de encontro com o argumento geral da sua redação.
  3. Um parágrafo persuasivo dá um posicionamento na primeira frase e depois elabora mais usando evidências que dão suporte ao posicionamento. Tire um tempo para fazer uma lista de todas as evidências que explicam porque você vai defender o posicionamento escolhido. [3]
    • Por exemplo, se quiser argumentar que o Natal é a melhor data comemorativa do ano, você pode falar sobre as festas, espirito de bondade ou como as pessoas se divertem nessa data.
    • Se o parágrafo for fazer parte de uma redação, faça uma lista de motivos que apoiam seu tópico frasal. Por exemplo, se a redação é sobre a importância da reciclagem, os motivos podem ser reduzir o desperdício, poupar energia e conservar recursos.
  4. Escreva um tópico frasal usando o assunto e a sua opinião. Escrever um tópico frasal é essencial para que os leitores saibam exatamente sobre o que é o parágrafo. O tópico frasal de um parágrafo persuasivo deve expressar o assunto do parágrafo e o seu posicionamento sobre ele. [4]
    • Por exemplo, em um parágrafo sobre sua data comemorativa preferida, você pode começar assim “O Natal é a melhor data comemorativa por causa das comidas típicas”.
    • Se for fazer uma redação inteira, identifique o que cada parágrafo vai tratar e escreva um tópico frasal para cada um deles.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Apoiando seu argumento principal

Baixe em PDF
  1. Se precisar usar pesquisas para compor seu parágrafo persuasivo ou redação, encontre exemplos de fontes secundárias que deem apoio ao seu posicionamento. Você pode usar informações de livros, artigos de jornais, sites governamentais e outras fontes confiáveis para dar exemplos para apoiar sua argumentação. [5]
    • Por exemplo, se você está argumentando que o Natal é a melhor data comemorativa, cite estatísticas do setor de festas e eventos como algo positivo para a economia. Você também pode fazer uma pesquisa entre seus colegas de sala para ver se o Natal é mais valorizado que outras datas por eles também.
    • Se estiver fazendo o parágrafo persuasivo como parte de uma redação, então vá a uma biblioteca para fazer sua pesquisa. Converse com o bibliotecário se precisar de ajuda para usar os recursos da biblioteca.

    Dica : lembre-se de que, geralmente, não é necessário fazer uma pesquisa para um parágrafo persuasivo sozinho, mas pergunte para o seu professor para ter certeza!

  2. O parágrafo também deve cobrir os motivos pelos quais você tem a opinião que tem. Esses motivos virão após o tópico frasal. Tente expor apenas três motivos ou menos em um parágrafo. Se for difícil fazer isso, então você precisa afunilar mais o assunto do parágrafo. [6]
    • Por exemplo, em um parágrafo sobre o motivo pelo qual o Natal é o melhor feriado, você pode incluir coisas como as festas, os doces e o espírito de bondade.
    • Use a mesma estratégia se for fazer uma redação inteira. Construa em cima do tópico frasal e vá colocando frases adicionais para inserir os motivos.

    Dica : não se preocupe se o seu parágrafo parece curto ou um pouco desorganizado no começo. Você pode voltar lendo e reorganizando ou colocando mais detalhes conforme o necessário.

  3. Um bom parágrafo persuasivo deve sempre ser interessante o suficiente para fazer as pessoas quererem lê-lo. Pense nos aspectos mais interessantes do seu tópico e como você pode colocar parte dessa informação em cada parágrafo de uma redação ou em um parágrafo único. [7]
    • Por exemplo, se você está escrevendo sobre sua data comemorativa preferida, pode falar um pouco da história dela e como ela se desenvolveu ao longo dos anos.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Escrevendo o resto da redação persuasiva

Baixe em PDF
  1. Se estiver escrevendo um parágrafo introdutório para uma redação persuasiva, então você terá que incluir uma declaração de tese. As teses expressam a questão central da redação em uma frase só. Coloque uma explicação do assunto da sua redação e o seu posicionamento geral sobre ele. [8]
    • Por exemplo, em uma redação sobre o motivo pelo qual o mel local é benéfico para saúde imunológica, você pode começar com uma tese como a seguinte “Consumir o mel local é melhor do que comprar mel de outras regiões do país, porque o mel local ajuda você a ficar mais saudável o ano inteiro.”
  2. Em alguns casos, talvez você tenha que definir termos especiais para ajudar seus leitores a entenderem o assunto em questão e ver o seu lado. O parágrafo introdutório de uma redação geralmente precisa de um pouco de contexto para ajudar a orientar os leitores sobre o tópico e talvez você também precise colocar um pouco de contexto em cada parágrafo em uma redação. [9]
    • Por exemplo, em uma redação que fala sobre o motivo pelo qual as pessoas não deveriam votar em branco, você pode incluir informações sobre o sistema eleitoral e alguns exemplos dos efeitos que os votos brancos ou nulos causam em diferentes cenários.
  3. 3
    Tente rebater alguns argumentos contrários possíveis em um parágrafo de refutação . O seu argumento será mais forte se você tratar de alguns argumentos contrários e refutá-los. Faça uma lista de argumentos possíveis que alguém que está argumentando a favor do lado contrário poderia fazer contra o seu posicionamento. Depois, encontre evidências que refutem esses argumentos. Escreva um parágrafo que reconheça o argumento contrário e depois explique por qual motivo o seu posicionamento está correto usando evidências. [10]
    • Se estiver com dificuldade de encontrar um argumento oposto, faça uma pesquisa sobre ideias diferentes sobre o tópico que está tratando.
    • Por exemplo, digamos que você esteja escrevendo uma redação argumentando que os alunos não devem usar boné na escola porque eles são uma distração. O tópico frasal para fazer o parágrafo de refutação poderia ser o seguinte: "Mesmo que os bonés sejam uma forma de expressar o estilo pessoal de cada um, eles reduzem o engajamento dos alunos em 25%".
  4. Quando for escrever um parágrafo introdutório ou conclusivo para uma redação persuasiva, geralmente é útil dar um breve resumo sobre o conteúdo do restante da redação para os leitores. Isso ajuda a orientá-los sobre o tópico na introdução e os relembra dos pontos mais importantes dela na conclusão. [11]
    • Por exemplo, se você está escrevendo sobre as propriedades benéficas do chá-verde, pode começar fazendo um breve resumo de como o consumo de chá-verde pode ajudar as pessoas. Depois, você pode concluir sua redação recapitulando brevemente os principais benefícios do chá-verde.

    Dica : tenha cuidado para não repetir as questões que levantou exatamente como estão nos seus resumos. Escreva os resumos de forma que eles usem uma linguagem diferente das demais partes da redação.

    Publicidade

Dicas

  • Não esqueça de revisar e passar o corretor ortográfico no parágrafo depois de terminar! Revise lendo o parágrafo para ter certeza de que ele está eficaz, completo e fácil de entender. A revisão ortográfica é procurar por erros de gramática, de digitação, palavras escritas incorretamente e afins.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 1 350 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade