Baixe em PDF Baixe em PDF

Com um resumo biográfico, é possível descobrir bastante sobre a importância de uma pessoa, bem como ver o mundo pelos olhos dela. Como não dá para cobrir a vida inteira de alguém em um documento desses, você deve focar nos fatos principais — e encaixar alguns detalhes depois. Ademais, você pode até usar a técnica para escrever sobre si mesmo!

Método 1
Método 1 de 4:

Pesquisando sobre a pessoa

Baixe em PDF
  1. Para começar, leia as orientações do trabalho. Você pode ter que se ater a determinado período histórico, parte do mundo ou campo acadêmico. Depois, faça uma pesquisa por livros didáticos, artigos e sites que abordem o tema de forma mais geral — para escolher uma figura histórica interessante. [1]
    • Por exemplo: se tiver que escrever um resumo biográfico sobre um poeta que viveu no século XIX, comece a pesquisar pelos poetas que você já leu, estudou na escola, nos livros e até na internet.
    • Depois de ler uma sinopse sobre o autor em uma dessas fontes, você pode ficar mais interessado em escrever sobre ele.
  2. Visite a biblioteca pública ou da escola ou faculdade em busca de fontes. Recorra a livros e revistas, artigos de jornais etc. Se necessário, peça ajuda a algum dos bibliotecários. [2]
    • Se você escolher uma figura histórica, provavelmente vai ter muito mais resultados do que o necessário. Faça uma pesquisa na internet com os termos "biografia autorizada" para encontrar as fontes mais importantes.
    • Você pode ter que mudar de pessoa se não encontrar informações sobre a primeira opção.
  3. Recorra à rede se não tiver acesso a uma biblioteca. Acesse sites que terminem em ".gov", ".org" e afins para gerar resultados confiáveis. Apesar de a Wikipédia em si não ser muito segura, você pode fazer a checagem das referências em outras páginas sobre a pessoa. [3]
    • Se escolheu uma pessoa famosa ou contemporânea, a internet vai ser a melhor fonte de informações. Nesse caso, busque dados em sites de qualidade, como a BBC Brasil , o HuffPost Brasil e até o BuzzFeed .
  4. As fontes primárias podem incluir autobiografias ou cartas e documentos que a pessoa tenha escrito. Como nem esses textos são 100% confiáveis, você também vai precisar de fontes secundárias — textos acadêmico-científicos sobre o indivíduo. [4]
    • Você também pode ir atrás das fontes na biblioteca ou por outros meios. Se possível, compre a autobiografia ou a coleção de cartas publicadas da pessoa, por exemplo.
    • Use palavras-chave como "biografia autorizada" ou "biografia definitiva" para encontrar fontes secundárias confiáveis.
    • Quando encontrar artigos acadêmico-científicos sobre a pessoa, consulte as notas de rodapé ou referências. Tente ler as coisas interessantes que estiverem listadas nessas partes do texto.
  5. Depois de fazer a sua pesquisa, pense como a figura histórica em questão era influenciada pelo período e pelo ambiente em que ela viveu; pense também em como ela impactou as vidas das pessoas à sua volta e nas gerações futuras. [5]
    • Descubra quais das conquistas, qualidades, trabalhos e experiências de vida da pessoa vão ser o foco do seu texto.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Fazendo o resumo autobiográfico

Baixe em PDF
  1. Se está escrevendo uma carta de motivação para um programa de faculdade ou uma bolsa, não basta listar as suas atividades e conquistas. Em vez de escrever que você fez algo interessante, descreva por que escolheu esse programa em questão. [6]
    • Por exemplo: frases como "O momento em que eu mais me orgulhei de mim mesmo foi quando fui eleito representante da turma" só apontam que você faz parte da organização da sala de aula.
    • Escreva por que motivo quis se candidatar a representante da turma: "Durante uma visita à Câmara Municipal da cidade, um dos vereadores descreveu como é ser servidor público. Enquanto ele falava, eu comecei a ter certeza de que queria fazer algo do tipo — não pela política em si, mas por saber que eu estaria fazendo um serviço às pessoas".
  2. Se você tiver que escrever sobre si mesmo para um processo seletivo de uma empresa, leia as qualificações necessárias na página de orientações. Depois, inclua detalhes sobre experiências que ajudaram a traçar a sua trajetória. [7] Assim como acontece nas cartas de apresentação citadas acima, contextualize esses atributos (em vez de só citá-los). [8]
    • Por exemplo: digamos que um edital de uma empresa liste, dentre as habilidades necessárias, "gerenciar custos". Não escreva nada como "Eu cortei os custos operacionais em 17% no meu emprego anterior".
    • Escreva "O sistema complexo de compras do meu emprego anterior era como a figura lendária da Hidra: para cada problema que eu resolvia, dois surgiam no lugar. No fim, consegui dominar a situação, consolidar as vendas, negociar novos contratos e cortar os gastos em 17%".
  3. Dependendo do local e da situação, o resumo pode ter um limite ou um número mínimo de páginas, que não costuma passar de duas. Não dá para falar da sua vida inteira em tão pouco espaço; por isso, concentre-se em um ponto principal.
    • Pense em uma tese, como se fosse escrever sobre uma figura histórica. Concentre-se em duas ou três qualificações principais, em vez de falar de tudo o que já fez na vida.
    • Tente resumir a sua personalidade em uma só frase, como: " Fulano enfrentou dificuldades, mas cada erro apresentou uma oportunidade de crescimento". Você não tem que incluir a frase literalmente no texto, mas pode usá-la para se orientar.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Redigindo o ensaio

Baixe em PDF
  1. Não dá para incluir todas as informações sobre a vida de uma pessoa em um único parágrafo. Depois de fazer uma pesquisa sobre a figura histórica em questão, escolha um detalhe específico para ser o ponto central. Em seguida, escreva uma frase que resuma esse ponto. [9]
    • Por exemplo: "Os principais temas da poesia de Castro Alves estão relacionados ao combate à escravidão no Brasil até o século XIX".
    • Se estiver escrevendo sobre si próprio, fale das suas principais conquistas ou das que são mais relevantes para a situação. Além disso, tente se concentrar em fatos mais recentes.
  2. Esse esboço vai ajudar você a escolher uma estrutura mais eficaz para o texto final. Comece com a tese e, depois, liste os exemplos que você vai incluir em cada parágrafo. [10]
    • Por exemplo:

      I. Tese: Os principais temas da poesia de Castro Alves estão relacionados ao combate à escravidão no Brasil até o século XIX.
      II. A escravidão no Brasil.
      A. Descrever o período e as principais características do regime escravocrata no Brasil.
      B. Discorrer sobre Castro Alves e suas obras.
      C. Citar e analisar os principais elementos dos poemas do autor: preconceito, opressão, liberdade etc.
      III. A vida de Castro Alves no Brasil.
      A. Falar das origens do autor.
      B. Falar da vida adulta e da alcunha de "poeta dos escravos".
      C. Citar e analisar os principais elementos de outros poemas do autor.
  3. Chame a atenção do leitor com uma frase impactante como "Da morbidez da escravidão ao grito pela liberdade, a poesia de Castro Alves aborda temáticas ainda significativas para o Brasil". Depois, fale do argumento principal para tratar dessa figura histórica, além de mapear a estrutura do texto. [11]
    • Escreva a introdução com o objetivo de orientar o leitor em relação ao que esperar dos parágrafos seguintes. Por exemplo: "As cartas pessoais de Castro Alves detalham um pouco mais da vida do autor. Analisando exemplos das suas obras, pode-se notar como as experiências pessoais do poeta moldaram a sua forma de criar poesia".
    • Se estiver escrevendo uma autobiografia, resuma o principal motivo que torna a sua candidatura melhor que as dos demais.
    • Se estiver escrevendo a autobiografia na terceira pessoa, apresente-se no primeiro parágrafo: " Fulano é pós-doutorando pela Universidade de São Paulo".
  4. O corpo é a parte mais importante do ensaio. Nele, discuta as partes da vida da figura história que são mais essenciais. Inclua fontes que comprovem as suas descrições e use uma linguagem vívida e clara para criar uma imagem convincente e interessante da pessoa em questão. [12]
    • No corpo da autobiografia, descreva os eventos que impactaram a sua vida, os obstáculos que você superou ou as ocasiões que ajudaram a aprimorar as suas habilidades.
    • A sua autobiografia também pode ocupar um único parágrafo. Por exemplo: você pode se apresentar na primeira frase e deixar duas ou três frases para o "corpo".
  5. Não use termos vagos ou desnecessários. Por exemplo: em "Castro Alves foi um poeta bastante importante", "bastante" não traz nenhuma informação específica. [13]
    • Escreva algo que diga exatamente por que Castro Alves era importante: "Castro Alves se opôs ao regime escravocrata no Brasil e, por isso, ficou conhecido como 'o poeta dos escravos'".
  6. Você tem que retomar o ponto principal do ensaio nas partes finais. Depois de explorar o assunto mais a fundo no corpo, é hora de resumir o conteúdo. Repita a tese e retome os fatos que você já apresentou para comprovar o que está dizendo. [14]
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Revisando o texto

Baixe em PDF
  1. Leia o texto em voz alta em busca desses pontos falhos e veja quais partes podem ser cortadas ou melhor exploradas. [15]
    • Atente-se aos pontos que pareçam confusos ou deixem dúvidas. Se nem você souber o que quis dizer com determinada frase, os leitores vão ficar ainda mais perdidos.
  2. O texto final tem que estar bem redigido. Corrija tudo o que encontrar. [16]
  3. Não use nenhuma fonte "só por usar"; todas devem ter uma função específica no texto. Faça uma revisão se você notar algo do tipo. [17]
  4. Recorra a pelo menos um amigo, parente ou professor que entenda do assunto para ler o texto com atenção e calma. Depois, peça para ela apontar erros, informações incorretas e outras mudanças possíveis. [18]
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 51 084 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade