PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Escrever uma análise ou resenha de um produto que você acabou de adquirir é uma das formas mais legais de compartilhar as suas opiniões com outros possíveis compradores, mostrar os seus gostos ao mundo ou mesmo desenvolver as suas habilidades críticas. Dá para fazer isso com praticamente qualquer coisa, desde uma escova de dentes elétrica a um carro novo. No entanto, lembre-se de que a internet já está lotada desse tipo de conteúdo, muitas vezes escrito na forma de puros elogios ou críticas. Sendo assim, a sua resenha deve ser pautada em pesquisas e no seu conhecimento, além de uma reflexão sobre as vantagens e desvantagens do produto. Leia as dicas abaixo e aprenda a se expressar melhor!

Parte 1
Parte 1 de 2:

Conhecendo o produto

PDF download Baixe em PDF
  1. Antes de começar a planejar a escrever a análise, você precisa pesquisar bastante sobre o produto. Familiarize-se com as utilidades, a inovação e as vantagens que ele traz em relação aos concorrentes. Assim, o seu texto vai ficar mais profissional e confiável.
    • Acesse o site do fabricante e busque outras fontes de informação sobre o produto que você vai analisar. Só tenha cuidado para não cair em ciladas tendenciosas (afinal, muitos desses materiais são escritos com o objetivo simples de vender algo, seja qual for a qualidade).
    • Pesquise sobre a concorrência e as vantagens e desvantagens dos produtos que os consumidores veem como alternativas. Desse modo, você vai poder comparar e contrastar o que já está no mercado com a coisa nova que tem em mãos. [1] [2]
  2. Os jeitos mais fáceis de fazer a análise de um produto são comprar, alugar ou pegar o item emprestado (justamente para esse fim). Essa última opção é muito comum com influenciadores digitais, por exemplo.
    • Por exemplo: se você tem um site, blog ou mesmo canal no Instagram ou YouTube, entre em contato com as empresas via e-mail, telefone ou mídias sociais e pergunte se elas teriam interesse em fazer parcerias. Só não se esqueça de que essa tática pode não dar certo com pessoas pouco conhecidas na internet.
    • Muitas empresas maiores têm representantes especializados em marketing e vendas. Se for o caso, entre em contato com a pessoa certa e veja o que você consegue propor. [3]
  3. Usar e conhecer o produto que você vai analisar são as duas etapas mais importantes de todo o processo — afinal, as pessoas que lerem o seu texto vão querer informações úteis e verossímeis sobre o item.
    • Qualquer análise que teça somente elogios ou críticas a determinado produto soa falsa e forçada, correndo o risco até de afastar possíveis leitores. É por isso que você precisa fazer uma resenha ética e sincera, falando do bom e do ruim. [4] [5]
    • Inclua uma ou mais fotos e vídeos da sua interação com o produto para mostrar que você o usou de verdade. Isso dá mais credibilidade à sua análise. [6] [7]
  4. As pessoas leem e veem análises de produtos por uma série de motivos. Você precisa pensar em todos os possíveis quando for pesquisar e usar o item, ou seja, antes mesmo de começar a escrever. Tente responder às seguintes questões:
    • O produto é fácil de usar?
    • Ele tem qualidade?
    • Ele é feito pensando em pessoas como eu?
    • Outras pessoas já tiveram experiências positivas com o produto?
    • Quais são os prós e contras do produto?
    • Existem produtos alternativos? Eles são melhores ou piores?
    • Vale a pena investir no produto? [8]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Escrevendo a análise do produto

PDF download Baixe em PDF
  1. A introdução da sua análise serve não só para prender a atenção do leitor, mas também dar uma visão clara do produto e dos seus benefícios.
    • Reserve algumas linhas da introdução para explicar a funcionalidade do produto em detalhes, como se todos os recursos dele fossem novidades no mercado. Esse é um dos aspectos mais relevantes para quem não conhece o item, mas está interessado nele.
    • Para os consumidores mais experientes, concentre-se na evolução do item ao longo do tempo, bem como nas mudanças positivas pelas quais ele passou. Os usuários mais familiarizados costumam ler análises de novas versões dos produtos em busca de soluções para problemas. Tire proveito disso. [9] [10]
  2. Traga as informações básicas do produto ao consumidor. Isso pode incluir o nome da marca, o número do modelo ou da versão, as dimensões, o público-alvo, o preço etc. [11] [12]
  3. As melhores análises ou resenhas são aquelas que falam das vantagens e das desvantagens do produto. São elas que ajudam os consumidores a tomarem uma decisão de compra informada de fato.
    • Explique, com bastante clareza, por que você chegou às suas conclusões sobre o produto. E diga também por que acha que alguns dos recursos dele são bem-vindos e outros não ajudam tanto.
    • No geral, as pessoas gostam de ler análises de produtos isentas. Sendo assim, o seu texto vai chamar muito mais atenção se explicar os seus pontos sem ser tendencioso ou se concentrar demais em aspectos positivos ou negativos (a menos que eles sejam muito importantes, claro). [13] [14] [15]
  4. Fale do produto que você está analisando em comparação a alternativas do mercado, citando as vantagens e desvantagens de cada um. Isso vai mostrar o seu trabalho de pesquisa e o conhecimento técnico do item, além de dar aos leitores pontos de referência para a decisão de compra.
    • Essa parte é ainda mais importante para as pessoas que estão pensando em comprar o produto pela primeira vez. O seu texto pode ajudar na decisão delas.
  5. No seu texto, deixe bem claro a quem você acha que o produto vai interessar mais. Isso também influencia a decisão dos leitores.
    • Você pode falar de pontos de interesse em relação ao produto, como a facilidade ou dificuldade de uso, recursos específicos que sejam interessantes para parte do público e formas como ele está ligado a outros itens que os seus leitores podem ter usado no passado. [16]
  6. Uma boa conclusão é aquela que resume as vantagens e desvantagens do produto, avaliam se ele cumpre ou não o que promete e comunica a opinião do resenhista em relação à qualidade do item. [17]
  7. Pense na melhor forma de divulgar a sua análise na internet. Existem várias plataformas interessantes, sendo que as mais populares são sites e blogs — embora seja cada vez mais comum ver análises em vídeo no YouTube e no Instagram.
    • Programe a publicação da sua análise para um tempo depois do lançamento do produto. Você vai ter mais tempo para fazer testes e chegar a uma conclusão honesta sobre o item, sem contar que os leitores vão acreditar mais na sua palavra. Não tenha pressa! [18]
    Publicidade

Dicas

  • Escreva naturalmente. É muito melhor você ser coerente e espontâneo do que tentar ser formal além do necessário.
  • Se você for analisar um aplicativo e chegar à conclusão de que ele tem muitos bugs, é melhor enviar um relatório de erros ao desenvolvedor. Nesse caso, não adianta muito postar uma resenha criticando algo que possa ser consertado em pouco tempo.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 6 799 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade