Baixe em PDF
Baixe em PDF
Escrever uma autobiografia pode ser um modo divertido de se expor, e não há nada como ter algo a dizer sobre o que as pessoas pensam sobre você. Caso queira escrever uma biografia profissional ou para uma inscrição de universidade, o processo é relativamente simples. Leia este artigo para aprender como fazê-lo.
Passos
-
Identifique seu propósito e público. Antes de começar a escrever é necessário descobrir para quem está escrevendo. Sua biografia é sua introdução para seu público e ela deve comunicar quem você é e o que faz de modo rápido e eficaz. [1] X Fonte de pesquisa
- Uma biografia para um site pessoal pode ser diferente da biografia utilizada em uma inscrição de universidade. Ajuste o tom de acordo para tornar seu texto formal, divertido, profissional ou pessoal.
-
Procure exemplos direcionados ao mesmo público alvo. Um dos melhores modos de entender o que é esperado de seu texto é conferir as biografias de outras pessoas do mesmo campo. Por exemplo, se está escrevendo uma biografia profissional para seu site com o intuito de divulgar suas habilidades, confira sites criados por outros profissionais do ramo. Veja como eles se apresentam e perceba o que fizeram bem.
- Você pode procurar biografias profissionais em sites pessoais, perfis do Twitter e do LinkedIn.
-
Diminua as informações. Seja impiedoso – até mesmo as anedotas mais interessantes podem ser inapropriadas. Por exemplo, a biografia de um autor na contracapa de um livro normalmente menciona livros anteriores, enquanto a biografia de um atleta no site de seu time menciona sua altura e peso. Apesar de não haver problemas em adicionar alguns detalhes extras, eles não podem ocupar a maior parte do texto.
- Lembre-se de que a credibilidade é importante. Apesar de você gostar de participar de competições de bebidas com seus amigos aos fins de semana, isso pode não ser algo que deva ser divulgado em uma biografia quando se está procurando um emprego. Escolha apenas detalhes relevantes e informativos.
-
Escreva na terceira pessoa para criar uma biografia mais objetiva – como se ela tivesse sido escrita por outra pessoa. Isso pode ser útil em ambientes formais. Os especialistas recomendam que você sempre escreva biografias profissionais na terceira pessoa. [2] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, comece o texto com uma frase como "Joana Silva é uma designer gráfica de São Paulo" ao invés de "Eu sou uma designer gráfica de São Paulo".
-
Seu nome deve ser a primeira coisa a ser escrita. Presuma que o leitor não sabe nada sobre você. De preferência, utilize o nome completo e evite apelidos.
- Por exemplo: "Daniel Garcia"
-
Diga o que o torna famoso. Pelo que você é conhecido? Com o que trabalha? Quais suas experiências e conhecimentos? Não deixe isso para o final ou em aberto – os leitores não tentarão adivinhar e podem perder o interesse rapidamente. Isso deve estar explícito na primeira ou segunda sentença. Combine essa frase com seu nome para facilitar o processo.
- Daniel Garcia é um colunista do Diário de Varginha."
-
Mencione as conquistas mais importantes, se aplicável. Se você ganhou prêmios relevantes ou algo do tipo, inclua-os. Tome cuidado, pois isso nem sempre é apropriado. Lembre-se de que uma biografia não é um currículo. Não liste suas conquistas; descreva-as. Lembre-se também de que o público pode não ter a menor ideia do que essas coisas significam a menos que você as explique.
- "Daniel Garcia é um colunista do Diário de Varginha. Sua série "Isso e muito mais" o rendeu o prêmio prestígio do jornal por sua inovação."
-
Inclua detalhes pessoais e humanizadores. Esse é um ótimo modo de fazer com que o leitor se importe e também é uma chance para transmitir sua personalidade. Entretanto, evite utilizar auto depreciação em seu tom e não inclua detalhes muito íntimos ou potencialmente vergonhosos para você ou para o leitor. O ideal é que os detalhes pessoais sirvam apenas como quebradores de gelo para caso vá conhecer as pessoas na vida real. [3] X Fonte de pesquisa
- "Daniel Garcia é um colunista do Diário de Varginha. Sua série "Isso e muito mais" o rendeu o prêmio prestígio do jornal por sua inovação. Quando não está grudado no computador ele trabalha em seu jardim, estuda francês e tenta não ser o pior jogador de sinuca que conhece."
-
Termine incluindo informações sobre projetos atuais. Por exemplo, se você é um escritor, cite o título do livro em que está trabalhando. Limite isso a uma ou duas sentenças.
- "Daniel Garcia é um colunista do Diário de Varginha. Sua série "Isso e muito mais" o rendeu o prêmio prestígio do jornal por sua inovação. Quando não está grudado no computador ele trabalha em seu jardim, estuda francês e tenta não ser o pior jogador de sinuca que conhece. Atualmente ele escreve um livro de memórias."
-
Inclua informações de contato na última frase. Se o texto for publicado na Internet, tome cuidado com o endereço de e-mail para evitar spams. As pessoas normalmente escrevem endereços assim: daniel(arroba)email(ponto)com . Se o espaço permitir, inclua alguns meios de contato, como perfis do Twitter ou LinkedIn.
- "Daniel Garcia é um colunista do Diário de Varginha. Sua série "Isso e muito mais" o rendeu o prêmio prestígio do jornal por sua inovação. Quando não está grudado no computador ele trabalha em seu jardim, estuda francês e tenta não ser o pior jogador de sinuca que conhece. Atualmente ele escreve um livro de memórias. Contate-o em daniel(arroba)email(ponto)com ou no Twitter em @DanielGarciaOriginal."
-
Planeje escrever pelo menos 250 palavras. Isso é o suficiente para apresentar sua vida e personalidade sem se tornar entediante. Evite uma biografia com mais de 500 palavras.
-
Revise. A escrita raramente fica perfeita na primeira vez. Como as biografias pessoais são apenas uma pequena amostra da vida de uma pessoa, você pode perceber que esqueceu algumas informações em uma segunda leitura.
- Peça que um amigo leia a biografia e comente-a. Isso é importante pois outra pessoa poderá indicar se as informações que deseja transmitir estão claras.
-
Mantenha a biografia atualizada. Reveja-a de tempos em tempos e a mantenha atualizada para economizar trabalho quando precisar utilizá-la novamente.Publicidade
-
Conte uma história. A estrutura descrita acima provavelmente não será adequada para a maioria dos exames de inscrição de universidade – caso sua universidade requeira isso. Apesar da simplicidade ser ótima para biografias online, a ideia de uma inscrição de universidade é se destacar. O melhor modo de fazer isso é tornar a estrutura original contando uma história e não citando fatos. Existem diversas estruturas possíveis para escolher, incluindo:
- Cronológica : Essa estrutura começa no começo e termina no fim. Ela é a mais simples, mas funciona bem caso você tenha uma vida interessante que o levou do ponto A aos pontos B e C de modo incomum ou impressionante (por exemplo, contra todas as probabilidades).
- Circular : Essa estrutura começa em um ponto importante ou climático (D), volta para o começo (A) e então explica os eventos que levaram até o clímax (B, C), criando um círculo fechado. Isso é ótimo para se criar suspense, principalmente quando o Evento D é tão estranho e inacreditável que o leitor não se importará de continuar lendo mais um pouco.
- Focada : Essa estrutura se foca em um único evento crítico (por exemplo, C) para contar simbolicamente uma história maior. Ela pode utilizar alguns pequenos detalhes (A, D) para orientar o leitor, mas o momento deve ser importante o suficiente para se sustentar por conta própria.
-
Mantenha o foco em você. As universidades querem ouvir sua história de vida para descobrir se você é ou não uma boa escolha para eles. Isto posto, demonstrar quão bem você combina com o local não significa se distrair tentando descrever a faculdade.
- Incorreto : "A USP possui uma das melhores escolas de medicina do mundo, o que me forneceria a base necessária para alcançar meu sonho de vida de se tornar um médico." A universidade já conhece seus programas e instalações, então não desperdice o tempo do leitor. Além disso, elogiar a escola em detrimento de se descrever o faz parecer indigno de ser selecionado.
- Correto : "Assistir um cirurgião traumatologista salvar a vida de meu irmão aos cinco anos de idade é um momento que nunca esquecerei. Desde aquele dia sei que dedicarei minha vida à medicina. Meu irmão teve sorte que seu cirurgião estudou em uma das melhores universidades do país. Ao fazer o mesmo, espero um dia conseguir fazer o que o Dr. Hélio fez por minha família." Essa descrição do narrador é perfeita, pessoal e memorável. Apesar de ainda elogiar sutilmente as instalações, o texto não parece se esforçar apenas para agradar o avaliador.
-
Não diga o que acredita que a banca avaliadora quer ouvir. Mesmo se conseguir fazer isso bem, o que é difícil quando não se está inspirado pela verdade, o melhor resultado será igual ao de outras centenas de estudantes que utilizaram a mesma estratégia. Ao invés disso, fale sobre o que é real e importante para você. Não possui uma vida extraordinária? Abrace-a – e não importa o que escrever, não enfrente pessoas acima de sua categoria. Tentar forçar uma história normal a ser mais dramática apenas a deixará boba, principalmente quando comparada com as histórias épicas de seus concorrentes.
- Incorreto : "Ler Vidas Secas foi um momento importantíssimo de minha vida e que me fez repensar completamente meus conceitos sobre o que significa viver no sertão. Graças a esse trabalho, hoje sei que quero estudar história brasileira."
- Correto : "Os laços de minha família com esse país não são muito glamorosos. Não chegamos em um navio e nem recebemos anistia ao escapar de uma ditadura. O que fizemos foi firmar nossas terras em uma região onde vivemos por mais de 100 anos. A mágica desse ato simples não foi perdida em mim, e por isso escolhi estudar a história brasileira.
-
Não se esforce para parecer mais inteligente, afinal é para isso que serve o vestibular. Não utilize gírias ou torne sua biografia "burra", mas o conteúdo deve falar por si só; exagerar na verborragia apenas criará uma distração. Além disso, as bancas de avaliação leem muitos artigos anualmente e a última coisa que querem encontrar é outra pessoa tentando encaixar palavras gigantes desnecessárias em textos. [4] X Fonte de pesquisa
- Incorreto : "Tendo uma formação minimalista descobri que dou um valor incomensurável ao trabalho duro e à frugalidade acima de tudo." A menos que você seja um alívio cômico de um livro escrito no século XVIII, esse tipo de texto não funcionará. Você parecerá se esforçar demais.
- Correto : "Ter uma juventude pobre me ensinou que o trabalho duro e o bom senso são as únicas coisas que uma pessoa pode ter." Impactante e direto sem utilizar palavras gigantes.
-
Mostre, não conte. Essa é uma das coisas mais importantes que você pode utilizar para destacar sua biografia. Muitos alunos dirão coisas como "Aprendi uma valiosa lição com essa experiência" ou "Desenvolvi um novo entendimento de X". Mostrar através de detalhes concretos é um modo muito eficaz. [5] X Fonte de pesquisa
- Incorreto : "Aprendi com minhas experiências como monitor do acampamento."Isso não diz nada sobre o que você aprendeu e é uma frase que provavelmente estará nas centenas de biografias recebidas pelas universidades.
- Correto : "Terminei meu trabalho como monitor do acampamento com um melhor entendimento de empatia e conexão do que tinha antes. Hoje, vejo minha irmã mais nova criando confusão e entendo como ajudá-la sem parecer controlador."
-
Utilize verbos ativos. A voz passiva ocorre quando você utiliza os infinitivos e verbos no passado, tornando as frases cheias de palavras e nada claras. Utilize verbos ativos e no presente para criar um texto mais vivo e interessante.
- Analise a diferença entre as frases: "A janela havia sido quebrada pelo zumbi" e "O zumbi quebrou a janela". Na primeira você não faz ideia se a janela foi quebrada pelo zumbi ou já estava quebrada. A segunda frase é muito clara: o zumbi quebrou a janela e você deve cair fora.
Publicidade
-
Considere o propósito da escrita. Você está se introduzindo para um público em particular ou o texto deve ser uma introdução geral para todos? Uma biografia escrita no Facebook será bem diferente de uma biografia escrita para um site.
-
Entenda as restrições de comprimento. Alguns sites, como o Twitter, restringem a biografia a um determinado número de caracteres. Utilize esse espaço para causar o maior impacto possível.
-
Considere os detalhes que deseja compartilhar. Isso dependerá do público alvo. Uma biografia estritamente pessoal pode incluir detalhes como hobbies, crenças pessoais e lemas. Caso precise de uma biografia que fique em um meio termo entre "profissional" e "completamente pessoal", considere compartilhar detalhes que transmitam quem você é mas que não alienem as pessoas.
-
Inclua seu nome, profissão e conquistas. Assim como uma biografia profissional, a biografia pessoal deve passar uma ideia clara de quem você é, o que faz e quão bem faz isso. Entretanto, você pode ser mais informal no tom.
- "Joanna Silva é uma costureira apaixonada que também trabalha e gere sua própria empresa de suprimentos de papel. No ramo há mais de 25 anos, ela já venceu diversos prêmios por inovação (nunca pela costura). Em seu tempo livre, frequenta degustações de vinho, whisky e cerveja."
-
Evite palavras muito utilizadas. Elas foram tão repetidas que perderam o significado e são gerais demais para transmitir algo real: "inovador", "especialista", "criativo", etc. Mostre através de exemplos concretos, não apenas descreva.
-
Se expresse com o humor. Uma biografia pessoal é um ótimo lugar para se conectar com o público através do humor. Isso pode ajudá-lo a quebrar o gelo e a demonstrar quem é com poucas palavras.
- A biografia do Twitter da Hillary Clinton é um excelente exemplo de biografia curta que transmite muitas informações em um tom bem humorado: "Esposa, mãe, advogada, defensora das mulheres e crianças, primeira dama dos EUA, Senadora, Secretária de Estado, autora, dona de cães, ícone de beleza, aficionada por terninhos, ..." [6] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Dicas
- No meio do processo, volte e pense no propósito e no público identificado no Passo 1. Isso o guiará na escrita.
- Se está escrevendo na Internet, inclua hiperlinks para coisas que mencionar, como projetos que trabalhou ou um blog pessoal.
Publicidade
Referências
- ↑ http://theundercoverrecruiter.com/8-steps-writing-bio-pro-chris-brogan-fact/
- ↑ http://smallbusiness.chron.com/write-short-bio-yourself-57289.html
- ↑ http://theundercoverrecruiter.com/8-steps-writing-bio-pro-chris-brogan-fact/
- ↑ http://www.petersons.com/college-search/application-essay-tips.aspx
- ↑ http://www.petersons.com/college-search/application-essay-tips.aspx
- ↑ https://twitter.com/hillaryclinton
Publicidade